Nova plataforma de consulta de andamento do processo

123457

Comentários

  • @Admin Bom dia, vão atualizar a planilha de acompanhamento do fórum conforme as novas bolinhas?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @WellingtonZacharias bom dia, estamos discutindo esta questão aqui.

  • Pessoal meu processo está na bolinha 03 (Aguardando decisão - Seu processo já passou por todas as análises menos a proposta de decisão).

    Penso que se passou pela fase 2 e cumpre os requisitos legais a fase 3 será deferida, pois já foi verificado o "direito" a nacionalidade, ou estou errado?

  • @Laajunior2021


    está errado.

    se passou pela análise, significa apenas que foi analisado. é agora na fase de "decisão" que o conservador vai decidir se a pessoa tem ou não direito.

  • @aantunes Coerente. Muito obrigado.

  • @Laajunior2021


    Não esta errado não. A fase de análise compreende a checagem documental e legal dos autos do pedido. Se já passou por ela, já está praticamente certo. C,aro que na fase de decisão o conservador pode identificar um erro ou omissão, mas isso em tudo na vida, neh (sempre damos a última conferida antes de assinar algo, não?).


    Dar errado nessa fase é exceção, não regra. A fase de exigência já passou.


    Então dentro em breve, com as mudanças na legislação infralegal e nos sistemas de TI, você terá seu assento, muito provavelmente.


    Abraço 😊

  • Segundo a planilha de acompanhamento, o processo de minha avó (Rute, 74, 1C) parece ter sido um dos primeiros a serem finalizados na nova plataforma, então gostaria de compartilhar a linha do tempo e lista de comunicações recebidas.

    Na antiga plataforma, até minha última consulta em setembro/24, o processo de Rute estava na bolinha 2 (alcançada em agosto/24).

    No lançamento da nova plataforma, o processo avançou para a bolinha 3, mas não recebi nenhuma comunicação.

    No dia 06/10/2024, com um espaço de 1 minuto entre eles, recebi dois emails:

    1. Email com informação de que o processo sofreu alteração e requer atenção + link para um backoffice
    2. Email com assunto "Conclusão do Processo de Nacionalidade n.º xxxxx/23" e parte do conteúdo em negrito informando que "Pode solicitar o Cartão de Cidadão desde já!" e a informação de que "Em breve, vai receber por email uma cópia informativa do registo de nascimento"

    O link do backoffice no primeiro email me levou a uma tela em que há as duas atualizações (uma para cada email). A primeira, uma cópia da decisão da conservadora; a segunda, um simples "conclusão de processo" com data.

    Quando consulto o processo via nova plataforma, as quatro etapas aparecem como concluídas, mas data da decisão em branco até hoje (13/10). Nessa também vejo os ícones para as duas notificações, mas nada acontece se clico. Como vejo o conteúdo via link do backoffice, não me preocupei.

    Deixo abaixo prints de todas essas telas para referência, na mesma ordem em que as recebi:

    1. Email de notificação
    2. Email de conclusão
    3. Conteúdo da notificação no backoffice
    4. Email de notificação
    5. Email de conclusão
    6. Conteúdo da notificação no backoffice
    7. Conteúdo da conclusão no backoffice
    8. Plataforma de consulta, sem data de conclusão

    Para @Alcepeda e todos os outros que veem esses botões no acompanhamento, mas não conseguem acessar o conteúdo, minha dica seria revirem suas caixas de entrada de email.


  • Pessoal boa tarde!

    Processo do meu pai 1D desde janeiro22 ele tinha 75 anos quando dei entrada, plataforma antiga bolinha 2 na nova está na 2 ponta de azul com sinal de visto, a 3 está branca com negrito escrito para Decisão, minha grande dúvida a bola 2 foi termina e iniciou a 3 e está análise da 3 ou permanece na 2 ainda?


  • Bom dia pessoal,

    Graça e paz!

    O processo da mina esposa estava em análise e aí voltou para submetido, alguém sabe por que aconteceu isso?

  • @lucena Bom dia Lucena, esses e-mails que você disse que recebeu foi da conservatória ou do seu advogado informado sobre essa movimentação? Apesar de não saber se você está fazendo só ou com algum escritório, seria interessante saber se esse E-mail veio da conservatória porque eu mesmo nunca recebi informação nenhuma da conservatória!


    Obrigado!

  • @joao_machado é uma funcionalidade do novo sistema; Disparar e-mail quando há finalização do processo. Acredito que qualquer mudança de uma bolinha ou pedido de informação (exigência) também dispare esse e-mail.

    @Olecram63 o sistema ainda estava passando por ajustes após a migração dos dados. Aconteceu com o processo da sua esposa e com muitos dos foristas. Graça e paz!

  • Bom dia, alguém esta tentando acessar a nova plataforma e trava? digito a senha e o captcha e não abre a página

  • @joao_machado os emails vieram direto da plataforma de serviços de registo (noreply@irn.justica.gov.pt).

    O processo foi todo feito à mão com ajuda do fórum, sem qualquer interação com advogados.

  • O meu processo está pronto(terminado bolinha 7 marrom) desde 15 de setembro, ja faz 1 mês que aguardo o assento, até paguei o civil online semana passada e pode ser que essa semana seja emitido mais uma leva de assentos? pois preciso essa semana para aplicar para um visto.

  • @Deboraca


    O meu processo está pronto(terminado bolinha 7 marrom) desde 15 de setembro, ja faz 1 mês que aguardo o assento, até paguei o civil online semana passada e pode ser que essa semana seja emitido mais uma leva de assentos? pois preciso essa semana para aplicar para um visto.


    não há nenhuma previsao. alem disso, aparentemente os assentos nao sao mais feitos em lotes, mas sim individualmente.

    nao entendi sobre o visto. qual a sua situacao especifica?

  • No meu processo (por tempo de residência) apareceram, desde ontem, estas datas ao lado de cada bolinha.

  • O meu processo de nacionalidade portuguesa através de filha neste momento se encontra assim. Na plataforma antiga estava na fase 7 marrom onde dizia que estava sendo preparado um registo de cidadão português. Agora pergunto eu quanto tempo mais vou ter que esperar?

  • Será que agora vai galera? Foi para decisão mês passado dia 29/09/24

  • @fnpl1 acredito que o seu esteja bem perto da finalização

    o meu hoje apareceu também a data que foi para decisão 29/09/24

  • @fnpl1

    Onde esta o teu processo? tambem tenho a mesma data de 28/09/2024 para decisao.

    Meu processo esta no Porto.

  • Agora com datas!!


  • @rafamaia_14 Em análise com o tique azul significa que aquela fase terminou. Para decisão com o lápis, significa que está naquela fase. Se, ao invés de um lápis, não tivesse nada, significa que terminou a anterior e que ainda não foi para a próxima.

    Nesse link você consegue ver a correspondência entre as fases do site antigo e do novo:

    https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

    Para decisão ativa (com lápis) significa que está na antiga bolinha 6.

  • @fnpl1 o meu e de meu irmão estão com datas também. Um dia após o seu. O meu tá 29/09/2024, exatamente na mesma condição que o seu.

  • editado October 16

    @fnpl1 no meu por netos também apareceram as datas, e a data de análise está igual. Deduzo que meu processo estava desatualizado na plataforma anterior (travou na 4 desde março), e a migração fez com que atualizassem (ao menos assim espero).

    A data de "para decisão" é muito próxima da data da migração das plataformas, então suponho que fizeram um mutirão de atualização manual as vésperas da mudança. Meu processo caiu em pendência em março, em abril mandamos o documento, e acho que em 28/09 o conservador que migrou já recebeu o documento novo e mandou pra decisão (saindo da bolinha 4 pra 6 no sistema antigo).

    Como tudo que discutimos sobre a nova plataforma, isso é só especulação, mas estou começando a acreditar que o status é real e que meu processo tem chance de andar na próxima leva de movimentações.

  • @fnpl1

    Meu processo é o mesmo, aparece com essa data.

    meu pedido é para cônjuge. na plataforma antiga estava na bola 4 marrom

  • O do meu esposo o pedido dele é de neto e receberam lá em 01/2023, janeiro 2025 vai fazer dois anos e nada. No site antigo está como submetido e no novo continua mesma coisa, mas alguém está do mesmo jeito?

  • @KarenGarbim 3 anos aqui e parado no submetido

  • Ei, @biaamourao ,

    Qual horário do Brasil voce costuma ligar?

    Estou super ligando na linha de registros entre 6 e 7 da manhã, mas o skype me informa que não está disponível!

  • Meu processo está desde 12/08/2024 aprovado e aguardando o assento, alguém sabe como está o prazo referente a isso, vejo que muitos estão recebendo o assento após aprovação de forma muito célere, porém já aguardo a mais de 2 meses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.