@LuisSeabra também achei que o processo do @Daniel andou um pouco mais rápido que o normal. Acredito que essa questão da idade não tenha sido o motivo, pois o processo do meu sogro (83 anos de idade), foi recebido em Fev/2018 e ainda está na fase 4 cor marrom.
Alguem ai tem noticias da @Joana Vale?? Mandei varias mensagem no PV dela perguntando sobre o andamento dos processos dela mas não tive nenhum retorno!
Detalhes do Processo ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Fase de Acordo com o novo Site ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - Recepção do pedido numa conservatória, consulado ou pelos Correios. 2 – Registro do pedido - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos (valor de 175,00€) foram pagos. 3 – Consulta as entidades externas (as famosas diligências ao SEF, PJ e DAGJ). 4 – Verificação dos documentos entregues. 5 – Análise de todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade. (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais) 6 – Decisão sobre a atribuição ou não da Nacionalidade. ** Indeferido Entrada de Recurso 7 – Registro do novo Cidadão Português no Registro Civil de Portugal ou arquivamento do processo.
Envio -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- P - Pessoalmente // C - Correios/Courrier // A - Advogado/Despachante // S - Solicitador/Preposto // * - Não informado/Informação Pendente
Ligação Efetiva --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - A residência legal em território nacional; 2 - A deslocação regular a Portugal; 3 - A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal; 4 - A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro; 5 - A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades. 0 - Outras (documentos enviados que não se enquadram em nenhum item acima)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- * - Não informado/informação pendente
Siglas: LE - Laços efetivos AN - Assento de nascimento
@VBL, o meu também está na fase 4 desde 15 de agosto deste ano. Estar em uma fase para mim significa que deve estar na pilha daquela fase em alguma mesa ou estante e não nas mãos de algum conservador. Esperar é preciso, mas dá uma ansiedade danada.
@Fabio em julho estive em Portugal e passei por 3 conservatorias. Obtive informações conflitantes. De um lado, disseram acreditar que teria um desfecho até o final do ano. Por outro lado, disseram que quando há exigências o processo volta ao início, como se tivessem acabado de receber o pedido.Acredite, aquilo é uma bagunça, não há coerência nas informações. Em cada conservatória uma informação e malcriação diferente. Estou deixando rolar e acompanhando sem grandes expectativas. Hoje mandei e-mail pedindo ajuda para acessar o processo, pois a senha não funciona mais. Quando tiver novidades informo.
Bom dia, pessoal.Recebi a carta da conservadora há uma semana, mais ou menos,veio com duas exigências. Uma trocar a carta do clube, já peguei lá, apostilei e a outra é um esclarecimento sobre o registro do meu avô, que vou mandar uma carta simples explicando, somente assinada,sem reconhecer firma e sem apostilar, conforme o @Vlad_Pen gentilmente me orientou. Vou postar na próxima semana. Pergunta: Mando as cartas solicitadas,uma cópia simples da carta da conservadora e informações do meu processo como nome, número, data. Só isso? Tem algum formulário? Alguma coisa que vs gostariam de me ajudar? Vcs mandam via sedex? Faz dois anos que mandei o processo, não me lembro como faz exatamente....Muito obrigada
Sem dúvida...Envie junto uma cópia da carta que recebeu da Conservatória...!!!
Eu não arriscaria nesse momento e optaria por enviar os documentos por DHL...(Em Três dias úteis seus documentos estão dentro da Conservatória...!!!)...
Bom dia pessoal eu venho informar que o meu processo está finalizando atualizado pelo site agradeço a todos desse formidável estarei sempre disponível para ajudar
Poxa...Nem sabia que tinha uma discussão sobre envio por DHL aqui no Fórum...É uma coisa tão simples de fazer que isso nunca me passou pela cabeça...Rsssss
Prazo SP >> Lisboa = 3 Dias Úteis... Se despachar hoje...Chega na sexta feira...
Comentários
Solicitei a alteração da minha nacionalidade para atribuição em julho/18 e obtive a resposta positiva em 06/11/19.
Att
O pessoal do fórum tem feito nesse cartório em Santa Catarina e tem elogiado o serviço
Escrivania de Paz do Saco dos Limões
A/C Sergio Natividade
Rua João Motta Espezim, 47
Saco dos Limões, Florianópolis/SC
88045-400
Sergio (48) 99625 5490
Seu processo continua parado?
Para a próxima atualização, pode incluir a do meu pai também, Otacilio Oliveira?
Ele deu entrada pessoalmente no Porto em 25/11/2019. Processo 856XX/19. Apresentou os seguintes comprovantes 2/3/0.
Acrescento sim, só me confirme essa data de entrada 25/11/2019, pois hoje é 11/11/2019?
Nem pela linha de registros? Foi pra apresentar nova declaração?
Os outros processos andaram em pouco tempo depois da exigência.
Obrigada
Obrigado, estará na próxima publicação.
Obrigado.
Sem dúvida...Envie junto uma cópia da carta que recebeu da Conservatória...!!!
Eu não arriscaria nesse momento e optaria por enviar os documentos por DHL...(Em Três dias úteis seus documentos estão dentro da Conservatória...!!!)...
DHL é uma empresa privada que presta esse tipo de serviço de remessas Nacionais e internacionais...Como é também a FEDEX...A UPS...Etc...
https://www.logistics.dhl/br-pt/home.html
Curiosidade: Alguém enviou via Correios ultimamente e sabe quanto tempo está a demorar? De SP a Lisboa. Obrigada
Prazo SP >> Lisboa = 3 Dias Úteis...
Se despachar hoje...Chega na sexta feira...
Poderia por favor nos passar um breve relato do seu processo, desde o inicio até o fim?
Obrigado.
Mais uma vez Parabéns!!!