Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1617618620622623654

Comentários

  • @simoesval ,

    com os dados vamos ver se alguém consegue localizar. Mas talvez eles nunca tenham se casado, não seria uma possibilidade. Você localizou a certidão de nascimento do primeiro filho do casal que nasceu em Portugal? Talvez lá tenha alguma pista.

  • @texaslady


    O primeiro filho nasceu em Portugal e @simoesval diz que tem um passaporte do casal onde constam como casados.

    A princípio, é um documento oficial do governo Português que reconhece que houve um casamento. Na ausência da certidão, pode ser suficiente... é argumentar com a conservadora...

    Mas também apontem o caminho de consultar a certidão de nascimento, ou o assento de batismo, desse primeiro filho, que pode trazer mais informações.

  • @eduardo_augusto ,

    Entendo, mas de qualquer forma a certidão deste filho nascido em Portugal pode dar alguma pista de onde foi o casamento.

  • @texaslady

    Sim, foi o que eu tambem recomendei a ele

  • @texaslady @eduardo_augusto Não temos o passaporte do avô português temos o registro do passaporte vou anexar, consta que eles eram casados e consta também o nome do pai e esposa é o numero 220 da foto livro, primeiro a esquerda. O filho mais velho que nasceu em Portugal não encontrei a certidão de nascimento porque ele nasceu após 1911 e na certidão de nascimento da mãe do HERMES, já nascida no Brasil consta a informação que os avós eram casados em Portugal.


  • @CamilaCamila

    Então os nossos processos são os que foram adicionados hj na planilha, que legal! Por favor vamos manter contato porque além dos nossos documentos serem recebidos no mesmo dia, eu pretendo fazer o processo dos meus tios que são filhos do mesmo pai brasileiro e netos do mesmo avô português.

    Você acha que eu poderia enviar o processo deles como netos apensado?

  • @simoesval

    Agora já tem como solicitar o casamento de 1912 no civilonline.

    A certidão de casamento foi exigida porque ambos são portugueses. Aconselho encaminhar também a certidão de batismo da Alida.

  • @Guilherme Moreira acabei de dar a boa notícia para o Hermes que agradeceu imensamente a sua ajuda Guilherme, vou pedir a certidão de batismo da Alida então. Obrigada a todos pela ajuda e gentileza sempre sem medir esforços, dou notícias sobre o andamento do processo :)

    Uma ótima noite! Val

  • editado December 2023

    @simoesval

    Fiz uma pesquisa no family search e encontrei bastante coisa curiosa sobre a ALIDA.

    Aparentemente ela teve vários filhos em Portugal com Antonio Pinto Soares, e em alguns consta que residiam em Ramalde (Porto).

    Angelina (1903) https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XRV-7FRM

    Jose (1907) https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XDZ-SHKS?treeref=G83T-SS3

    Maria (1910) https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XDC-1G9K?treeref=G83T-SS3

    Olhando as datas nao faz muito sentido pois ela seria criança na data de nascimento dos filhos mais velhos, seria preciso desbloquear o nascimento destes filhos para comparar o nome dos avós...

  • @AlanNogueira olá Alan bom dia! Ontem o Guilherme encontrou e me encaminhou a certidão de casamento da Alida e Francisco Vieira, a Alida que comenta deve ser homônimo, muito obrigada pela sua atenção! Um ótimo final de semana!

  • @simoesval desculpe não tinha visto, otimo que encontrou! Boa sorte!!

  • Colegas, boa noite.

    No formulário 1D (atribuição para netos) menciona a seguinte situação:

    "Reconhecimento presencial de assinatura pode ser feito:

    (...)

    cartório notarial ou conservatória do registo português"


    Cartório notarial seria em território brasileiro?


    Desde já agradeço.


    Abs.

  • @Flaubert Dantas Benício

    Sim, cartório no BR, se você estiver aqui no BR.

    Preste atenção que só deve assinar o formulário no próprio cartório, na frente de quem vai reconhecer a assinatura por autenticidade.

  • editado December 2023

    Boa noite.

    O processo do meu irmão chegou em Portugal dia 29/10/22 foi recebido lá,desde então ele não recebeu nenhum e-mail com o número processo dele. Pode alguém me mandar o e-mail ou o telefone que é o correto? Obrigada. O processo dele é de neto. O meu que foi enviado em 2021/01 foi concluído em março desse ano,ele não fez junto comigo.

  • @Alice_Meirelles

    Se você enviou para a CRC de Lisboa tenta Email: registos.centrais@irn.mj.pt / Telefone: (+351) 213 817 600

    Mas é estranho porque tem muito tempo já.

    Eu não sou a pessoa mais indicada pra passar recomendações pela inexperiência, mas se puder ajudar de alguma forma.

  • @Nemi Junior obrigada por responder 🙏

  • @Flaubert Dantas Benício se estiver no Brasil reconheça firma em cartório por autenticidade.


    Um adendo, existe cartorio notarial aqui em Portugal também, além das conservatorias, o que é aceito são reconhecimentos de notários estrangeiros também, lembro que o formulário é internacional, para o mundo todo, o mesmo procedimento seria por exemplo no Canadá, reconhecido firma em notário.

  • @Blackfyre


    Saberia dizer no caso de estarmos em outro País que não o BR e nem PT? Seria em uma embaixada Portuguesa o reconhecimento do formulário?

    Agradeço.

  • @Carlawck


    Em um consulado portugues, ou um notário.

  • Boa tarde!!! Quais documentos é preciso para tirar a nacionalidade portuguesa para neto?

    Grato

  • Chegaram as chaves de acesso do meu ex-marido (neto) e da minha filha (apensado ao do pai), veio tudo certinho, uma em cada nome! :D

  • Alguém tem notícias dos processos!? Nunca vi esse fórum tanto tempo sem informação de andamento, aprovação ou exigência...acredito que todo esse caso de fraude esteja nos prejudicando.

  • @caioarezende É brincadeira né ? Tem um " oceano " de processos congelados na bendita 04 marrom - Verificação. E nenhum deles dá qualquer sinal de vida.

    " Algo de errado, não está certo "!

  • @jpvecchi Complicado, né? Nunca vi ficar tanto tempo sem atualização também.

    Pior é o meu caso, que saiu da bolinha 4 e foi para a bolinha 3 e até agora nada! Kkkkk.

    Eu não tenho essa informação, mas acredito que agora os órgãos entrarão de férias, não é? Ao menos o número de funcionários trabalhando estará reduzido nos próximos dias/semanas, eu acredito.

  • @PedroCCZ segundo o colega @eduardo_augusto , até numa outra postagem que fiz aqui do Diário da Justiça, os recessos são diferentes.

    Vão sim parar para as festividades de fim de ano, mas creio que Janeiro, voltam, pois não há férias como estamos acostumados por aqui.

    É aguardar para ver se ao menos, final de Jan/24 esses nossos processos venham a nos apresentar a boa notícia de " aprovados "

    Daí em diante, a emissão do assento é lucro.

    Eu mesmo já desisti da ideia de pegar minha nacionalidade depois da minha mãe como neta antes de 2025, mas acho que vai ficar pra lá mesmo.

    Triste, mas não há o que ser feito!

  • Eu q terei 250 dias no final do ano... ?Pelo menos já terá corrido 1/4 dos 1.000 dias previsto nos cálculos atuais. E só restarao 2 anos e 1 mês. And counting... vamos com fé e dignidade.

  • Pessoal, o formulário 1-D mudou, vcs viram?

  • @isabelfaia Sim. Tanto o modelo 1C quanto o 1D agora são semelhantes ao a seguir:


  • Olá amigos tudo bem?


    Sou novo aqui, e gostaria de sanar umas dúvidas se possível colegas. Acompanho já a bastante tempo, mas só agora criei coragem para comentar e criar a conta kkk


    Minha situação com a cidadania é a seguinte:


    Eu dei entrada com a advogada em 04/2022. (Ela não me passou datas exatas de quando chegou em Lisboa, etc mas vou cobra-lá essa semana.)


    Em 08/2022 perguntei como andava o processo, e ela disse que já estava protocolado mas não me passou data, senhas nada.


    Daí em 25/01/2023 , ela me passou as senhas ( meses depois), disse que tiveram férias na europa em julho, e disse que tava pressionando eles pelas senhas, mas aí não sei se já existiam as senhas, e eles não davam pra ela, ou a senha realmente ainda não existia. enfim….

    (possivelmente ela estava a coletar os documentos faltantes do meu tuga, e por isso demorou com as senha, ok)

    Questão alternativa: Por que meu processo é /23 sendo que comecei em abril 2022??? li aqui casos de pessoas que também tem o ano depois como se tivesse começado em 2023.


    A questão é: vocês tem alguma noção de referência de algo? algum parâmetro? prazo a partir de senhas? ou de quando chegou em lisboa protocolado? ( vou pedir a data exata de tudo pra adv)

    Obrigado amigos! Um Feliz Natal e bom ano novo, boas entradas🙏🏻

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.