Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1557558560562563662

Comentários

  • Bom dia. Vi a questão do @Brunomdc . De fato, quando mandei meu processo, era consenso aqui no fórum que a certidão do filho do português seria em inteiro teor digitada e apenas a do neto (o requerente) seria por cópia reprografica. Mudou algo? Alguém teve exigência por esse motivo?

    Digo isso pq meu processo está para ser avaliado já e achei que estava tudo certo. Devo ter problema por isso?

  • editado May 2023

    @Venturini96

    Bom dia !

    Dependendo de quando sua bisavó tirou o documento de identidade, lá vai constar na parte de baixo do documento o cartório, o livro e a folha do casamento dela, pois quando tiramos identidade ela é com base na certidão de nascimento (para os solteiros) ou na certidão de casamento (para os casados), se ela tirou alguma identidade após o casamento estes dados devem estar na frente da identidade, na parte de baixo.

    Se tiver dúvidas, procure na internet com os seguintes termos ENCONTRAR CERTIDÃO DE CASAMENTO NA IDENTIDADE, e vc vai entender como funciona, o mesmo vale para CERTIDÃO DE NASCIMENTO, para qualquer pessoa que tenha identidade.

  • Olá a todos!

    Gostaria de atualizar vocês. Eu estou fazendo o processo de neto 1-D para meu pai, tio e tia, enviamos todos na mesma época julho/agosto de 2021 para CRC Lisboa. Sendo que o da minha tia terminou este mês dia 08/05/2023, estava na bolinha 2 por anos e do nada pulou para a 7. Entro todo dia no site para verificar o do meu pai e tio, continuam na bolinha 1 mas hoje apareceu que ambos foram transferidos para a ACP Porto.

    Gostaria de saber se com mais alguém aconteceu isso de mudar a conservatória?

  • @mabego obrigada pelo retorno!

    Entrarei com a solicitação de neta.

    Recebi hoje a chave de acesso do civil online com a certidão do meu avô português.

    Grata!

  • @carolviegas

    Caramba, acabei de reparar a mesma coisa no processo do meu pai (ago/21) agora consta "O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto"... confesso que se você não tivesse chamado a atenção, provavelmente nem perceberia.

    A nível de comparação, o do meu sogro, entrada ano passado, 2022, consta "conservatório dos registros centrais".

    Alguém sabe explicar o que pode estar havendo, será que estão distribuindo para análise em outras conservatórios agora!?

  • O meu Processo (de 7 de Outubro de 2021) também foi para o Arquivo Central do Porto .

    Devemos ligar para saber o que se passa?

    Abraços!

  • @carolviegas @Caio@caioarezende @Conceição_pinheiro80


    Consultei meu processo aqui (junho/21) e continua na CRC - bolinha 1

  • editado May 2023

    @carolviegas @Caio@caioarezende @Conceição_pinheiro80

    O meu do mês 09 de 2021 apareceu também, se vocês não tivessem falado nem iria perceber

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto@carolviegas

  • editado May 2023

    @ArielMacedo

    @carolviegas

    @caioarezende

    parece que a CRC está delegando alguns processos de netos para ACP.

    Vamos aguardar mais informações.

    Qualquer coisa que for para tornar o processos mais céleres, está valendo!!

  • Ola, aparentemente processos de 08/2021 foram pro Registros Central do Porto, será se está a acotnecer algo?

  • Uma dúvida a  ACP já tratou de cidadania de netos ou sempre foi somente para filhos?

  • a certidão do meu avô foi registrada aos 10 anos de idade? é possível que dê algum problema? O pai dele, português, foi o declarante.

  • editado May 2023

    os netos com prioridade de idade acima de 76 anos estao analisando 02/22, acredito que no maximo um mes ou dois o meu de 03/22 mude para bolinha dois tbm....


    mais alguem acha a msm coisa ou esta nessa fila ???



    abracos

  • Boa noite a todos!

    Quero compartilhar com vocês a satisfação de ter atingido na data de hoje, 500 dias do recebimento do processo de minha esposa pela CRC Lisboa. Agora é aguardar mais uns 200 dias e creio que teremos novidades. A ansiedade, naturalmente vai aumentando!

  • bunker94bunker94 Sha
    editado May 2023

    @fabiofcd Então creio que será necessário uma carta ,caso algum conservador peça alguma explicação. Meu pai está fazendo atribuição para neto. O modelo de carta foi postada no fórum. Meu pai foi registrado com 6 e meu Avô com 14. Tirando o detalhe da carta eu nem sei se tem alguma implicação em fazer alguma transcrição de casamento do meu avô devido o registro dele ser tardio de 14 anos.

    O modelo da carta eu tenhobse necessário eu posto aqui.

  • Olá pessoal. Estou escrevendo só para confirmar que o processo de neta da minha mãe também foi transferido para o Arquivo Central do Porto.

    Se não tivessem mencionado aqui eu não teria percebido.

    Coloquei essa informação na planilha, no campo de observação.

    Talvez agora que não tem mais que provar laços com Portugal, o processo se tornou mais simples de analisar e devem estar distribuindo para outras conservatórias para desafogar Lisboa. Eu lembro que em vários casos os proessos ficavam um bom tempo na bolinha 4. E agora eu vejo vários relatos aqui no fórum que estão pulando da bolinha 2 para a 7.

  • SamSam Member

    Muito obrigada pela resposta @CarlosASP

    Quem declarou o nascimento da minha mãe foi meu avô que não é português,mas era casado no civil com minha avó.

    Isso significa que tenho q fazer a transcrição do casamento da minha avó, correto?

  • Olá a todos,

    @antonio18

    Já passei da fase ansiedade, posterior e sequencial os sentimentos foram: desespero, MUITA raiva e agora estou na frustação...rsss...Provavelmente em duas semanas estarei no desânimo, quando atinjo a marca de 800 dias e em mais um mês ansiedade novamente, esse processo é um ciclo de emoções...Credo....rsss..

    Planejo ir para NY em final de outubro, meu visto venceu e a renovação custa aprox. R$ 900,00 e o PEP aprox. R$ 1000,00.

    Ontem fiz umas contas, eles falam em 24 à 29 meses o processo completo, ou seja, 730 à ~ 882 dias.

    Em teoria meu processo teria mais 100 dias de espera, isso no prazo máximo e solicitação e finalização do PEP E CC pode chegar em um total de 160 dias. A estimativa da viagem está em 147 dias contando de hoje. A barriga chega a dar um nó.

    Vamos roendo unha e fazendo contas.

    Força..

  • @Fteitas @antonio18 fui verificar o meu processo aqui, e faltam 3 dias para bater a marca dos 700 dias...


    É como disse o poeta uma vez: "dias de luta, dias de glória..."

  • Boa tarde a todos!

    @Fteitas e @LeoSantos me permitam: "A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra." Prv 12:25

  • @Sam

    Sim, precisa.

  • bunker94bunker94 Sha
    editado May 2023

    @freitas @LeoSantos Mais tem um lado positivo imagina a quantidade de pessoas que estam na bola 1 não faz 60 dias e que queriam trocar com vocês. Os processo de vocês já passaram dos 45 do segundo tempo o time está ganhando só falta o apito do juiz para gritar é campeão.

    Os requerentes dos processos tem quanto de idade ?

  • @bunker94 ah sim, o negócio é que nós também já passamos por essa fase, no começo quando dei entrada no processo eu consultava diariamente o andamento (mesmo sabendo que ia demorar 2 a 3 anos, eu achava que o meu milagrosamente iria andar mais rápido kkkkk).


    Hoje em dia só consulto uma ou duas vezes por mês e olhe lá.


    No meu caso é processo sem prioridade, menos de 75 anos.

  • @edubass Muito obrigada por sua resposta, Você saberia me dizer se quando o CRC Lisboa recebe o envelope com os documentos, a bolinha número 1 é ativada imediatamente, ou pode demorar acontecer? Meu processo é para neto , pela minha avó portuguesa e meu pai, já falecidos .Obrigada

  • bunker94bunker94 Sha
    editado May 2023

    @LeoSantos Eu também consulto agora uma vez a cada dois dias imaginado que vai a conter algo supreendente rsrs.

    Na época quando terminei tudo no final de Março 2023 eu penssei em enviar em maio , pois nesse mês meu pai faz 75.. mais cadê que a ansiedade deixava... imaginava coisas incríveis ( Imaginava o governo cancelando a nacionalidade em maio de 2025 imaginava greve dos Correios) a mente imaginava coisas bizarras de acontece.. era um tormento. Kkk

    Oque eu fiz enviei tudo em março mesmo..

  • Creio que os processos que estão sendo direcionados a conservatória do Porto são processos de atribuição de menor complexidade para dar celeridade aos processos de netos. Creio finalmente os processos terão um prazo menor para a conclusão

  • @valeriaf


    Já chegou a levar 6 meses... hoje tem demorado no máximo duas semanas.

    Você receberá um email com o numero do processo e a senha de acompanhamento na plataforma online.

    Fique de olho na caixa de lixo eletronico pois é comum ir parar lá...

    Aproveito para pedir que voce cadastre (e depois mantenha atualizado) o seu processo na planilha colaborativa, isso ajuda todo mundo!

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/netos

  • @mabego Bom dia !

    sou muito grato pelas informações e ajuda que me deu anteriormente, agora estou com outra dúvida, se poder me ajudar ficarei ainda mais grato :

    Na atribuição pra netos, é realmente necessário averbar o casamento e o óbito do filho do português original, no caso o pai do neto requerente a cidadania, na certidão de nascimento ?

    ainda no mesmo tema, é necessário averbar o casamento e divórcio na certidão de nascimento do neto requerente a cidadania ?


    desde já agradeço,

  • @mabego Bom dia Novamente !

    Esqueci !!! Tenho outra dúvida....

    Tenho lido no comentários de colegas aí do foro que processos de atribuição para netos estão sendo encaminhados da CRC-Lisboa Para a

    ACP-Porto, sabe me informar se quando eu for enviar meu processo eu poderei enviar para a ACP-Porto ?

    desde já agradeço,

  • @JorgeCoelho10

    Não há nenhuma informação publicada (ou pelo menos, eu não encontrei) atribuindo competencia ao Arquivo Central do Porto para recepcionar e avaliar processos de netos.

    Aparentemente alguns processos de netos foram transferidos de Lisboa para o Porto, possivelmente para desafogar a carga de trabalho em Lisboa. Pode também ser um simples erro na plataforma de consulta... Como eu já disse em outros posts: se alguém quiser saber o que motivou essa transferência, precisa ligar na Linha Registos!

    Dito isso, por enquanto continua válida a orientação original: enviar processos de netos para Lisboa!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.