Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1825826827828829831»

Comentários

• @Regiani Scharlack

Olhando por alto (estou viajando) me parece que está faltando o documento de identidade dos pais (rg/passaporte) apostilado.

Note que no processo de menores, os dois pais devem assinar o formulário e reconhecer por autenticidade (exceto no caso da criança não ter um dos pais, ou guardião legal, etc)

Como já dito, siga o guia.

Boa sorte

• Boa noite a todos!

@Lucork e @rjunqueira acho que vou botar também o sapatinho da minha esposa na árvore,

Que sabe o Natal chega mais cedo para ela também!

@rjunqueira Parabéns!

• @antonio18 , obrigado! Tem que ter fé mesmo! Já tinha quase desistido que algo aconteceria esse ano. Boa sorte no seu processo, tenho certeza de que muito em breve você e a sua esposa terão ótimas notícias também!

• Feliz Natal a todos!!!

• @antonio18 Feliz Natal

Feliz Natal a todos

• Feliz natal a todos. Abraços !!!

• Passei aqui para desejar a todos do Forum um Feliz Ano Novo e que o ano de 2026 que se aproxima, possa trazer novos ventos que impulsione os Conservadores e Oficiais de Registros a analisarem mais diligentemente todos os processos que NÃO dependam de análises externas.

Desde já agradeço a todos que compartilharam por aqui em 2025 ,suas dúvidas, opiniões e vitórias, e assim nos ajudaram a diminuir nossas angústias e frustrações.

Deus abençoe a todos nós!

• @todos feliz 2026

Que esse ano todos realizem seus sonhos principalmente da nacionalidade

• Feliz ano novo pessoal

Que 2026 seja repleto de realizações

• Concluído processo de neto da minha mãe 

Entrada 14/05/21

Exigência 30/10/24

Resposta da exigência 27/01/25

Conclusão 07/01/26

Obrigado a todos do grupo, sem vocês seria impossível. Agora seguirei com meu pedido como filho.

Sobre a exigência: Tinha um mandado judicial feito em 1952, para retificar o nome do português na certidão do filho, mas o mandado não existe mais, não encontraram, daí tive que pedir a troca do português já que, os dois avós eram portugueses, feito o pedido da troca tive que enviar formulário novo, e documentos do outro português como assento de nascimento e assento de casamento. A conservadora aceitou e concluiu.@acard08

• @Will_osugui Muito obrigado e boa sorte em seu processo.

Feliz 2026 para todos!

• Boa noite a todos!

@Will_osugui Parabéns pela conquista da sua mãe!

Foi uma batalha hercúlea!

Agora começará a sua!

Perseverar sempre, desistir JAMAIS!!!!

Abs

• Boa tarde a todos!!!

H9je o processo de Atribuição de Nacionalidade para Netos de minha esposa, inserido na planilha do Forum de Cidadania com o Nº 50XXX-2022, recebido na CRC-Lisboa em 10/01/2022 (ainda em análise por lá), completa exatos 04 anos (1461 dias e contando), paralisado na Bolinha 1- Recebido.

E pensar que quando ela obtiver o Deferimento do processo dela, poderei iniciar o meu processo pelo Casamento (se até lá nenhum gênio não inventar em mudar a Lei).

Só com muita FÉ em Deus!

Abs

• @antonio18, achei que o do meu pai estava demorando, mas pelo jeito vai mais adiante. 5 anos começa a dar ar de média.

Entramos com o processo do meu pai em 11/04/2022 e até o momento está na bolinha 1.

Se tudo der certo, 2028 estou com minha cidadania, para iniciar o processo de minha esposa pelo casamento. E como vc disse, "se até lá nenhum gênio não inventar em mudar a Lei"

• @antonio18 sua esposa tem mais de 75 anos?

• @ecoutinho @guedesmarcia @LeoSantos @OrlandoBraga

Muito obrigada pela resposta, pessoal!

Não sei se lembram do caso que postei e vocês responderam: o cartório alegou não ter mais a certidão de nascimento do filho do português. A certidão foi então reconstituída judicialmente, mas sem grandes informações sobre o registro original:

Nesse meio tempo, conforme sugeriram, a interessada (neta do português) retornou ao colégio onde o pai estudou e conseguiu uma cópia da certidão que ele apresentou quando se matriculou:

Com os dados, ao entrar em contato com o cartório, mais uma vez a resposta foi de que não possuem mais o registro:

A cópia do registro que o colégio apresentou ajuda em algo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.