Nacionalidade para Netos pela nova lei - como fica para quem já foi naturalizado

1464749515257

Comentários

  • Bom dia .Estou marcando assinatura do formulário 1D presencial nos consulados do Rio e SP e fiquei confusa .No Rio é de graça já marquei .Em SP de graça para alguns itens como naturalização .E tem uma opção que é cobrada .Em SP qual peço a que paga 54,00 ou a de graça pro 1D .Os dois vão fazer Convolação . Obrigada
  • Pessoal desculpa eu nem sei se era aqui para colocar essa dúvida .
  • Ok . Obrigada .Eu fiquei tão confusa que acabei marcando as duas opções . É só não pagar o boleto e não agendar a referente a essa .A que consegui marcar por naturalização de graça vai ser no mesmo dia que ele vai pedir o cartão cidadão urgente .Estamos com muito medo
    Ele está bem debilitado por isso vai assinar logo
    Assim que chegar mandamos o Processo pra Lisboa .
    Obrigada muito obrigada
  • Mas Vlad Pen, na convolação, os documentos em tese ja foram analisados, já possuo registro , casamento averbado, já votei. Não deveria ser um processo a começar do zero como se estivesse dando entrada agora pela cidadania, daí meu desapontamento.
  • Boa tarde! Luguei para a LR e consta como processo em fase inicial. O meu de CONVOLAÇÀO, chegou em 20/07 _ 46XXX/2017. Ainda n está na fase de ANÁLISE.
  • Ainda insisti na informação, tentando esclarecer se houve alguma movimentação, mas o atendente foi categórico: foi recebido e está ainda em fase inicial. Como é difícil essa espera! rs.
  • @CEGV excelente noticia, o meu é de 18/07 amanha eu vou ligar cedo, esta reunião audição com a diretora e essas matérias que andaram saindo, devem ter surtido algum efeito. Oremos....
  • Olá!
    Liguei agora para o irn e meu processo continua no início. Nenhuma alteração. Dei entrada nele no dia 7/07 aqui em Lisboa.
    5 Meses é só numerado por enquanto.

  • Olá pessoal. Hoje vou começar a juntar os documentos para a convolação do processo da minha mãe
    Alguém pode me passar o link da documentação necessária ?
  • Pessoal, fui hoje na CRC central entrar com o pedido de atribuição para minha mãe (neta naturalizada)
    Algumas ponderações
    1) Ela me disse que não seria convolação e nem atribuição
    (Convolaçao é o processo que está em trâmite pela naturalização e o requerente resolve alterar para a nova lei. E atribuição é o requente que não é português)
    Sendo assim, no nosso caso seria uma "atualização" (palavras do conservador) pois, já são portugueses e só vai mudar para atribuição
    Contudo, ela solicitou toda e qlqr prova de ligação efetiva com Portugal, além do cartão cidadão, eu como sou residente de Lisboa, levei um Comprovante de morada da minha Junta de Freguesia, explicando que minha mãe reside comigo aqui.
  • @Marri Gasparin e @Paulo Moreira2
    Ah, eles dizem o que vem a suas esfumaçadas cabecinhas...
    Aprendemos então que preenchemos um formulário de Atribuição de Nacionalidade para pedir uma Atualização de Nacionalidade. Mas atenção: para essa mera atualizaçãozinh, além de sermos portugueses e termos um CC que nos permitirá votar em Portugal, e podermos morar e trabalhar na terrinha na hora que nos der na telha, é de bom alvitre juntar mais algumas robustas provas de ligação efetiva com a NOSSA comunidade nacional portuguesa - fotos de viagem e tickets de tascas são bem-vindos.

    Pois então que seja: ATUALIZATION CHON CHON!
  • @Marri Gasparin,
    obrigada por compartilhar conosco.

    Realmente "atualização" é nova!
    Estranhei, especialmente, o pedido das provas de ligação efetivas.

    Logo no início dos nossos questionamentos à CRCentrais Lisboa, sobre como seria este tipo de processo e os documentos necessários, nos foi encaminhado o seguinte email:

    ===============
    "Sra,

    Se já tem a nacionalidade portuguesa nos termos do nº 4 do art.º 6.º da LN

    Os cidadãos portugueses que tenham adquirido a nacionalidade portuguesa, com base no anterior n.º 4 do art.º 6.º da LN, podem agora requerer a sua atribuição nos termos do artº 1º nº 1 al d) da Lei da Nacionalidade, mediante apresentação dos seguintes documentos:
    - impresso de modelo aprovado 1D
    - certificado do registo criminal do país da naturalidade e da(s) residência(s), se diferente(s) de Portugal.
    - fotocópia certificada do documento de identificação português em prazo de validade, certificada no consulado português, cartão de cidadão ou passaporte
    - pagamento do respetivo emolumento (175,00€),
    -Devem remeter para esta Conservatória os documentos indicados.

    Posteriormente, serão notificados pela CRCentrais, para solicitar o registo da atribuição, o qual será feito por averbamento ao assento de nascimento já lavrado.

    - Sugerimos que consulte o site do Instituto dos Registos e do Notariado - http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/ - onde poderá encontra o impresso-modelo que pode ser utilizado para o respectivo pedido de nacionalidade portuguesa, emolumentos devidos e meios de pagamento.
    Deverá proceder ao pagamento do processo sob pena de os documentos serem devolvidos.

    Cabe aos interessados enquadrar a sua pretensão"


    ==============

    Note que, em nenhum momento, foi citada prova de ligação efetiva.
    Posteriormente, outros membros do grupo receberam o mesmíssimo email.
  • Só faltava essa...ligaçoes efetivas para quem já é neto naturalizado..Quer mais ligações efetivas q o meu CC ,ora pois!! Esses conservadores estão a caducar??
  • Concordo com o que disseram. Mas acho que quando ela disse "atualização" foi no sentido de dizer que será simples

    Eu perguntei de prazo e ela disse que seria rápido, afinal, é uma MERA atualização. Que seja, rs
  • Simples e rápido deveria ser, mas há muita burrocracia e morosidade no processo.
  • Assim como @Marri Gasparin - a quem agradeço por compartilhar a sua experiência na CRC - , penso que a expressão “atualização" apenas reflete a percepção corrente, por parte dos funcionários da CRC, de que os portugueses naturalizados já preenchem as condições para a atribuição, uma vez que não há prova maior de vínculo efetivo entre cidadão e Estado do que a própria nacionalidade adquirida, resultante que foi das manifestações de vontade, coincidentes, entre particular e poder público.
  • No link fornecido por @eduardofranco1979 essa visão restou transparente, nas palavras da Sra. Lurdes Serrano, Diretora da CRC.
    Entretanto, cabe a palavra final ao Ministério da Justiça, órgão competente para delegar, à CRC, atribuição para decidir, no rito simplificado, acerca dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa formulados por portugueses (insisti na reiteração).
  • Boa tarde a todos.

    Há um tempo atrás preparei toda a documentação, que eu achava que tinha, para dar entrada ao pedido de
    cidadania. Porém veio a história de "vínculo com Portugal" devido a mudança da lei. Por isso resolvi esperar.

    A situação é a seguinte: meu BISAVÔ (português e falecido), meu AVÔ(é brasileiro, não solicitou a cidadania portuguesa e é falecido), meu PAI (é brasileiro e está vivo). Se não me engano, se pode pular uma geração, ou seja, eu (bisneto), preciso tirar a cidadania do meu pai (neto) para em seguida solicitar a minha. Seria isso mesmo?

    A documentação que eu tenho em mão são:
    - Certidão de nascimento (de inteiro teor e apostilhada) do meu Bisavô (Português) que a Conservatória de Aveiro me enviou;
    - Certidão de nascimento (de inteiro teor e apostilhada) do meu Avô (Brasileiro);
    - Certidão de nascimento de inteiro teor e apostilhada) do meu Pai (Brasileiro);
    - Documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa (no caso do Brasil, conclusão de duas séries);
    - Certificado de registo criminal do país da nacionalidade e de outros países onde tenha tido residência.

    Com a nova lei, o que mudou? Esse vínculo que se fala seria o que?

    Como e pra qual Conservatória que se envia a documentação?

    Agradeço quem puder me ajudar.
  • @Andrea GA, mandou bem! Concordo com tudo e mais um pouco.
  • @andrea GA não sei se refere-se a mim, mas não tenho a mínima intenção de colocar pânico em alguém. Aliás, eu assim como vocês, dependo da atribuição da minha mãe para ter chances reais de ser tuga e transmitir aos meus filhos. As informações que passei aqui, foram com a intenção de ajudar. Até pq, quando moramos no Brasil o contato vi e-mail é bem diferente do contato para quem está cá e pode ir pessoalmente a Conservatoria de Registo Centrais
    Acredito que o termo "atualização" siginifica algo muito bom!
    Aguardemos ansiosos pela nossa vez
  • editado December 2017
    Ela somente disse e tenho provas do que falo: tudo que puderes juntar para provar a ligação efetiva com Portugal será pertinente. No entanto, que quando eu fui a primeira vez, estávamos sem o cartão cidadão e a mesma me aconselhou a voltar com o cartão para anexar. O que eu puder ajudar no sentindo de perguntar informações na CRCentrais, ficarei à disposição em contribuir
    (Moro muito perto de local)
  • editado December 2017
    Relaxem pessoal.. uma hora essa " novela mexicana"..oopss quero dizer ..novela portuguesa "desenrola "!!!
  • @Paulo Moreira2,
    exatamente. Depois que recebi estas palavras da sra Conceição Girão, vi várias pessoas com o mesmíssimo email (como citei acima), incluindo você. Era um ctrl C, ctrl V.

    A sra Girão é uma oficial experiente, competente e respeitada das CRCentrais Lisboa.
    Logo, nada de provas de ligação a anexar.
  • Correta a orientação da funcionária que aconselha entrar com o processo com cópia do CC, já que o mesmo já gera inscrição na utente de saúde e segurança social e, mais recentemente, recenseamento eleitoral. Com o processo montado de forma mais completa ficará difícil para o MJ contestar os vínculos, o que não ocorre quando se anexa apenas o assento do naturalizado.
  • Feliz Natal @Paulo Moreira2, a todos os foristas, e em especial para Epidaura, que nos enaltece com sua presença. Que 2018 traga só boas notícias.
  • @Andrea GA
    Adorei o “sexo é imaginaçao”, dentro dessa ótica quem sabe mais encontros serão realizados? Que todas as possibilidades sejam bem-vindas!

    Feliz Natal, queridos companheiros. Como disse @Paulo Moreira2, sentiremos falta da batalha após a conquista.
  • @MarizaGuerra apesar da conquista nós continuamos na batalha..rsrs
  • Processos de nacionalidade são muito tocantes, seja pela descoberta das raízes, seja pela emoção de se ter uma nova perspectiva de vida se descortinando ou seja pela realização de um projeto mesmo. Fazer a trilha reversa dos nossos ancestrais que vieram pro Brasil está na moda, e deve ser consderado um tributo àqueles que nos proporcinaram essa chance.

    Esse fórum é maravilhoso por distribuir o bem, sem olhar a quem, raridade nos dias atuais.

    Desejo a todos, suas nacionalidades originárias, exercidas de forma plena, como cidadania mesmo. Desejo sucesso em tudo que planejam. Desejo paz e esperança. E desejo que continuem a distribuir o bem, seja aqui, ou em qualquer lugar virtual ou físico.

    Abraços.
  • @Marcia bonitas palavras
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.