Realmente, tbm entrei em contato com o IRN, perguntei o pq do processo ter voltado da 4 para 3, me informaram que o sistema esta fora do ar e que n conseguiriam dar nenhuma informação. so resta aguardar, pensar positivo e ligar na segunda feira para ver se o sistema voltou.
Este site é de grande valia a todos nós! parabéns aos envolvidos. Confesso que fiquei com frio na barriga quando vi retroceder meu processo da fase 4 pra 3. Agora é aguardar as atualizações!
Alguém sabe dizer em quanto tempo é possível confirmar pelo telefone que o documento foi recebido na Conservatória? Em quanto tempo esse registro aparece no sistema?
Pessoal, Meu processo que estava na fase 4 (marrom), voltou para a fase 3 (marrom). Contém a seguinte mensagem: " O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas." Alguém passou por isso?
@Pessoal, Antes de tudo calma, o sistema online não é confiável 100%. No meu caso específico depois que cumpri a exigência só foi atualizado quando foi aprovado. Fiquei na fase da exigência quase até o final. Este erro apresentado hoje pode ser apenas um erro corrigido na segunda, ou pode ser que realmente tenha voltado para as diligências. Não vi em nenhum caso relatado que haja de fato exigências a serem consideradas. Vamos torcer para na segunda-feira voltar ao normal ou nos informarem o porquê voltou para as diligências. Boa sorte a todos!!!!
@VBL, pessoal, o meu processo também retornou (hoje) para a fase 3. Estava na fase 4 desde 15/08/2019.
Contém a seguinte mensagem: " O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."
Pessoal, vamos com calma, o site apresentou um problema conforme já foi relatado por alguns foristas que fizeram contato com Portugal, como ainda está em testes não é algo tão anormal assim. O que realmente me chamou atenção foi fazermos parte de um grupo de discussão e acompanhamento de notícias e dar a impressão que os posts não são lidos pelos participantes; e este é exatamente o objetivo deste fórum. Claro que todos tem o direito de relatar suas experiências e compartilhar expectativas, dar opiniões e tudo o mais; mas se lerem com mais tranquilidade as mensagens dos demais participantes vão ter menos sobressaltos e menos momentos de ansiedade. Abraço e e boa sorte a todos e vamos em frente que tem muita emoção pra vir até nos tornarmos todos portugueses.
Quem sabe, quando o site for recuperado, não haverão boas surpresas para alguns de nós? Eu e outros estamos a três meses na fase 4, que é a de analisar os documentos. Dado o volume de trabalho para cada conservador, não se pode perder muito tempo nesta análise, então alguns de nós talvez já tenha tido os documentos analisados e esteja na fase seguinte, até porque não veio nenhuma notícia ruim nestes três meses na fase.
@Deneise, das duas uma: (1) Fizeram alterações/melhorias no sistema de acompanhamento e, por engano, subiram junto um backup antigo de quando ainda estávamos na fase 3; ou (2) Os conservadores ficam atualizando as fases e esperam um momento apropriado para divulgá-las juntas, quando então cometeram o equívoco de subirem um backup antigo. Tomara que tenha sido a segunda hipótese, porque aí teremos novidades no andamento dos processos. Conforme publicação recente em 11 de novembro de 2019 (link abaixo), até setembro/2019 foram concedidas nacionalidades a uns 9200 requentes, entre aquisições e atribuições, com apenas uns 240 indeferimentos. Pena que não tem explicitamente a quantidade de ações de netos, mas no geral a taxa de 2,6% de indeferimentos está baixa e isto é bom.
@Gustavo os números são altos se pensarmos no baixo número de agentes e greves ao longo desses últimos 2 anos... estão trabalhando muito. Entendo o mau humor deles. Não compreendo o que são "Perdas" (?).
Estranho, o meu processo (de 16/05/18) tava até há 1 mês em processo de "Verificação de Documentos".
Hoje entrei pra ver, e ele voltou pra "Aguarda consultas". Já estava achando estranha a demora porque vi que alguns processos que entraram depois já tinham sido terminados e o meu ainda não. E isso porque dei entrada lá em Portugal mesmo.
Edit: Aparentemente não fui o único hahaha. Vim avisar o pessoal do ocorrido e vi que muitos já falaram. De qualquer modo, fica aqui o registro. O ponto principal na verdade é o meu processo ter tanto tempo assim.
Devido ao problema que houve no site de acompanhamento não alterei o status dos processos que voltaram para a fase 3, deixei como estava e caso continue dessa maneira ai sim atualizarei.
Detalhes do Processo ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Fase de Acordo com o novo Site ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - Recepção do pedido numa conservatória, consulado ou pelos Correios. 2 – Registro do pedido - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos (valor de 175,00€) foram pagos. 3 – Consulta as entidades externas (as famosas diligências ao SEF, PJ e DAGJ). 4 – Verificação dos documentos entregues. 5 – Análise de todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade. (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais) 6 – Decisão sobre a atribuição ou não da Nacionalidade. ** Indeferido Entrada de Recurso 7 – Registro do novo Cidadão Português no Registro Civil de Portugal ou arquivamento do processo.
Envio -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- P - Pessoalmente // C - Correios/Courrier // A - Advogado/Despachante // S - Solicitador/Preposto // * - Não informado/Informação Pendente
Ligação Efetiva --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - A residência legal em território nacional; 2 - A deslocação regular a Portugal; 3 - A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal; 4 - A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro; 5 - A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades. 0 - Outras (documentos enviados que não se enquadram em nenhum item acima)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- * - Não informado/informação pendente
Siglas: LE - Laços efetivos AN - Assento de nascimento
Comentários
Continuando com a espera!
Erro de atualização no sistema como informado pelo @Katcuddler em
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209900/#Comment_209900
Meu processo que estava na fase 4 (marrom), voltou para a fase 3 (marrom). Contém a seguinte mensagem:
" O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."
Alguém passou por isso?
Antes de tudo calma, o sistema online não é confiável 100%. No meu caso específico depois que cumpri a exigência só foi atualizado quando foi aprovado. Fiquei na fase da exigência quase até o final. Este erro apresentado hoje pode ser apenas um erro corrigido na segunda, ou pode ser que realmente tenha voltado para as diligências. Não vi em nenhum caso relatado que haja de fato exigências a serem consideradas.
Vamos torcer para na segunda-feira voltar ao normal ou nos informarem o porquê voltou para as diligências.
Boa sorte a todos!!!!
Contém a seguinte mensagem:
" O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."
Verifique que digitou a sua senha corretamente.
Aconteceu isso com alguém?
O que realmente me chamou atenção foi fazermos parte de um grupo de discussão e acompanhamento de notícias e dar a impressão que os posts não são lidos pelos participantes; e este é exatamente o objetivo deste fórum.
Claro que todos tem o direito de relatar suas experiências e compartilhar expectativas, dar opiniões e tudo o mais; mas se lerem com mais tranquilidade as mensagens dos demais participantes vão ter menos sobressaltos e menos momentos de ansiedade.
Abraço e e boa sorte a todos e vamos em frente que tem muita emoção pra vir até nos tornarmos todos portugueses.
A fé move montanhas!!!
Tudo bem
Meu processo ficou meses na fase 4 agora retornou para 3 ... é normal?
Grato
Adriano Gomes
Erro de atualização no sistema como informado pelo @Katcuddler em
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209900/#Comment_209900
https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas#&organismo=irn&tematica=Nacionalidade
Não compreendo o que são "Perdas" (?).
Hoje entrei pra ver, e ele voltou pra "Aguarda consultas". Já estava achando estranha a demora porque vi que alguns processos que entraram depois já tinham sido terminados e o meu ainda não. E isso porque dei entrada lá em Portugal mesmo.
Edit: Aparentemente não fui o único hahaha. Vim avisar o pessoal do ocorrido e vi que muitos já falaram. De qualquer modo, fica aqui o registro. O ponto principal na verdade é o meu processo ter tanto tempo assim.
Devido ao problema que houve no site de acompanhamento não alterei o status dos processos que voltaram para a fase 3, deixei como estava e caso continue dessa maneira ai sim atualizarei.
Valeu!!