Nacionalidade para Netos pela nova lei - como fica para quem já foi naturalizado

1444547495057

Comentários

  • Finalmente reconheceram que a CRC Lisboa não está dando conta...
  • MAUROMBMAUROMB Member
    editado November 2017
    @MAB ligue na Linha de Registos ( 00 xx (351) 211 95 05 00 ) - opção 1, opção 1 - de 9 às 17 local, e pergunte sobre o CC. Tenha todos os dados em mãos e fale como se fosse seu pai. Pelo Skype é bem mais barato, bote uns 30 reais.
  • Valeu, @MAUROMB!
  • Boa Tarde, pessoal ! Bom, meu pai já possui a nacionalidade via aquisição pela lei anterior e já enviei a documentação para a entrada para o processo de convolação deste. Porém ele ainda não fez a transcrição do casamento dele. Vocês acham melhor esperar a finalização do processo de convolação ser concluída para dar entrada na transcrição do casamento, ou dar logo a entrada na transcrição antes mesmo de ser concluído o processo de convolação ?
  • Obrigado pela resposta @Paulo Moreira2 !!! A minha dúvida era se gerar uma nova certidão de nascimento ( após o processo de convolação) do meu pai, logo eu teria que fazer a transcrição para essa nova certidão de nascimento gerada e não da antiga. Mesmo não vendo muita lógica nesse pensamento meu, pelo leigo que sou nessa área, fiquei com receio de fazer a transcrição antes do meu pai ganha a nacionalidade atribuída. Mas de qualquer forma eu vou começar a providenciar essa transcrição também, pois assim vai adiantando o processo que terei que fazer se der tudo certo. Valeu !
  • @MAB, não tenho certeza se na LR opção 1 / opção 1 leva a informações sobre o CC - sei que é pra Nacionalidade. Siga a gravação hehe
  • Olá a todos.
    Gostaria só de fazer uma observação que me foi passada pela funcionária da conservatoria geral de Lisboa quando dei entrada no processo de convocação no dia 7 de julho.
    Ela me disse que não haverá averbação na certidão e sim a antiga averbação sairá não tendo mais nenhuma informação sobre como se deu a nacionalidade. Ela foi bem incisiva nessa questão. Some a averbação. Isso só saberemos quando a primeira convocação estiver ok.
    Abraços
  • O meu processo recebido pela CRC no início de agosto já foi numerado conforme e-mail abaixo:

    "Informamos que o processo já deu entrada em sistema informático e foi-lhe atribuído o nº XXXXX/XX.
    Está em processo de “Digitalização/Classificação” e só depois seguirá para o respectivo Sector para análise.
    Mais informamos que, devido ao elevado volume de Serviço, é impossível neste momento fazer qualquer previsão da conclusão do mesmo."

    A certidão de antecedentes criminais já expirou, tinha validade de 90 dias, quero ver o que vai acontecer na fase de análise. Sei que tendo os dados qualquer um pode emitir, mas duvido que eles facilitem.

    Alguém que enviou antes recebeu uma resposta diferente?

    abs
  • Caríssimos @CEGV, @Paulo Moreira2 e sua Epidaura

    Uma lembrancinha para vocês, do fundo do baú:
    https://drive.google.com/open?id=1XTiDGCPbDBDD1f4udwd_lvcz-WOPDcPg
  • Eu havia postado esse averbamento, essa funcionária como disse o Paulo só pode ser estagiária.
  • @paulo Moreira2 Esse caso é um caso de um neto que adquiriu a nacionalidade por naturalização pulando uma geração más depois o seu pai adiquiriu por atribuição e o neto naturalizado decidiu entrar com o processo para ser atribuído também. Exatamente o que estamos buscando agora, eles já tem experiência com esses casos que não eram tão raros assim.
  • Não se tratava de estagiária não. Funcionária antiga!
    Como fui uma das primeiras a dar entrada no processo, vamos esperar para ver. O importante é que corra tudo bem para que eu possa dar andamento na nacionalidade da minha filha e do meu esposo.
    Se ela se expressou errado, só saberemos mais tarde.

    Obs: A averbação é uma nota inserida à margem de um documento ou registro público para indicar qualquer alteração relativa ao documento ou registro originaL

    Averbamento: Ato ou efeito de averbar, registrar.
    No direito, é a anotação acessória feita a margem do assento principal, com a função de atualizar o conteúdo
  • Haja paciência!
  • Boa tarde, obtive a nacionalidade por ser neto de cidadão português (art 6 nr 4) e agora vou dar entrada no pedido para atribuição (art 1 nr 1). Gostaria de saber como devo me identificar no formulário 1-D, como português ou como brasileiro ? Deixando para especificar o pedido em outro campo do formulário
  • jbsergio

    O preenchimento do 1D tem o mesmo preenchimento do 1C, porém:

    Nacionalidade: Portuguesa:
    Doc de Identificação: cartão cidadão ou passaporte português - emitido por República de Portugal
    Item 5 do quadro 2 indique: cidadão português naturalizado requere a nacionalidade originária.
  • Amigos, bom dia!

    graças a nosso amigo @MOGADOURO hoje consegui reconhecer a assinatura do meu pai no formulário 1D. Porém agora estou com um outro probleminha, estive no cartório sexta feira, o mesmo que fiz o vale postal ano passado quando fiz o processo de naturalização do meu pai e o correio informou que estão proibidos pela PF de fazer vale postal para pessoas jurídicas, somente físicas.

    Alguém esta sabendo disso?


    obrigado,
  • @CEGV

    tem algum problema agora, efetuar o pagamento por cartão uma vez que já reconheci a assinatura no formulário?
  • Obrigado mais uma vez @CEGV
  • É verdade, Ziza. Também observei a lacuna. Para a visita ao site não passar em branco, no campo das sugestões aproveitei para indicar que incluíssem a modalidade da conversão aquisição-atribuição nas atualizações da página: uma maneira de lembrar que esta específica demanda existe e que ela é diversa da situação comum tratada no guia (a do neto postulante à nacionalidade portuguesa).
  • Caros, boa tarde,

    Poderiam me informar, por gentileza, para qual email posso enviar solicitando informações sobre a numeração do processo?

    Obrigada
  • @tuganix,
    Encaminhei e-mail para o primeiro endereço citado por CEGV e obtive resposta no mesmo dia.
  • Obrigada, @CEGV e AMNPN ! Vocês são extremamente solicitos :)

    Abraços
  • @vlad bom dia! por favor pode me informar o endereco para qual devo enviar a documentacao da convolacao? quais sao as opcoes e qual lugar o processo vai mais rapido?
  • @AMNPN e @CEGV

    Obtive a seguinte resposta para o email que enviei para rcentrais.diversos@irn.mj.pt:

    "Se pretende informações sobre o estado do seu pedido de nacionalidade já apresentado na Conservatória dos Registos Centrais
    Poderá contactar a Linha Registos através do n.º de telefone (+351) 211 950 500, onde lhe será prestada informação""

    O trabalho que ela teve para copiar e colar, podia ter consultado o número de convolação. Vou dar uns dois dias e tentar de novo.
  • @tuganix.

    Tive a mesma resposta hoje, por email.
  • Todas as vezes que mandei e-mail pra esse diversos, eu recebi essa resposta.
    Tente mandar pra esse outro e-mail que eles me responderam o número do processo:
    rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
  • @pablomarques e @alicevalenca , amanhã, durante o horário do expediente, vou enviar novamente para o rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt e conto aqui.

    Obrigada pelas indicações
  • É possível pagar por débito?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.