Nacionalidade para Netos pela nova lei - como fica para quem já foi naturalizado

15153555657

Comentários

  • @CEGV, como palpite de resposta ao segundo item de questionamento, entendo que a reclamação quanto ao descumprimento desses prazos deve ser dirigida à Corregedoria do MJ, uma vez que o IRN integra a sua estrutura.
    Abraços a todos!
  • MAUROMBMAUROMB Member
    editado February 2018
    Os primeiros processos da nossa tabela de acompanhamento já estão indo para 150 dias. A CRCentrais já descumpriu a obrigação de notificar a prorrogação a vários interessados - que eu saiba. Se em 180 dias não sair o averbamento da originária, vamos para o segundo descumprimento de prazo por parte deles.

    Falta de pessoal, equipamentos, condições técnicas blá-blá-blá... Eu não quero saber se o pato é macho, eu quero é o ovo! A parte dos prazos no Código do Procedimento Administrativo não vale para as Conservatórias?!
    :=///

    Secretaria-Geral do Ministério da Justiça
    Rua do Ouro, n.º 6 - 1149-019 Lisboa
    Tel: 213 222 300 Fax: 213 506 015 E-mail: correio@sg.mj.pt
    Reclamaçōes:
    https://servicos.igsj.mj.pt/Frontoffice/Forms/Default.aspx
    correioigsj@mail.igsj.mj.pt

    Linha Justiça / Linha Verde: 800 910 220
  • TsunamiTsunami Member
    editado February 2018
    o meu código é 31X :/ mas o meu precesso é diferente (Artigo 6.1). Quais são os seus números?
  • Olá patrícios
    Li e reli muitos dos tópicos aqui, mas ainda tenho algumas dúvidas.
    Estou com os documentos em mãos para enviar CRC de Lisboa, porém gostaria de saber:
    1- a certidão de antecedentes tem que ser apostilada ou somente reconhecer firma da autoridade que a assinou?
    2- no formulário 1D: preencho o campo naturalidade com o nome da cidade brasileira que nasci e depois nacionalidade como sendo portuguesa? O campo endereço coloco o brasileiro? Deixar quadros 2 e 3 em branco? As cópias do assento de nascimento e cartão cidadão são simples, sem nenhuma autenticação do consulado? A assinatura no formulário deve ter reconhecimento presencial no consulado?
    Muito obrigado
  • @rcmachado

    1-não reconhece firma, imprime e valida no próprio site da PF.

    2- no formulário 1D: preencho o campo naturalidade com o nome da cidade brasileira que nasci e depois nacionalidade como sendo portuguesa? O campo endereço coloco o brasileiro? SIM .Deixar quadros 2 e 3 em branco?SIM. As cópias do assento de nascimento e cartão cidadão são simples, sem nenhuma autenticação do consulado? CARTÃO CIDADÃO AUTENTICA A COPIA NO CARTORIO,assinatura no formulário deve ter reconhecimento presencial no consulado? NO CARTÓRIO
  • Reconhecimento presencial no Cartório? Vou fazer no Consulado...
  • Grande @Tuliocn, excelente contribuição para a compreensão do assunto PRAZOS. Que os foristas se conscientizem de seus direitos frente à desastrosa morosidade da CRCentrais. E que pressionem o “sistema” para que eles saibam cada vez mais que estamos de olho. As atribuições aos netos já naturalizados custam 175€ pagos à vista (Não deviam custar nada, pois se trata na realidade de um mero averbamento da originária no assento de nascimento do português; um direito que passou a existir desde que a nova LN entrou em vigor em 01/07/2017 - mas essa é uma outra história...); e as aquisições pelo casamento custam 250€. O mínimo que se espera de Lisboa é que dê conta de cumprir 180 dias de prazo.

    “Eu não quero saber se o pato é macho, eu quero é o ovo”
  • Desculpa a pergunta idiota, mas esses 180 dias são corridos ou úteis?
  • @Andrea GA
    O meu processo é de neto com comprovação de laços, conforme está na lei se passar do prazo eles não podem mais indeferir, ou seja são obrigados a aceitar os meus laços.
    Eu entendi direito?
  • @Andrea GA,
    Isso é muito importante. Realmente temos que ler muito.
    Talvez um abaixo assinado com todos que ultrapassaram os primeiros 90 dias sem nenhuma informação pode ser uma maneira de precipitamos o IRN e MJ.
  • Não é precipitamos e sim pressionarmos
  • @Tuliocn , @Andrea GA
    Obrigada pelas informações.
    Vou contar os meu prazo e ver quantos dias da.
    É uma linha de reclamação bastante embasada.
  • Obrigado Vlad Pen, vou enviar os documentos assim que conseguir autorizá-los no cartório.
  • No meu caso em particular já se passaram 100 dias descontando os feriados e os finais de semana (147 corridos).
  • Reconhecimento presencial no Cartório? Vou fazer no Consulado amanhã, quarta-feira..... ALGUÉM PENSA AO CONTRÁRIO? Gentileza responder quem souber, porque vou enviar na quinta-feira.... Obrigado (muito embora esta seja a Instrução no site do Consulado, o modelo 1-D manda assinar e reconhecer presencialmente..
  • @cidadao do mundo,

    Fiz meu reconhecimento em cartório por autenticidade, nos dois campos de assinatura do formulário inclusive.

    Meu processo foi recebido, numerado e encontra-se em análise (segundo a CRC) portanto suponho que o aceitaram da firma como foi feito.

    Obs: não apostilei o formulário...
  • @Andrea GA

    Tratá-se de um problema temporário mas a equipe técnica já está providenciando o devido reparo. Provavelmente devido ao aumento da demanda.
  • INTERESSE PUBLICO

    Para quem precisa apostilar documentos o cartório de notas da cidade de extrema/mg (tel 35 3435 1306) faz apostilamento ao custo de 35,00 para cada certidão. A cidade fica a 100kms de sp (capital), 40 kms de Bragança Paulista.

    Comparado ao custo em SP é uma baita economia...
  • Boa tarde!

    Gostaria de uma ajuda para obter informação do processo, enviei para IRN em setembro e até agora não obtive nenhuma posição, tenho acompanhado aqui no fórum que realmente está parado, mas alguns já tem o número de distribuição, gostaria de saber como conseguir este número e para qual email posso solicitar informações.
  • @Marcus_Machado,

    O site foi atualizado. Até ontem constava a informação.

    Resta saber se houve de fato a reunião e, em tendo ocorrido, o resultado das discussões.

    Abraços
  • @CEGV,

    E você já consegui ver o que eles falaram?
  • @CEGV,,

    ok, obrigadooo.
  • Boa tarde! Liguei para o consulado hoje e fui atendido por uma funcionária de nome Teresa, ela me informou que meu processo de convolação se encontra sem exigências e que em breve sairá. (CRC 47XXX/2017).
  • Desculpa, eu quis dizer que liguei para o CRC-Lisboa, ela pediu um momento e quando retornou veio com essa informação, ela não falou nada a mais além disso. Tomara que a Teresa esteja certa mesmo.
  • @CEGV, brilhante post! Parabéns! Agradeço a você, a todos os moderadores, aos demais foristas que fazem contribuições agregadoras e aproveito para me desculpar ser causei algum mal estar com algum post, pois esta nunca foi minha intenção. Grande abraço.
  • Pessoal, alguem obteve alguma atualizacao sobre o pedido de averbacao de atribuicao com a conservatoria? Aparentemente esta parado em estagio de digitalizacao desde o ano passado, o da minha mae deu entrada em Julho, foi enumerado em outubro e sequer esta em analise ainda, sequer foi distribuido a um conservador.
  • @CEGV.,mais uma Convolação para lista !!!A da minha mãe ! Finalmente !Chegou hoje a Lisboa
  • Oi pessoal aguem ai? Estou preenchendo o D1 p meu msrodo ja no cartorio p fazer o apostilamento e tenho uma duvida : no quadro 1 naturalidade , coloco Jundiai Brasil?
  • Gente é marido ... kkkk
  • O D1 que estou preenchendo é para a convolacao e a duvida e se coloco onde ele nasceu no Basil ou se coloco a Crc de Tondela onde ele
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.