Olá, obrigado a todos que contribuem para este forum!
Sou bisneto de português, porém minha avó é falecida. Estou em busca da nacionalidade para o meu pai e posteriormente passar para mim, ja retirei todas as certidões:
- nascimento, óbito do meu bisavô (Português)
- nascimento, casamento e óbito minha avó (Mãe do meu pai e filha do Português)
- nascimento do meu pai
Agora estou em dúvida se realmente preciso das certidões de óbito, pois li alguns comentários dizendo que não era preciso.
Atualmente vivo em portugal e gostaria de dar entrada por aqui, alguém poderia me dar uma dica de qual seria o melhor lugar para dar entrada no processo?
Venho avisar que o processo da minha sogra finalizou hoje, bolinha 7 verde, enviamos a documentação no começo de dez/2020, logo após a alteração da lei.
Provavelmente teve alguma prioridade pela idade, ela tem 76 anos, e completa 77 esse ano, mas mesmo assim não achamos que seria tão rápido e por ter visto casos somente acima de 80.
Além da idade, algum outro fator pode ter contribuído?
Enviaram algum documento adicional que possa ter facilitado a vida do conservador? Sua sogra nunca saiu do país, então não houve consultas a órgãos de segurança? Ou... ou... ou?
Alguma coisa que nos dê esperança de que esse não seja um caso isolado?
assim, mandei o processo certinho, "pronto" pro conservador aprovar, seguindo todas as recomendações do fórum. Mas sinceramente acredito que muitas pessoas fazem esse dever de casa também.
Algumas que lembro que procurei deixar tudo certinho:
certidão de batismo certificada pelo AD
formulário impresso colorido frente e verso
campo 9 do formulário preenchido com Brasil (ela só morou no Brasil durante a vida toda)
certidão de antecedentes criminais com a validação no verso
as declarações de nascimento ocorreram após alguns dias todas dentro do casamento
certidão inteiro teor do casamento dela para comprovar mudança de nome
Com relação ao português, o casamento já tinha sido transcrito há algum tempo, pois tem uma parte da família dela que já tem cidadania portuguesa, pela única filha viva do português. Talvez essa seja uma situação mais "diferente", mas acredito que tenha sido pela idade mesmo.
Ah, esqueci de comentar, eu não mandei prova de vida, pois estávamos sem vacinação na época e não quisemos tirar ela de casa. Estava até esperando uma exigência assim, mas passou direto.
Minha mãe é neta de português ( o avô era português) pela via materna. O avô (da minha mãe) registrou a mãe dela em cartório na menoridade, porém ela, não registrou a filha ( que é minha mãe), sendo assim, entendo que deveríamos fazer a transcrição de casamento dos pais da minha mãe. A questão é, podemos transcrever um casamento de brasileiros em Portugal, pois a mãe da minha mãe, faleceu sem pedir a cidadania portuguesa, e agora, a minha mãe vai solicitar diretamente a cidadania dela como neta. Ponta Delgada faz transcrição de 2 brasileiros? Ou neste caso, envio o pedido da minhã mãe para Lisboa ( neta) mesmo sem fazer a transcrição de casamento do pais dela, uma vez que, ambos foram brasileiros e a mãe dela ( descendente de portugues) não solicitou cidadania em vida?
Entendi. Então, precisa-se de muito menos do que imaginei que fosse. Parece bem mais simples. No entanto, dado que esses processos vão pra CRC centrais de Lisboa, provável que estejam demorando bastante, né?
Agradeço muito a vocês pela ajuda! Acredito que até o fim do ano, com essas informações em mente, já consiga dar entrada, pois só preciso emitir e apostilar os documentos.
@REC1CA , não há como transcrever o casamento de dois brasileiros em Portugal!!
O avô de sua mãe foi o declarante do nascimento da filha até 1 ano - não precisa transcrever o casamento.
A mãe de sua mãe é o elo entre o avô e a neta. Vai mandar a certidão de nascimento inteiro teor apostilada
De sua mãe, a requerente, a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada, E a certidão de casamento APENAS para justificar a mudança do nome entre a certidão de nascimento e o RG.
Eu venho coletando casos de exigência de transcrição em processos de netos, para ajudar a estabelecer os critérios. O seu caso realmente parece um erro do conservador, como a @Leticialele apontou. Mas eu estou interessado na carta (ou e-mail) de exigência. Se importaria de transcrevê-la na íntegra (cobrindo os campos de nome e números de processo)?
Você deveria ter pedido uma cópia da transcrição pelo CivilOnline, para conferir os dados, e mandar para a conservatória junto com a carta de exigência e o requerimento sugerido. Você pediu a transcrição? Poderia ter sido feita por outra pessoa, com documentos errados? https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO
Quem foi declarante na certidão de seu pai, e com que idade? Quem foi o declarante na sua certidão e com que idade?
Você disse: "O declarante foi meu bisavô (pai da minha avó Brasileira)", mas não mencionou se foi antes de seu pai completar 1 ano. Minha curiosidade é porque pelas regras que se supõe, o seu processo nunca poderia ter tido exigência.
Você ligou na Linha de Registos para perguntar se houve algum parecer do conservador, deferindo seu pedido?
da minha mãe também fizeram ela assinar duas vezes e riscaram (eu não estava junto) e não teve problema não. Acho que o ideal é justificar na hora explicando que as duas assinaturas é pra quando é menor os pais assinarem, mas como ela não sabia também ficou igual do seu irmão.
isso depende do cartório, esses dias fui assinar meu form 1C em outro e não riscaram nada.
@Ale particularmente acho uma ignorância alguém riscar o form, quando fiz o meu ja cheguei falando, favor reconhecer apenas a assinatura por autenticidade, não passa a caneta em nada. O responsável pelo conteúdo é quem assina, estou pagando apenas para colocar a marca pública de que fui eu mesmo quem assinou. Uma outra curiosidade, os documentos que apostilei, fiz no downtown, eles estão apostilando na hora.
@lucas21 rsrs também já cheguei falando para não rasurar nada e não colar a etiqueta por cima da minha assinatura. Eu tive sorte, pois o rapaz foi muito compreensivo e fez tudo da maneira como pedi.
da minha mãe eu mandei um novo 1D já no meio do processo, porque ela tinha mandado faltando preencher o campo 9, daí achei melhor mandar outro.
só que daí ela chegou com o form desse jeito, assinado duas vezes e ainda pior, o cartório colou no final mais um pedaço de papel para caber o selo. A hora que vi só pensei: seja o que Deus quiser rsrs.
no fim deu certo, o processo dela foi aprovado esse ano, mas concordo que quando está tudo certinho nos mínimos detalhes a gente fica mais tranquilo rsrs.
Comentários
Olá, obrigado a todos que contribuem para este forum!
Sou bisneto de português, porém minha avó é falecida. Estou em busca da nacionalidade para o meu pai e posteriormente passar para mim, ja retirei todas as certidões:
- nascimento, óbito do meu bisavô (Português)
- nascimento, casamento e óbito minha avó (Mãe do meu pai e filha do Português)
- nascimento do meu pai
Agora estou em dúvida se realmente preciso das certidões de óbito, pois li alguns comentários dizendo que não era preciso.
Atualmente vivo em portugal e gostaria de dar entrada por aqui, alguém poderia me dar uma dica de qual seria o melhor lugar para dar entrada no processo?
Obrigado!
@vitormartinssss , não precisa das certidões de óbito.
Os processos de netos só tramitam na CRCentrais - Lisboa.
A sua certidão, como requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.
A de sua avó, inteiro teor, apostilada.
Do seu avô, se for posterior a abril de 1911, cópia simples do civil online. Se for anterior, certificada pelo Arquivo Distrital.
Pessoal, boa tarde.
Venho avisar que o processo da minha sogra finalizou hoje, bolinha 7 verde, enviamos a documentação no começo de dez/2020, logo após a alteração da lei.
Provavelmente teve alguma prioridade pela idade, ela tem 76 anos, e completa 77 esse ano, mas mesmo assim não achamos que seria tão rápido e por ter visto casos somente acima de 80.
Meu muito obrigado a todos do fórum.
Parabéns @ericpt! Legal que a sua sogra entrou na lista de prioridade e conseguiu ter a cidadania em 8 meses mais ou menos.
Quando puder atualiza o caso da sua sogra na planilha de netos com a data que entrou na bolinha 6 e a data que entrou na bolinha 7.
Abraços.
@ericpt , parabéns à sua sogra!!
@raphafcruz obrigado!! preenchi a planilha certinho (eu acho rs).
@Leticialele obrigado!! tirei várias dúvidas com você na época rs
PARABÉNS @ericpt …. ;-D
@ericpt , que legal!!
Realmente foi muito rápido!
Além da idade, algum outro fator pode ter contribuído?
Enviaram algum documento adicional que possa ter facilitado a vida do conservador? Sua sogra nunca saiu do país, então não houve consultas a órgãos de segurança? Ou... ou... ou?
Alguma coisa que nos dê esperança de que esse não seja um caso isolado?
@eduardo_augusto
assim, mandei o processo certinho, "pronto" pro conservador aprovar, seguindo todas as recomendações do fórum. Mas sinceramente acredito que muitas pessoas fazem esse dever de casa também.
Algumas que lembro que procurei deixar tudo certinho:
Com relação ao português, o casamento já tinha sido transcrito há algum tempo, pois tem uma parte da família dela que já tem cidadania portuguesa, pela única filha viva do português. Talvez essa seja uma situação mais "diferente", mas acredito que tenha sido pela idade mesmo.
Ah, esqueci de comentar, eu não mandei prova de vida, pois estávamos sem vacinação na época e não quisemos tirar ela de casa. Estava até esperando uma exigência assim, mas passou direto.
Obrigado @eduardo_augusto , @Criscarvalhoma !!
Minha mãe é neta de português ( o avô era português) pela via materna. O avô (da minha mãe) registrou a mãe dela em cartório na menoridade, porém ela, não registrou a filha ( que é minha mãe), sendo assim, entendo que deveríamos fazer a transcrição de casamento dos pais da minha mãe. A questão é, podemos transcrever um casamento de brasileiros em Portugal, pois a mãe da minha mãe, faleceu sem pedir a cidadania portuguesa, e agora, a minha mãe vai solicitar diretamente a cidadania dela como neta. Ponta Delgada faz transcrição de 2 brasileiros? Ou neste caso, envio o pedido da minhã mãe para Lisboa ( neta) mesmo sem fazer a transcrição de casamento do pais dela, uma vez que, ambos foram brasileiros e a mãe dela ( descendente de portugues) não solicitou cidadania em vida?
@gsilvestre @Leticia54
Entendi. Então, precisa-se de muito menos do que imaginei que fosse. Parece bem mais simples. No entanto, dado que esses processos vão pra CRC centrais de Lisboa, provável que estejam demorando bastante, né?
Agradeço muito a vocês pela ajuda! Acredito que até o fim do ano, com essas informações em mente, já consiga dar entrada, pois só preciso emitir e apostilar os documentos.
Novamente, muito obrigado!
@REC1CA , não há como transcrever o casamento de dois brasileiros em Portugal!!
O avô de sua mãe foi o declarante do nascimento da filha até 1 ano - não precisa transcrever o casamento.
A mãe de sua mãe é o elo entre o avô e a neta. Vai mandar a certidão de nascimento inteiro teor apostilada
De sua mãe, a requerente, a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada, E a certidão de casamento APENAS para justificar a mudança do nome entre a certidão de nascimento e o RG.
@Rafaele
Quando puder, por favor faça uma breve atualização de seu caso, descrito aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/237189/#Comment_237189
Eu venho coletando casos de exigência de transcrição em processos de netos, para ajudar a estabelecer os critérios. O seu caso realmente parece um erro do conservador, como a @Leticialele apontou. Mas eu estou interessado na carta (ou e-mail) de exigência. Se importaria de transcrevê-la na íntegra (cobrindo os campos de nome e números de processo)?
Você deveria ter pedido uma cópia da transcrição pelo CivilOnline, para conferir os dados, e mandar para a conservatória junto com a carta de exigência e o requerimento sugerido. Você pediu a transcrição? Poderia ter sido feita por outra pessoa, com documentos errados? https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO
Quem foi declarante na certidão de seu pai, e com que idade? Quem foi o declarante na sua certidão e com que idade?
Você disse: "O declarante foi meu bisavô (pai da minha avó Brasileira)", mas não mencionou se foi antes de seu pai completar 1 ano. Minha curiosidade é porque pelas regras que se supõe, o seu processo nunca poderia ter tido exigência.
Você ligou na Linha de Registos para perguntar se houve algum parecer do conservador, deferindo seu pedido?
Pessoal, bom dia.
Gostaria de tirar uma dúvida e falar a experiência que tive.
Vou mandar meu processo junto com o do meu irmão por DHL. Cada um em seu envelope.
Fui na Embaixada de Portugal somente para fazer o Reconhecimento de Assinatura por autenticidade no meu formulário 1D.
A pessoa na Embaixada se recusou a reconhecer por eu não apresentar meu Diploma.
Disse que tenho que apresentá-lo obrigatoriamente e apostilado.
Também disse que tenho que apresentar o Certificado de Antecedentes Criminais da PF e que este deve estar Apostilado.
Vou cumprir a exigência, pois só assim vou conseguir o reconhecimento da minha assinatura.
A minha maior dúvida é sobre meu irmão.
Ele vai assinar o Formulário 1D dele em um Cartório de Notas na cidade onde ele mora, no interior de Minas Gerais e
depois vai me enviar por SEDEX para eu juntar ao meu processo e enviar juntos por DHL.
Ele terá que Apostilar esse Formulário 1D por segurança?
Vendo a exigência da Embaixada fiquei bem preocupada do meu irmão ter problemas se não apostilar o formulário.
Como eles exigem que todas as certidões emitidas pelos Cartórios do Brasil sejam apostiladas, surgiu a dúvida rs.
Muito obrigada.
@Ale , não precisa apostilar o Formulário 1D
Não entendo essa exigência da Embaixada!
Netos nascidos no Brasil não precisam apresentar diploma, o conhecimento da língua é presumido.
O atestado de antecedentes criminais só precisa ter a validação, do próprio site da PF, impressa no verso.
@Ale você está em brasília? pq não reconhece sua assinatura em um cartório?
Pois é @Leticialele
Também não entendi a exigência da Embaixada.
Até o Certificado de Antecedentes criminais ela está exigindo que seja apresentado apostilada.
Só terei reconhecimento da minha assinatura se eu apresentar ele e o diploma apostilado.
Ela até me deu um papel de Relação de Documentos - Pedido de Nacionalidade (Neto),
onde, dentre outros itens, consta exatamente assim:
...
6) Conhecimento suficiente da Língua Portuguesa (Apostilada);
7) Nada Consta da Polícia Federal (Apostilada);
Vou cumprir as exigências. Fazer o que né?! rsrs
Que bom @Leticialele que meu irmão não precisará apostilar o Formulário 1D dele.
Agradeço muito toda a ajuda e orientação de vocês.
@gsilvestre sim, estou em Brasília. Me falaram que reconhecer a assinatura na Embaixada seria melhor, já que moro aqui.
Só não imaginei que seria mais burocrático que o normal rs.
Depois volto aqui para contar se deu certo.
Agradeço muito a ajuda de todos.
Obrigada.
@Ale , estando em Brasília, pode reconhecer a firma por autenticidade em qualquer cartório de notas!!!!!
Meu irmão e sobrinhos também moram aí, fizeram isso e já são cidadãos portugueses!!!
Esqueça a Embaixada!
Só vai precisar da Seção Consular quando for fazer o Cartão Cidadão e o passaporte.
@Leticialele que bom saber que seus irmãos conseguiram e fizeram pelo Cartório aqui.
Acho que vou mesmo esquecer a Embaixada.
É melhor simplificar.
Muito obrigada.
@Leticialele meu irmão assinou por autenticidade no cartório.
O Cartório riscou toda essa parte do Quadro 3 que estava em branco e também todas as linhas que estavam em branco.
E colou o selo de reconhecimento por autenticação no canto direito dessa parte do Quadro 3.
Tem algum problema isso?
Meu irmão acabou também assinando duas vezes.
O que acha?
Tem problema enviar assim?
Mais uma vez agradeço a ajuda.
@Ale , não é o ideal, mas não tem problema. Não é por este motivo que o processo será indeferido
@Leticialele é que o selo é grande e não coube colar embaixo ao lado dos dois lugares em que ele assinou.
Então o Cartório colou nesse Quadro 3.
Quando você diz que não é o ideal, você se refere a qual parte?
Ao risco das partes não preenchidas? A ele ter assinado duas vezes? Ou ao selo colado nesse quadro 3?
Acha melhor ele fazer outro Formulário 1D?
Muito obrigada mais uma vez.
@Ale
da minha mãe também fizeram ela assinar duas vezes e riscaram (eu não estava junto) e não teve problema não. Acho que o ideal é justificar na hora explicando que as duas assinaturas é pra quando é menor os pais assinarem, mas como ela não sabia também ficou igual do seu irmão.
isso depende do cartório, esses dias fui assinar meu form 1C em outro e não riscaram nada.
@ericpt que bom ver seu relato. Sua mãe então conseguiu a cidadania dela? Não caiu em exigência?
Sabe me dizer se o selo do formulário dela também foi colado assim como o do meu irmão?
O Cartório colou no canto do Quadro 3 para não colar sobre alguma palavra impressa.
Me tirou o sono pensar que pode dar errado por isso.
Agradeço sua ajuda.
Obrigada.
@Ale , eu quis dizer que riscar os quadros em branco não é o ideal. Mas não será motivo para exigência ou indeferimento do processo!!
Relaxe!
@Leticialele perfeito.
Entendido. Fico feliz por isso não causar indeferimento.
A gente coloca tanta energia e dinheiro nisso...a tensão bate rsrs.
Vou com a fé de que vai dar certo.
Não tenho nem palavras para agradecer a você e a todos neste grupo que têm me ajudado tanto.
Deus abençoe vocês.
Muito obrigada.
@Ale particularmente acho uma ignorância alguém riscar o form, quando fiz o meu ja cheguei falando, favor reconhecer apenas a assinatura por autenticidade, não passa a caneta em nada. O responsável pelo conteúdo é quem assina, estou pagando apenas para colocar a marca pública de que fui eu mesmo quem assinou. Uma outra curiosidade, os documentos que apostilei, fiz no downtown, eles estão apostilando na hora.
@lucas21 concordo muito com você.
Meu irmão preencheu tudo bonitinho, digitado para ficar bem nítido, perfeito e sem rasuras e...
Aí vem o Cartório e risca tudo...cola o selo na lateral rsrs...
E não teve jeito. Meu irmão argumentou, conversou, insistiu...mas o Cartório disse que não reconheceria assinatura
em um documento com partes em branco...que é Lei e Cartório nenhum pode reconhecer documento em branco.
Meu irmão falou exatamente isso, que só estava ali para reconhecer firma por autenticidade, assinar presencialmente.
Mas fazer o que né?! É para dar mais emoção à vida que já anda "leve" rs.
Mas me deixou muito aliviada saber que isso não causará problema e indeferimento.
Agora é enviarmos a documentação e rezar para tudo dar certo.
Já conferi as Certidões e não há divergência de informações. Essa parte está certinha.
Vamos com fé.
Obrigada pelo apoio.
@lucas21 rsrs também já cheguei falando para não rasurar nada e não colar a etiqueta por cima da minha assinatura. Eu tive sorte, pois o rapaz foi muito compreensivo e fez tudo da maneira como pedi.
@Ale
da minha mãe eu mandei um novo 1D já no meio do processo, porque ela tinha mandado faltando preencher o campo 9, daí achei melhor mandar outro.
só que daí ela chegou com o form desse jeito, assinado duas vezes e ainda pior, o cartório colou no final mais um pedaço de papel para caber o selo. A hora que vi só pensei: seja o que Deus quiser rsrs.
no fim deu certo, o processo dela foi aprovado esse ano, mas concordo que quando está tudo certinho nos mínimos detalhes a gente fica mais tranquilo rsrs.