@Mtrin, obrigado pelas informações e respondendo as suas perguntas Mandei as certidões e um carta do clube português, porem a carta que envie já tinha um certo tempo Preencheu o formulário 1D? Sim, o formulario foi preenchido e enviado por correio.
Bom dia pessoal! Paciência é TUDO!!! ): Ou como disse o @Maruricio - Vai demorar um bocadinho. Ou bocadão? rs Liguei para a CRC hoje para saber o andamento do processo (aquele sempre parado) e a agente "está com a ministra para assinar o deferimento". Isso já tem 1 século!!! P A C I Ê N C I A!!! A vida segue...
Detalhes do Processo ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Fase de Acordo com o novo Site ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - Recepção do pedido numa conservatória, consulado ou pelos Correios. 2 – Registro do pedido - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos (valor de 175,00€) foram pagos. 3 – Consulta as entidades externas (as famosas diligências ao SEF, PJ e DAGJ). 4 – Verificação dos documentos entregues. 5 – Análise de todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade. (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais) 6 – Decisão sobre a atribuição ou não da Nacionalidade. ** Indeferido Entrada de Recurso 7 – Registro do novo Cidadão Português no Registro Civil de Portugal ou arquivamento do processo.
Envio -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- P - Pessoalmente // C - Correios/Courrier // A - Advogado/Despachante // S - Solicitador/Preposto // * - Não informado/Informação Pendente
Ligação Efetiva --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - A residência legal em território nacional; 2 - A deslocação regular a Portugal; 3 - A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal; 4 - A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro; 5 - A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades. 0 - Outras (documentos enviados que não se enquadram em nenhum item acima)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- * - Não informado/informação pendente
Siglas: LE - Laços efetivos AN - Assento de nascimento
Galera, quando a conservadora pede esclarecimentos sobre algum assunto, temos que enviar uma carta com firma reconhecida e apostilada, ou basta uma carta digitada simples?
Pessoal, boa tarde! Recebemos o ofício solicitando a carta do clube atualizada. Já enviamos a carta atualizada e autenticada para Lisboa com previsão de chegada para amanhã em Lisboa! Vamos ver quanto tempo vai demorar agora pra atualizarem nosso processo.
@gabsvf, Você não esqueceu de apostilar? Eu mandei a minha por e-mail também. Comunicando o oficio que foi respondido e a data que deveria chegar a Portugal, e pedindo a confirmação de recebimento da carta. Eles por incrível que pareça responderam quando receberam.
Boa tarde pessoal, o processo da minha mãe é de Neta, 473xx/18 demos entrada em Março/18 por meio de advogado diretamente em Lisboa. No site, o processo encontra-se com a fase 5 em vermelha, fui informado que o processo foi encaminhado ao MJ, alguém saberia disser se trata-se apenas de uma assinatura com análise e aprovação da ministra, ou o que exatamente é feito por lá e quanto tempo aproximadamente o processo fica no MJ? Obrigado. Poderiam acrescentar o nome da minha mãe na planilha por favor?
Mirian Monteiro Lins Processo iniciado em 27/03/18 473xxx/18 por advogado laços efetivos Associação portuguesa.
Sua mãe é idosa e tem algum tipo de prioridade na forma da lei? Pergunto pois o processo dela andou mais rápido do que vários outros que foram protocolados anteriormente. Gostaria de saber se isso se deu por prioridade legal, ou se processos com acompanhamento de advogado diretamente são privilegiados de alguma forma, ou ainda se a ordem cronológica pouco importa para eles...
Ola @Daniel Emanuel Monteiro Lins e @sampaioamandas, irei acrescentar o processo de vocês na planilha e estará na próxima atualização da próxima segunda feira. Irei mandar mensagem no PV.
Olá @LuisSeabra, minha mãe tem 76 anos, não sei quanto tempo costuma durar esse processo para netos, mas creio que não houve privilégios para ela, uma vez que já estamos aguardando 20 meses, sei que o vinculo com Portugal for por residência legal, o processo tende a ser menos demorado. Quanto tempo você está aguardando ?
Imagino que a idade dela pode ter influenciado. Obviamente trata-se de um processo demorado de qualquer forma, mas a título de exemplo o da minha mãe foi enviado em dez/17 27xxx/18 e ainda está na fase 4. Vi vários relatos recentes de foristas que enviaram ao redor de out/17 e agora que tiveram movimentação após a fase 4 (alguns voltando inclusive para a 3).
Ao consultar o site de acompanhamento do processo, sempre aparecia que eu estava na fase 3, laranja.
Desde o começo dessa semana, quando coloco meu código aparece uma mensagem dizendo que "A senha não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo."
Não recebi nenhum e-mail ou correspondência desde dezembro de 2018, então realmente não sei o que acontece com o meu processo. Entrei em contato por e-mail novamente para tentar uma nova senha de acesso. Mais alguém teve esse problema?
@Nathalie, algumas das vezes que tentei entrar ao longo das ultimas semanas também recebi essa mensagem. Algum tempo depois, entrava normalmente. É provavelmente apenas alguma inconsistência do sistema.
Comentários
Mandei as certidões e um carta do clube português, porem a carta que envie já tinha um certo tempo
Preencheu o formulário 1D? Sim, o formulario foi preenchido e enviado por correio.
Enviei o processo em outubro de 2017
Esse foi o modelo que Portugal aceito. Boa sote!! Mande notícias.
Grande abraço
"O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais"
Está dentro do prazo? 3 meses e nada de se mexer? Tem algum meio de comunicação para que possa enviar para verificar?
Abraços
g0ham
O meu processo tinha 7 meses quando mudou da fase 1 para a 2.
Abraços
g0ham
É ter paciência e boa sorte!
Liguei para a CRC hoje para saber o andamento do processo (aquele sempre parado) e a agente "está com a ministra para assinar o deferimento". Isso já tem 1 século!!! P A C I Ê N C I A!!!
A vida segue...
Você não esqueceu de apostilar? Eu mandei a minha por e-mail também. Comunicando o oficio que foi respondido e a data que deveria chegar a Portugal, e pedindo a confirmação de recebimento da carta. Eles por incrível que pareça responderam quando receberam.
No site, o processo encontra-se com a fase 5 em vermelha, fui informado que o processo foi encaminhado ao MJ, alguém saberia disser se trata-se apenas de uma assinatura com análise e aprovação da ministra, ou o que exatamente é feito por lá e quanto tempo aproximadamente o processo fica no MJ? Obrigado.
Poderiam acrescentar o nome da minha mãe na planilha por favor?
Mirian Monteiro Lins Processo iniciado em 27/03/18 473xxx/18 por advogado laços efetivos Associação portuguesa.
Rodrigop - Consulado - 08/06/2019 - 484xx/19 - fase 1 - 2/3/5/0
Sua mãe é idosa e tem algum tipo de prioridade na forma da lei? Pergunto pois o processo dela andou mais rápido do que vários outros que foram protocolados anteriormente. Gostaria de saber se isso se deu por prioridade legal, ou se processos com acompanhamento de advogado diretamente são privilegiados de alguma forma, ou ainda se a ordem cronológica pouco importa para eles...
Obrigado!
Quanto tempo você está aguardando ?
Imagino que a idade dela pode ter influenciado. Obviamente trata-se de um processo demorado de qualquer forma, mas a título de exemplo o da minha mãe foi enviado em dez/17 27xxx/18 e ainda está na fase 4. Vi vários relatos recentes de foristas que enviaram ao redor de out/17 e agora que tiveram movimentação após a fase 4 (alguns voltando inclusive para a 3).
Sucesso no processo de sua mãe.
Ao consultar o site de acompanhamento do processo, sempre aparecia que eu estava na fase 3, laranja.
Desde o começo dessa semana, quando coloco meu código aparece uma mensagem dizendo que "A senha não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo."
Não recebi nenhum e-mail ou correspondência desde dezembro de 2018, então realmente não sei o que acontece com o meu processo. Entrei em contato por e-mail novamente para tentar uma nova senha de acesso. Mais alguém teve esse problema?
Tente seguidamente umas 3 vezes, as vezes volta ao normal.