Atualização da Planilha de Acompanhamento

Conforme a mudança do sistema de acompanhamento do IRN, agora os processos têm apenas 4 bolinhas, em vez de 7.

Atualmente, alguns usuários têm atualizado a [Planilha de acompanhamento](https://planilha.cidadaniaportuguesa.com) com o status 4 quando o processo é terminado.

Não estou dizendo que estes usuários estão errados, mas que a planilha deveria ser atualizada para que as informações que colocarmos de agora em diante reflitam os dados do novo sistema, sem prejuízo aos dados antigos.

@Admin ou algum moderador talvez possa contribuir com sugestões de como a planilha poderia ser modificada.

Alguns exemplos são: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/processo/58545, processo do @cgprobles, e estes outros dois:



«1

Comentários

  • texasladytexaslady Beta
    editado October 9

    @MargarethMunhoz ,

    com certeza a planilha deverá ser atualizada para refletir os novos status de consulta. Mas ainda é preciso aguardar, pois apesar de já estar aparentemente mais confiável, ainda tem havido modificações. Ontem dia 8 a maioria das consultas constava 4 fases, mas no dia 07 ainda vi várias consultas com 5 fases, tendo uma fase "aguarda respostas" entre "Em análise"e "Para decisão".

    Por isso acho que é preciso aguardar um pouco mais para atualizar a planilha. E provavelmente isso vai demandar tempo para o @Admin. Assim que estiver estabelecida a grade da nova consulta, a meu ver deveria ser incluído nas opções de status as novas fases, não mais com números, mas sim com nomes, para o caso de aparecer uma fase intermediária como no exemplo que dei acima de aguarda respostas". O problema é saber se estas fases serão fixas ou não. Acho que serão, e aí a numeração e nome de cada fase seria o ideal, mas eles ainda não estabeleceram a nova lista de fases. No momento não dá para saber se o concuído será fase 4 ou 5.

    Minha sugestão para novas fases seria colocar um * (ou outro símbolo) antes da nova descrição de fase, por exemplo *1 - submetido, *2 - Em análise e assim por diante. Ou o contrário, colocar um '*' antes de todas as antigas fases. Acho que seria a forma mais simples de manter o histórico da planilha.

    Infelizmente enquanto não esteja tudo definido, estas inconsistências que você mencionou vão ocorrer. Para corrigir estes últimos processos terminados talvez o próprio @admin pudesse mudar para fase 7-terminado todos os processos que tem data de término/assento. Apenas sugestões.

  • @MargarethMunhoz , @Admin ,

    acabei de ver no site do IRN o que eles dizem que seriam as novas fases do processo, que seriam 4 e não 5 conforme descrição abaixo, Resta saber o que considerar quando na consulta aparece a fase "Aguarda resposta", que continua aparecendo em algumas consultas.


  • @Admin ,

    Parece que o IRN estabeleceu uma lista de fases expansivel de 1 a 4, sendo que pode aparecer uma fase extra entre estas 4:

    1. Submetido
    2. Em análise
    3. Para decisão
    4. Concluído


    1. Submetido
    2. Em análise
    3. Aguarda respostas
    4. Para decisão
    5. Concluído


    1. Submetido
    2. Em análise
    3. Para decisão
    4. Para Ministério
    5. Concluído

    Quando tem uma fase intermediária ao invés de se criar um subitem como por exemplo 1.1, 2.1 etc, eles renumeram as fases, assim tem consultas que sairam assim como as imagens abaixo, mas pelo visto eles ainda estão trabalhando no acabamento, as vezes as fases vem numeradas outras vezes não. Infelizmente qualquer mudança na planilha agora seria precipitada.





  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado October 10

    @texaslady obrigado pelo breakdown. Estou de olho nos screenshots que o pessoal está compartilhando, especialmente aqueles que estão usando o devtools para ver os dados internos, e cheguei ao mesmo entendimento que você. É bom para confirmar.

    Acho que por agora, como um primeiro passo, me parece que podemos adicionar como opções à planilha os 6 status únicos que parecem existir até o momento, seguindo sua sugestão inicial de suprimir os números:

    • Submetido
    • Em análise
    • Aguarda resposta
    • Para decisão
    • Para ministério
    • Concluído

    Os status do sistema antigo manteriam seus nomes, adicionando-se apenas "Sistema antigo:" no início para não haver dúvidas.

    Exemplo:

    • Sistema antigo: 2 - Registado
    • Sistema antigo: 3 - Consultas
    • Etc

    Se possível, futuramente eliminamos estes status "legacy".

    Se alguém souber de algum outro status não listado aqui, ou tiver alguma sugestão de melhoria para esta mudança específica, comente aqui por favor.

  • @Admin Concordo com o formato que você propos

    Se a API não mudar novamente ficou definido pelo IRN 4 Fases podendo ser extendidas a 6 caso haja exigencias aparentemente, mas acredito q fique somente em 5 ( o ministro provavelmente será uma fase oculta, mas eu esperaria até semana q vem antes de alterar)

    Um processo q entrou em exigencia:

    Submetido - Analise - Aguardando Resposta (notificação) - Decisão - Ministro (Deve ser a assinatura digital pra geração do assento caso receba o ok - Conclusão (deferimento ou indeferimento)

    {

        "Timeline": {

          "Submission": {

            "Status": "past",

            "Date": ""

          },

          "Analysis": {

            "Status": "past",

            "Date": ""

          },

          "AwaitingReply": {

            "Status": "active",

            "Date": ""

          },

          "ForDecision": {

            "Status": "past",

            "Date": ""

          },

          "ForMinistry": {

            "Status": "",

            "Date": ""

          },

          "Completed": {

            "Status": "active",

            "Date": ""

          }

        }

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    Obrigado @imarlonjr. Você sabe de algum status que tenha sido mostrado inicialmente mas depois ocultado?

  • @Admin Antes era assim


    as 7 fases q virou 4 (5 com a exigencia) por isso suponho q esse ministerio sera ocultado, devem estar finalizando as migrações, por verem os problemas já estão migrando os outros balcões de nacionalidade tbm pro dia 05/11 já estar tudo funcional (suposição)

  • Apenas uma observação que os campos "status" tem os valores "", "next", "past" e "active".

    Mas, concordo com os demais que é cedo para alterar a planilha, este sistema ainda não está estável.

  • @imarlonjr @Admin,

    Conforme @texaslady havia comentado, o sistema de acompanhamento ainda está sofrendo mudanças importantes.

    Acompanho processos tanto de netos quanto de filhos e percebi que no de neto estava mostrando 5 etapas, mas agora também mostra apenas 4 etapas - como estava no dos filhos. As datas debaixo das bolinhas também sumiram.

    Talvez algumas pessoas estejam vendo resultados diferentes dos meus.

  • Na página do IRN também tem uma tabela com a correspondência das etapas do sistema antigo com o novo:


    https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

    Na página antiga, o processo tinha 7 fases e na página nova agora tem 4. Como fazer a correspondência dos estados?

    1. Submetido: abrange os estados 1 - Receção do pedido e 2 - Registo do pedido, da página de consulta antiga
    2. Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
    3. Para decisão: corresponde ao estado 6 - Decisão, da página de consulta antiga 
    4. Concluído: corresponde ao estado 7 - Registo/Arquivo, da página de consulta antiga.


  • @Admin @texaslady Como comentei acima, hoje após a atualização API mudou novamente ficando mais proximo do que falei e do que está descrito no site do IRN

    4 Fases:

    1. Submetido: abrange os estados 1 - Receção do pedido e 2 - Registo do pedido, da página de consulta antiga
    2. Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
    3. Para decisão: corresponde ao estado 6 - Decisão, da página de consulta antiga 
    4. Concluído: corresponde ao estado 7 - Registo/Arquivo, da página de consulta antiga.

    e uma 5 fase q fica entre a 2 e a 3 que é a (aguardando resposta para quando entra em exigencia)

    Em cada uma dessas 4 fases tem o (next - active - past) q seria, proxima fase, está nela, e concluida (4 fases com 3 subfases interna oculta só na API) que na imagem fica como claro sem tar selecionado (proximo) - a canetinha (active) - past (ja concluida)


    Segue exemplo de como está hj (processo q caiu em exigencia 5 fases) - 1D

    {

      "versionInfo": {

        "hasModuleVersionChanged": false,

        "hasApiVersionChanged": false

      },

      "data": {

        "Timeline": {

          "Submission": {

            "Status": "past",

            "Date": ""

          },

          "Analysis": {

            "Status": "past",

            "Date": ""

          },

          "AwaitingReply": {

            "Status": "active",

            "Date": ""

          },

          "ForDecision": {

            "Status": "past",

            "Date": ""

          },

          "ForMinistry": {

            "Status": "",

            "Date": ""

          },

          "Completed": {

            "Status": "active",

            "Date": ""

          }

        },

        "ExistMinistry": false

      }

    }


    Exemplo de um q não caiu em exigencia 4 fases - 1D

    {

      "versionInfo": {

        "hasModuleVersionChanged": false,

        "hasApiVersionChanged": false

      },

      "data": {

        "Timeline": {

          "Submission": {

            "Status": "past",

            "Date": ""

          },

          "Analysis": {

            "Status": "past",

            "Date": ""

          },

          "AwaitingReply": {

            "Status": "",

            "Date": ""

          },

          "ForDecision": {

            "Status": "active",

            "Date": ""

          },

          "ForMinistry": {

            "Status": "",

            "Date": ""

          },

          "Completed": {

            "Status": "next",

            "Date": ""

          }

        },

        "ExistMinistry": false

      }

    }


    Como não tem nada no status do AwaitingReply e ForMinistry (ficam ocultas), e quanto ao ForMinistry acredito ser uma fase que dependa de alguma autorização além da do conservador, pode ser o caso da serfadita? Seria interessante se tivessemos 1 processo de cada artigo para verrificarmos como mostra dentro da API.


    Porém na nova planilha ficaria ao meu ver +- assim


    1 Submetido

    2 Em Analise

    • Em Analise (Exigência)

    3 Decisão

    4 Conluido

    • Deferido
    • Indeferido


    Ao meu ver o melhor para planilha seria essas 4 Fases com essas 3 subfases, concordam @texaslady @Admin

  • Só pra complementar, uma coisa que me faz crer que os dados já estão corretos e a plataforma já pronta, só estão escolhendo se vão deixar a vista ou ocultos alguns dados por causa de LGPD (lei lá pode ser diferente daqui) é que agora em completed não mostra mais data emissão /1900

    "Completed": {

            "Status": "next",

            "Date": ""

          }


    Todos que consultei já estão ok, no "Status": "", ou vazio ou com next

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @imarlonjr não podemos numerar os status enquanto eles estiverem mostrando números diferentes para um mesmo passo ("Para decisão" pode ser 3 ou 4, etc).

  • @imarlonjr , @Admin ,

    O que escrevo abaixo é só suposição.

    No caso que apareceu o "Para ministério" postado dias atrás (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/356100/#Comment_356100), pensei que pudesse ser mesmo um processo sefardita. Ou que fosse indeferimento. Provavelmente estou enganada, não deve ser indeferimento, mas um tempo atrás ouvi alguma coisa sobre o conservador não ter o poder de indeferimento. Mas não tenho certeza, se o conservador tem que submeter ao ministério tanto deferimento quanto o indeferimento do processo. Mas se fosse assim haveriam vários casos em que apareceria o "Para ministério" nos processos que tem finalizado este mês.

    Mas faz sentido que possa ser para os sefarditas por esta alteração da lei de nacionalidade de 5 de março passado:

    13 - A certificação da demonstração de tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objetivos comprovados de ligação a Portugal, referida na alínea a) do n.º 7, é sujeita a homologação final por uma comissão de avaliação nomeada pelo membro do governo responsável pela área da justiça, integrando representantes dos serviços competentes em razão da matéria, investigadores ou docentes em instituições de ensino superior em estudos sefarditas e representantes de comunidades judaicas com estatuto de pessoa coletiva religiosa, radicadas em Portugal.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @imarlonjr sobre a questão da exigência, já é coberta por um campo específico ("Exceções: caiu em exigência"), que independe do status.

    Outras "subfases" que sejam importantes, como a questão do processo ser concluído como indeferido ou não, podemos introduzir futuramente, seja como mais um status, ou como campos específicos. Mas inicialmente acho que devemos introduzir apenas os status básicos do novo sistema ("qual a bola").

    @imarlonjr @texaslady sobre a possibilidade do "Aguarda respostas" e "Para ministério" sumirem futuramente. Podemos começar então com apenas estes 4: "Submetido", "Em análise", "Para decisão", "Concluído". Daqui a alguns dias, se os outros 2 permanecerem, introduzimos eles também. Mas pessoalmente, não vejo problemas em introduzir logo os 6, e depois remover qualquer um que cair em desuso.

    @Cristiano Soares @imarlonjr sobre a questão do "past / active / next". A meu ver, o status que a pessoa coloca na planilha deveria ser aquele que está em "active" na API ("canetinha" na interface).

  • editado October 11

    @Admin O Aguardando respostas já é o exigência por isso deixei como subfase kkkk

    Pq ai ficaria Tipo

    1 Submetido

    2 Em Analise

    • 2.1 Em Analise (Exigência)

    3 Decisão

    • 3.1 Para Ministério

    4 Conluido

    • 4.1 Deferido
    • 4.2 Indeferido


    Que já são as fases oficiais somente com essas entre elas como está hj no sistema, que ai qualquer coisa só dela essas sub, o que acham?


    Imagens para fundamentação:



    @Admin @texaslady

  • @Admin @texaslady


    eu, ao contrário, proporia uma simplificação da planilha. Apenas 2 opções de status: "foi submetido" e "assento emitido". e em outro campo, apenas um marcador de "caiu em exigência" com um campo para inserir a data.

    Digo isso baseado em:

    (1) no novo sistema, todos os processos na prática começam já na etapa de análise, porque assim que os documentos são submetidos, a plataforma já organiza tudo para a etapa de análise;

    (2) o "despacho" não tem nenhuma consequência, em termos de acompanhamento. O requerente pode até ficar "aliviado" de que houve um despacho, mas até ter o assento em mãos, o processo ainda está em aberto;

    (3) o marcador de exigência, por outro lado, exige uma ação do requerente. Essa ação pode ser tomada rápida, ou pode levar meses ou anos, de modo que para evitar "poluir" a interpretação da planilha, os processos com exigência podem ser filtrados por quem estiver consultando a planilha;

    De resto, como venho dizendo há algum tempo, a única coisa que importa em um processo de nacionalidade, é receber o assento. Se as consultas externas estão demorando, se o processo foi para o ministério, se o conservador está resfriado... nada disso pode ser alterado pelo requerente, a quem só cabe esperar.

    Acho que essa simplificação também contribuiria para melhorar a qualidade dos dados da planilha. Hoje há algumas dezenas, ou centenas, de processos "abandonados" na planilha, porque nem todo mundo volta aqui para atualizar cada vez que tem mudança no processo.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado October 11

    @eduardo_augusto concordo plenamente, não necessariamente com os detalhes específicos propostos, mas com o princípio da coisa. Espelhar o que o sistema de acompanhamento mostra é o mais simples, mas o ideal mesmo é eliminar o ruído e focar apenas naquilo que importar para responder a pergunta: quanto tempo está levando entre as etapas que realmente nos ajudam a ter uma medida do andamento do processo.

    Quais etapas específicas vale a pena incluir, eu não tenho como opinar, vocês que estão acompanhando processos atualmente é que têm como dizer. O @eduardo_augusto fundamentou muito bem sua proposta de apenas 2 status. Alguém teria algum argumento a oferecer em favor da importância de algum estado intermediário entre esses dois?

    De qualquer forma, acho que é importante termos em mente a outra questão colocada pelo Eduardo, com a qual também concordo: quanto menos informação estivermos tentando coletar, melhor a qualidade dos dados que teremos, e mais útil será a planilha para ajudar a prever as coisas.

  • @Admin fundamento minha ideia com base na realidade atual, onde se tem um gap entre submissao e início da analise q continuará a existir por isso as 4 fases citadas pelo irn com as 4 com a subfase como citei podemos saber o tempo entre a submissão e inicio de analise ate a conclusão e termos base de tempo de resposta. Pq com todo respeito, se tiver so submetido e concluido so saberemos o prazo de entrada a finalizar e mais nada.

    A vantagem da planilha ao meu ver é podermos ter noção de qnt tempo cada fase leva e quanto tempo o processo leva como um todo. Com isso podemos se faltar algum documento no prazo entre submissão e inicio da analise enviar alguma documentação pendente e etc.

  • @imarlonjr


    onde se tem um gap entre submissao e início da analise q continuará a existir

    esse "gap" não existe mais com a nova plataforma. No momento que você entrega os documentos no balcão, ou alternativamente, no momento em que o envelope chega na conservatória, os documentos são digitalizados e o processo vai imediatamente para a fase de análise.


    A vantagem da planilha ao meu ver é podermos ter noção de qnt tempo cada fase leva e quanto tempo o processo leva como um todo.

    Mas qual é, na prática mesmo, a utilidade de saber "quanto tempo cada fase leva"? Ninguém toma a decisão de entrar ou não com processo de nacionalidade com base em "entre a bolinha 3 e a bolinha 4 leva 100 dias". É uma informação que não adiciona qualquer valor - no meu ponto de vista.

    A utilidade principal da planilha (na época que ainda era em Excel!), era dar uma noção dos tempos de conclusão nas diferentes conservatórias. Isso tinha uma utilidade prática, pois o requerente podia consultar para ver qual era a conservatória "mais rápida". Com a nova plataforma, isso deixa de existir, pois (pelo menos pelo que foi anunciado), é a própria plataforma que fará a distribuição dos processos, de acordo com a capacidade de processamento de cada conservatória.


    Com isso podemos se faltar algum documento no prazo entre submissão e inicio da analise enviar alguma documentação pendente

    Não entendi a lógica desse argumento. Se estiver faltando algum documento, você tem que mandar e pronto, não interessa em que fase o processo está...


    Pq com todo respeito, se tiver so submetido e concluido so saberemos o prazo de entrada a finalizar e mais nada.

    é exatamente essa a minha sugestão, porque na minha visão, é só isso que importa. Se eu sei que entre submeter o processo e ter o assento na mão leva, digamos, 3 anos, eu posso tomar a decisão de fazer uma pós-graduação, ou alugar um apartamento em vez de dar entrada na compra, pensando, "daqui a 3 anos, serei português e vou morar em Portugal". Mas não faz sentido pensar, "na média leva 100 dias entre as consultas da AIMA e a análise do conservador", porque a "análise do conservador" não é uma etapa em que você tenha uma ação a tomar.


    ------------

    De todo modo, essa é apenas a minha opinião, que não vou (nem posso) forçar ninguém a aceitar. Ficam aí os meus argumentos, para os colegas também discutirem.

  • @Admin ,

    Prá dizer a verdade se eu for ver na prática o que eu mesma faço quando consulto a planilha, é ver os términos mais recentes e as datas que foram entregue. Não consulto as outras fases na planilha. E quando vejo algum processo que demorou muito na planilha, dou uma checada nas notas para ver se houve exigências ou outro detalhe que fez com que levasse mais tempo que outros processos. Resumindo, na planilha para mim não faz diferênça as outras fases. De minha parte não vejo muita relevância em alimentar estes dados. E se a pessoa quiser descrever as fases intermediárias poderia fazê-lo nas notas.

    Posso estar enganada, mas a maioria das pessoas discutem estes prazos no chat, frequentemente indagando uns aos outros quanto tempo ficou na tal fase etc. Talvez nem consultem a planilha para isso.

    Portanto sou a favor da proposta do @eduardo_augusto para a planilha. Que fique claro que estamos falando da planilha apenas.

    Apenas um senão, que não diz respeito a planilha e sim a plataforma de consulta do IRN. Discordo do Eduardo que ao requerente só cabe esperar, aliás acho que é obrigação do requerente acompanhar.

    Por isso na consulta do IRN online as fases fazem diferênça. Nos dão a idéia de movimentação do processo, de acompanhamento. É onde podemos perceber se está tempo demais numa mesma fase e algo pode estar errado. Imagine que seu processo foi entregue e acabou perdido em um canto qualquer ou por um erro humano não foi digitalizado, não dando prosseguimento para análise, ficando parado no limbo entre o submetido e em análise. Erros acontecem, mesmo que com as novas mudanças na plataforma isso irá diminuir consideravelmente. Verificando esta demora o requerente pode contatar o IRN para esclarecimento. Ou se o requerente não recebeu o email de uma exigência, talvez preencheu o email errado no formulário, e o processo está parado em aguarda respostas, da mesma forma o requerente pode contatar o IRN para resolver a pendência etc. Imagine se tivesse só submetido e concluído, do nada descobrir que o processo foi indeferido.

    A idéia não é ficar paranóico comparando prazos, mas ficar de olho para qualquer eventualidade.

    Se esta nova plataforma no seu formato final indicar as datas das fases seria ideal, vamos aguardar.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado October 11

    É onde podemos perceber se está tempo demais numa mesma fase e algo pode estar errado. (...) Verificando esta demora o requerente pode contatar o IRN para esclarecimento.

    @eduardo_augusto @texaslady mas como saber se uma etapa está demorando demais, sem uma base de comparação? Não seria este o caso para rastrear um ou outro passo intermediário na planilha, que ajude a identificar se seu processo não foi potencialmente esquecido?

  • @Admin ,

    sim a planilha deveria ser esta ferramenta e algumas vezes até é, mas é muito incompleta nestas fases intermediárias e eu acabei desistindo de checar as fases. Muitas vezes processos que deram entrada no mesmo mês, tinham fases totalmente distintas. Penso que depois de 2021 o excesso de processos e aumento dos prazos, e mais a falta de atualização da consulta online, tudo isso colaborou para a imprecisão da planilha.

    Talvez a coisa seja diferente de agora em diante, e se tivermos a mesma grade da consulta online na planilha pode funcionar melhor. Da forma que a planilha tem sido, não acho que estas fases intermediarias estavam sendo úteis e confiáveis.

    Mas como disse, no fórum as pessoas comentavam sobre o andamento dos processos, e era muito comum as perguntas, quando você deu entrada?, quando foi para a bolinha tal? e assim por diante, era a forma de comparação. Quando o processo terminava as pessoas diziam já atualizei a planilha, mas não se ouvia isso quando foi da bolinha 1 para a 2, 3 ,4...

  • O que acho é q além da fase q tá pode ser colocado a data para aquela fase q da uma base melhor ou incentivar as pessoas a colocar essa informação nas notas, tipo, deixando uma nota pre pronta


    Anotação Pre preenchida

    Numero Processo: xxxx/xxxx

    Conservatoria onde se localiza:

    Data Submissão:

    Data Em analise:

    Data Em Exigencia(se houver):

    Data Decisão:

    Data Conclusão:


    ai a pessoa vai e preenche nas anotações ali, deixando pre preenchida pra eles


    E na planilha geral ficar só os 4 do IRN msm


    1 Submetido

    2 Em Analise

    3 Decisão

    4 Concluído


    @texaslady @ecoutinho @Admin o que acham?

  • Peço perdão vi que ja existe na planilha as datas, ela ja recebeu atualizações da ultima vez q visitei kkk

    Ela tá perfeita

    Só mudar pras 4 fases do IRN msm, pq já dá pra vermos ali

    tá perfeita já pq já tem opção de colocar se teve urgencia ou exigencia


    Colocaria só esses 4 msm

    1 Submetido

    2 Em Analise

    3 Decisão

    4 Concluído

  • @eduardo_augusto

    "(1) no novo sistema, todos os processos na prática começam já na etapa de análise, porque assim que os documentos são submetidos, a plataforma já organiza tudo para a etapa de análise;"

    Meu processo (na consulta nova) está com a fase "Submetido" ticada, indicando que foi executada, encerrada.

    No entanto, a fase seguinte "Em análise" não está com o lápis, indicando que não está em execução. Não foi iniciada.

    Penso que pode levar tempo entre a fase "Submetido" finalizar e a fase "Em análise" iniciar.

    Pelo menos é o que deduzo da situação atual do meu processo.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @texaslady compreendo seu argumento. Mesmo que o tracking das intermediárias pudesse ajudar em teoria, não adianta se na prática somente início e fim acabam sendo confiáveis em escala suficiente para comparação.

    @imarlonjr não acha que faz sentido esta colocação?

  • @aantunes


    quando você entregou seu processo?

  • @Admin concordo, como ja temos as datas e anotações na planilha, as duas opções se tornam interessante

    Manter as 4 fases Submetido-Analise-Decisao-Concluido

    Ou so Submetido e Concluido


    O jeito que você colocar tá ótimo amigão, pq na planilha vc pós os filtros q da pra filtrar.

  • @eduardo_augusto

    Meu processo é de filho maior ACP.

    Pelo sistema antigo:

    Bolinha 1 verde e senha recebida em 20/11/2023.

    Bolinha 2 verde em 29/08/2024.

    No sistema novo:

    Submetido ticado.

    Em análise sem caneta.

    Entendo que a bolinha 2 verde do sistema antigo equivale ao Submetido ticado.

    E que a Análise ainda não iniciou, o meu processo no momento está parado sem que alguém esteja trabalhando nele, porque não tem fase com caneta.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.