Moro na Irlanda há pouco mais de 3 anos, minha percepção é a seguinte:
Segurança pública é ótima, apesar de ter havido um aumento de criminalidade. Mesmo assim aqui vc pode andar na maioria dos lugares a qualquer hora sem medo de abrir a carteira, mexer no celular ou usar uma roupa ou relógio melhor.
Há mais respeito que no Brasil (e EUA) com relação às condições de trabalho, horário de folga etc;
Menos trânsito, me os poluição, qualidade de vida muuito melhor
Não existe a desigualdade absurda que vemos no Brasil. Por aqui mesmo as pessoas de empregos mais simples têm acesso a consumo (cansei de ver as pessoas que fazem limpeza em shopping c iphone novo p exemplo), vivem dignamente e em geral os filhos estudam nos mesmos lugares e frequentam os mesmos parques que todo mundo.
Isto posto:
A saúde pública é uma merda comparada com o Brasil. Esperas longas, falta de especialistas, poucas opções de emergência quando se precisa de um PS. É comum ouvir relatos de amigos que ficaram 9h na espera de um PS mesmo tendo um seguro saúde que no Brasil te daria acesso a um hospitalcomo o Sírio ou Einstein
Todos serviços demoram: Tirar documentos (3 meses) , conseguir uma vaga numa auto escola (3 messs), conseguir marcar a prova de direção (1 ano), vaga em creche (1 ano), vaga em escola primaria (+6 meses), consulta c médico especialista (4 a 6 meses depois de passar pelo clínico geral, mesmo que seja particular)
Resumo: o Brasil tem problemas sérios de segurança, desigualdade e salários baixos, mas em termos de serviços (mesmo os públicos) esrá anos luz à frente que o que vejo por aqui.
@Brisa , não sei te dizer pq paguei no crédito, achei super fácil! Não sei se pode pagar no débito, na realidade, pq precisa ser cartão internacional...
Pessoal, enviei meu processo de neto e de meus irmãos por DHL para a CRC Lisboa em 28/05/2021.
Recebi as senhas em 15/077/2021. Está na bolinha 2 - pronto para analise há aproximadamente 12 meses.
O prazo total ja ultrapassou os 30 meses previstos para ser finalizado, e nao recebemos qualquer e-mail nem correspondência para apresentar qualquer documento adicional, pois mandamos todos.
Ja mandei email questionado a demora e não recebo respostas,
Alguém saberia me orientar como proceder neste caso?
@Soninha nada a fazer a não ser esperar, eu estou exatamente na mesma situação, mandei os processo dos meus irmãos em maio/21 e estou nessa bolinha 2 há nem sei quanto tempo...esperar...esperar e ter muita paciência.
@Brisa Pode pagar por cartão de débito, desde que este seja internacional ou de contas globais, ex: Banco Inter Global Account, Wise, Nomad, C6 Bank Global, etc
Inclusive, pretendo pagar meu futuro processo 1C por uma delas devido as taxas serem muito menores(IOF de 1,1% + o spread da instituição financeira que costuma variar de 0,99% a 2%)
Cartão de crédito, mesmo os poucos que NÃO tenham spread, como de Cooperativas Sicoob e Unicred, ainda há o IOF cambial de 4,38% atualmente.
vem um e-mail desse endereço abaixo com os dados do pagamento recebido e o formulário respectivo anexado. Pelo menos era assim quando mandei os diversos processos da família e não vi comentários sobre mudanças substanciais nisso. Só vi comentários sobre a recente mudança na aparência do formulário.
Podiam ter gastado os milhões de euros para o sistema e feito um mutirão pagando o dobro de horas extras para quem despachar alguma quantidade boa de processos…
Podiam ter gastado os milhões de euros para o sistema e feito um mutirão pagando o dobro de horas extras para quem despachar alguma quantidade boa de processos…
Infelizmente, esse é o exemplo de mentalidade que faz com que a aceitação dos brasileiros, por parte dos portugueses e dos europeus em geral, seja difícil. Traduzindo o que você disse... "resolvam o meu problema, o problema dos outros e o futuro que se explodam." Eu espero que tenha sido apenas resultado momentâneo da frustração.
Vamos ser claros: concessão de nacionalidade para estrangeiros não é prioridade em lugar nenhum. O IRN já deixou explicito, por escrito que esses processos não são direito, mas expectativa de direito. O governo português tem coisas mais urgentes e importantes para fazer do que conceder a nacionalidade de adultos. Bebês, principalmente nascidos em Portugal? Urgente e importante, e esses processos tramitam mais rápido. Agora, o neto de 80 anos de um português que veio para o Brasil no fim do século XIX e que está buscando a nacionalidade essencialmente para transmiti-la aos seus descendentes, não é prioridade.
É muito bom que o governo esteja desenvolvendo essa plataforma, que ajudará todos os cidadãos e futuros cidadãos - hoje e amanhã.
A comunicação é péssima? Sim. Anunciaram uma plataforma, prometeram um monte de coisas acontecendo rápido e não estamos vendo isso aqui. Embora, é sempre bom lembrar, existem mais de 300.000 processos em andamento e temos aqui no nosso fórum o que? Uns 150 membros ativos, que realmente relatam o que está acontecendo com os seus processos... ou seja, 0,05% do total... Ou seja, pode ser que milhares de processos terminem, antes de aparecer alguém aqui no fórum com qualquer novidade.
@eduardo_augusto . E muito melhor Portugal oferecer uma cidadania para quem está produzindo lá
E mais fácil quem não tem direito , ir , morar , ficar e não voltar .
Se você ver. Se abrir uma esquete, a grande maioria dos jus sanguínes vai querer a cidadania só para dizer que é europeu. e se duvidar nem para Portugal vai. Vão querer tirar onda de europeu sem ao menos ir visitar o país.
- Igual ao brasileiro , argentino que pega a cidadania italiana rsrs paga de rico nos aeroportos, mais não sabem falar italiano. E são italianos .
- Se Portugal não fosse da União europeia a grande maioria não estaria fazendo processo de cidadania.
- Logicamente se for para escolher refugiado que não tem nenhum descendência lusitana. e preferível escolher um que tenha . Mas.... tem as vantagens e desvantagens.
- Portugal nao quer ficar oferecendo cidadania para brasileiro ficarem visitando os Estados Unidos por 90 dias gastanso $ e nem aó menos por os pés em Portugal ae não adianta.
- Pegar cidadania só para fazer turismo a ideia principal do país não é essa , o país está envelhecendo a população está diminuindo . Os jovens portugueses estão saindo fora do país.
- Portugal está precisando de mão de obra , seja estudantes de graduação, farmacêuticos , engenheiros , médicos e trabalhadores , para Portugal e Europa isso é bom. Mais os jovens se formam em portugal e estao trabalhando em outros países, se o brasileiro pegar a cidadania e querer fazer a mesma coisa , ae nao adianta Portugal se empenhar em oferecer cidadania.
- Portugal ficar oferecerendo cidadania para as pessoas produzem e gastarem £ na Espanha , Inglaterra ao invés de Portugal. , ae não da certo.
- Portugal já tem um problema que muitas pessoas qualificadas com formação e sem formação estão saindo do país, indo produzir nos outros países do bloco , Suíça e outros países mais ricos. A esperança é que isso se resolva na próxima geração.
- Portugal oferecer cidadania para as pessoas só estudarem nas faculdades. para depois irem embora , ae fica difícil.. O cara faz medicina no Porto para atuar no Brasil, já pensaram nisso. E tem muita gente que faz isso.
- Eu acredito que a grande maioria nem para lá vai.
1) Meu formulário 1D tem um campo 5 de dados para restituição. Nem sabia que restituiam. Estou com dúvidas no preenchimento dos campos (swift/bic; iban; nif), como devo preencher?
2) A minha certidão do avô português é de batismo (nascimento em 1890), então devo mandar a certidão por não ter acesso pelo civil on line, correto? Contudo, quando tirei, o sobrenome estava Magalhens e aqui no Brasil está Magalhães em todas as certidões. Apesar de a pronúncia ser a mesma, será que dá problema?
3)A certidão de batismo do avô português tem apenas o prenome e li no guia de preenchimento do formulário 1D aqui do fórum que nesses casos é aconselhável mandar uma certidão em inteiro teor do casamento do português aqui no Brasil para demonstrar qual nome ele adotou na vida adulta. Essa certidão precisa ir apostilada?
@eduardo_augusto Sinto muito, mas tenho que discordar de certa forma.
Usando exemplo do próprio artigo 1D - Netos de Portugueses originários.
SE PORTUGAL está assim, tão desinteressado em conceder nacionalidade, como você mesmo citou " não é prioridade para o governo Português ", para QUÊ ENTÃO alteraram a Lei dos Netos e permitiram que milhares tenham direito( se não for uma maioria próxima de 80% ) e que enviaram à Lisboa e fez esse fuzuê de 300 mil em análise ?
É contraditório. Simplesmente NÃO DEVERIAM ter permitido já que estão agora " sem priorizar ". E pior, largam num canto e só Deus sabe quando vão tocar.
Agora, sobre a sua fala @bunker94 a respeito que Portugal não dar " prioridade " porque as pessoas só querem " os docs europeus " para viajar pros EUA, e até mesmo, jovens portugueses se formam no seu país e depois vão pra outros da UE, isso é CULPA EXCLUSIVAMENTE E ÚNICA do Governo de Portugal.
Por que Lisboa, hoje é uma das cidades MAIS CARAS da Europa, se não for a MAIS CARA, não concede um aumento REAL do salário mínimo português para os seus profissionais ??
Envolve muito mais coisa do que essa análise " superficial "
@AndersondSR80 o processo do meu pai está parado no Porto. Última atualização foi bolinha 4 em agosto de 2023. Pela planilha, tem um monte de gente na mesma situação. Só nos resta aguardar ainda mais.
mas só lembrando que nem sempre a vontade do parlamento é a vontade real do povo português. Só vermos o nosso próprio congresso brasileiro. Temos um modelo de democracia representativa que o que menos faz é representar a vontade da população e sim a vontade própria do legislador.
" Democracia relativa " como diz uma " autoridade " por ai.
Mas paciência. Vamos levando...
Ainda tenho muita fé que esses investimentos que o IRN fez através do PRR na casa dos milhões de EUR vai agilizar muita coisa e destravar de uma vez este procedimento. Até porque os funcionários do IRN estão exaustos. Já citaram que alguns chegam a levar para CASA para tentar desafogar ao máximo. Mas nenhum humano é de ferro. Fé no novo sistema!
Comentários
@imarlonjr Realmente...
De NETOS, nada. Tudo parado. Propositalmente ou não... vai saber.
Filhos --> Ritmo normal!
@jpvecchi
A de filhos está muito muito lento, não está nada no rítimo que era ano passado nesta mesma época :/
@Raphaxx e @bunker94
Moro na Irlanda há pouco mais de 3 anos, minha percepção é a seguinte:
Isto posto:
Resumo: o Brasil tem problemas sérios de segurança, desigualdade e salários baixos, mas em termos de serviços (mesmo os públicos) esrá anos luz à frente que o que vejo por aqui.
Acho importante mantermos o foco neste fórum em tópicos relacionados à cidadania aportuguesa
@Admin
@leonardocouto Perdão, quis dizer " normal com aumento dos prazos "
Antigamente 6 meses, hoje 12, mas cumprido quase sempre à " risca ".
Netos já tem os 29 meses ou mais, que SEQUER saíram da 02 verde.
@ecoutinho Sem adentrar demais no assunto, mas infelizmente não há " lugar perfeito " na Terra.
Uma pena mesmo o Brasil com tanto potencial, desperdiçar.
E nossos problemas não são de " causa perdida " como nos EUA( terremotos, furacões entre outros desastres naturais )
Temos terras riquíssimas. O problema é a FALTA DE VONTADE do Estado e seus agentes públicos em QUERER resolver!
O inverno este ano em Portugal está rigoroso mas isto não explica o congelamento dos processos.
A nova plataforma lançada em Dezembro sim. Eu, desde 01/10 aguardando o Registo...
Para animar um pouco, segue o link:
Ainda estão "azeitando" as máquinas e com o preço do azeite...vamos reforçando nossa paciência e esperança!
@blancorodrigo eu tbm estou na msm situacao. faco dois ano agora em marco.
Olá!
@CamilaCamila
Vc sabe informar se o pagamento da taxa do formulário 1D é tranquilo pagar no cartão de débito? Ou será menos burocrático no crédito?
Obrigada!!
@Brisa , não sei te dizer pq paguei no crédito, achei super fácil! Não sei se pode pagar no débito, na realidade, pq precisa ser cartão internacional...
Vamos ver se alguém sabe e te responde..
@CamilaCamila
OK! E assim que efetuar o pgto eles enviam o formulário 1D (para preenchimento) por e-mail, certo?
Obrigada!
Pessoal, enviei meu processo de neto e de meus irmãos por DHL para a CRC Lisboa em 28/05/2021.
Recebi as senhas em 15/077/2021. Está na bolinha 2 - pronto para analise há aproximadamente 12 meses.
O prazo total ja ultrapassou os 30 meses previstos para ser finalizado, e nao recebemos qualquer e-mail nem correspondência para apresentar qualquer documento adicional, pois mandamos todos.
Ja mandei email questionado a demora e não recebo respostas,
Alguém saberia me orientar como proceder neste caso?
obrigada
@Soninha
Alguém saberia me orientar como proceder neste caso?
Nada a fazer, apenas esperar. Minhares de pessoas na mesma situação.
@Soninha nada a fazer a não ser esperar, eu estou exatamente na mesma situação, mandei os processo dos meus irmãos em maio/21 e estou nessa bolinha 2 há nem sei quanto tempo...esperar...esperar e ter muita paciência.
@Brisa Pode pagar por cartão de débito, desde que este seja internacional ou de contas globais, ex: Banco Inter Global Account, Wise, Nomad, C6 Bank Global, etc
Inclusive, pretendo pagar meu futuro processo 1C por uma delas devido as taxas serem muito menores(IOF de 1,1% + o spread da instituição financeira que costuma variar de 0,99% a 2%)
Cartão de crédito, mesmo os poucos que NÃO tenham spread, como de Cooperativas Sicoob e Unicred, ainda há o IOF cambial de 4,38% atualmente.
Este será zerado somente a partir de Janeiro/2028
@jpvecchi
Obrigada pelo retorno!
Outra: Qdo pagamos eles retornam algum comprovante de pagto por email?
Grata!
@Soninha minha sogra deu entrada no processo como neta em maio/2020.
Caiu em exigência e atrasou um pouco. Mas agora em novembro/2023 foi finalizado por completo.
Pelo que estou observando, os processos de neto estão demorando + ou - 3 anos. 😟
@Brisa
vem um e-mail desse endereço abaixo com os dados do pagamento recebido e o formulário respectivo anexado. Pelo menos era assim quando mandei os diversos processos da família e não vi comentários sobre mudanças substanciais nisso. Só vi comentários sobre a recente mudança na aparência do formulário.
rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Salve, salve !
Alguém sabe dizer se os processos de neto que foram transferidos pera o Porto, se eles estam se movimentando, ou parou para todo mundo ?!
@AndersondSR80
tudo parado, só anda casamento , filhos menores e nacionalidade por tempo
Podiam ter gastado os milhões de euros para o sistema e feito um mutirão pagando o dobro de horas extras para quem despachar alguma quantidade boa de processos…
@marcelloamr
Podiam ter gastado os milhões de euros para o sistema e feito um mutirão pagando o dobro de horas extras para quem despachar alguma quantidade boa de processos…
Infelizmente, esse é o exemplo de mentalidade que faz com que a aceitação dos brasileiros, por parte dos portugueses e dos europeus em geral, seja difícil. Traduzindo o que você disse... "resolvam o meu problema, o problema dos outros e o futuro que se explodam." Eu espero que tenha sido apenas resultado momentâneo da frustração.
Vamos ser claros: concessão de nacionalidade para estrangeiros não é prioridade em lugar nenhum. O IRN já deixou explicito, por escrito que esses processos não são direito, mas expectativa de direito. O governo português tem coisas mais urgentes e importantes para fazer do que conceder a nacionalidade de adultos. Bebês, principalmente nascidos em Portugal? Urgente e importante, e esses processos tramitam mais rápido. Agora, o neto de 80 anos de um português que veio para o Brasil no fim do século XIX e que está buscando a nacionalidade essencialmente para transmiti-la aos seus descendentes, não é prioridade.
É muito bom que o governo esteja desenvolvendo essa plataforma, que ajudará todos os cidadãos e futuros cidadãos - hoje e amanhã.
A comunicação é péssima? Sim. Anunciaram uma plataforma, prometeram um monte de coisas acontecendo rápido e não estamos vendo isso aqui. Embora, é sempre bom lembrar, existem mais de 300.000 processos em andamento e temos aqui no nosso fórum o que? Uns 150 membros ativos, que realmente relatam o que está acontecendo com os seus processos... ou seja, 0,05% do total... Ou seja, pode ser que milhares de processos terminem, antes de aparecer alguém aqui no fórum com qualquer novidade.
@eduardo_augusto . E muito melhor Portugal oferecer uma cidadania para quem está produzindo lá
E mais fácil quem não tem direito , ir , morar , ficar e não voltar .
Se você ver. Se abrir uma esquete, a grande maioria dos jus sanguínes vai querer a cidadania só para dizer que é europeu. e se duvidar nem para Portugal vai. Vão querer tirar onda de europeu sem ao menos ir visitar o país.
@eduardo_augusto
- Igual ao brasileiro , argentino que pega a cidadania italiana rsrs paga de rico nos aeroportos, mais não sabem falar italiano. E são italianos .
- Se Portugal não fosse da União europeia a grande maioria não estaria fazendo processo de cidadania.
- Logicamente se for para escolher refugiado que não tem nenhum descendência lusitana. e preferível escolher um que tenha . Mas.... tem as vantagens e desvantagens.
- Portugal nao quer ficar oferecendo cidadania para brasileiro ficarem visitando os Estados Unidos por 90 dias gastanso $ e nem aó menos por os pés em Portugal ae não adianta.
- Pegar cidadania só para fazer turismo a ideia principal do país não é essa , o país está envelhecendo a população está diminuindo . Os jovens portugueses estão saindo fora do país.
- Portugal está precisando de mão de obra , seja estudantes de graduação, farmacêuticos , engenheiros , médicos e trabalhadores , para Portugal e Europa isso é bom. Mais os jovens se formam em portugal e estao trabalhando em outros países, se o brasileiro pegar a cidadania e querer fazer a mesma coisa , ae nao adianta Portugal se empenhar em oferecer cidadania.
- Portugal ficar oferecerendo cidadania para as pessoas produzem e gastarem £ na Espanha , Inglaterra ao invés de Portugal. , ae não da certo.
- Portugal já tem um problema que muitas pessoas qualificadas com formação e sem formação estão saindo do país, indo produzir nos outros países do bloco , Suíça e outros países mais ricos. A esperança é que isso se resolva na próxima geração.
- Portugal oferecer cidadania para as pessoas só estudarem nas faculdades. para depois irem embora , ae fica difícil.. O cara faz medicina no Porto para atuar no Brasil, já pensaram nisso. E tem muita gente que faz isso.
- Eu acredito que a grande maioria nem para lá vai.
Tudo isso que escrevi eles sabem.
Pessoal, estou com algumas dúvidas:
1) Meu formulário 1D tem um campo 5 de dados para restituição. Nem sabia que restituiam. Estou com dúvidas no preenchimento dos campos (swift/bic; iban; nif), como devo preencher?
2) A minha certidão do avô português é de batismo (nascimento em 1890), então devo mandar a certidão por não ter acesso pelo civil on line, correto? Contudo, quando tirei, o sobrenome estava Magalhens e aqui no Brasil está Magalhães em todas as certidões. Apesar de a pronúncia ser a mesma, será que dá problema?
3)A certidão de batismo do avô português tem apenas o prenome e li no guia de preenchimento do formulário 1D aqui do fórum que nesses casos é aconselhável mandar uma certidão em inteiro teor do casamento do português aqui no Brasil para demonstrar qual nome ele adotou na vida adulta. Essa certidão precisa ir apostilada?
Obrigado!
@eduardo_augusto Sinto muito, mas tenho que discordar de certa forma.
Usando exemplo do próprio artigo 1D - Netos de Portugueses originários.
SE PORTUGAL está assim, tão desinteressado em conceder nacionalidade, como você mesmo citou " não é prioridade para o governo Português ", para QUÊ ENTÃO alteraram a Lei dos Netos e permitiram que milhares tenham direito( se não for uma maioria próxima de 80% ) e que enviaram à Lisboa e fez esse fuzuê de 300 mil em análise ?
É contraditório. Simplesmente NÃO DEVERIAM ter permitido já que estão agora " sem priorizar ". E pior, largam num canto e só Deus sabe quando vão tocar.
Agora, sobre a sua fala @bunker94 a respeito que Portugal não dar " prioridade " porque as pessoas só querem " os docs europeus " para viajar pros EUA, e até mesmo, jovens portugueses se formam no seu país e depois vão pra outros da UE, isso é CULPA EXCLUSIVAMENTE E ÚNICA do Governo de Portugal.
Por que Lisboa, hoje é uma das cidades MAIS CARAS da Europa, se não for a MAIS CARA, não concede um aumento REAL do salário mínimo português para os seus profissionais ??
Envolve muito mais coisa do que essa análise " superficial "
@AndersondSR80 o processo do meu pai está parado no Porto. Última atualização foi bolinha 4 em agosto de 2023. Pela planilha, tem um monte de gente na mesma situação. Só nos resta aguardar ainda mais.
@jpvecchi
concordo com sua fala.
mas só lembrando que nem sempre a vontade do parlamento é a vontade real do povo português. Só vermos o nosso próprio congresso brasileiro. Temos um modelo de democracia representativa que o que menos faz é representar a vontade da população e sim a vontade própria do legislador.
@leonardocouto Infelizmente esta é a verdade.
" Democracia relativa " como diz uma " autoridade " por ai.
Mas paciência. Vamos levando...
Ainda tenho muita fé que esses investimentos que o IRN fez através do PRR na casa dos milhões de EUR vai agilizar muita coisa e destravar de uma vez este procedimento. Até porque os funcionários do IRN estão exaustos. Já citaram que alguns chegam a levar para CASA para tentar desafogar ao máximo. Mas nenhum humano é de ferro. Fé no novo sistema!
@bunker94 ,pq será que os jovens qualificados com pos graduação mestrado e doutorado estão indo embora?pq será né?seriam os péssimos salários?
@Racabral bom dia! depois de cumprir a exigência no seu processo quanto tempo demorou para voltar a ser analisado?