Atualização da Planilha de Acompanhamento

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Comentários

  • @aantunes


    seu entendimento está correto, acredito eu. o seu processo é anterior à implementação do sistema, e pode ser que ele não tenha sido completamente migrado para essa nova plataforma. O que eu quero dizer é, pode ser que eles tenham transferido para a nova plataforma nova que o seu processo existe, mas o processo em si ainda não está tramitando por ela.


    mas é algo que temos que olhar nas próximas semanas. eu estou assumindo que os processos novos, que já nascerem na nova plataforma, vão passar direto da etapa "submetido" para a etapa "para análise". mas pode ser que eu esteja errado aqui.


    embora isso não altere muito a minha opinião. digamos que realmente o seu processo esteja apenas com a etapa de "submetido" concluído, mas que ainda não houve uma ativação da fase "para análise". O que isso muda para você? Não há nada que você possa fazer, concretamente. Saber que mudou de uma etapa para outra não tem muita importância prática - apenas psicológica.

  • editado October 14

    Boa tarde!

    Eu acho que teria que ser assim:

    1 - Submetido (Fase 1)

    2 - Em análise (caneta) (Fase 2)

    3 - Em análise (check) (Fase 2)

    4 - Decisão (caneta) (Fase 3)

    5 - Concluído (Fase 4)

    Nota: Eu sei que na fase 3 tem duas opções (caneta e check), onde eu interpreto que a caneta diz que tá em andamento e o check concluído (a referida fase). Na fase 2 eu não sei se tem isso, ou seja, enquanto está em análise fica a caneta e assim que termina e passa para a 3, a 2 fica check. Até agora não vi ninguém com a caneta na fase 2 (em análise).

    Nota 2: Eu não botei a opção de check na fase decisão, pois acredito que como os assentos agora são automáticos, assim que a fase 3 vira check, a 4 automaticamente conclui.

    Eu acho que dessa maneira fica mais claro, pois alguém pode dizer que tá na fase de análise, mas as vezes tá na 3 (caneta), e a pessoa coloca a 2 pois é a que está com check.

  • @Rosmentz eu acho que deve ter um “para decisão (✅)”. Digo isso porque o processo da minha mãe está dessa forma.


    Antes estava “em análise (✅)” e “para decisão (🖋️)” e, após decisão favorável na semana passada, agora está “em análise (✅)”, “para decisão (✅)” e “concluído (🖋️)”.

  • @eowyn31 Em que data é o pedido da sua mãe? o do meu marido é assim   “em análise (✅)” e “para decisão (🖋️)” 

  • @joender agosto de 2021.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado October 16

    Pessoal, um preview da atualização. Pontos importantes:

    • Com base nas questões levantadas acima pelo @eduardo_augusto e @texaslady, está sendo dado um foco às informações que costumam estar mais corretas e que são mais úteis: data de entrega, data de recebimento do assento, e se houve exigência. Futuramente será adicionada também a data da exigência.
    • A ordenação padrão passa a ser por término mais recente.
    • As etapas intermediárias, na prática, não são mantidas atualizadas por todos, e portanto não é confiável usá-las para comparação. Por isso, não serão mais mostradas na tabela. Porém, continuarão a serem mostradas na página de detalhes de cada processo.
    • O campo "Status" passa a se chamar "Última etapa concluída". A idéia é deixar mais claro que o status informado deve ser a etapa mais avançada que já foi concluída. No sistema novo, é a bolinha mais avançada que estiver ticada (com símbolo de ✔️ check, valor de "past" na API).
    • As bolinhas com lápis (na API, "active") por enquanto não serão representadas, pois atualmente nem todos as possuem. Vamos ver como esse sistema evolui e se eles corrigem isso, mas por enquanto, quem quiser informar sobre o lápis, por favor coloque nas notas.

    As mudanças estão prontas e já podem ser aplicadas, a não ser que alguém tenha alguma questão importante a levantar.

    Novo layout da tabela:

    Página de detalhes do processo:

    Formulário de edição do processo:

    Nova lista de statuses:


  • @Admin


    há alguns minutos o site de acompanhamento saiu novamente do ar. provavelmente só deve voltar amanhã, vou chutar por volta das 10:00 de Lisboa.

    acho que vale a pena aguardar mais um pouco até que esse sistema se estabilize.

    já que a idéia então é permitir que o usuário informe a etapa do processo, será que não valeria a pena considerar uma outra forma de incluir a informação?

    talvez algo assim (rascunho muito genérico):


  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @eduardo_augusto neste primeiro update quero introduzir o menor número possível de mudanças (já tem bastante) e corrigir qualquer problema imprevisto antes de passar a próximas melhorias. Também quero ver se essa lista de status atual se cristaliza. Mas sim, ter a data de cada status seria legal. Por outro lado, sabemos que as bolinhas revertem... teríamos que definir esta data como sendo "o momento mais recente que este status foi ticado" ou algo assim. :)

  • @Eduardo Alvim @Admin Acho ideia do eduardo top, só mudaria uma coisa onde está ali o check deixaria 2 opções (lapis/check) top

    Pq se tiver naquela fase q foi citado a data ou está em andamento (lapis) ou concluido (check)


    Porém desde já achei top as modificações q já foram propostas @Admin

    Por hora essas modificações q você fez é a melhor opção pq remete aos estados atuais, meu processo por exemplo estava com exigencia, o aguarda resposta saiu pq provavelmente ele só uma transação informando q tem notificação mas as fases principais só as 4. Então achei essa forma que você colocou TOP.

    Eu manteria ela assim

  • @Admin ,

    Eu acho que está ótimo. Quanto as fases intermediárias se for possível mais na frente incluir as datas como sugerido pelo @eduardo_augusto seria bom para quem atualiza sempre. Quanto a última etapa concluída, apesar de que esta informação pudesse ser interessante para comparar acompanhamentos, na verdade também não é confiável. Porque veja bem, se a pessoa não atualiza, o que acontece muito, passa a idéia errada de que aquele processo está demorando muito naquela fase, quando na verdade já está numa fase mais adiante. Mas quem sabe de agora em diante o pessoal atualize a planilha.

    Gostei muito do clean design do preview da atualização.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado October 18

    Já que todos gostaram bastante da idéia de ter a data de cada etapa, e como convém aguardar um pouquinho para ver o sistema de acompanhamento se estabilizar, vou trabalhar em incluir isso já neste primeiro update.

    Queria revisar e confirmar com vocês então o destino dos campos de datas que temos atualmente.

    Os que não fizerem mais sentido, podemos "arquivar". Campos arquivados apareceriam apenas ao editar ou consultar um processo antigo (que contiver um deles), em uma seção separada, "dados do sistema antigo".

    Data de entrega do envelope: aqui depende se no novo sistema ainda existe algum atraso entre a data de entrega do envelope (pessoalmente, ou segundo rastreamento postal), e o acesso ao sistema de acompanhamento, já com a primeira etapa ("Submetido") ticada. Saberiam dizer se já temos uma tendência clara neste sentido?

    Data de recebimento da senha: me parece que esta deveria ser arquivada, por redundância. Se você recebe a senha, seu processo já está necessariamente com a primeira etapa ("Submetido") concluída (ticada), correto? Ou alguém teria uma situação diferente a reportar?

    Data do despacho / aprovação / bolinha 6 verde: arquivaria esta também. A princípio, de acordo com a correlação postada pelo IRN, seria equivalente à conclusão do novo status "Para decisão". Mas me acho importante poder diferenciar quando este evento ocorreu no sistema antigo ou no novo.

    Data de término / recebimento do assento / bolinha 7 verde: esta eu também arquivaria, pelo mesmo motivo do despacho. Porém, na tabela de comparação, eu consideraria esta data como equivalente à data de conclusão da etapa do novo sistema chamada "Concluído". Colocaria apenas alguma coisa para indicar que é uma conclusão feita no sistema antigo.

  • @Admin ,

    concordo 100%. pelo que entendo a data submetido pela nova plataforma será exatamente a data de entrega. Mesmo que leve menos ou mais tempo para digitalizar.

    A senha e número do processo agora por um caso que vi na nova plataforma está sendo enviada assim que o processo submetido é terminado. Num caso descrito aqui foi em 9 dias. Num outro caso foi no mesmo dia que foi entregue. Acho que de agora em diante a data da senha não será algo relevante.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @texaslady entendido, obrigado!

  • @Admin concordo com a @texaslady quanto a data submissão/senha, acho q pd deixar somente campo submissão

    Deixaria datas submissão-analise-conclusão

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @imarlonjr obrigado pelo feedback!

    O que acham deste caso porém? Processo enviado online por advogado, e há mais de um mês sem nem senha de acompanhamento. Esta demora extra só poderia ser documentada nas notas. Talvez seja suficiente.

  • texasladytexaslady Beta
    editado October 18

    @Admin ,

    parece que há um backlog nos processos enviados por advogados, porque esses processos precisariam passar por uma validação. Talvez seja em função das mudanças pela nova plataforma. pode ser que isso seja resolvido logo.

    Mas para dizer a verdade não faz diferênça na planilha já que nestes casos o número do processo e a senha já vem junto. A não ser que possa incluir processo na planilha sem número.

  • @Admin Concordo com a @texaslady pq o numero do processo foi gerado, faltando somente a senha de acesso, acredito que possa deixar só pras anotações, a planilha no layout que você mandou fotos aqui ficou perfeita, colocaria ela online pra testarmos a aceitação do pessoal e iamos fazendo pequenos ajustes que não alterasse na estrutura posteriormente.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @texaslady @imarlonjr pode-se incluir sem número, ele é opcional. A única coisa que você precisa para colocar um processo na planilha é ter uma data de entrega, que é quando o envelope foi entregue pessoalmente, ou a data em que foi recebida no destino, de acordo com o rastreamento postal. O "tempo total de espera" está sendo contado a partir desta data. A data de recebimento da senha e o número do processo podem ser preenchidos depois, pois historicamente o mais comum tem sido haver uma demora entre a entrega e este estágio.

    A questão que eu levantei é que se estivéssemos tendo evidências de que agora não existe mais essa demora, poderíamos suprimir a data de entrega pois ela ficaria sendo redundante (sempre igual à da de conclusão da etapa "Submetido"). Mas não me está parecendo ainda ser o caso, estou vendo evidências de que ainda há demora. Neste caso aqui por exemplo, a entrega foi no dia 15/10, e a senha foi recebida hoje dia 21. Podemos fazer essa alteração no futuro se isso mudar, mas por enquanto me parece que a data de entrega ainda é necessária.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    O formulário ficaria assim então:


  • @Admin Eu só colocaria uma caixinha ao lado das etapas para o caso de "não se aplica". No meu caso, por exemplo, foi do "em analise" direto "para decisão"

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @lucaslna é só deixar em branco as que não se aplicam, tem um aviso logo antes das datas dizendo isso.

  • @Admin ficou perfeito o formulário, particularmente já colocaria online kkkk

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @imarlonjr o formulário é só a ponta do iceberg, ainda tem muito trabalho sendo feito para acomodar essas mudanças. O mais importante terminei hoje, mas ainda tenho vários detalhes a checar e ajustar para evitar que hajam problemas nessa transição.

  • @Admin ,

    Está ótimo. Você tinha razão com relação ao recebimento do senha. tem havido vários casos de demora.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @texaslady parece ser mesmo a tendência, infelizmente. Espero que mude.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    Coloquei no ar a atualização, obrigado a todos que vêm ajudando!

  • Olá a todos,

    Primeiro post neste fórum. Além disso, obrigado por manterem este fórum ativo, dada a duração do processo, é sempre bom ter um recurso onde possamos interagir com pessoas na mesma situação, que nos possa dar conforto ou apoio durante os diferentes obstáculos ou longos períodos de espera entre etapas.


    Agora, para a minha mensagem principal, o nosso processo (por casamento) foi recebido a 18/10/2024 no CRC; no entanto, ainda não recebemos os detalhes de acompanhamento e tenho estado a utilizar a planilha (formato antigo) para ter uma melhor compreensão dos períodos de espera entre a entrega (DHL) e o e-mail da senha, de modo a gerir as minhas preocupações; no entanto, apesar de o tópico acima reconhecer que os atrasos ainda estão a ocorrer, a coluna do e-mail da senha foi removida da nova planilha.


    Seria possível reativar esta informação?


    Muito obrigado.

  • Não gosto de mudanças... mas essa planilha ficou muito boa!

    Parabéns aos envolvidos. Muito clara e intuitiva, bem direta ao ponto.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @biaamourao que bom que gostou!

    @TheFigs a data de recebimento da senha, preenchida na versão antiga, permanece disponível na página de detalhes de cada processo. Na nova versão, o equivalente é a data de "Submetido". Para mais detalhes, veja por favor este tópico que explica as mudanças.

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