Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1554555557559560671

Comentários

  • @Ana_Reis

    Que bom, acho que o processo da minha tia deva estar com o mesmo conservador queo processo do seu irmão. O dela já está há quase 2meses na 3 marrom.

    @lucas21 e @CarlosASP

    Referente a correção de nome da minha avó no assento da minha mãe recém criado, fiz o pedido ontem a noite no civilonle do assento, hoje de manhã já estava no meu email. Já respondi o email com as informações necessárias solicitando a correção e ou um ajuda de como solucionar. Vamos ver se agora dá certo. Obrigado mais uma vez.

  • @bunker94


    A princípio, não.

    Mas é claro que sempre existe a possibilidade de que o conservador por qualquer motivo implique com o documento que você mandou e peça outro. Mas nunca li nenhum caso desses aqui no fórum...

  • editado May 2023

    @eduardo_augusto no caso quando ele quiser pegar a identidade portuguesa no consulado qualquer documento de identificação serve né. No caso seu eu quiser será transcrever meu casamento. Pois quem me registrou foi meu pai e fui eu quem registrou meus filhos. Acredito eu que qualquer documento de identificação con foto serve né

  • @bunker94

    Acredito que sim, mas de novo, aí vai depender do nível de "dano" na identidade. O funcionário tem todo o direito de recusar. Mas isso é algo que eu imagino que você não precisa se preocupar em resolver agora.

    Agora eu fiquei um pouco confuso, não entendi que o documento danificado é seu ou do seu pai. De qualquer modo...

    Mas aproveitando, eu lembro que não é obrigatório que a pessoa tenha o documento de identidade portuguesa. Tem um custo em dinheiro e também de tempo. Se a pessoa não tem interesse em viajar ou se mudar para Portugal, se não pretende votar, abrir conta em banco português, etc., não tem necessidade.

    Outro esclarecimento: para qualquer coisa relacionada ao Consulado / Governo Português, os documentos aceitos são a Carteira de Identidade e o Passaporte. Mencionando isso porque você escreveu "qualquer documento de identificação com foto serve né" e não é bem assim.

  • Olá,

    @Ana_Reis

    Cansativo mesmo. Meu caminhou para Bolinha 2 em março/23, ainda estagnado. E pensar na solicitação do passaporte, vendo os comentários no outro tópico, onde no consulado de São Paulo está levando até uns 2 meses. Chega a ser desanimador. : (

    Realmente vamos que vamos!!!

  • @bunker94

    Eu tinha um RG que foi danificado não vejo a necessidade de tirar outro , pois tenho uma cópia autenticada e outros documentos de identificação. Será que futuramente o RG possa ser solicitado para algo relacionado ao meu processo de cidadania?

    Explique esse "eu tinha". Não tem mais???

    Explique esse "danificado". Ilegível? rasgado? Molhado? Manchado?

    Explique essa cópia autenticada. Vc não tirou cópia autenticada e apostilou????

    Qual a data de vencimento do RG?

  • editado May 2023

    @mabego 1 O RG rasgado máquina de lava .

    2 Cópia autenticada do RG eu tenho para ficar guardada de reserva.

    3 O meu processo de neto já fiz enviei todos os documento inclusive a copia do RG apostilado e já foi recebido na em Lisboa.

    4 RG eu só tirei mesmo para da entrada em processo de neto. Um RG só me serviu para isso.

    Nunca usei RG meu documento de identificação sempre foram a CNH e documento funcional

    5- Mais caso precise transcrever meu casamento ou retirar uma identidade portuguesa será que eu vou precisar de um RG ou basta qualquer documento de identificação?

  • editado May 2023

    @eduardo_augusto Meu RG a maquina de lavar levou ele para o beleléu. Não tenho interesse em ter identidade portuguesa , Só fiz o pedido de nacionalidade de Neto, para meus filhos e netos terem direito de pedir nacionalidade. A minha dúvida era se o RG teria alguma outra utilidade no meu processo de nacionalidade. Fora isso o meu processo esta em andamento faz quase dois meses.

    Já que o RG nao será mais necessário para min nao irei me preocupar em retirar a outro.

  • Olá pessoal,

    Primeira vez aqui no fórum. Depois de uma longa espera, finalmente foi para a bolinha 2.

    Processo (61xxx/2021) foi protocolado no dia 14/05/21

    Senha no dia 02/06/21

    B2 verde no dia 11/05/23

    Na expectativa que as próximas etapas sejam mais rápidas.

  • @isa_simao opa, processos de maio/2021 começando a andar! Ótima notícia!!!

  • @isa_simao Que maravilha! Tu podes, por favor, incluir as informações na nossa planilha de acompanhamento? Obrigada.

  • Pessoal, alguem mais de Jan/21 e Fev/21 passou das bolinhas 1 e 2 pra 4? Vi alguns de Mar/Abr/Mai 21 avançando já, até com algumas conclusões, mas os do começo do ano parado.

  • Pessoal, os processos estao a andar...

    Continuaçao de boa sorte para todos.

    Nao deve nos faltar calma e paciência.

    Abraços.

  • @isa_simao o seu processo e de idoso maior de 76 anos ?

  • O processo estou fazendo para minha mãe, ela tem 61 anos. Mas o meu tio que deu entrada no mesmo dia, na época com 78 anos, finalizou o processo dele dia 29/06/2022.

  • MartaRMartaR Member

    bom dia, pessoal. informo que meu processo, recebido em 27 de abril de 2021 e senha em 13/05/21, passou para a bolinha 2, finalmente. espero que agora ande rápido. porém, não consegui inserir a atualização na planilha.

  • @mabego e demais colegas,


    Fui surpreendido agora pela manhã, ao consultar o site do IRN apareceu a mensagem que o pedido de nacionalidade de meu pai foi indeferido e arquivado (bola 2 verde), porém, na semana passada realizei diversas consultas e constava como "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." (bola 6 verde e bola 7 marrom). O que faço agora? Como obter informações sobre o processo? Está aprovado? Como saber se preciso corrigir alguma coisa? Por favor, peço a ajuda de vocês pois creio que fiz tudo direito e não entendi o que está acontecendo.


    P.S.: entrei com o pedido de meu pai com base no fato de o avô de meu pai ser português. Pretendo com isso poder fazer meu pedido de nacionalidade. Meu bisavô já é falecido.

  • @Guedes que coisa estranha! Queira Deus que seja apenas erro do sistema! Sugiro que entre em contato na linha de registros do IRN para obter mais informações.

  • @Guedes

    já vi acontecer esses erros de sistema e dar sustos (quase fatais) aos requerentes.

    Ligue na linha de registo

  • Meus amigos ... nem me falem ... fiz tudo certinho ... tive o maior cuidado e atenção. Estou muito chateado com isso hoje, não consigo nem trabalhar direito. Por favor, qual o telefone ou e-mail para que eu possa obter informações. Alguma orientação? Muito obrigado meus amigos @AlanNogueira e @mabego

  • O processo de meu pai demorou o tempo convencional e não recebi nenhum email ou comunicação para complementar a documentação ... realmente estou sem entender o ocorrido e gostaria de auxílio para resolver essa angustiante situação. Muito obrigado @AlanNogueira @mabego e demais colegas.

  • @Guedes

    Linha Registo (+351) 211 950 500

    lembre-se do fuso horário. Eles atendem telefone até às 16 horas de lá

  • Boa tarde!

    Estou com todos documentos necessario para dar entrada no processo de cidadania para neto porem preciso corrigir algumas certidões e encontrei na certidão que o pai é o declarante ilegitimo casado com a descendente de um português com uma italiana, algumas pessoas disseram que como o pai que declarou e não a mãe isso ivalida o processo ela precisaria estar viva para comprovar que ela é a declarante

    alguem saberia me informar se isso realmente invalida o meu processo ou se será necessário recorrer judicialmente ou algo do tipo.

    agradeço toda ajuda

  • @Matheus_Lopes

    seria necessário ver o documento na íntegra

  • @Matheus_Lopes

    Explique melhor quem é quem na cadeia familiar até o neto. Nas 3 gerações.

    Tipo: Português X casou (?) com Italiana Y. Tiveram uma filha (Aparecida).

    Filha (Aparecida) BR desse casal tem um filho (ilegítimo) com Fulano BR (?)

    Neto requerente é filho ilegítimo do casal acima.

    É isso?

    No caso acima, se for fazer como neto. o essencial é se o PT (avô) declarou ou não o nascimento de sua filha BR (Aparecida) ainda na menoridade (de preferência antes de completar 1 ano de idade).

    Para a geração seguinte, no caso de processo de neto, não interessa o declarante, pois são todos BR apenas e se aplica a lei BR e não a lei PT. A lei BR considera como pai e mãe quem está listado na certidão (diferente da lei PT - que requer que seja o/a declarante; não basta apenas estar listado na certidão).

    O neto foi registrado ainda na menoridade? Com que idade?

  • @mabego Fui muito ajudada e orientada pelo Fórum, e consegui encontrar toda documentação dos meus avós e de meu pai. Como não fui eu que deu entrada no processo, e não tenho acesso a nenhum protocolo, minha dúvida é se tenho algum meio de fazer contato, para confirmar o recebimento da documentação pela CRC Lisboa? Obrigada

  • Olá, pessoal.

    Sobre o processo do meu irmão (entregue em dez/20), bom... acho que resolveram compensar o atraso. Na quinta-feira passada contei aqui que depois de 4 meses na bolinha 3 (laranja), o processo foi (finalmente) para a bolinha 4 (laranja). Eis que hoje, pulou para a 7 (laranja). Que alegria !!

    Processo APROVADO só aguardando que seja criado o registo. :)

    Quando tudo esverdear, volto pra contar e colocar datas.

  • Parabéns @Ana_Reis confesso que o caso do seu irmão me deixou curioso, foi totalmente fora do prazo comparado aos outros da mesma época.


    Provavelmente só pegou um conservador mais preguiçoso mesmo kkkkkk

  • @valeriaf

    Como não fui eu que deu entrada no processo, e não tenho acesso a nenhum protocolo, minha dúvida é se tenho algum meio de fazer contato, para confirmar o recebimento da documentação pela CRC Lisboa?

    Qual é seu artigo e quem deu entrada por vc?

  • Prezados @mabego @AlanNogueira e demais foristas que possam contribuir.

    Estou fazendo o processo de atribuição para meu sogro, o requerente, que é NETO de português. Preenchi o formulário modelo 1-D e ali indiquei que ele é casado (o que de fato é). O casamento não está averbado em sua certidão de nascimento e eu já enviei o processo dele para a CRC Lisboa.

    Vocês acham que isso será um impedimento para o deferimento do pedido de nacionalidade?

    Agradeço antecipadamente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.