Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1278279281283284662

Comentários

  • @gandalf


    Muitíssimo obrigada pelas informações sobre transcrição de casamento no Consulado de BH, já encaminhei para minha irmã.

  • @Simone S BH

    Sem problemas. Diga a ela para estar cadastrada, com tudo pronto com antecedência. Na hora que abrir, ela provavelmente tem poucos minutos para entrar, selecionar uma data e reservar. Abre a reserva ás 11, lá pelas 11:20 pode já não ter mais vagas pelos próximos 3 meses. A

    Sim, a certidão de casamento em inteiro teor tem que ser apostilada.

    Documentos oficiais brasileiros precisam ser apostilados para ter valor em PT.

  • editado August 2021

    @verifel

    Se a requerente for mulher, e casada, tem que incluir uma certidão de casamento em inteiro teor, para comprovar a mudança de nome no RG pelo casamento, se for o caso. Essa basta ser certificada, e não precisa apostilar, porque é usada nos registos somente para conferência.

    O documento é o mesmo que mencionei no post anterior, mas a função é diferente. No caso do nome na vida adulta, tem que apostilar, No caso da confirmação do nome de casada no RG não precisa.

    A instrução era para um homem, eu não mencionei isso.

  • @gandalf no caso da sua última resposta para @verifel:

    Eu poderia averbar na certidão de nascimento da requerente mulher casada, o seu casamento, para aparecer este "histórico/anotação" de mudança de nome e dessa forma, enviar somente a certidão de nascimento da requerente?

  • @J_Feiteira

    Eu apenas sigo o roteiro para ter um processo tranquilo. Por que não quer cumprir esse requisito?

    Para que o processo não agarre nos detalhes, não invente. Na certidão de casamento vão olhar o nome de casada da requerente, conferir com o RG. Se tem alguma razão para não mandae, seja explícito. Se houvessem opções fáceis, teriam sido mencionadas.

    O processo é da requerente. Ela pode fazer como desejar. Se houver exigência (porque o nome na certidão de nascimento não bate com o nome da requerente no formulário e no RG), terá que enviar depois, pagar outra remessa, e vai atrasar meses no processo.

  • Bom dia a todos!

    Eu dei entrada no processo de cidadania do meu pai (neto) em julho, no dia 05/07 tive retorno da DHL que a documentação chegou em Lisboa... mas até agora não recebi nenhum e-mail de confirmação da CRC. Sei que o processo dele vai ser demorado, podendo levar de 2 a 3 anos para conclusão, mas a gente fica na expectativa aqui rsrs. Vocês sabem me dizer se eles demoram mesmo para confirmar o recebimento?

    Obrigada :)

  • @Monize

    O prazo típico é 45 dias, que você completou nesse final de semana. Se não receber nas próximas 2 semanas, então comece a pedir.

    Verifique sua caixa de Spam e Inbox uma vez por dia. Pode já ter recebido dos registos centrais e não viu.

  • editado August 2021

    Bom dia!

    Mais uma saga da novela de cidadania. O cartório emitiu a certidão de nascimento da mãe da requerente (filha do português) com o nome da avó paterna "Maria Rodrigues Rasbeita", quando deveria ser Barbeitos.

    Em outro post eu tinha explicado que a "Maria Rodrigues" consta sem qualquer outro sobrenome (Rasbeitos ou Barbeitos) na cetidão de nascimento e casamento do português, mas que a mãe dela (avó do português) se chamava "Maria Joaquina Barbeitos".

    Vocês me ajudaram com essa questão @Leticialele @gandalf dizendo que não era necessário retificar porque era um sobrenome da família e que eu talvez não teria problema algum.

    Minha dúvida é; Eu mando logo (pra ganhar tempo com o processo) com Maria Rodrigues Rasbeitas mesmo (ao invés de Barbeitos), pois se trata apenas de uma bisavó da requerente e vou retificando com calma, para caso eles questionem eu já tenha uma via corrigida OU eu retifico primeiro e tiro esse sobrenome antes de enviar? O que acham mais jogo? Digo isso porque tenho todos os documentos em mãos já.

    O cartório não vai retificar com base no livro apenas pois realmente a certidão tá meio ilegível as letras são sugestivas, ficando difícil esclarecer apenas com o registro do livro.

    Obrigado desde já e desculpa se me alonguei kkkk

  • Olá @gandalf eu entro todos os dias no meu e-mail e não chegou nada mesmo, sempre olho o spam também... Vou aguardar mais um pouco e seguir com a sua orientação. Obrigada :)

  • editado August 2021

    @hugonpassos

    Corrija primeiro. Essa é uma distorção fundamental, e faz parte da leitura do documento manuscrito, pelo cartório.

    Como está no Brasil, apresente outros documentos que mostram que a palavra é Barbeitos, e não Rasbeitos. Explique que esse apelido é essencial para o processo. Pode ser uma batalha longa, ou não.

    Uma alternativa interessante seria uma certidão por cópia reprográfica, e mandar em lugar da inteiro teor. Eles vão ler, podem até ficar na dúvida, mas vão olhar o conjunto da obra, e fazer a coisa certa. Acho que seria o caminho mais curto.

    Enquanto isso, você trabalha para retificarem a certidão de inteiro teor, para o nome correto. Seu processo já estará em curso. Se mais tarde a conservatória pedir uma certidão em inteiro teor porque está ilegível, você já terá feito a correção. Essa correção na inteiro teor nunca vai alterar a reprográfica.

  • BOM DIA, BOA TARDE E ÓTIMO TRABALHO À TODOS ;-D

  • Bom dia, pessoal! Meus documentos foram entregues na CRC, no final de junho, pela DHL. Sem retorno nenhum até agora. Mais alguém nesta situação?

    Pela orientação que o @gandalf deu há uns comentários acima, creio que já seja hora de cobrar por e-mail, então...

  • @laisenml Eu estou na mesma situação, documentos entregues via DHL em 28/06, ainda nada de processo e senha.


    Porém, pegamos justo o mês de férias onde eles trabalham com pessoal reduzido, vou esperar mais um pouco antes de cobrar.

  • Boa tarde gente! 


    Depois de 5 meses consegui juntar minha documentação para enviar essa semana para Conservatória de Lisboa. 

    Mas fiquei com uma dúvida que não encontrei respostas aqui no Fórum.. Emiti a Certidão do meu avô português falecido pelo CivilOnLine e aquele prazo de 6 meses com o código já expirou.. Isso interfere em algo uma vez que a Certidão do Assento já foi impressa e está anexada aos documentos??? Preciso solicitar outra?


    Agradeço antecipadamente...

  • @anacris_fisio eu fiz esse mesmo questionamento, olha a resposta nesse post:

    Pelo que entendi não há problemas.

  • @anacris_fisio

    Se estiver impressa, não terá problema. Eles só precisam dos dados para localizar o original online.

    A chave de acesso é só o tempo que lhe dão para você baixar e imprimir.

  • Obrigada gente!!!!

    Esse fórum é TUDO!!! Algumas dúvidas dos colegas que também eram minhas e as respostas rápidas de vocês me ajudaram demais!

    Enviando minha documentacao amanhã!

    Agora é aguardar!

  • Vandalizaram a planilha de netos?

  • @LeoSantos eu nao Estou conseguindo abrir

  • Infelizmente apagaram praticamente todos os campos da planilha de netos. Tem como recuperar o que tava antes @gandalf?

  • Vandalizaram….. apagaram…… @LeoSantos e @raphafcruz KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Tem como acessar o histórico em Arquivo, Histórico de versões, Ver histórico de versões. Eu tentei restaurar a versão que está salva às 20h20, mas não sei se deu certo, acho que precisa de alguma autorização do "dono do arquivo" para restaurar.

  • Entao temos que esperar o dono autorizar

  • editado August 2021

    Para mim, todos os dados estão apagados.

    Vocês não imaginam como isso me irrita!! Dá vontade de desistir!!

    Será o preço que se paga por ajudar??? Estamos atrapalhando alguns que só pensam em lucrar??

    É inadmissível. Não é a primeira vez que isso acontece!!!

    @gandalf , socorro!

  • Pessoal,

    Como já mencionei aqui antes, processo do meu pai caiu em exigência e ele precisa transcrever o casamento dos avós.

    Levou um tempo para ele conseguir o batismo do nubente brasileiro na igreja e só agora ele vai poder fazer as retificações necessárias na certidão de casamento, para só então enviarmos o pedido de transcrição para PD. Com certeza isso tudo levará mais tempo do que o estipulado pela Conservatória.

    Minha dúvida é, alguém aqui teve ou conhece alguém que teve experiência em pedir a prorrogação do prazo dado pela Conservatória, pode dizer como foi?

    Ou ainda, vocês acreditam que convém talvez não atentar a Conservatória para este fato e apenas cumprir com a exigência, ainda que talvez fora do prazo?

  • @renatomilano , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, diga que recebeu a exigência e que está providenciando a transcrição de casamento.

    Vá renovando o email, dando notícias a respeito de como está o andamento da transcrição, a cada 30 dias.

    Relaxe, só após 180 dias sem manifestação do interessado é que arquivam o processo.

  • Não é possível.

    Tem que ser uma pessoa completamente idiota, imbecil e mau-caráter para fazer uma coisa dessas...

    Lamentável.

  • editado August 2021

    @raphafcruz e outros.

    Não se preocupem. Depois do jantar eu dou uma olhada e recupero a planilha como estava antes.

    Acontece ocasionalmente. A maioria vocês nem chegam a ver. :-)

    Vou colocar em read-only, só pra não piorar.

    P.S>: OK, vocês venceram. antes do jantar... :-)

    Podem xingar a vontade. É uma pessoa que veio de grupos de Facebook, e ele não vai ouvir seus clamores.

    Creio ter sido acidental. Ele tentou mover o nome dele, e não percebeu que ao tentar, a planilha toda fica selecionada, justamente para evitar operações indevidas..

  • @Leticialele obrigado! Fico mais tranquilo então!

    Só mais uma dúvida. Na verdade meu pai ainda não recebeu a carta da conservatória (apesar da exigência ter sido feita há 1 mês), mas ele solicitou cópia da exigência por e-mail neste meio tempo. Isto significa que talvez eles nem enviem a carta por já ter sido enviado por e-mail ou eles sempre enviam a carta?

  • @renatomilano , eles sempre enviam a carta

    Vocês podem começar a providenciar o que é necessário, assim ganham tempo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.