@marcelloamr peca no civil on-line provavelmente terão informatizado o assento… a partir daí vc usa o informatizado e não mais o do arquivo distrital (embora o do distrital permaneça lá). De um bisavô meu foi feita a transcrição de um dos casamentos dele em 2002 e ele tem assento informatizado com esse casamento anotado, embora seu nascimento seja do final de 1800.
Boa tarde! Meu processo chegou dia 26/05/2021 na conservatoria. Atribuição direto pela vó ( minha mãe e nem Pai são Portugueses e apesar de estarem Vivos, optamos diretamente pela avó portuguesa ) neste momento a bolinha Verde está no numero 2. Demora em media quanto tempo ? Alguem sabe me situar de forma que EU fique em Paz, pois parece que está travado Nessa bolinha de numero 2. Obrigado!
Meu processo chegou dia 26/05/2021 na conservatoria.
As coisas estão muito, muito lentas em portugal nesse momento. Ainda estão analisando processos de março/abril de 2021. Acredito que nos próximos 3 meses o seu processo apresente alguma movimentação. Nada a fazer, apenas aguardar.
Atribuição direto pela vó ( minha mãe e nem Pai são Portugueses e apesar de estarem Vivos, optamos diretamente pela avó portuguesa )
Poderia por gentileza explicar qual foi a lógica dessa decisão? Obviamente, não está errada, e nem estão fazendo nada de ilegal. Mas não parece, em uma primeira análise, a melhor alternativa. Além de exigir mais documentos, também tem um tempo de processamento bem maior.
@BABA os processos dos meus 4 irmãos também são de 05/2021 e estão nessa bolinha 2 desde nem lembro quando....então não é com vc; esta tudo bem lerdo/parado já tem uns bons meses...resta aguardar. Abraço e boa sorte a todos nós
@bunker94 É o que há tempos venho me perguntando...
1 ano INTEIRO só para analisarem processos de um ÚNICO mês de março/21 ????
Daqui a 5 anos vão falar que ainda estão analisando março/21
O que eu acho dessa situação? Mudanças urgentes e estruturais como um todo nos serviços prestados pelo IRN e não querem dar " satisfação"
Claro, tem a questão dos novos funcionários por concurso, investimento na plataforma online de Nacionalidade e o novo sistema informático para " agilizar e normalizar os prazos " até Dez/24.
Mas como disse, para mim, estão focados muito mais nas reformas estruturais internas que dar " satisfação " ao cidadão em si
A população idosa de Portugal aumenta, os jovens que estão lá não querem ficar. Ae vai o imigrante Trabalhar para depois se naturalizada, mais quem disse que o imigrante quer ficar , depois que o imigrante pegar o passaporte portugues bye bye Portugal o destinobjabeboutrob( Suíça, Inglaterra , Alemanha ou EUA )
.... eu conheço gente que fica pulando de pais em pais só para chegar nos países ricos. Conheci uns africano que trabalharam por sete , oito anos só para juntar $
Aqui no Brasil ele vivia como rico em comparação com a África mais eles queriam EUA ou França, tem brasileiro que tem até uma boa vida no Brasil, mais querem EUA. Tem até a opção de morar e viver em Portugal que tem uma qualidade de vida excelente , mais eles preferem a violência da Califórnia porque lá ele recebem e tem a possibilidade de receber bastante dinheiro. Mais e escolha de cada um.Ate concordo com eles.
O pessoal de Portugal sabem que muitos só querem o passaporte vermelho.
Ninguém gosta de ver "sua terra" ou "seu país" sendo invadido por "estrangeiros". Não se iludam: quando vocês tiverem o passaporte Português e forem para Portugal, continuarão sendo brazucas. Formalmente terão os mesmos direitos e deveres do portugueses nativos, mas a qualidade do tratamento que receberão das pessoas lá vai depender muito de como vocês vão se comportar, e do tipo de pessoas com quem vão se relacionar.
Isso não existe só na Europa. Os Brasileiros também tratam mal os seus migrantes, a gente só não vê isso com mais frequência porque o Brasil recebe pouca gente, relativamente ao tamanho da sua população. Mas se você procurar um pouco vai encontrar notícias de bolivianos em situação análoga a escravidão em São Paulo, vai encontrar histórias de jovens venezuelanas sendo aliciadas nos estados do norte... na década de 1940 os japoneses, e mesmo os seus descendentes, foram bastante discriminados.
A política de nacionalidade portuguesa é bastante generosa, mas a italiana e a espanhola também são. Já a Alemanha por exemplo, é bem menos aberta a conceder a nacionalidade, mas ainda assim atrai um número imenso de estrangeiros que querem morar e viver lá, mesmo não sendo "cidadãos".
Talvez, digo apenas talvez, a longo prazo essa movimentação de brasileiros para a Europa seja benéfica a ambos os lados. Vão se criando novos laços emocionais, sociais, e até econômicos. Assim como a União Européia ao longo do tempo foi promovendo a harmonização de leis e políticas, pode ser que no futuro os países europeus e o Brasil também busquem facilitar as coisas para quem tem um pé lá e outro aqui. Por exemplo, imagine um protocolo digital que permita operações tipo "pix" entre Brasil e os países da UE. A pessoa poderia trabalhar digamos, na França, receber o salário em euros, e pagar suas contas no Brasil sem precisar primeiro transferir o dinheiro para o Brasil... ou a gente poder pagar o processo de nacionalidade com pix ;-) só um exemplo...
----
Mas o que a gente precisa no momento é torcer para que essa nova plataforma mostre logo a que veio. O anúncio foi feito há duas semanas (dia 19 de dezembro) e até agora eu não vi nenhuma mudança, nenhum número maior de processos sendo finalizados... A fala "nas próximas semanas" que aparecia no artigo já parece que vai virar "nos próximos meses". Vamos ver!
NINGUÉM, repito, NINGUÉM, sai de sua terra natal, de sua origem, por que deseja " se aventurar " mundo afora.
A questão do " imigrante " é muito mais triste e complexa do que se imagina. Você sai de um lugar que conhece todas as " regras sociais, legais e mesmo culturais " e vai para outro, totalmente desconhecido, até mesmo falando o mesmo idioma ou não, sem conhecer quase sempre, ninguém. Não é uma decisão nada fácil.
Falo por mim, as pessoas que querem imigrar, são por motivos quase sempre de " sobrevivência". Que não aguentam mais as condições precárias ou mesmo financeiras que vivem.
Muitos falam que não, " ah pq não são todos que gostam de receber imigrantes, etc tals ".
Isso é uma " meia verdade " até certo ponto. Só pensar no lugar " deles ". Você vai receber pessoas de fora na sua casa. A primeira coisa que você nota é a aparência. E por motivos óbvios, não concede total " liberdade " dentro de sua casa para estas pessoas. Até o momento que você se sente CONFIANTE.
É tipo igual na questão de imigrar para outro país. Sempre, mesmo que não haja " xenofobia ", vão te olhar " torto". Não quer dizer que será discriminado e tals. Mas são casos e casos.
Portugal até o momento, para mim, não é um lugar que me interessa imensamente de ficar. Até porque, a xenofobia não só pelos " Zucas ", mas quanto a pessoas do mundo todo, é bem " descarada ".
Meu planejamento é viabilizar um visto facilitado para cidadão europeu nos EUA, até o presente momento. Ou caso mude de ideia.
Os próprios EUA já levaram " fama " de xenófobos ao extremo etc, há boas décadas atrás. Hoje pelo menos, não ouço tantos casos.
O que pega mal na maioria das vezes, é a " fama " que passamos. Veja... os próprios " Zucas " detém péssimos hábitos e condutas para com os mesmos ou aos estrangeiros quando no exterior. Sem falar dos criminosos. " Cultural "infelizmente.
Aí dá mais motivos ainda pros gringos ficarem com a pulga atrás da orelha.
O povo aqui no Brasil, esquece muito que quando no exterior, não é a " cultura dele " que tem que ser IMPOSTA. Muito pelo contrário. NÓS que temos que respeitar a cultura e hábitos locais. Mas não é o que acontece na maioria das vezes. Por isso esses " escândalos xenofóbicos " pelo globo
Hoje é meu processo completa 35 meses e nada de sair da bolinha 03. Desanimador. Parece que as análises pararam lá em Lisboa. Processo de fevereiro de 2021.
Desculpa mas você está equivocado. Não é "quase todo mundo" que quer morar em outro país que o faz por questão de "sobrevivência"... Muita gente quer sim "apenas" se aventurar.
Eu e muitos amigos que também vieram para estudar, por exemplo, tínhamos boas condições de vida no Brasil e nos mudamos apenas para ter uma experiência fora do país. Também conheci muitos imigrantes que se mudaram para PT em busca de melhores condições de vida, e outros que vieram para ficar perto do parceiro, etc.
@mxfneto Sim, este ponto você está certo!!! Mas diria que são " exceções ". Portanto não fiz por generalizar.
Falo mais do contexto maioria. Um exemplo " torto " mas faz uma alusão do que digo:
Brasil já esteve(e creio que ainda está) por diversas vezes no " Road Map " do Visa Waiver Program( Programa de Isenção de Vistos ) dos EUA.
Um dos requisitos(não o único isoladamente) é ter uma baixíssima taxa de recusa de vistos "B" e também da taxa "overstay".
No auge dos tempos " dourados " compreendidos entre 2008 e 2014, nós tivemos " quase " qualificados " à referida adesão.
Na época, os EUA passaram pela crise do " subprime " e turistas do Brasil eram " a cereja do bolo ", de tanta demanda por $$$ para sua economia!
Por questões meramente políticas e burocráticas(que temos mais do que sobra aqui), acabamos não aderindo, mais pela negativa do governo do Brasil mesmo do que dos EUA em si.
Veio a crise econômica, crise política e etc. Taxa de solicitação nominal de vistos "B" explodiu. E com isso, taxas de recusa e "overstay" proporcionalmente idem
Resumo: até o presente momento... passada inclusive a crise nos EUA, mantém nosso " sonho " de isenção longe.
Pois cada dia, mês e ano mais, as pessoas iam para imigrar sem status/ilegalmente.
Claro, voltando a questão de quem quer ter uma " experiência cultural diversificada ", concordo plenamente contigo.
Mas que boa parte, se não a maior delas, se deva a crises no país de origem, em busca de uma " vida melhor " fora, isso é fato inegável.
Mas é isso. Nos últimos anos, tem-se aumentando muito o N° da parcela da população que quer " sair definitivamente ".
Olá pessoal, as últimas conversas me fez lembrar do terror que passei tenho 37 anos ,uma filha de 18 uma de 15 e um de 4 anos , quase 2 anos atrás tirei o carro da garagem em rua principal para passear qdo 3 vagabundos a pé e armados anunciaram o assalto mas não queria meu carro me forçaram entrar e já foram nos ajoelhando arma na cabeça dos meus filhos alisaram minha filha enquanto tiravam o fio da tv notebook Cel abriram até o fogão, tudo durante o dia me senti um lixo impotente fraco enquanto todos choravam e gritavam na minha frente desculpe o desabafo mas me fez lembrar o país que vivemos o partido ficou quase 20 anos no poder e nunca resolveu esse problema aí colocam eles dinovo , minha saída e ir buscar algo melhor, isso que sou pobre aqui ou seja eles fazem o que quer não importa sua conta bancária eu parcelava em 10 vezes minhas poucas coisas que conquistei e eles levaram em 10 min, desculpe novamente mas fica o alerta pra todos , nunca sai do Brasil tomara que eu consiga, obrigado a todos
bem isso o Brasil, graças a Deus não fizeram nada com suas filhas! Deus guarde vocês!
tentaram entrar na minha casa uma vez, graças a Deus os dois pastor alemão que tenho não deixaram.
3:30 da manhã, com meu bebê no colo vendo a cena da janela
já tomei garrafada na cabeça por celular
já tentaram levar meu carro sei lá quantas vezes
por mim era pena de morte e arma pra quem não tem envolvimento com o crime… enfim, desculpe o desabafo, não quero tirar o foco, fico por aqui com esses comentários
Comentários
Fiz a transcrição do casamento do meu bisavô , mas não consta na folha do arquivo distrital, será que está no civil on-line? Casou em 1911
@marcelloamr peca no civil on-line provavelmente terão informatizado o assento… a partir daí vc usa o informatizado e não mais o do arquivo distrital (embora o do distrital permaneça lá). De um bisavô meu foi feita a transcrição de um dos casamentos dele em 2002 e ele tem assento informatizado com esse casamento anotado, embora seu nascimento seja do final de 1800.
Feliz ano novo! Q tenhamos mais bolinhas 7s finalizados com a nova plataforma :)
https://justica.gov.pt/Noticias/Nova-Plataforma-da-Nacionalidade-vai-poupar-20-mil-horas-aos-Registos
@Ksusu por mais q neguem... acho q passarao a frente dos nossos de papéis pelo simples fato da comodidade...
Feliz 2024 . Ainda falta , mas no início de abril chego em 1 ano de processo chegando na metade do caminho. 🚴♂️🙏👣🎆🚲🚘
Boa tarde! Meu processo chegou dia 26/05/2021 na conservatoria. Atribuição direto pela vó ( minha mãe e nem Pai são Portugueses e apesar de estarem Vivos, optamos diretamente pela avó portuguesa ) neste momento a bolinha Verde está no numero 2. Demora em media quanto tempo ? Alguem sabe me situar de forma que EU fique em Paz, pois parece que está travado Nessa bolinha de numero 2. Obrigado!
@BABA
Meu processo chegou dia 26/05/2021 na conservatoria.
As coisas estão muito, muito lentas em portugal nesse momento. Ainda estão analisando processos de março/abril de 2021. Acredito que nos próximos 3 meses o seu processo apresente alguma movimentação. Nada a fazer, apenas aguardar.
Atribuição direto pela vó ( minha mãe e nem Pai são Portugueses e apesar de estarem Vivos, optamos diretamente pela avó portuguesa )
Poderia por gentileza explicar qual foi a lógica dessa decisão? Obviamente, não está errada, e nem estão fazendo nada de ilegal. Mas não parece, em uma primeira análise, a melhor alternativa. Além de exigir mais documentos, também tem um tempo de processamento bem maior.
@eduardo_augusto Essa resposta deles que " analisam processos de março/21 " vai ter passado 2027 e vão alegar que " estão analisando março/21 ".
Pra mim, é automático e já não querem ter que ficar " dando satisfação " ao público em geral.
Já vi relatos de profissionais inclusive, que estiveram pessoalmente nas conservatórias e foram " tratados com indiferença "
Só aguardar um " milagre " um dia sair.
As esperanças fiam nessa nova plataforma até fim deste referido ano!
@jpvecchi
Eu não tenho nenhuma informação adicional além do que é comunicado pelos funcionários do IRN...
Vamos ver o que vai acontecer com a nova plataforma...
@AlanNogueira
Obrigada! Vou fazer isso para garantir!!
Abraços e Feliz 2024 para todos!!
@BABA os processos dos meus 4 irmãos também são de 05/2021 e estão nessa bolinha 2 desde nem lembro quando....então não é com vc; esta tudo bem lerdo/parado já tem uns bons meses...resta aguardar. Abraço e boa sorte a todos nós
@Vlad
Meu também de 05/21 e está na bolinha 2 desde Fevereiro 2023 quase um ano sem movimento nenhum.
Se até junho de 2024 ficarem nessa mesma situação, se sim será preocupante.
Meu primo o processo dele e de abril de 2021.
@bunker94 É o que há tempos venho me perguntando...
1 ano INTEIRO só para analisarem processos de um ÚNICO mês de março/21 ????
Daqui a 5 anos vão falar que ainda estão analisando março/21
O que eu acho dessa situação? Mudanças urgentes e estruturais como um todo nos serviços prestados pelo IRN e não querem dar " satisfação"
Claro, tem a questão dos novos funcionários por concurso, investimento na plataforma online de Nacionalidade e o novo sistema informático para " agilizar e normalizar os prazos " até Dez/24.
Mas como disse, para mim, estão focados muito mais nas reformas estruturais internas que dar " satisfação " ao cidadão em si
@jpvecchi Tem a questão que tem muitos europeus que não estão gostando de saber que tem muitos brasileiro com a possibilidade de se tornarem europeus.
A população idosa de Portugal aumenta, os jovens que estão lá não querem ficar. Ae vai o imigrante Trabalhar para depois se naturalizada, mais quem disse que o imigrante quer ficar , depois que o imigrante pegar o passaporte portugues bye bye Portugal o destinobjabeboutrob( Suíça, Inglaterra , Alemanha ou EUA )
Ae fica o ciclo....
.... eu conheço gente que fica pulando de pais em pais só para chegar nos países ricos. Conheci uns africano que trabalharam por sete , oito anos só para juntar $
Aqui no Brasil ele vivia como rico em comparação com a África mais eles queriam EUA ou França, tem brasileiro que tem até uma boa vida no Brasil, mais querem EUA. Tem até a opção de morar e viver em Portugal que tem uma qualidade de vida excelente , mais eles preferem a violência da Califórnia porque lá ele recebem e tem a possibilidade de receber bastante dinheiro. Mais e escolha de cada um.Ate concordo com eles.
O pessoal de Portugal sabem que muitos só querem o passaporte vermelho.
@bunker94 @jpvecchi
Tem muita coisa aí no que vocês disseram...
Ninguém gosta de ver "sua terra" ou "seu país" sendo invadido por "estrangeiros". Não se iludam: quando vocês tiverem o passaporte Português e forem para Portugal, continuarão sendo brazucas. Formalmente terão os mesmos direitos e deveres do portugueses nativos, mas a qualidade do tratamento que receberão das pessoas lá vai depender muito de como vocês vão se comportar, e do tipo de pessoas com quem vão se relacionar.
Isso não existe só na Europa. Os Brasileiros também tratam mal os seus migrantes, a gente só não vê isso com mais frequência porque o Brasil recebe pouca gente, relativamente ao tamanho da sua população. Mas se você procurar um pouco vai encontrar notícias de bolivianos em situação análoga a escravidão em São Paulo, vai encontrar histórias de jovens venezuelanas sendo aliciadas nos estados do norte... na década de 1940 os japoneses, e mesmo os seus descendentes, foram bastante discriminados.
A política de nacionalidade portuguesa é bastante generosa, mas a italiana e a espanhola também são. Já a Alemanha por exemplo, é bem menos aberta a conceder a nacionalidade, mas ainda assim atrai um número imenso de estrangeiros que querem morar e viver lá, mesmo não sendo "cidadãos".
Talvez, digo apenas talvez, a longo prazo essa movimentação de brasileiros para a Europa seja benéfica a ambos os lados. Vão se criando novos laços emocionais, sociais, e até econômicos. Assim como a União Européia ao longo do tempo foi promovendo a harmonização de leis e políticas, pode ser que no futuro os países europeus e o Brasil também busquem facilitar as coisas para quem tem um pé lá e outro aqui. Por exemplo, imagine um protocolo digital que permita operações tipo "pix" entre Brasil e os países da UE. A pessoa poderia trabalhar digamos, na França, receber o salário em euros, e pagar suas contas no Brasil sem precisar primeiro transferir o dinheiro para o Brasil... ou a gente poder pagar o processo de nacionalidade com pix ;-) só um exemplo...
----
Mas o que a gente precisa no momento é torcer para que essa nova plataforma mostre logo a que veio. O anúncio foi feito há duas semanas (dia 19 de dezembro) e até agora eu não vi nenhuma mudança, nenhum número maior de processos sendo finalizados... A fala "nas próximas semanas" que aparecia no artigo já parece que vai virar "nos próximos meses". Vamos ver!
@eduardo_augusto @bunker94 Correto.
Concordo em boa parte do que disse!
NINGUÉM, repito, NINGUÉM, sai de sua terra natal, de sua origem, por que deseja " se aventurar " mundo afora.
A questão do " imigrante " é muito mais triste e complexa do que se imagina. Você sai de um lugar que conhece todas as " regras sociais, legais e mesmo culturais " e vai para outro, totalmente desconhecido, até mesmo falando o mesmo idioma ou não, sem conhecer quase sempre, ninguém. Não é uma decisão nada fácil.
Falo por mim, as pessoas que querem imigrar, são por motivos quase sempre de " sobrevivência". Que não aguentam mais as condições precárias ou mesmo financeiras que vivem.
Muitos falam que não, " ah pq não são todos que gostam de receber imigrantes, etc tals ".
Isso é uma " meia verdade " até certo ponto. Só pensar no lugar " deles ". Você vai receber pessoas de fora na sua casa. A primeira coisa que você nota é a aparência. E por motivos óbvios, não concede total " liberdade " dentro de sua casa para estas pessoas. Até o momento que você se sente CONFIANTE.
É tipo igual na questão de imigrar para outro país. Sempre, mesmo que não haja " xenofobia ", vão te olhar " torto". Não quer dizer que será discriminado e tals. Mas são casos e casos.
Portugal até o momento, para mim, não é um lugar que me interessa imensamente de ficar. Até porque, a xenofobia não só pelos " Zucas ", mas quanto a pessoas do mundo todo, é bem " descarada ".
Meu planejamento é viabilizar um visto facilitado para cidadão europeu nos EUA, até o presente momento. Ou caso mude de ideia.
Os próprios EUA já levaram " fama " de xenófobos ao extremo etc, há boas décadas atrás. Hoje pelo menos, não ouço tantos casos.
O que pega mal na maioria das vezes, é a " fama " que passamos. Veja... os próprios " Zucas " detém péssimos hábitos e condutas para com os mesmos ou aos estrangeiros quando no exterior. Sem falar dos criminosos. " Cultural "infelizmente.
Aí dá mais motivos ainda pros gringos ficarem com a pulga atrás da orelha.
O povo aqui no Brasil, esquece muito que quando no exterior, não é a " cultura dele " que tem que ser IMPOSTA. Muito pelo contrário. NÓS que temos que respeitar a cultura e hábitos locais. Mas não é o que acontece na maioria das vezes. Por isso esses " escândalos xenofóbicos " pelo globo
Eu só tô cansado de andar com vidro do carro fechado e ter que pagar clube porque a maioria das praias do Brasil já foi tomada pela bandidagem.
Satisfeito com o que tenho no Brasil, o problema é não poder usar sem porte de arma em paz.
Vou pra Portugal pelo meu filho, mas o Brasil, tirando os criminosos é ótimo, política não me incomoda , roubam o mundo todo, normal.
quero só mais segurança , por isso a Europa , nada a mais.
@marcelloamr No Brasil é um crime o cidadão se defender. O policial prende por 10,20x e a justiça o solta. E o pior que tem gente que defende..
Hoje é meu processo completa 35 meses e nada de sair da bolinha 03. Desanimador. Parece que as análises pararam lá em Lisboa. Processo de fevereiro de 2021.
O problema da demora para quem tem uma idade muito elevada. Para alguém com 85 anos a esperar de três anos é angustiante.
@bunker94
se eu fosse policial no Brasil era só padaria e lanchonete de segurança kk
é desanimador prender alguém pela mesma coisa no mesmo mês mais de uma vez
@jpvecchi
Desculpa mas você está equivocado. Não é "quase todo mundo" que quer morar em outro país que o faz por questão de "sobrevivência"... Muita gente quer sim "apenas" se aventurar.
Eu e muitos amigos que também vieram para estudar, por exemplo, tínhamos boas condições de vida no Brasil e nos mudamos apenas para ter uma experiência fora do país. Também conheci muitos imigrantes que se mudaram para PT em busca de melhores condições de vida, e outros que vieram para ficar perto do parceiro, etc.
No final das contas, há de tudo.
@mxfneto Sim, este ponto você está certo!!! Mas diria que são " exceções ". Portanto não fiz por generalizar.
Falo mais do contexto maioria. Um exemplo " torto " mas faz uma alusão do que digo:
Brasil já esteve(e creio que ainda está) por diversas vezes no " Road Map " do Visa Waiver Program( Programa de Isenção de Vistos ) dos EUA.
Um dos requisitos(não o único isoladamente) é ter uma baixíssima taxa de recusa de vistos "B" e também da taxa "overstay".
No auge dos tempos " dourados " compreendidos entre 2008 e 2014, nós tivemos " quase " qualificados " à referida adesão.
Na época, os EUA passaram pela crise do " subprime " e turistas do Brasil eram " a cereja do bolo ", de tanta demanda por $$$ para sua economia!
Por questões meramente políticas e burocráticas(que temos mais do que sobra aqui), acabamos não aderindo, mais pela negativa do governo do Brasil mesmo do que dos EUA em si.
Veio a crise econômica, crise política e etc. Taxa de solicitação nominal de vistos "B" explodiu. E com isso, taxas de recusa e "overstay" proporcionalmente idem
Resumo: até o presente momento... passada inclusive a crise nos EUA, mantém nosso " sonho " de isenção longe.
Pois cada dia, mês e ano mais, as pessoas iam para imigrar sem status/ilegalmente.
Claro, voltando a questão de quem quer ter uma " experiência cultural diversificada ", concordo plenamente contigo.
Mas que boa parte, se não a maior delas, se deva a crises no país de origem, em busca de uma " vida melhor " fora, isso é fato inegável.
Mas é isso. Nos últimos anos, tem-se aumentando muito o N° da parcela da população que quer " sair definitivamente ".
@jpvecchi Um amigo me falou isso , Se o Brasil tivesse a isenção de visto , essa isenção valeria até hoje ???
Na época eu poderia ter feito um pedido de visto , Só fui pedir um visto em 2020 que foi recusado ..
Um amigo me falou que faltou muito pouco , o Brasil não conseguiu porque ? O governo BR teria que abrir insecoes para eles ?
Olá pessoal, as últimas conversas me fez lembrar do terror que passei tenho 37 anos ,uma filha de 18 uma de 15 e um de 4 anos , quase 2 anos atrás tirei o carro da garagem em rua principal para passear qdo 3 vagabundos a pé e armados anunciaram o assalto mas não queria meu carro me forçaram entrar e já foram nos ajoelhando arma na cabeça dos meus filhos alisaram minha filha enquanto tiravam o fio da tv notebook Cel abriram até o fogão, tudo durante o dia me senti um lixo impotente fraco enquanto todos choravam e gritavam na minha frente desculpe o desabafo mas me fez lembrar o país que vivemos o partido ficou quase 20 anos no poder e nunca resolveu esse problema aí colocam eles dinovo , minha saída e ir buscar algo melhor, isso que sou pobre aqui ou seja eles fazem o que quer não importa sua conta bancária eu parcelava em 10 vezes minhas poucas coisas que conquistei e eles levaram em 10 min, desculpe novamente mas fica o alerta pra todos , nunca sai do Brasil tomara que eu consiga, obrigado a todos
@Diegog
bem isso o Brasil, graças a Deus não fizeram nada com suas filhas! Deus guarde vocês!
tentaram entrar na minha casa uma vez, graças a Deus os dois pastor alemão que tenho não deixaram.
3:30 da manhã, com meu bebê no colo vendo a cena da janela
já tomei garrafada na cabeça por celular
já tentaram levar meu carro sei lá quantas vezes
por mim era pena de morte e arma pra quem não tem envolvimento com o crime… enfim, desculpe o desabafo, não quero tirar o foco, fico por aqui com esses comentários
OK, vamos por favor agora retornar ao assunto principal do tópico. Obrigado.