Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1279280282284285764

Comentários

  • @Leticialele excelente. Muito obrigado mais uma vez!

  • @Leticialele Boa Noite a todos!!

    Estou com dúvida sobre a minha irmã que é casada

    No quadro 1 coloca o nome da certidão de nascimento e quadro 2 se pretende manter o nome original aí muda para casada?

    Obrigada

  • Ah.. estou falando no preenchimento do formulário 1D atribuição para neta

  • Boa noite, gostaria de saber se uma vez feita transcrição de casamento do português é necessário encaminhar uma cópia do respectivo assento para juntada ao processo de cidadania ou o conservador já tem acesso on line a estas informações?

  • @Delianehenriques , a certidão será emitida com seu nome de solteira! Ninguém nasce casado!!

    Pretende manter a composição do nome, marque SIM

    Após a aprovação da cidadania, depois de emitido o registo português, você irá transcrever seu casamento. Na averbação, aparecerá seu nome de casada.

    No processo, você tem que mandar uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) APENAS para justificar a diferença entre o nome que consta na sua certidão de nascimento e seu RG.

  • Obrigada @Leticialele!! ❤

  • @raphafcruz por gentileza me manda o link da planilha netos, quando você sistemar… Te agradeço;-))

  • Muitíssimo Obrigado @raphafcruz

    ;-D

  • @Fernando Bueno Olá Fernando! Estou observando o andamento dos processos que estão antes do da minha tia na planilha gostaria de saber se o seu processo ainda continua "em análise"?! Obrigado!!

  • @vsqjunior se houve exigência, você precisa encaminhar o assento. em tese, eles têm acesso on-line a isso, mas precisam ser informados de alguma forma… a maneira mais segura, a meu ver, é enviando fisicamente mesmo (costuma estar escrito, na exigência, que isso deve ser feito pelos correios mesmo)

  • @gsilvestre não houve exigência. o processo de minha mãe está parado na fase 2 e aproveitei as dicas do forum e resolvi a questão da transcrição antes de qualquer solicitação. neste caso, faço a juntada?

  • @vsqjunior o processo dela é como neta? o/a português(esa) tem assento de baptismo? se for assento de nascimento, eles vão ver quando consultarem no sistema o averbamento do casamento. se for de baptismo, eles n conseguem fazer isso, então precisa juntar@vsqjunior

  • editado August 2021

    @gsilvestre, grato pela dica. minha mãe é neta de português. Vou fazer a juntada via advogado porque o que consta do processo é apenas o assento de batismo.

  • Olá, posso fazer o preenchimento do formulário 1D pelo computador e constar apenas a assinatura do requerente (no casom meu pai)?

    ou devo fazer tudo a mão?

  • @vitormartinssss , pode preencher pelo computador ou escrever à mão, com letra de forma bem legível. É indiferente.

  • Boa tarde pessoal,


    O processo do meu pai caiu em exigência no dia 08/07, faltando a certidão de batismo do avô dele (português). A @Leticialele achou ela pra mim , a qual enviaram para o Brasil e enviei novamente para Portugal, o qual segundo o rastreio do correios foi entregue no dia 16/08.

    Alguém sabe em quanto tempo o site de acompanhamento da cidadania atualiza e sai de exigência para o próximo passo? Pois lá ainda continua desatualizado.

  • Boa tarde, galera! Tudo bem?


    Tenho algumas dúvidas pontuais sobre esse processo de atribuição para netos. Estamos na esperança de conseguir agora com essa alteração de novembro de 2020 para o meu sogro.

    • Só é necessário, de fato, apostilar o nascimento do neto e do filho de português?
    • Temos a fotocópia do assento de batismo. Ela é de setembro do ano passado. Precisaríamos tirar uma nova ou a data não importa neste caso?
    • Temos a certidão narrativa do assento dado que o português nasceu antes de 1911. Só temos o digital e solicitaremos o envio do impresso certificado. No entanto, na certidão narrativa o funcionário responsável o fez transcrevendo o nome do português com V e, na verdade, e em todos os documentos dele no Brasil, o nome é com W. Acrescento na solicitação essa observação de que o nome dele seria com W e não com V? De fato, na fotocópia é quase impossível identificar a letra, porém está mais próximo de um W que um V rs.
    • Na certidão de óbito do português, o primeiro nome da mãe dele é diferente do que consta na certidão narrativa do batismo. Essa retificação posso solicitar somente no cartório no qual emitirei a reprográfica e de inteiro teor?
    • Em suma, só seriam necessárias, portanto, a certidão narrativa de batismo junto à fotocópia do assento; certificado de antecedentes criminais do neto do português; formulário preenchido; e certidões de nascimento apostiladas do filho e do neto do português. Nada de casamento é efetivamente necessário, portanto?
  • @caslu 1- precisa apostilar também a cópia autenticada do doc. de identificação do neto (RG ou passaporte);

    2- se você se refere à fotocópia certificada pelo Arquivo Distrital, não precisa de uma nova.

    3- não precisa da certidão narrativa, a fotocópia certificada é suficiente, a não ser que esteja muito ilegível.

    4- por qual motivo você vai utilizar a certidão de óbito? a retificação deve ser solicitada ao cartório que lavrou a certidão.

    5- se o português foi o declarante do filho ainda na menoridade, não precisa transcrever o casamento.

  • @lucianacorrea04 depende do conservador agora. pode demorar algumas semanas ou alguns meses

  • @gsilvestre, então, exceto o nome, todos os outros dados no assento de batismo estão de dificílima leitura.

    Em relação a certidão de óbito do português, achei que fosse necessário para fixar o nome utilizado na vida adulta.

    E, sim, ele registrou corretamente ainda na menoridade os seus filhos.

  • @caslu entendi, então melhor enviar a narrativa junto mesmo. você pode tentar indicar ao arquivo distrital qual seja a grafia correta e torcer para eles atenderem rs

    para fixação de nome você pode utilizar a certidão de casamento também, se ela n tiver erros como a de óbito

  • @gsilvestre , @caslu , V e W não são divergências.

    Quanto à difícil leitura, a não ser que esteja muito apagada, é relativo. Os Conservadores são especialistas em paleografia. Não se preocupe.

    Lembre que a certidão do Requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • Boa noite, pessoal!

    Saiu a nacionalidade da minha mãe. Agora quero providenciar a minha e a da minha filha. Gostaria de saber se:

    1 posso enviar os dois requerimentos para a Conservatória no mesmo envelope, só identificando quais os documentos que são meus e quais os da minha filha?;

    1. Quais os documentos obrigatórios para cada uma de nós
    2. Qual a conservatória que está mais rápida. A nacionalidade da minha mãe foi feita pela ACP Porto.

    Agradeço muitíssimo,

    Irlane

  • JessicacostaJessicacosta Member
    editado August 2021

    Oi Pessoal boa noite,

    Minha prima esta juntando a documentação para dar entrada no processo dela , e ao ler a certidão do Avô dela que é filho do português se deparou com alguns problemas , se poderem nos ajudar nas seguinte duvida

    O filho do português foi registrado somente com o primeiro nome de Geraldo , não foi colocado o sobrenome , e também foi invertido a sequencia do sobrenome do Avô , enquanto a isso tudo bem , estamos tranquilos é só fazer as retificações necessárias ; Agora a única parte que nos preocupou foi a seguinte......

    O declarante do nascimento foi um terceiro , porem diz que é filho legitimo do casal, ele foi registrado com menos de um ano de idade ( será que vai dar problema por não ter sido nem o pai português nem a mãe que foi o declarante do nascimento ?? )

  • @Irlane Gomes Braga não pode. tem que fazer primeiro o seu processo, só depois o da sua filha.

    ainda, antes de fazer seu processo, se sua mãe n foi a declarante do seu nascimento, precisa transcrever o casamento dela

  • @Jessicacosta , como não foram pai ou mãe os declarantes, terá que transcrever o casamento dos avós antes de mandar o processo dela como neta.

  • @Irlane Gomes Braga, parabéns!

    O processo da sua mãe já teve o registo criado? Quanto tempo transcorreu entre a aprovação do pedido de nacionalidade (bolinha 7 marrom) e a criação do registo (bolinha 7 verde)?

  • editado August 2021

    @julbra O processo da mãe da Irlane vem desde 2015, e foi um caso bem complexo. Qualquer que tenha sido o tempo, não creio que lhe sirva como referência.

    @Irlane Gomes Braga Parabéns a você pela tenacidade e a sua mãe pela conquista.

  • @Diogo Melani

    Sim, o processo está há um mês "em análise"

    Abraço e boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.