@MAB ligue na Linha de Registos ( 00 xx (351) 211 95 05 00 ) - opção 1, opção 1 - de 9 às 17 local, e pergunte sobre o CC. Tenha todos os dados em mãos e fale como se fosse seu pai. Pelo Skype é bem mais barato, bote uns 30 reais.
Boa Tarde, pessoal ! Bom, meu pai já possui a nacionalidade via aquisição pela lei anterior e já enviei a documentação para a entrada para o processo de convolação deste. Porém ele ainda não fez a transcrição do casamento dele. Vocês acham melhor esperar a finalização do processo de convolação ser concluída para dar entrada na transcrição do casamento, ou dar logo a entrada na transcrição antes mesmo de ser concluído o processo de convolação ?
Obrigado pela resposta @Paulo Moreira2 !!! A minha dúvida era se gerar uma nova certidão de nascimento ( após o processo de convolação) do meu pai, logo eu teria que fazer a transcrição para essa nova certidão de nascimento gerada e não da antiga. Mesmo não vendo muita lógica nesse pensamento meu, pelo leigo que sou nessa área, fiquei com receio de fazer a transcrição antes do meu pai ganha a nacionalidade atribuída. Mas de qualquer forma eu vou começar a providenciar essa transcrição também, pois assim vai adiantando o processo que terei que fazer se der tudo certo. Valeu !
Olá a todos. Gostaria só de fazer uma observação que me foi passada pela funcionária da conservatoria geral de Lisboa quando dei entrada no processo de convocação no dia 7 de julho. Ela me disse que não haverá averbação na certidão e sim a antiga averbação sairá não tendo mais nenhuma informação sobre como se deu a nacionalidade. Ela foi bem incisiva nessa questão. Some a averbação. Isso só saberemos quando a primeira convocação estiver ok. Abraços
O meu processo recebido pela CRC no início de agosto já foi numerado conforme e-mail abaixo:
"Informamos que o processo já deu entrada em sistema informático e foi-lhe atribuído o nº XXXXX/XX. Está em processo de “Digitalização/Classificação” e só depois seguirá para o respectivo Sector para análise. Mais informamos que, devido ao elevado volume de Serviço, é impossível neste momento fazer qualquer previsão da conclusão do mesmo."
A certidão de antecedentes criminais já expirou, tinha validade de 90 dias, quero ver o que vai acontecer na fase de análise. Sei que tendo os dados qualquer um pode emitir, mas duvido que eles facilitem.
Alguém que enviou antes recebeu uma resposta diferente?
@paulo Moreira2 Esse caso é um caso de um neto que adquiriu a nacionalidade por naturalização pulando uma geração más depois o seu pai adiquiriu por atribuição e o neto naturalizado decidiu entrar com o processo para ser atribuído também. Exatamente o que estamos buscando agora, eles já tem experiência com esses casos que não eram tão raros assim.
Não se tratava de estagiária não. Funcionária antiga! Como fui uma das primeiras a dar entrada no processo, vamos esperar para ver. O importante é que corra tudo bem para que eu possa dar andamento na nacionalidade da minha filha e do meu esposo. Se ela se expressou errado, só saberemos mais tarde.
Obs: A averbação é uma nota inserida à margem de um documento ou registro público para indicar qualquer alteração relativa ao documento ou registro originaL
Averbamento: Ato ou efeito de averbar, registrar. No direito, é a anotação acessória feita a margem do assento principal, com a função de atualizar o conteúdo
Boa tarde, obtive a nacionalidade por ser neto de cidadão português (art 6 nr 4) e agora vou dar entrada no pedido para atribuição (art 1 nr 1). Gostaria de saber como devo me identificar no formulário 1-D, como português ou como brasileiro ? Deixando para especificar o pedido em outro campo do formulário
O preenchimento do 1D tem o mesmo preenchimento do 1C, porém:
Nacionalidade: Portuguesa: Doc de Identificação: cartão cidadão ou passaporte português - emitido por República de Portugal Item 5 do quadro 2 indique: cidadão português naturalizado requere a nacionalidade originária.
graças a nosso amigo @MOGADOURO hoje consegui reconhecer a assinatura do meu pai no formulário 1D. Porém agora estou com um outro probleminha, estive no cartório sexta feira, o mesmo que fiz o vale postal ano passado quando fiz o processo de naturalização do meu pai e o correio informou que estão proibidos pela PF de fazer vale postal para pessoas jurídicas, somente físicas.
É verdade, Ziza. Também observei a lacuna. Para a visita ao site não passar em branco, no campo das sugestões aproveitei para indicar que incluíssem a modalidade da conversão aquisição-atribuição nas atualizações da página: uma maneira de lembrar que esta específica demanda existe e que ela é diversa da situação comum tratada no guia (a do neto postulante à nacionalidade portuguesa).
@vlad bom dia! por favor pode me informar o endereco para qual devo enviar a documentacao da convolacao? quais sao as opcoes e qual lugar o processo vai mais rapido?
Obtive a seguinte resposta para o email que enviei para rcentrais.diversos@irn.mj.pt:
"Se pretende informações sobre o estado do seu pedido de nacionalidade já apresentado na Conservatória dos Registos Centrais Poderá contactar a Linha Registos através do n.º de telefone (+351) 211 950 500, onde lhe será prestada informação""
O trabalho que ela teve para copiar e colar, podia ter consultado o número de convolação. Vou dar uns dois dias e tentar de novo.
Todas as vezes que mandei e-mail pra esse diversos, eu recebi essa resposta. Tente mandar pra esse outro e-mail que eles me responderam o número do processo: rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Comentários
Gostaria só de fazer uma observação que me foi passada pela funcionária da conservatoria geral de Lisboa quando dei entrada no processo de convocação no dia 7 de julho.
Ela me disse que não haverá averbação na certidão e sim a antiga averbação sairá não tendo mais nenhuma informação sobre como se deu a nacionalidade. Ela foi bem incisiva nessa questão. Some a averbação. Isso só saberemos quando a primeira convocação estiver ok.
Abraços
"Informamos que o processo já deu entrada em sistema informático e foi-lhe atribuído o nº XXXXX/XX.
Está em processo de “Digitalização/Classificação” e só depois seguirá para o respectivo Sector para análise.
Mais informamos que, devido ao elevado volume de Serviço, é impossível neste momento fazer qualquer previsão da conclusão do mesmo."
A certidão de antecedentes criminais já expirou, tinha validade de 90 dias, quero ver o que vai acontecer na fase de análise. Sei que tendo os dados qualquer um pode emitir, mas duvido que eles facilitem.
Alguém que enviou antes recebeu uma resposta diferente?
abs
Uma lembrancinha para vocês, do fundo do baú:
https://drive.google.com/open?id=1XTiDGCPbDBDD1f4udwd_lvcz-WOPDcPg
https://drive.google.com/open?id=1orheiTPFZCFuWETQt09lANkT1X6Qpk7b
Como fui uma das primeiras a dar entrada no processo, vamos esperar para ver. O importante é que corra tudo bem para que eu possa dar andamento na nacionalidade da minha filha e do meu esposo.
Se ela se expressou errado, só saberemos mais tarde.
Obs: A averbação é uma nota inserida à margem de um documento ou registro público para indicar qualquer alteração relativa ao documento ou registro originaL
Averbamento: Ato ou efeito de averbar, registrar.
No direito, é a anotação acessória feita a margem do assento principal, com a função de atualizar o conteúdo
O preenchimento do 1D tem o mesmo preenchimento do 1C, porém:
Nacionalidade: Portuguesa:
Doc de Identificação: cartão cidadão ou passaporte português - emitido por República de Portugal
Item 5 do quadro 2 indique: cidadão português naturalizado requere a nacionalidade originária.
graças a nosso amigo @MOGADOURO hoje consegui reconhecer a assinatura do meu pai no formulário 1D. Porém agora estou com um outro probleminha, estive no cartório sexta feira, o mesmo que fiz o vale postal ano passado quando fiz o processo de naturalização do meu pai e o correio informou que estão proibidos pela PF de fazer vale postal para pessoas jurídicas, somente físicas.
Alguém esta sabendo disso?
obrigado,
tem algum problema agora, efetuar o pagamento por cartão uma vez que já reconheci a assinatura no formulário?
Poderiam me informar, por gentileza, para qual email posso enviar solicitando informações sobre a numeração do processo?
Obrigada
Encaminhei e-mail para o primeiro endereço citado por CEGV e obtive resposta no mesmo dia.
Abraços
Obtive a seguinte resposta para o email que enviei para rcentrais.diversos@irn.mj.pt:
"Se pretende informações sobre o estado do seu pedido de nacionalidade já apresentado na Conservatória dos Registos Centrais
Poderá contactar a Linha Registos através do n.º de telefone (+351) 211 950 500, onde lhe será prestada informação""
O trabalho que ela teve para copiar e colar, podia ter consultado o número de convolação. Vou dar uns dois dias e tentar de novo.
Tive a mesma resposta hoje, por email.
Tente mandar pra esse outro e-mail que eles me responderam o número do processo:
rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Obrigada pelas indicações