Dos milhares de processos que foram para Lisboa pelo que li , 72% são de judeus Sefardistas. Se tem 100.000 processos , mais de 70.000 são só de judeus sefardistas.
Acredito que só Lisboa pode receber os processos dos Sefardistas.
Os demais processos ex: Casamento eu não sei se só os de Lisboa pode receber.
@eduardo_augusto Um amigo me falou a mesma coisa, e me disse que o funcionário público que trabalha nas IRN trabalham muito e recebem muito pouco, lá em Portugal, pelo que ele me explicou um trabalho na rede privada ganha -se mais , até UBER lá ganha mais que funcionário público.
Não é necessariamente "erro deles". Provavelmente o registro foi declarado de forma verbal dessa maneira por seu antepassado e o cartório assim registrou. Ademais deve se tratar de erro de mais de 50 anos, que poderia ter sido reclamado a tempo e atualmente certamente já prescreveu... Nesse caso o valor da retificação é totalmente devido.
Pense que hoje é permitida essa retificacao em cartório. Há alguns anos isso não era possivel (a lei mudou) e antes dessa mudança você necessariamente precisaria contratar um advogado, dar entrada em um processo judicial, esperar meses/anos e pagar o mesmo valor para a averbação...
Essa certidão é do meu irmão, isso foi a 32 anos atrás em um cartório aqui do RJ. Eles me informaram que houve erro sim, não sei se deles mesmo ou se o declarante, estava esperando um valor bem abaixo do que me anunciaram e pensei também em uma pessoa que tem que fazer varias retificações como iria ser salgado o valor. O lado bom é que fica pronto em 30 dias
@ArielMacedo caro seria na sistemática antiga, onde um advogado iria cobrar pelo menos uns 3.000 reais, o seu processo duraria pelo menos 6 meses a 2 anos (dependendo da cidade) e ainda seria devido o valor da averbação próximo ao que te cobraram... No seu lugar seria grato por ser possível fazer a retificação extrajudicial, não são todos os casos em que isso é possível.
Pessoal, estou juntando a documentação para a cidadania por Neto.
O Português nascido no ano de 1885 (assento de batismo) casou-se no Brasil e foi o declarante da filha antes de 1 ano de idade.
No assento de batismo, só tem o primeiro nome dele (Manuel Maria).
Nesse caso, preciso transcrever o casamento dele para entrar com o pedido de cidadania por neto?? Só fiquei na dúvida porque com a transcrição o sobrenome é afixado no assento de nascimento.
Mesmo tendo lido sobre o preenchimento do formulário 1D, tenho dúvidas que podem parecer bobas, mas que receio que errando possa ocasionar problemas ao chegar na conservatória, se alguém puder me ajudar, agradeço, seguem as dúvidas:
Quadro 1 - 6, reside em:
Eu moro em apartamento, posso abreviar para apto ou devo escrever por extenso?
Após Cod. Postal tem um espaço que penso ser para completar com cidade/estado, é isso? Se for posso abreviar São para apenas S para caber, pois falta espaço para 2 letras e segundo a orientação eu teria que juntar outro formulário para complementar o que não couber no primeiro
Preciso por o bairro também, se sim onde coloco, após o endereço ou antes da cidade??
Item 7 - no número do telefone, além do DDD, precisa constar o 55?
Quadro 2
Meu avô nasceu em 1887, então só tenho o assento de batismo, preciso preencher todo o item 7, como Freguesia, Concelho... ou só o primeiro nome dele?
Nos dois quadradinhos onde constam Conservatória de Registos Civil/Centrais devo assinalar qual
Quadro 6:
Vou pagar com cartão, se tudo der certo, nesse quadro não assinalo nada?
Eu moro em apartamento, posso abreviar para apto ou devo escrever por extenso?eu também... coloquei apto(espaço)XX(numero)
Após Cod. Postal tem um espaço que penso ser para completar com cidade/estado, é isso? coloque o primeiro número do CEP fora e antes dos quadradinhos. Se for posso abreviar São para apenas S para caber, pois falta espaço para 2 letras e segundo a orientação eu teria que juntar outro formulário para complementar o que não couber no primeiroNão cabe a cidade e espaço e depois a sigla do estado? melhor "abreviar" para não fazer 2 formulários.
Preciso por o bairro também, se sim onde coloco, após o endereço ou antes da cidade??o CEP é suficiente
Item 7 ??? - no número do telefone, além do DDD, precisa constar o 55?sim, o ultimo numero fica de fora dos quadradinhos
Quadro 2
Meu avô nasceu em 1887, então só tenho o assento de batismo, preciso preencher todo o item 7, como Freguesia, Concelho... ou só o primeiro nome dele?melhor não preencher. Só coloque o nome como está no baptismo. Anexe o assento
Nos dois quadradinhos onde constam Conservatória de Registos Civil/Centrais devo assinalar qual. Não preencha isso
Quadro 6:
Vou pagar com cartão, se tudo der certo, nesse quadro não assinalo nada?quadro 6? não tem quadro 6.
Formulário 1D (neto) é este que está no link abaixo. Vc está preenchendo o certo???
Meu processo é de fev/2021. Caiu em exigência pedindo a comprovação do casamento da avó portuguesa com o avô brasileiro.
O casamento foi realizado no Brasil. A transcrição foi feita em dez/2020 no Consulado do RJ.
O assento de casamento, resultado da transcrição, não foi enviado junto com o processo, pois achei que a transcrição já acrescentaria esta informação aos registros da avó portuguesa. Pelo jeito não acontece assim.
Estou enviado os documentos, conforme solicitado. Planilha atualizada.
Caros colegas, bom dia. O processo de meu pai foi aprovado, estou muito feliz, agora será criado o registro de cidadão português dele. Qual o prazo? Preciso fazer mais alguma coisa? Quando recebo as informações sobre o registro? Receberei a comunicação pelo email cadastrado?
Por favor ...
Estou aguardando para dar entrada no meu processo de cidadania. Aproveito para perguntar ... por gentileza, qual a sala de discussão em que obtenho as informações para nortear o meu pedido como filho? Devo registrar o casamento e o divórcio de meu pai ao enviar o meu pedido? Qual o balcão de nacionalidade indicado para que o processo seja mais célere?
Muito obrigado pela gentileza em ajudar e peço escusas pelas perguntas em profusão.
Obrigada pelas orientações. Quanto ao quadro 6 que você disse não existir, está após as assinaturas, tanto no link que usei na IRN quanto no que você postou acima para mim (é o mesmo), então não sei ao qual você se refere.
Bom dia @AlanNogueira tudo bem? Acabei de ler sobre a necessidade de transcrição, meu pai se tornou cidadão português e irei pedir minha nacionalidade por isso. Ele casou com minha mãe brasileira e depois se divorciou, no entanto, ele declarou meu nascimento em minha certidão de nascimento. Nesse caso não preciso transcrever o casamento e divórcio para solicitar meu pedido. Certo? Qual a sala que consigo acompanhar as informações necessárias para o pedido de nacionalidade como filho, por favor? Saberia me informar, por gentileza, onde é mais rápido para concluir o processo de cidadania no meu caso (filho)? Mais alguma orientação importante? Muito obrigado e desculpe ter postado em mais de uma sala.
Olá a todos do fórum! Com muita alegria (e lágrimas nos olhos!) informo que meu processo de atribuição da nacionalidade portuguesa chegou ao fim! O registro foi criado apenas 12 dias após o despacho, acredito ser um record aqui no fórum, rs! Já atualizei lá na planilha. Abaixo as datas de todo o processo:
Bom dia! Minha mãe está com o processo de neto em andamento e, no momento, encontra-se na bolinha 03 (marrom). Está nessa fase há 13 dias e, tenho visto que já há processos de fevereiro sendo aprovados, inclusive, processos que chegaram depois dela. Isso é normal? Essa fase é demorada?
Sei que não é o que vocês gostariam de ouvir, mas... as "bolinhas" hoje não significam muita coisa em relação ao andamento do processo.
Quando essa plataforma de acompanhamento foi criada (vejam que ainda é uma plataforma em versão "beta"), a ideia era dar mais transparência aos processos. Mas com dezenas de milhares de processos chegando todos os meses nas conservatórias, a prioridade está em efetivamente analisar as demandas, e não em atualizar as "bolinhas".
"Ah, o meu processo está na bolinha tal, tá demorando, outras pessoas já passaram na frente"... sim, é chato, mas... não há nada o que fazer quanto a isso. Só gera ansiedade.
O que vocês precisam ficar atentos é para o caso de mudar para a bolinha 4 com a anotação de falta de algum documento. Nesse momento sim, vocês devem ligar para a Linha Registos e perguntar o que está faltando, para resolver. Depois, é claro, a bolinha 6 indicando a aprovação do processo.
Todo o resto está fora do nosso controle e não adianta ficar comparando com outros processos. A equipe de conservadores é grande (em Lisboa são cerca de 30, para todos os processos), são dezenas de técnicos administrativos, ainda há consultas externas... na prática, cada processo anda num ritmo diferente. vai saber, de repente o seu processo caiu na mão de um conservador que de repente ficou doente, ou precisou se afastar por qualquer motivo, ou que trabalha mais devagar que os outros, ou é mais criterioso e olha cada letrinha das certidões, ou... ou... ou... há muitos fatores aí. Pelo histórico das últimas aprovações, tem levado entre 25 e 27 meses até a emissão da certidão de nascimento portuguesa. O prazo na plataforma das bolinhas é 29 meses. Dentro desses 29 meses, está tudo normal.
Aguardem. Uma hora vai chegar ou uma notificação de exigência ou uma notificação de aprovação do processo. São as únicas coisas que importam nessa história toda. Boa sorte!
Filha do português - Certidão nascimento está como declarante a bisavó e não o pai português. Neste caso o que fazer?
Neto do português (requerente) - Certidão de nascimento declarante é o pai e não a mãe filha do português e também não se casaram. Como comprovar a perfiliação neste caso.
Neto do português (requerente) - Certidão de nascimento declarante é o pai e não a mãe filha do português e também não se casaram. Como comprovar a perfiliação neste caso.
a mãe é viva? se sim, faça uma declaração de maternidade.
Comentários
Dos milhares de processos que foram para Lisboa pelo que li , 72% são de judeus Sefardistas. Se tem 100.000 processos , mais de 70.000 são só de judeus sefardistas.
Acredito que só Lisboa pode receber os processos dos Sefardistas.
Os demais processos ex: Casamento eu não sei se só os de Lisboa pode receber.
Meu processo é de maio/2021, e também ainda está na bolinha 1. então, vamos segurar a ansiedade aí pessoal hahaha
@bunker94
Eu fui procurar a noticia... em 2021, entraram mais de 195.000 (cento e noventa e cinco mil!!!) Novos pedidos de nacionalidade.
Considere que entre 2010 e 2016 a média era de 100.000 pedidos e que entre 2017 e 2020 havia subido para 160.000.
E lembrando que *há décadas não há concurso* para repor os conservadores que se aposentam, falecem, etc. E com pandemia e guerra no meio do caminho!
Portugal está fazendo milagre pra manter esse sistema funcionando, isso sim!
@eduardo_augusto Um amigo me falou a mesma coisa, e me disse que o funcionário público que trabalha nas IRN trabalham muito e recebem muito pouco, lá em Portugal, pelo que ele me explicou um trabalho na rede privada ganha -se mais , até UBER lá ganha mais que funcionário público.
Bom dia. pessoal! Finalmente o processo do meu pai avançou pra bolinha 2! Alguém pode atualizar a planilha pra mim? Agradeço
Gente o cartório cobrou RS 610,37 para retificar um erro deles, deixaram de escrever um dos sobrenomes da da avó materna, isso é certo?
@ArielMacedo
Não é necessariamente "erro deles". Provavelmente o registro foi declarado de forma verbal dessa maneira por seu antepassado e o cartório assim registrou. Ademais deve se tratar de erro de mais de 50 anos, que poderia ter sido reclamado a tempo e atualmente certamente já prescreveu... Nesse caso o valor da retificação é totalmente devido.
Pense que hoje é permitida essa retificacao em cartório. Há alguns anos isso não era possivel (a lei mudou) e antes dessa mudança você necessariamente precisaria contratar um advogado, dar entrada em um processo judicial, esperar meses/anos e pagar o mesmo valor para a averbação...
Essa certidão é do meu irmão, isso foi a 32 anos atrás em um cartório aqui do RJ. Eles me informaram que houve erro sim, não sei se deles mesmo ou se o declarante, estava esperando um valor bem abaixo do que me anunciaram e pensei também em uma pessoa que tem que fazer varias retificações como iria ser salgado o valor. O lado bom é que fica pronto em 30 dias
@ArielMacedo caro seria na sistemática antiga, onde um advogado iria cobrar pelo menos uns 3.000 reais, o seu processo duraria pelo menos 6 meses a 2 anos (dependendo da cidade) e ainda seria devido o valor da averbação próximo ao que te cobraram... No seu lugar seria grato por ser possível fazer a retificação extrajudicial, não são todos os casos em que isso é possível.
Pessoal, estou juntando a documentação para a cidadania por Neto.
O Português nascido no ano de 1885 (assento de batismo) casou-se no Brasil e foi o declarante da filha antes de 1 ano de idade.
No assento de batismo, só tem o primeiro nome dele (Manuel Maria).
Nesse caso, preciso transcrever o casamento dele para entrar com o pedido de cidadania por neto?? Só fiquei na dúvida porque com a transcrição o sobrenome é afixado no assento de nascimento.
@isabelfaia
Quando se deve fazer transcrição de casamento para fins de nacionalidade?
Boa noite!
Mesmo tendo lido sobre o preenchimento do formulário 1D, tenho dúvidas que podem parecer bobas, mas que receio que errando possa ocasionar problemas ao chegar na conservatória, se alguém puder me ajudar, agradeço, seguem as dúvidas:
Quadro 1 - 6, reside em:
Item 7 - no número do telefone, além do DDD, precisa constar o 55?
Quadro 2
Quadro 6:
Vou pagar com cartão, se tudo der certo, nesse quadro não assinalo nada?
Acho que é isso, por ora, obrigada
@BernadeteRocha
Quadro 1 - 6, reside em: ????
(espaço)
XX(numero)
Item 7 ??? - no número do telefone, além do DDD, precisa constar o 55? sim, o ultimo numero fica de fora dos quadradinhos
Quadro 2
Quadro 6:
Vou pagar com cartão, se tudo der certo, nesse quadro não assinalo nada? quadro 6? não tem quadro 6.
Formulário 1D (neto) é este que está no link abaixo. Vc está preenchendo o certo???
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
Apenas como informação.
Meu processo é de fev/2021. Caiu em exigência pedindo a comprovação do casamento da avó portuguesa com o avô brasileiro.
O casamento foi realizado no Brasil. A transcrição foi feita em dez/2020 no Consulado do RJ.
O assento de casamento, resultado da transcrição, não foi enviado junto com o processo, pois achei que a transcrição já acrescentaria esta informação aos registros da avó portuguesa. Pelo jeito não acontece assim.
Estou enviado os documentos, conforme solicitado. Planilha atualizada.
Caros colegas, bom dia. O processo de meu pai foi aprovado, estou muito feliz, agora será criado o registro de cidadão português dele. Qual o prazo? Preciso fazer mais alguma coisa? Quando recebo as informações sobre o registro? Receberei a comunicação pelo email cadastrado?
Por favor ...
Estou aguardando para dar entrada no meu processo de cidadania. Aproveito para perguntar ... por gentileza, qual a sala de discussão em que obtenho as informações para nortear o meu pedido como filho? Devo registrar o casamento e o divórcio de meu pai ao enviar o meu pedido? Qual o balcão de nacionalidade indicado para que o processo seja mais célere?
Muito obrigado pela gentileza em ajudar e peço escusas pelas perguntas em profusão.
@Guedes
Parabéns! O pessoal tem narrado de 1 a 2 meses, você já pode ir adiantando a sua documentação. Segue abaixo:
Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C
Quando se deve fazer transcrição de casamento para fins de nacionalidade?
Se precisar transcrever: Lista básica para Transcrição de casamento em Portugal (pela CRC do Porto)
@mabego
Obrigada pelas orientações. Quanto ao quadro 6 que você disse não existir, está após as assinaturas, tanto no link que usei na IRN quanto no que você postou acima para mim (é o mesmo), então não sei ao qual você se refere.
Muito obrigado @AlanNogueira.
Bom dia @AlanNogueira tudo bem? Acabei de ler sobre a necessidade de transcrição, meu pai se tornou cidadão português e irei pedir minha nacionalidade por isso. Ele casou com minha mãe brasileira e depois se divorciou, no entanto, ele declarou meu nascimento em minha certidão de nascimento. Nesse caso não preciso transcrever o casamento e divórcio para solicitar meu pedido. Certo? Qual a sala que consigo acompanhar as informações necessárias para o pedido de nacionalidade como filho, por favor? Saberia me informar, por gentileza, onde é mais rápido para concluir o processo de cidadania no meu caso (filho)? Mais alguma orientação importante? Muito obrigado e desculpe ter postado em mais de uma sala.
@BernadeteRocha
não preencha.
Vc tem duas opções:
ou pague e aguarde o formulário pelo correio com a chancela do pagamento no cabeçalho e preencha...
ou imprima o email do comprovante do pagamento e envie junto
@Guedes
Parabéns pela aprovação no processo!
Poderia, por favor, dizer a data em que o processo foi recebido na CRC e os 2 primeiros dígitos do número do processo? Obrigado!
@Guedes
Tem tudo aqui: Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C
Acompanhamento o pessoal costuma fazer aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
@mabego, mais uma vez, muito obrigada.
Olá a todos do fórum! Com muita alegria (e lágrimas nos olhos!) informo que meu processo de atribuição da nacionalidade portuguesa chegou ao fim! O registro foi criado apenas 12 dias após o despacho, acredito ser um record aqui no fórum, rs! Já atualizei lá na planilha. Abaixo as datas de todo o processo:
08/02/2021 - Processo enviado
20/02/2021 - Recebimento da senha
20/02/2023 - Bolinha 2 Verde
23/04/2023 - Bolinha 7 Marrom
05/05/2023 - Bolinha 7 Verde
@kakamarpe
parabéns pela conquista!!!
processos andando... muito bom!!!!
Bom dia! Minha mãe está com o processo de neto em andamento e, no momento, encontra-se na bolinha 03 (marrom). Está nessa fase há 13 dias e, tenho visto que já há processos de fevereiro sendo aprovados, inclusive, processos que chegaram depois dela. Isso é normal? Essa fase é demorada?
Cronologia do processo dela:
Chegada na Conservatória: 03/02/2021
Bolinha 1: 01/03/2021
Bolinha 2: 22/02/2023
Bolinha 3(marrom): 22/04/2023
@Rafael de Mentzingen
o processo da minha tia está assim desde 23/03/23.
inclusive olhei hoje novamente :/
recebido em 25/01/2021
@Rafael de Mentzingen , @leonardocouto
Sei que não é o que vocês gostariam de ouvir, mas... as "bolinhas" hoje não significam muita coisa em relação ao andamento do processo.
Quando essa plataforma de acompanhamento foi criada (vejam que ainda é uma plataforma em versão "beta"), a ideia era dar mais transparência aos processos. Mas com dezenas de milhares de processos chegando todos os meses nas conservatórias, a prioridade está em efetivamente analisar as demandas, e não em atualizar as "bolinhas".
"Ah, o meu processo está na bolinha tal, tá demorando, outras pessoas já passaram na frente"... sim, é chato, mas... não há nada o que fazer quanto a isso. Só gera ansiedade.
O que vocês precisam ficar atentos é para o caso de mudar para a bolinha 4 com a anotação de falta de algum documento. Nesse momento sim, vocês devem ligar para a Linha Registos e perguntar o que está faltando, para resolver. Depois, é claro, a bolinha 6 indicando a aprovação do processo.
Todo o resto está fora do nosso controle e não adianta ficar comparando com outros processos. A equipe de conservadores é grande (em Lisboa são cerca de 30, para todos os processos), são dezenas de técnicos administrativos, ainda há consultas externas... na prática, cada processo anda num ritmo diferente. vai saber, de repente o seu processo caiu na mão de um conservador que de repente ficou doente, ou precisou se afastar por qualquer motivo, ou que trabalha mais devagar que os outros, ou é mais criterioso e olha cada letrinha das certidões, ou... ou... ou... há muitos fatores aí. Pelo histórico das últimas aprovações, tem levado entre 25 e 27 meses até a emissão da certidão de nascimento portuguesa. O prazo na plataforma das bolinhas é 29 meses. Dentro desses 29 meses, está tudo normal.
Aguardem. Uma hora vai chegar ou uma notificação de exigência ou uma notificação de aprovação do processo. São as únicas coisas que importam nessa história toda. Boa sorte!
@Admin
Boa tarde, pessoal, tudo bem?
Poderiam me tirar uma dúvida?
Avô português - Certidão nascimento ok
Filha do português - Certidão nascimento está como declarante a bisavó e não o pai português. Neste caso o que fazer?
Neto do português (requerente) - Certidão de nascimento declarante é o pai e não a mãe filha do português e também não se casaram. Como comprovar a perfiliação neste caso.
Obrigada!
@Fabiana2023
Filha do português - Certidão nascimento está como declarante a bisavó e não o pai português. Neste caso o que fazer?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade
Neto do português (requerente) - Certidão de nascimento declarante é o pai e não a mãe filha do português e também não se casaram. Como comprovar a perfiliação neste caso.
a mãe é viva? se sim, faça uma declaração de maternidade.