Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1615616618620621635

Comentários

  • Consegui neste exato momento acessar o processo!

  • Acredito que essas operações policiais para identificar fraudes esta causando o atraso nos processos, é a única explicação.

  • @danazulayfarias Espero que saia logo meu registro e vou atualizando voces por aqui. Boa sorte para todos.

  • Boa tarde a todos.

    Estou com todos os documentos do processo da minha mãe para enviar essa semana, mas surgiu uma dúvida e eu solicita a ajuda de vocês por gentileza.

    Eu fiz o reconhecimento e autenticação do RG da requerente (minha mãe) preto e branco (o cara do cartório quem fez e eu não questionei porque automaicamente pensei que ele tivesse certeza do que estava fazendo).

    Eu acabei de assistir em um video do youtube de uma pessoa que o RG precisa ser colorido.

    agora estou em duvida, pois já autentiquei e apostilei o RG da minha mãe (requerente) e do progenitor (o pai dela) conforme a conservatória do Porto tem pedido.

    Por favor me ajudem, eu preciso corrigir e fazer a autenticação dos RGs coloridos ou posso enviar em preto e branco ( que já estão autenticados e apostilados)?

    Desde já agradeço a toda informação compartilhada neste forum.

  • @Nemi Junior


    Nunca vi cair em exigencia por conta disso.

  • @eduardo_augusto

    Muito obrigado pela boa vontade e disponibilidade de sempre.


    Também acho incoerente, vou enviar enviar em preto e branco mesmo, o apostilamento no RJ está um absurdo.


    Muito obrigado.

  • Alguém tem ideia do mês em que estão analisando os processos CRC Lisboa - Neto? Meu processo é de 06/21 e ainda está na bolinha 2. Já são 30 meses de espera e a coisa não anda

  • @texaslady tenho umas pequenas dúvidas no formulário de transcrição.

    Residência a data do casamento : ????

    Deixo em branco ?

  • @bunker94 ,

    este requerimento é para consulado ou conservatória? A única transcrição que fiz foi para Tondela e não pedia esta informação. Mas o que querem saber seria o enderêço onde o casal vai morar. As vezes constava da certidão de casamento, mas se não constar deixe em branco.

  • editado December 2023

    @texaslady E para um consulado , e os dados do Registro de identidade talvez coloque os dados do passaporte ou do RG que é um pouco antigo tem uns 12 anos.

  • Pessoal, para quem está interessado no próximo dia 7/22 às 13:30hs várias iniciativas relacionadas a lei da nacionalidade serão votadas, Dentre as alterações estarão o fim da concessão aos sefarditas, a abolição do artigo 14, a volta dos vínculos para os netos, dentre outras. Criei o tópico no link abaixo um tempo atrás para discuter estas iniciativas. Por favor quem quizer comentar vá para tópico abaixo para não tumultuar este tópico aqui de quem procura ajuda para as dúvidas.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23627/acompanhamento-de-propostas-e-projetos-da-lei-da-nacionalidade#latest

  • bom dia. Venho aqui somente para informar e atualizar a planilha. Minha certidão de nascimento foi lavrada e enviada por e-mail dia 23/11/23. Sendo assim, processo finalizado. Obrigada a todos pela ajuda.


    agora bora dar entrada no processo do meu filho e do meu marido.

  • @BernardoAmaral aparentemente estão analisando os de março-abril 2021 ainda

  • Olá pessoal.

    Se Deus quiser nos próximos dias finalmente terei o privilégio de preencher a planilha, pois enviei os documentos hoje pra Lisboa.

    Porém eu identifiquei um erro de digitação por parte do cartório na certidão de nasc da requerente como neta (minha mãe) na avó materna, o nome correto conforme consta na certidão em inteiro teor que também foi enviada é Maria e na digitada o cartório escreveu Maira.

    Só identifiquei isso hoje após enviar, eu digitalizei todos os documentos e pra amenizar a ansiedade fico olhando procurando possiveis erros cabíveis de exigência.

    Obviamente fiquei irado com o cartório que já tinha atrasado muito meu processo, dificultado e extorquiado para fazer retificações em que os erros nitidamnete foram do cartório e entregando depois do prazo, só pra constar eu precisei retificar todas as certidões e em todas o erro era comprovadamente do cartório, mas não cobraram somente uma retificação que foi a mais recente.

    Como a certidão solicitada pelo IRN é a inteiro Teor, eu gostaria de não cair em exigência por essa agora inconsistência, mas gostaria de ouvir as recomendações de vocês.

    Desde já agradeço por todas as informações compartilhadas, estou nessa saga de busca de documentos desde 2018.

  • @Nemi Junior

    peça nova certidão para o cartório, eles te mandam gratuitamente, se não mandar abre reclamação na corregedoria do tribunal de justiça responsável pela outorga, rapidinho resolve.

    Normalmente o irn deixa passar somente erros de grafia que não comprometem a fonética, como Marcello e Marcelo, Weslei e Ueslei.

    Assim que estiver com o número do processo do IRN em mãos faça um novo envio com um pedido para inclusão da certidão retificada, dizendo que o cartório errou na emissão, mande sempre a de inteiro teor digitada e por cópia reprográfica para evitar ter exigências, economiza uns bons meses no processo.

  • @Nemi Junior

    Nem precisa se preocupar muito. Faça como o @marcelloamr sugeriu e vai dar tudo certo.

  • @Nemi Junior @eduardo_augusto


    Só tem um porém... Tem que ver se o cartório errou na hora de expedir a certidão, ou se o erro existe no próprio registro.


    No segundo caso, vai ter que fazer retificação administrativa...

  • @LeoSantos


    certidão em inteiro teor que também foi enviada é Maria e na digitada o cartório escreveu Maira.


    Estou entendendo que o que ele chama de "inteiro teor" é a reprografica. Na digitada, o nome saiu diferente.

    A principio o funcionario que digitou a certidao nao teria como saber que o nome na reprografica poderia estar escrito errado.

    Mas tem razao, seria bom verificar o que está escrito na certidao de nascimento da propria Maria/Maira.

  • @marcelloamr @eduardo_augusto

    Muito obrigado pelo apoio e informações de sempre.

    Literalmente somos uma família.

    Valeu!

  • @LeoSantos @eduardo_augusto

    Eu digitalizei a inteiro teor e o correto é Maria, o erro foi de digitação mesmo.

    Já mandei um e-mail pro cartório com as duas certidões digitalizadas.

  • Bom dia!

    É com muita satisfação e alívio que registro o fim do processo do meu pai.

    Realizei o protocolo do processo por meio de advogado em 19/01/2021 e então os autos tiveram o seguinte andamento:

    Bolinha 2 (verde) - 11/11/22.

    Bolinha 4 - Exigência 17/03/23. Docs enviados dia 25/03/23.

    Bolinha 3 (verde) - 18/07/23.

    Bolinha 4 (marrom) - 03/09/23.

    Bolinha 7 (marrom) - 13/09/2023.

    Bolinha 7 (verde) - 05/12/2023.

    1050 dias para terminar segundo a planilha.

    Agradeço pelo espaço e desejo tudo de bom a todos!

  • editado December 2023

    Pessoal, uma pergunta para quem tem processos em curso e está acompanhando (ou para quem tem experiência nisso): vocês recebem alguma notificação (ex. carta / mail) quando o estado do processo muda de uma etapa / bolinha para outra? Ou só descobre olhando o sistema de consulta?

  • @plsabino

    Só olhando o site das bolinhas.

  • editado December 2023


    @Ghstlkr

    Voce lembra qual foi a exigencia ???


    Meus parabens pela conquista. abracos

  • @noya93 - A exigência foi uma nova certidão de nascimento do português. A que eu havia pedido anteriormente eles esqueceram de assinar ou carimbar. Não sei ao certo pois foi o advogado que recebeu o comunicado de exigência. O que sei foi que esse detalhe empurrou a conclusão do processo alguns desnecessários meses para frente.

    Obrigado!

  • @Ghstlkr


    Isso é um dos motivos pelos quais aqui no fórum não recomendamos o uso de advogados.

    Tenho certeza que você pagou bem caro ao advogado, para ter tranquilidade no seu processo.

    E o advogado não conferiu direito os documentos antes de enviar?

    Entendo uma pessoa fazendo por conta própria, na maior parte das vezes é o único momento na vida em que vai ter contato com esse tipo de documentação... mas o advogado vive de fazer isso!!

  • @eduardo_augusto - Resumiu tudo muito bem! Eu contratei o escritório de adv em agosto/20 antes de conhecer este fórum justamente para ter apoio caso algo desse errado. Acho que à época estavam alterando a lei ainda, e contratei o serviço para fazer a cidadania do meu pai e, depois, a minha com alguma segurança.

    O valor pago foi alto, e eles não se deram ao trabalho nem de ir me avisando os passos do processo. Deu trabalho pra arrancar o que foi a exigência e até agora não me avisaram que o processo terminou. Só sei porque acompanhava diariamente no site.

    À época de enviar os documentos para Portugal o estagiário ia enviar sem a certidão de nascimento do português. Se eu não o questionasse, iria sem.

    Não olham a papelada, mas em setembro já entraram em contato para "já adiantar o valor referente ao meu processo", o que, obviamente, disse que farei por conta própria.

    Então tudo isso para confirmar que a política do fórum é a correta: faça você mesmo por uma fração do valor e uma fração da dor de cabeça.

  • @Ghstlkr @eduardo_augusto

    Desculpem-me a intromissão, agradeço demais aos colegas desse Fórum pelas orientações.

    Tenho duas sobrinhas que entraram com pedido de neto através de uma advogada super-recomendada e que cobrou boa grana antecipadamente. Isso se deu há mais de um ano e, como entrei há pouco com meu pedido utilizando as dicas dos colegas daqui, resolvi perguntar as sobrinhas a quantas andava o processo delas, se já tinham entrado no site das bolinhas, etc.

    Bem, elas não tinham nenhuma senha e nem sabiam do site. Falei, então, pra cobrarem à advogada. Depois de algumas tentativas, a mesma (com escritório em Portugal), disse que estava para contatá-las (!), pois precisaria da transferência bancária para as custas das buscas de certidões. Ou seja, a profissional se quer levantou as certidões, não fez contato e, lógico, após mais de um ano não entrou com processo algum.

    Este relato visa alertar àqueles que ainda estão em dúvida se contratam advogado ou não. Há bons e maus profissionais em todas as áreas! Sigam os concelhos dos colegas experientes desse Fórum, onde se encaixa com mérito o Eduardo Augusto, façam seus processos por conta própria e seja você o administrador da sua solicitação.

    Sds.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.