acredito que através do vale postal. Porém, tem a questão da insegurança presente neste quesito (ele precisa ser sacado, caso contrário pode expirar, os correios podem fazer com cotação indevida, tem que andar na rua com valores, etc)
@CEGV Uma vez que a pessoa já foi no cartório fazer uma cópia autenticada do CC (quem quis fazer), tb faria a autenticacao da assinatura lá.Se Portugal dá essa alternativa,nao há problemas de nao ir em consulado para quem opta pelo cartório.Fui lá pessoalmente com o formulário já assinado,eles olharam os documentos e a assinatura, e,em nenhum momento, me disseram que eu tinha que ir no consulado ou em camara de comércio.Nao considero nenhum método melhor que o outro se eles aceitam.
Olá a todos... Gostaria de fazer um comentário sobre essa questão de reconhecimento de assinaturas...(Só para registro)...Principalmente para os que já chegaram por aqui na ¨fase¨ da Apostila de Haia...
Quem entrou com processos de Requerimento da Nacionalidade Portuguesa antes do Brasil se tornar signatário do Protocolo de Haia deve lembrar da trabalheira que era ter os Documentos ¨Legalizados¨... Quando providenciei meus documentos para o processo de aquisição em 2016 o Brasil ainda não era signatário do Protocolo de Haia... Tínhamos que solicitar as Certidões com Firma reconhecida do Notário...(Outros documentos como Cópia autenticada do RG e Histórico Escolar também tinham que ter a firma de quem assina o documento reconhecida em Cartório)...Depois era pegar fila...(Bem cedo)...Na porta do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) Na Rua da Consolação em São Paulo para que os papéis fossem ¨Legalizados¨...(Tinha que chegar cedo pois o número de pessoas atendidas por dia era limitado)...
(Nessa fila do Itamaraty...Conheci uma estudante de medicina do interior de São Paulo que estava legalizando documentos para poder ir continuar os estudos na Russia...!!!)...Era uma verdadeira ¨Via Sacra¨ até conseguir ter em mãos todos os documentos em ordem...
No caso de processos de Nacionalidade Portuguesa...Depois de passar os documentos pelo Itamaraty os mesmos tinham que ser enviados para o Consulado Geral de Portugal em São Paulo...Só era possível por Correio...!!!...(Tinha que fazer todo o procedimento na página do Consulado)...Emitir boleto...Pagar...Mandar documentos + Boleto pago + Envelope já endereçado para que eles enviassem os Documentos de volta... (Legalizados)...Com o *Selo* do Consulado...
Na época que passou a valer a Apostila de Haia comparei os valores...Eram praticamente iguais... E o que o Consulado Geral de Portugal fazia...???? O Consulado tinha uma lista com os Escreventes...Notários e afins que tinham autorização para assinar os Documentos... O Consulado fazia Exatamente a mesma coisa que o Itamaraty...Com a diferença de que o que um fazia de graça...(Itamaraty)...O outro...(Consulado)...Cobrava...(Muito Bem)... um valor equivalente ao custo de um Apostilamento...(Preços de São Paulo)...!!!
Enfim...O que eu e muitos outros aqui no Fórum passamos na ¨Era pré Apostila de Haia¨ deixa claro que essas dúvidas/questões já aconteceram antes...E certamente vão continuar surgindo de tempos em tempos...
Mas uma coisa é certa...Esse Fórum sempre teve...E continua tendo pessoas sérias compartilhando informações confiáveis pra quem quiser fazer bom uso delas...Basta ter boa vontade de pesquisar...E bom senso para utilizar as informações que estão aí a disposição de todos...!!!
Verdade Nilton,essas dúvidas sempre virão ainda mais com uma lei nova. É de muito valor que estamos compartilhando nossas experiências com as conservatórias e com os envios por correio. No caso das convolações,os primeiros que entram com o processo acabarão ajudando os próximos que precisarem.
@Paulo Moreira2 Sabemos que quem preferir vai no cartório. No dia que Portugal quiser mudar isso, vai impactar em diferentes conservatórias e em diversos processos feitos no exterior, não apenas "convolações".
Podemos ser influenciadores de opinião e pessoas leem nossas opiniões, inclusive conservadores. Esse tipo de discussão que tenta mostrar que uma alternativa aceita por Portugal, logo fora de necessidade de discussão, não é confiável só pode prejudicar no futuro quem usou o cartório. Não vai tornar mais célere o processo de ninguém.
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida com relação ao processo de cidadania, sou bisneta de bisavô português falecido, avó falecida e pai falecido e bisneta de bisavó portuguesa falecida, vó falecida e mãe falecida; nesse caso como tenho descendência de portugueses de pai e mãe, porém todos estão falecidos, haveria alguma possibilidade de solicitar a cidadania? Ana Paula
Obrigado @Mogadouro o do butanta fica perto pra mim. Vou resolver essa semana, se agendo no consulado para o meu pai ou agora sabendo desses dois cartórios.
@Ana pas1969, no site do consulado do de Portugal no RJ, tem uma opção para pedidos de nacionalidade para parentesco de 3º grau, ou seja, sua bisavó portuguesa é sua parente de 3º grau. Posso estar enganado, mas aconselho vc confirmar essa informação direto no consulado, pode ser que vc tenha alguma pequena chance.
Li em algum lugar que esta hipótese de nacionalidade do 3º grau era utilizada em caso de jogadores de futebol que vão jogar na Europa. Não bastaria comprovar o vínculo familiar, mas demonstrar um certo "interesse" também por parte de Portugal em ter aquele individuo como nacional. Exemplo: Benfica demonstra interesse em ter um jogador que é muito bom, porém, a sua "cota de estrangeiros" já estaria completa. Daí o Benfica demonstraria as vantagens econômicas do negócio e conseguiria uma naturalização para o jogador bisneto.
Boas...!!! Aproveito a experiência compartilhada pelo @CEGV logo acima...Relatando dificuldades enfrentadas por conta da falta de preparo na prestação de serviços pelos funcionários dos Consulados...Para indicar o uso desse mesmo expediente quando tiverem que fazer um Vale Postal nos Correios...
¨...Boa informação é fundamental para um bom processo. E é para isso que o nosso fórum existe. boa sorte a todos nós ! abraços...¨
Aqui no Fórum tem muita informação de qualidade...Use SEM moderação...!!!
@Diego tuga, No dia 4 de novembro, você comentou que o seu advogado iria viajar para Portugal. O seu advogado lhe deu alguma informação nova sobre a sua convolação? Você já recebeu ama certidão de nascimento portuguesa? Favor compartilhar conosco a sua experiência. Abraços e boa sorte.
meu pai foi naturalizado. Na epoca esquecemos de enviar a certidao de casamento.
Amanha vou enviar o processo de convolacao do meu pai.
1. Posso ao mesmo tempo (mesmo envelope e envio, mas pagando a taxa adicional de 120 euros) solicitar a transcricao de casamento da minha mae? qual formulario devo preencher pra isto? E qual lista de documentos devo enviar da minha mae.
2. e possivel (no mesmo envelope e envio da convolacao do meu pai (175 euros), mas pagando as taxas adicionais de 120 transcricao mamae +175 euros atribuicao mamae) solicitar a transcricao do casamento da minha mae + atribuicao ou naturalizacao da minha mae? Devo enviar o formulario de transcricao + o modelo 3 de atribuicao para casados?
o que e melhor fazer? Item # 1 ou 2?
Minha mae e casada ha mais de 40 anos em comunhao de bens com meu pai.
@rita..o processo de Convolaçao é um, o processo de atribuição para esposa de português(sua mãe) é outro e o processo de transcrição de casamento dos seus pais tb é outro processo. Faça a Convolaçao em Lisboa, paralelo a esse processo, vc faz a transcrição de casamento dos pais em Ponta Delgada e depois concluida a convolaçao, dará entrada na atribuição da sua mãe pelo casamento. Penso q deva ser dessa forma.
estou meio perdido com o que fazer agora? O processo da minha mãe foi concluido ela está com o cartão cidadão e o passaporte em mãos, porem ela foi atribuida pela lei antiga, o que eu devo fazer agora ?
@LuizPaulo se sua mãe teve a nacionalidade adquirida pelo antigo processo de Aquisição (6.4) como neta de português ela terá q fazer a convolaçao (conversão) para poder atribuir os filhos (formulário 1D).Se ela adquiriu a nacionalidade como filha de português , ela precisa apenas fazer a transcrição de casamento para tb poder passar a nacionalidade para os filhos.
Infelizmente por questões das mais diversas possíveis, não tenho conseguido acompanhar o fórum como vinha qdo houve a tão esperada alteração. Meu pai já é naturalizado desde 2010 e quer dar entrada no pedido de convolação. Ele foi à embaixada aqui em Brasília e pediu um novo CC (renovação) há uns 6 meses. À época, disseram que deveria demorar em torno de 30 dias úteis até 60 dias para chegar. Até agora nada e não tem como ele ficar indo sempre lá e não atendem por telefone. Alguém sabe me dizer se com aquele formulário do pedido de renovação é possível dar entrada no pedido de convolação? Alguém já o fez?
@MAB, no meu caso, eu recebi uma correspondência com a senha do cartão de cidadão através dos Correios. Com essa senha em mãos, fui ao consulado retirar e desbloquear o cartão de cidadão (o meu cartão de cidadão estava no consulado aguardando eu ir retirá-lo). Abraços.
No teu caso, o CC já tinha chegado. Do meu pai, em setembro, qdo esteve na embaixada disseram "está na Saúde em Portugal". Meu pai voltou outra vez, mas não souberam dizer mais nada...
Comentários
Financeiramente, o que sai mais barato, fazer via cartão de credito (ocorre o pagamento do IOF?) ou via Vale Postal? alguém já fez essa conta?
obrigado,
acredito que através do vale postal.
Porém, tem a questão da insegurança presente neste quesito (ele precisa ser sacado, caso contrário pode expirar, os correios podem fazer com cotação indevida, tem que andar na rua com valores, etc)
Gostaria de fazer um comentário sobre essa questão de reconhecimento de assinaturas...(Só para registro)...Principalmente para os que já chegaram por aqui na ¨fase¨ da Apostila de Haia...
Quem entrou com processos de Requerimento da Nacionalidade Portuguesa antes do Brasil se tornar signatário do Protocolo de Haia deve lembrar da trabalheira que era ter os Documentos ¨Legalizados¨...
Quando providenciei meus documentos para o processo de aquisição em 2016 o Brasil ainda não era signatário do Protocolo de Haia...
Tínhamos que solicitar as Certidões com Firma reconhecida do Notário...(Outros documentos como Cópia autenticada do RG e Histórico Escolar também tinham que ter a firma de quem assina o documento reconhecida em Cartório)...Depois era pegar fila...(Bem cedo)...Na porta do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) Na Rua da Consolação em São Paulo para que os papéis fossem ¨Legalizados¨...(Tinha que chegar cedo pois o número de pessoas atendidas por dia era limitado)...
(Nessa fila do Itamaraty...Conheci uma estudante de medicina do interior de São Paulo que estava legalizando documentos para poder ir continuar os estudos na Russia...!!!)...Era uma verdadeira ¨Via Sacra¨ até conseguir ter em mãos todos os documentos em ordem...
No caso de processos de Nacionalidade Portuguesa...Depois de passar os documentos pelo Itamaraty os mesmos tinham que ser enviados para o Consulado Geral de Portugal em São Paulo...Só era possível por Correio...!!!...(Tinha que fazer todo o procedimento na página do Consulado)...Emitir boleto...Pagar...Mandar documentos + Boleto pago + Envelope já endereçado para que eles enviassem os Documentos de volta... (Legalizados)...Com o *Selo* do Consulado...
Na época que passou a valer a Apostila de Haia comparei os valores...Eram praticamente iguais...
E o que o Consulado Geral de Portugal fazia...????
O Consulado tinha uma lista com os Escreventes...Notários e afins que tinham autorização para assinar os Documentos...
O Consulado fazia Exatamente a mesma coisa que o Itamaraty...Com a diferença de que o que um fazia de graça...(Itamaraty)...O outro...(Consulado)...Cobrava...(Muito Bem)... um valor equivalente ao custo de um Apostilamento...(Preços de São Paulo)...!!!
Enfim...O que eu e muitos outros aqui no Fórum passamos na ¨Era pré Apostila de Haia¨ deixa claro que essas dúvidas/questões já aconteceram antes...E certamente vão continuar surgindo de tempos em tempos...
Mas uma coisa é certa...Esse Fórum sempre teve...E continua tendo pessoas sérias compartilhando informações confiáveis pra quem quiser fazer bom uso delas...Basta ter boa vontade de pesquisar...E bom senso para utilizar as informações que estão aí a disposição de todos...!!!
Boa Sorte...!!!
Em SP posso dizer que o cartorio do Jabaquara e do Butanta fazem o reconhecimento da assinatura em formulário "incompleto".
Podemos ser influenciadores de opinião e pessoas leem nossas opiniões, inclusive conservadores. Esse tipo de discussão que tenta mostrar que uma alternativa aceita por Portugal, logo fora de necessidade de discussão, não é confiável só pode prejudicar no futuro quem usou o cartório. Não vai tornar mais célere o processo de ninguém.
Foi recebido via postal dia 18/08
Vcs poderiam colocar naquela tabela?
Grata
Aproveito a experiência compartilhada pelo @CEGV logo acima...Relatando dificuldades enfrentadas por conta da falta de preparo na prestação de serviços pelos funcionários dos Consulados...Para indicar o uso desse mesmo expediente quando tiverem que fazer um Vale Postal nos Correios...
¨...Boa informação é fundamental para um bom processo. E é para isso que o nosso fórum existe.
boa sorte a todos nós !
abraços...¨
Aqui no Fórum tem muita informação de qualidade...Use SEM moderação...!!!
http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/registro-civil/nacionalidade/
Não fala de bisnetos.
No dia 4 de novembro, você comentou que o seu advogado iria viajar para Portugal.
O seu advogado lhe deu alguma informação nova sobre a sua convolação?
Você já recebeu ama certidão de nascimento portuguesa?
Favor compartilhar conosco a sua experiência.
Abraços e boa sorte.
Continuo com duvidas da convolacao.
meu pai foi naturalizado. Na epoca esquecemos de enviar a certidao de casamento.
Amanha vou enviar o processo de convolacao do meu pai.
1. Posso ao mesmo tempo (mesmo envelope e envio, mas pagando a taxa adicional de 120 euros) solicitar a transcricao de casamento da minha mae? qual formulario devo preencher pra isto? E qual lista de documentos devo enviar da minha mae.
2. e possivel (no mesmo envelope e envio da convolacao do meu pai (175 euros), mas pagando as taxas adicionais de 120 transcricao mamae +175 euros atribuicao mamae) solicitar a transcricao do casamento da minha mae + atribuicao ou naturalizacao da minha mae? Devo enviar o formulario de transcricao + o modelo 3 de atribuicao para casados?
o que e melhor fazer? Item # 1 ou 2?
Minha mae e casada ha mais de 40 anos em comunhao de bens com meu pai.
Faça a Convolaçao em Lisboa, paralelo a esse processo, vc faz a transcrição de casamento dos pais em Ponta Delgada e depois concluida a convolaçao, dará entrada na atribuição da sua mãe pelo casamento. Penso q deva ser dessa forma.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge#latest
alguém já teve êxito com o formulário 1D ?
estou meio perdido com o que fazer agora? O processo da minha mãe foi concluido ela está com o cartão cidadão e o passaporte em mãos, porem ela foi atribuida pela lei antiga, o que eu devo fazer agora ?
Infelizmente por questões das mais diversas possíveis, não tenho conseguido acompanhar o fórum como vinha qdo houve a tão esperada alteração.
Meu pai já é naturalizado desde 2010 e quer dar entrada no pedido de convolação. Ele foi à embaixada aqui em Brasília e pediu um novo CC (renovação) há uns 6 meses. À época, disseram que deveria demorar em torno de 30 dias úteis até 60 dias para chegar. Até agora nada e não tem como ele ficar indo sempre lá e não atendem por telefone. Alguém sabe me dizer se com aquele formulário do pedido de renovação é possível dar entrada no pedido de convolação? Alguém já o fez?
Abraços
Abraços.
No teu caso, o CC já tinha chegado. Do meu pai, em setembro, qdo esteve na embaixada disseram "está na Saúde em Portugal". Meu pai voltou outra vez, mas não souberam dizer mais nada...