Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1519520522524525661

Comentários

  • Boa Tarde!! Dei entrada no processo de cidadania em julho de 2021 e ate agora não saiu da bolinha 1. Isso é normal ?

    Alguem pode me enviar o link da planilha de netos que não acho . Obrigada

  • @LeoSantos, parou na bolinha 3, verifico o status todos os dias (mais de uma vez). Não morou em outro país, somente no Brasil. Então enviamos somente o antecedente criminal do BR mesmo.

    Obs: Qdo eu fiz meu processo, ainda com os "laços efetivos", mesmo caindo em exigência foi um dos mais rápidos da planilha. Foram 600 e poucos dias desde a entrega até o registo feito.

    Agora, estou pagando meus pecados hehehe. Mas tenho fé que vai andar !!!

  • @Cla_Ferespi Normal sim, você está na turma da metade de 2021, junto comigo e com a @MartaR, @Diegog, @taisas2002 e outros, todos na mesma situação.

    A planilha está aqui: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/netos você pode pedir o controle do seu registro.


    @Ana_Reis obrigado pela informação, eu perguntei pq vi um caso em que enrolou na bolinha 3 e tinha antecedentes de outros países, por isso demorou mais a consulta ao SEF e outros órgãos que eles fazem. Depois de um tempinho esse processo andou normalmente para a aprovação.

  • @AlanNogueira

    O meu Avô (portugues) registrou meu Pai com 14 anos de atraso, na certidão consta a data de nascimento 1925 , mais o registro é de 1939. No caso do meu pai é necessário transcrever o casamento dele com minha mãe?

    Se sim eu terei que ter em mãos as certidões de nascimento dos dois + casamento e óbitos

    Meus pais são falecidos

  • @bunker94

    Essa vou ter que deixar para os mais experientes aqui do fórum...

    Eu sinceramente não sei lhe dar uma opinião concreta se é necessário ou não. Uns dizem que sendo o declarante o português não precisaria. Outros dizem que se for o declarante portugues E a declaração foi feita na menoridade não precisa. Outros já falam de ser no primeiro ano de vida.

    Na lista de documentos para processo de neto aqui do site menciona o seguinte "- assento de transcrição de casamento. Pode ser dispensada se o português foi o declarante do filho antes de 1 ano de idade, e o cônjuge for BR (não português). se ambos forem portugueses, a transcrição é obrigatória."

    Dá uma olhada também nesse tópico talvez dê alguma luz, tem inclusive um comentário lá que menciona um parecer de 2019 sobre o tema:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22472/obrigatoriedade-de-certidoes-transcritas#latest

  • @bunker94 Os seus pais não são português, por isso não pode transcrever o casamento deles no Portugal. Seus avós sim, provavelmente você terá que transcrever o casamento deles.

  • @AlanNogueira

    O meu Avô (portugues) registrou meu Pai com 14 anos de atraso, na certidão consta a data de nascimento 1925 , mais o registro é de 1939. No caso do meu pai é necessário transcrever o casamento dele com minha mãe?

    Se sim eu terei que ter em mãos as certidões de nascimento dos dois + casamento e óbitos

    Meus pais são falecidos

  • @cristianomartins

    No meu caso terei que enviar a certidão de casamento do meu avô pois ele mudou de nome. A certidão de nascimento do meu pai (filho) está sem sobrenome , mais na certidão de casamento dele consta o sobrenome comple e consta o nome do pai dele (portugues) completo. E do filho (neto) não preciso transcrever o casamento embora eu seja casado. No caso do meu filho der entrada na cidadania ae sim ele deverá transcrever o meu casamento , certo?

    A outra duvida meu pai (1925-1994) é falecido aonde entra o óbito e só apostilar e enviar ??

    E a prova de vida eu posso ir lá antes de da início ao professor de cidadania para neto ? Acredito que a validade e de um ano ?

  • @LeoSantos obrigada pelas informações, mas o que seria solicitar: "você pode pedir o controle do seu registro." que voce mencionou ?

  • @rafaeladrcosta

    Pedi informações para o Arquivo Distrital e me deram a seguinte resposta agora:

    "Exmo. Sr.,

    No processo de passaporte consta que Manuel Rodrigues nasceu em 1888.

    Relativamente à paróquia/freguesia de Vale de Remígio, só temos registos até ao ano de 1883, pelo que deverá dirigir o seu pedido à Conservatória do Registo Civil de Mortágua.

    Com os melhores cumprimentos,"

    Entre em contato com a Conservatória e solicite a certidão... talvez consiga até pelo civilonline, já que está na conservatória...

    Acho que era só isso que faltava pra vc dar inicio ao seu processo. Boa sorte!

  • @ahmadahs2000

    Boa tarde a certidão de batismo do meu bisavô já está averbada. se já está acredito que não precisa transcrever.

    Meus avós se casaram no Brasil 1911, meus avós nasceram em Portugal (Açores) meu Avô em 1885, se mesmo assim eu tenho que transcrever o casamento é feita aonde ? No Brasil.

  • @ahmadahs2000

    Boa tarde no canto da certidao de batismo de 1885 do avô portugues tem essa averbacao de 1911.


  • ImaneImane Member
    editado February 2023

    Oii... meu processo de janeiro de 2021 passou da bolinha 2 verde para a 3 marrom... Alguém sabe se demora muito essa etapa? Levou quase 2 anos pra sair da 1 🥺

  • @AlanNogueira muito obrigada pela disponibilidade, pela ajuda e pelas orientações! Eu to torcendo demais para que seja ele e dê tudo certo! Vou entrar em contato com a Conservatória! Hoje também realizei o pagamento ao AD de Viseu para me enviarem o processo de passaporte. Eu dou notícias!

  • @bunker94 ,

    Boa coisa que tem esta averbação. Naquela época provavelmente foi uma comunicação entre igrejas do casamento religioso. Seus avós se casaram no civil?

    Enfim, eu não creio que seria necessária a transcrição, pois se foi seu avô que registrou seu pai na menoridade e tem a averbação no assento de batismo. Mas como o registro so foi feito 14 anos depois, talvez o conservador exija esta transcrição. Tudo que você teria que fazer seria juntar o assento de nascimento de seus avós, a certidão de casamento, preencher um requerimento, pagar e transcrever em um consulado ou em uma conservatória em Portugal. Ultimamente muitos que moram em São Paulo estão enviando para Santos. Consulte os sites dos consulados de sua região.

    Você também pode já enviar o seu processo e ir preparando a transcrição. Quando tiver com a transcrição feita pode juntar ao seu processo, assim que você tenha um número de processo. Ou, pode arriscar, enviar sem transcrição e esperar para ver se pedem ou não a transcrição. Seria um risco calculado visto que você já ficaria preparado para esta circunstancia. Depende de que opção você prefere.

    Consulte o tópico abaixo para transcrição pelo Porto.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

  • Boa noite !

    @texaslady muito obrigada pela resposta!

    Tenho uma outra dúvida, alguém saberia me dizer se é necessário ir a polícia federal aqui no Brasil para "eles" abrirem o documento, me disseram que se eu abrir perde a validade?

    Penso em enviar também a via do antecedente que virá em inglês também, o que mais será necessário fazer para estar de acordo com as exigências em Portugal?

    O que seria imprimir a validação no verso (que eu ví na lista de documentos para neto) ?

    Desde já agradeço a ajuda de quem souber me orientar !

  • @Imane opa, tá andando

    Diria que é mais uns 2 ou 3 meses para aprovação (se não tiver exigência), depois mais uns 6 meses para criação do assento.

  • @Cla_Ferespi é para que você mesma possa fazer as alterações nos dados do seu processo na planilha.

  • @aesouza ,

    boa noite!

    Se você já imprimiu o atestado de antecedentes aqui https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais, agora é só validar aqui https://www.gov.br/pt-br/servicos/validar-certidao-de-antecedentes-criminais, imprimindo a validação no verso da impressão do atestado.

    Não entendi bem o que você quer dizer aqui:

    Tenho uma outra dúvida, alguém saberia me dizer se é necessário ir a polícia federal aqui no Brasil para "eles" abrirem o documento, me disseram que se eu abrir perde a validade?

    Penso em enviar também a via do antecedente que virá em inglês também.

    Você está falando do atestado do Japão? Você recebeu uma via em Japonês em envelope fechado e vai receber outra em inglês?

  • @texaslady

    E possível fazer uma transcrição de casamento sem um certidão de batismo dela ?

    Pois não consegui localizar a certidao de batismo da minha avó. Consta na certidão de casamento aqui no RJ que ela foi batizada em Agualva, ilha terceira na angra do heroísmo.

    Se casou aos 16 anos em 1911

  • @texaslady

    Obrigada pelos esclarecimentos, e a questão dos óbitos?

    Meu avô faleceu na antes de 1955 , minha avó eu nem sei que ano, meu pai José foi em 1994.

    Será que terei que transcrever os óbitos dos meu pais com a certidao dos óbitos dos dois. Para depois transcrever o casamento ?

    E para transcrever o casamento dos pais só a certidão de casamento já é o suficiente ?

  • editado February 2023

    @bunker94

    Foque no que é importante para o seu processo. Esqueça os óbitos. Você não precisa nem das certidões de óbito nem de nenhuma transcrição/averbação. Óbitos dos ascendentes não são relevantes no processo de nacionalidade.

  • Bom dia nobres colegas, não consigo abrir a planilha de acompanhamento, como fazer? Meu processo é de 8 de março de 2021 e ainda está na etapa 1. Está com o tempo normal? Muito obrigado.

  • Galera, bom dia, processo da minha tia irmã do meu vó entrou na fase 4, normalmente fica quanto tempo fase 4?

  • @Guedes já tentou nesse link:

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/netos

    ?


    Qual é o erro?

  • editado February 2023

    @bunker94

    vi que vc perguntou sobre o uso da CNH como documento de identificação no processo de nacionalidade. A resposta curta é: use apenas o RG com emissão recente (menos de 10 anos) ou o passaporte emitido no Brasil (os emitidos no exterior por embaixadas não possuem filiação, portanto deve ser evitado). A CNH geralmente é recusada.

  • Novo modelo CNH possui local de nascimento o que pode ser que passem a aceitar, e vem ai a nova identidade nacional que colabora mais ainda

  • @texaslady Boa tarde!

    Não entendi bem o que você quer dizer aqui:

    Tenho uma outra dúvida, alguém saberia me dizer se é necessário ir a polícia federal aqui no Brasil para "eles" abrirem o documento, me disseram que se eu abrir perde a validade? Fui informada que eu não posso abrir o abrir o envelope do antecedente que vem do exterior, eu preciso levar primeiramente na polícia Federal, no meu caso em São Paulo, eu queria saber se esse procedimento é somente aqui no Brasil, ou em qualquer país que receba um antecedente do exterior... SErá que não tem algum caso de alguém que também morou no exterior e realmente teve que ir a polícia federal para fazer esse procedimento de abrir (deu a entender pelo que me informaram é que o polícial que irá abrir, como se fosse validar , sabe?) Na verdade não souberam me explicar direito, mas disseram tanto no consulado do Japão, como uma tradutora que eu consultei... Será que é a mesma validação que no caso quando é um antecedente criminal do Brasil se faz pela internet, mas como esse vem do Japão se faz presencial?

    Penso em enviar também a via do antecedente que virá em inglês também.

    Você está falando do atestado do Japão? Sim, estou. Você recebeu uma via em Japonês em envelope fechado e vai receber outra em inglês? Não sei se serão envelopes separados, comentei sobre a via em inglês, para saber se precisa validar , fazer algo para estar de acordo com a exigência na CRC em Portugal?

    Você sabe de algum caso em que o antecedente criminal em inglês tenha caído em exigência da tradução para o Português, caso isso ocorra como faço, eles devolvem essa via ou preciso solicitar uma segunda via lá no Japão.

    Desculpe, mas vão surgindo muitas dúvidas, por telefone não consigo a

  • @texaslady

    Correção:

    LIguei no consulado do Japão , o que essa outra atendente me informou é que vem escrito no envelope que eu não posso abrir, mas ela disse que não tenho que ir a polícia Federal em São Paulo .

    Ah, ela me informou que vem na mesma folha a tradução em inglês, espanhol e francês. Tudo dentro de um único envelope.

    Detalhe, eu questionei caso eu fosse abrir para levar para traduzir em portugues? Ela me respondeu que eu teria que consultar Portugal para saber se eles aceitam aberto , porque a recomendação é não abrir, vem escrito no lado de fora do envelope! Que já teve caso da pessoa ter que pedir novamente, porque abriu o envelope e o país de destino não aceitou.

    Desculpe, mas realmente não está muito claro para mim....

    Por isso se tivesse algum caso aqui no fórum, me ajudaria muito saber!

  • @ecoutinho

    @texaslady


    Meus documentos

    Avô: nascidos em Portugal

    Certidao de batismo 1885, com averbação de casamento (OK) esperando correio entregar.

    Certidao de casamento, igreja no RJ (OK)

    __________________________________________________

    Pai: Nascido no Brasil.

    Certidão de nascimento pai , registrado pelo meu avô (OK)

    Cert.nascimento mãe ( não precisa)

    Certidão de casamento (OK)

    Óbitos (Não precisa)

    _________________________________________________

    Filho (eu):

    Certidão casamento (OK)

    Falta certidão de nascimento

    Falta : RG

    _______________________________________________

    Sei da validade dos documentos de 10 anos e do apostilamento.

    Tenho todos os documentosbsera que preciso de mais certidões????

    Meus avós nasceram em Portugal

    Meu pais foi registrado na menor idade e registrado pelo meu avô.

    Meus avós portugues tem os nomes iguais em todos os docs

    Eu (Filho) fui registrado na menor idade pelo meu pai , minha certidão tem o nome do meu avô, portuguêses .

    ______________________________________________

    Qual o próximo passo antes de apostilar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.