Boa noite a todos! Mais uma vez CEGV, muito obrigado. Desculpe incomodar mas, eu quero ir uma vez só pra resolver na CRC por isso tantas perguntas básicas. Agradeço muito. Boa Páscoa!
Acho que Rafael Melo se refere ao mesmo que eu. Sumiram respostas a perguntas que eu havia feito. Se eu não estiver enganado eram 92 páginas e agora são 78.
Tribunal Europeu suspende extradição de Raul Schmidt para o Brasil
"...Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que revogou a decisão tomada em fevereiro de libertar o empresário que, entretanto, adquiriu nacionalidade portuguesa de origem, ao abrigo da nova Lei da Nacionalidade...Inconformados com a decisão do STJ, um grupo de pessoas próximas de Raul Schmidt apresentaram um pedido de 'habeas corpus' a exigir a libertação imediata do empresário luso-brasileiro, alegando que a extradição "é claramente ilegal", por violar a lei e a Constituição portuguesa e brasileira. Os subscritores do `habeas corpus´ argumentam que Raul Schmidt é "cidadão português de origem, desde o nascimento (com certidão emitida desde janeiro de 2018)" e argumentam que "o Brasil não extradita cidadãos brasileiros de origem, não podendo, pois, garantir a reciprocidade exigida" por lei."
Bom dia! Alguém saberia me informar o que siginifica "fase de instrução oficiosa" - foi a resposta que obtive ao perguntar a fase que se encontrava meu processo, seria a fase da análise ainda?
"Exma Senhora
Informamos que o Proc. 48xxx/17 se encontra em fase de instrução oficiosa, que decorre por ordem de entrada nos Serviços.
Caso seja necessário algum documento ou esclarecimento será a interessada notificada para o efeito.
Bom dia , recebi email da CRC Lisboa , dizendo que o processo de convolacao , está aguardando ‘ instrução oficiosa ‘ , o que seria este status ? Agradeço desde já !
@edenoliveira obrigada eden! Porém não consegui achar nada a respeito da fase de "instrução oficiosa" neste tópico, existe apenas um comentário sobre instrução (vide abaixo) que acredito que não se enquadra no meu caso, o meu processo já foi numerado desde o ano passado e em e-mail recebido em fevereiro me informaram que estava em análise. Continuo na dúvida.
"para processo de aquisição, existem as fases: - instrução (ver se processo é viável), vem antes da numeração do processo, - análise, - atribuição, - despacho, - registro e conclusão."
@MarianaOrsini temos alguns foristas que enviaram o processo na primeira semana após a entrada da lei e ainda estão em fase de instrução. Portanto, tenho um palpite que o seu processo ainda se encontra em fase inicial (instrução). Para tirar a dúvida sugiro que ligue para a linha de registos em Portugal: 211 950 509
Amigos estou muito feliz por ter recebido email hoje favorável ao meu pedido de naturalização! Aguardo desde julho/16. Agora vou me valer das valiosas informações deste tópico para obtenção da documentação como cidadã portuguesa. Recebi um número do registro no SIRIC. ainda não sei o que fazer. Estou muito feliz! Vou ler tudo aqui mas se alguém puder mandar o passo a passo ficarei imensamente grata. Abraços
Olá a todos! Hoje meu processo de convolação completou 6 meses úteis, e que até o momento só tenho o número do processo (foi dado entrada na Central de Lisboa em Agosto 2017). Gostaria de saber dos demais membros que também completaram os 6 meses úteis quais os "passos" que seguiram ou nada pode se fazer para dar celeridade? Agradeço antecipadamente.
A resposta "padrão" em Portugal: "o problema está na falta de pessoal e no volume de processos que chegou desde a mudança da lei." Por esta razão, neste momento, creio ser indiferente ter entrado pessoalmente ou via correios. Estão todos andando muito lentamente.
@all , se alguem ou algum(a) moderador puder me ajudar fico muito agradecido , infelizmente meu avô portugues naturalizado com 78 anos faleceu ontem , demos entrada no pedido da converção dele em Outubro do ano passado , na segunda feira , ele entrou em contato via email para CRC LISBOA ,pedindo informações sobre urgencia no pedido da convolação dele , porque eu neto , estou estudando na Irlanda e meu visto vence em dezembro , ja renovei 2 vezes e nao poderei renovar mais , eu neto , posso solicitar a urgencia no processo dele , sendo que dependo da cidadania para continuar aqui na irlanda?
Sergio, acredito que você deveria deixar seu processo quieto e esperar o resultado .. pq qualquer mudança precisaria ser feita pelo seu avô, que faleceu, logo acredito que cancelariam o processo. Acho que você precisa é torcer pra não precisar interagir de forma alguma. A meu ver você só poderia responder por ele se fosse o procurador dele, e ainda assim seria arriscado. Mas isso é opinião baseada no que leio nos foruns e nos grupos, vamos ver a opinião de outras pessoas.
@sergio como o @gadf2009 disse ..não mexa no processo e deixe como está. Se for constado pela conservatória q seu avô faleceu, o processo de conversão vai ser cancelado.
Comentários
necessário o envio de cópia autenticada do cartão cidadão ou certificada pelo consulado português.
Percebi que algumas respostas às perguntas minhas não estão mais disponíveis. Foi alguma coisa que eu escrevi que não foi adequada?
Sumiram algumas páginas desse tópico ou é impressão minha?!
Tribunal Europeu suspende extradição de Raul Schmidt para o Brasil
"...Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que revogou a decisão tomada em fevereiro de libertar o empresário que, entretanto, adquiriu nacionalidade portuguesa de origem, ao abrigo da nova Lei da Nacionalidade...Inconformados com a decisão do STJ, um grupo de pessoas próximas de Raul Schmidt apresentaram um pedido de 'habeas corpus' a exigir a libertação imediata do empresário luso-brasileiro, alegando que a extradição "é claramente ilegal", por violar a lei e a Constituição portuguesa e brasileira. Os subscritores do `habeas corpus´ argumentam que Raul Schmidt é "cidadão português de origem, desde o nascimento (com certidão emitida desde janeiro de 2018)" e argumentam que "o Brasil não extradita cidadãos brasileiros de origem, não podendo, pois, garantir a reciprocidade exigida" por lei."
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-04-17-Tribunal-Europeu-suspende-extradicao-de-Raul-Schmidt-para-o-Brasil#gs.d=pNpt0
Alguém saberia me informar o que siginifica "fase de instrução oficiosa" - foi a resposta que obtive ao perguntar a fase que se encontrava meu processo, seria a fase da análise ainda?
"Exma Senhora
Informamos que o Proc. 48xxx/17 se encontra em fase de instrução oficiosa, que decorre por ordem de entrada nos Serviços.
Caso seja necessário algum documento ou esclarecimento será a interessada notificada para o efeito.
Com os melhores cumprimentos
A oficial, Ana Isabel Ruivo"
Desde já agradeço!
Veja as fases neste tópico:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3447/etapas-conclusao-processo
"para processo de aquisição, existem as fases:
- instrução (ver se processo é viável), vem antes da numeração do processo,
- análise,
- atribuição,
- despacho,
- registro e conclusão."
A resposta "padrão" em Portugal: "o problema está na falta de pessoal e no volume de processos que chegou desde a mudança da lei." Por esta razão, neste momento, creio ser indiferente ter entrado pessoalmente ou via correios. Estão todos andando muito lentamente.
Agradeço a total atencao !
Qual é a data da entrada do seu processo?