Nacionalidade para Netos pela nova lei - como fica para quem já foi naturalizado

1424345474857

Comentários

  • @Diego tuga
    Você já recebeu o assento de nascimento?
    Um abraço.
  • E aí @Diego tuga, tudo bem? Deu aquele aperto no seu advogado pra saber a quantas anda o seu assento de nascimento? Sem novidades?
  • Oi nao recebi o assento ainda nao
    O adv vai viajar na outra semana a pt e ira trazer a certidao
    O consulado me enviou email e disse que o processo estava pronto apenas
  • Prezado(a) Diego,

    O serviço por parte do Consulado já foi finalizado.
    Dependendo do tipo de pedido, irá receber os documentos na morada que informou nos próximos dias.

    Com os Melhores Cumprimentos



    Consulado Geral de Portugal em São Paulo
  • Na realidade @Diego Tuga nem precisa depender de Adevogado algum. entre no site do portal do cidadão e faça à solicitação do seu assento de nascimento, o qual se estiver com o averbamento sob a nova lei virá com o mesmo no seu assento. fiz esta solicitação recentemente e recebi em casa com 15 dias.
  • Pessoal levando em consideração o processo de atribuição após ser numerado leva em torno de 5 meses para ser concluído. Posso considerar que a convolação leve o mesmo tempo ? (se for mais rápido melhor).

    Estou perguntando isso para que quando estiver próximo a data eu já solicite os documentos necessários para o processo dos filhos do neto.
  • @FlavioMorgado acredito q o processo de Convolaçao tenha um tempo maior q 5 meses.
  • @CEGV. Obrigado pela dica. Mas e quanto a validade da certidão ? Fico com receio de emitir e demorar a enviar.
  • Boa dica @CEGV, outro dia descobri que em minha certidão de casamento escreveram o nome de minha mãe errado, trocaram uma letra do sobrenome dela quando registraram no livro. Por consequência, saiu na certidão também.
    Para a correção, tive que abrir um processo interno no cartório e levou mais de um mês para resolverem, pois apesar de ter sido um erro interno de digitação, já que o erro estava também no livro, tiveram que solicitar uma autorização judicial.
    Tudo se resolveu, mas levou mais de um mês.
    Não estava precisando agora, mas resolvi logo para não ter problemas futuros com averbação de casamento ou cidadania de filhos.
  • Pessoal, uma dúvida. Há algum caso específico que o Português deve ser, necessariamente, o declarante no registro do filho? Meu pai tb é um "convolante", no entanto, não foi o declarante no meu registro de nascimento_ era menor de idade. Mais uma coisa...precisando ou não, obrigatório ou não, loucura ou não, rs...Após ter tido a informação do número do processo, como eu não tenho tempo de cair em qq "exigência" ,encaminhei p as Centrais, para JUNTADA, alguns docs que tirei do meu pai após o envio e q ele ainda n tinha: passaporte, cartão de cidadão e aproveitei e tirei uma nova CA Criminais, apostilada e c vencimento até Jan/2018. Nesse meio tempo tb, já averbei o casamento dele c minha mãe. O tempo urge e qro deixar tudo redondo qndo finalmente sair essa "Convolação"!
  • Ah, mais uma coisa...aproveitando a dica do @CEGV, a certidão q tirarmos agora, será q dará tempo para ser utilizada no nosso processo de atribuicão? Eles aceitam até 06 meses ou 1 ano, depois da emissão? Bom q já vemos se há algum p retifíca_la. Ótima dica! Obrigado.
  • @CEGV mto obrigado! Aguardemos! Abc.
  • editado November 2017
    Pessoal,

    certidões brasileiras --> devem ser apostiladas
    requerimento para nacionalidade --> devem ter assinatura reconhecida por autenticidade em cartório ou presencialmente nos consulados
  • Exatamente, @CEGV. Está corretíssimo.
    E eu deveria ter colocado a informação genericamente, não endereçada a você. Vou retirar. Abraços.
  • editado November 2017
    @Mei , não vou fazer a convolaçao..não tenho filhos.Minha irmã vai.
  • @Vlad Pen vai ter uns tuguinhas daqui um tempo!!
  • @MarizaGuerra ja passei do tempo rsrsrsrs..vou acompanhar depois o processo dos sobrinhos.
  • Prezado @Vlad Pen, acho que você não vai resistir e irá pedir à Vlad Sister para cuidar da convolation dela... hehehe
    Seria uma pena que você se ausentasse do fórum; mas você não vai, né?
    Abraço
  • @MAUROMB eu q vou cuidar mesmo da convolation da sister e tb cuidei da aquisição .Eu entro com o súor e ela com o money. hehehehehe
  • Pessoal, bom dia!

    meu pai foi ao cartório hoje reconhecer a assinatura presencialmente, porém o cartório alega que o formulário precisa ser inteiro preenchido. Alguém passou por isso aqui?

    obrigado,
  • @Rodrigo, tente outro cartório. As conservatórias não aceitam q os espaços em branco sejam riscados.
  • @Rodrigo Moreira
    @#$&;*%§¥£€$#@!!! Quando não é o Correio é um cartório que nos infernizam do nada! O animal devia saber que o reconhecimento da assinatura é APENAS o reconhecimento da assinatura! E não de NADA relativo ao formulário em si!
    Esses sabem trabalhar e não ATRAPALHAR...
    15º Cartório de Notas (Rua do Ouvidor, 87);
    Cartório 22 Ofício de Notas, Rua Santo Afonso 52 Tijuca;
    Cartório Santa Sofia, Rua Barão de Mesquita 206 Tijuca.
  • editado November 2017
    boa observação @MAUROMB , complicado depender desses serviços. Vou pedir pro meu Pai ir novamente no cartório amanhã. vamos ver.
    Sou de SP, então esses que vc indicou, não rolam.


    obrigado
  • @Rodrigo Moreira...

    Alguns de nós tem enfrentado esse mesmo problema no momento de reconhecer a assinatura no formulário 1C...Tente colocar na cabeça desses senhores do Cartório que o documento em questão foi emitido por uma instituição PORTUGUESA...(IRN)...E será parte em processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa a tramitar em PORTUGAL...Não no Brasil...E que a Conservatória em Portugal NÃO ACEITA formulário com riscos ou traços nos campos não utilizados...

    A argumentação funcionou conosco...

    Boa Sorte...!!!
  • É meus amigos, meu pai voltou no cartório hoje e não teve jeito, não quiseram autenticar!!!!

    Minha pergunta é, se ele for no Consulado e reconhecer é valido?


    obrigado,
  • @Rodrigo Moreira
    Claro que é válido, e gratuito, pois é para nacionalidade. Aqui no Rio precisa agendar online.
  • Obrigado @CEGV e @MAUROMB o jeito vai ser consulado mesmo.
  • “Se uma coisa tem alguma chance de dar errado, ela dará, e no pior momento possível “ - Lei de Murphy

    Tentei pagar o 1D pelo site do IRN. Tudo vai bem até ser redirecionado para a página “autenticacao.santander.com.br”. Bota-se o código de segurança e a senha do cartão, clica-se no botão Enviar, e nada acontece! Botão morto...
    Mudei de navegador, de PC, limpei o histórico, reiniciei os PC, liguei pro banco 4 vezes e NADA! Tudo certo com meu cartão. Ficaram de retornar em 24h.

    Correios que te negam o VP, cartórios que querem riscar o formulário RA reconhecimento de assinatura... e páginas desgraçadas de cartões e banco que não funcionam.

    Não basta a fila da Conservatória... o pobre diabo tem que sofrer desde o primeiríssimo momento!
  • Fernanda99Fernanda99 Member
    editado November 2017
    Nao acho que consiste em jeitinho brasileiro,mas na falta da solicitacao por parte de Portugal em comentar sobre consulado no início.Eles nos falaram aos poucos o que precisávamos, colocaram um ou outro critério e voltaram atrás. Portugal deu a chance de ser por cartório.Se a pessoa sabia que podia ir no consulado e nao foi fez sua escolha. A maioria que entregou o processo em julho por correio recebeu comandos simples de quais documentos enviar e nao foi solicitado ir em consulado.Se tratando de um processo de um neto que já tem a cidadania e ainda sim precisa fazer outro processo, acho que o pensamento comum de muitos foi repetir a lógica do processo anterior que lhe conferiu a nacionalidade e visitar um cartório.
  • @CEGV
    Mas eu usei. Foi um Santander Mastercard Platinum (múltiplo). Perguntei ao banco se usasse o Visa e eles disseram que seria redirecionado para a mesma pag de autenticação (das duas bandeiras). Aff !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.