@Paulo Moreira2 sou casada com português e fiz meu assento de casamento/transcrição /averbação como queira chamar no Consulado do Rio, pois o cartão cidadão de meu marido venceu e para renovar foi necessário atualizar o estado civil dele. Tenho ainda um filho português de 14 anos e por isso movimento renovo a documentação deles via consulado, ainda cuido das renovações dos meus sogros já idosos e portugueses também, além de ter dado entrada em meu próprio processo pelo meu avô . Tive que aprender, não dá pra ficar pagando despachante/advogado pra tudo qdo a maioria da sua família precisa constantemente do serviço.
Desta forma estou tentando lhe ajudar como em muitos momentos fui aqui ajudada.
Eles fazem, porque eu fiz lá, simples assim. Agende pela internet pague a taxa que eles farão, aqui no forum tem já depoimentos de pessoas que fizeram e saíram de la com o documento em mãos, as informações você encontra no site do Consulado do RJ.
E difícil conseguir agendar é, mas não é impossível, tenha persistência eu qdo preciso deixo o computador logado no site e insisto noite e dia. Entre feriados, sexta a noite e as vezes final de semana aparece desistência e abre agenda. Qdo consigo aviso que está aberta pois sei que muitos aqui estão precisando agendar, não custa nada.
Leio muito, marco os fóruns que tenham assuntos que me interessam como favoritos (16) e leio todo o conteúdo diariamente, procuro me informar e sempre ajudar, espero ter podido lhe contribuir com algo, boa sorte.
@Paulo Moreira2 e @cidabribeiro Acho que ainda tem boi na linha... Se no consulado do Rio você paga a taxa de transcrição de casamento, agenda e sai de lá com o assento de casamento nas mãos (e o decorrente averbamento disso no assento de nascimento do português), o tópico "Transcrição de casamento por Ponta Delgada" fica meio sem sentido para quem tem acesso fácil a um consulado no Brasil. Talvez seja como a Cida disse apenas no caso de renovação de CC e passaporte, sei lá! E um português naturalizado que ainda não tenha o CC (o meu caso), precise enviar os doc a uma Conservatória como PD pra obter a transcrição do casamento, visando solicitar o CC já com o estado civil atualizado, e depois, a convolação.
@Mauromb, @PauloMoreira2, @Epidaura, @Cidabribeiro, segue relato relacionado à minha transcrição de casamento. Obtive minha nacionalidade como neto em 2015. Ainda em 2015 providenciei minha transcrição de casamento e para tanto fiz o seguinte: agendamento pelo site (fiquei por 5 semanas olhando a abertura da agenda às segundas... um verdadeiro parto a fórceps conseguir um horário para este procedimento), paguei a taxa, levei o formulário preenchido no dia agendado no consulado do Rio de Janeiro (em conjunto com a documentação), dei entrada no processo e, então, cerca de 5 meses depois recebi, pelos Correios, diretamente da CRC Lisboa, a minha certidão de casamento. Não se trata de uma averbação ao assento de nascimento, como se pode verificar em assentos de nascimento antigos, mas de uma certidão.
Gente o Consulado passou a fazer direto agora em agosto. Vamos dar o voto de confiança aos colegas que postaram suas experiências e vieram nos trazer a novidade. Ela é ótima pensem que ótimo seria se todos os consulados passasem a fazer direto.
A transcrição de casamento no Consulado em Belo Horizonte é concluída no mesmo dia, porém, contudo, todavia não há meios de conseguir o agendamento. A agenda abre às 9h a cada dia 28, após poucos segundos o sistema trava, quando dá acesso não há mais um horário disponível. A opção é enviar para PD ou aguardar o mês seguinte para outro stress.
@Marcio Santos, ao final do processo de Transcrição de Casamento, um Assento de Casamento é enviado pela Conservatória para o endereço do interessado. Também é feito o averbamento do casamento no Assento de Nascimento do interessado, mas um novo assento não é remetido. Porém, quando for emitido no futuro um novo Assento de Nascimento, lá constará o casamento averbado. Isso foi o que tenho lido pelo Fórum, e consta no site do Consulado SP: http://www.consuladoportugalsp.org.br/servicos/actualizaestadocivil.htm
@Flávio Morgado segundo oque liguei para o linhe registos, sim sao em torno 4 meses somente para enumerar os processos porque tem muita demanda e é numerado hoje os que chegaram a 4 ou 4 meses e meio, depois estando com todas documentacoes corretas, eles fazem a conversao em media 6 meses, bem foi esta informacao passada pela Conservatoria de Lisboa a mim por telefone. Si alguem tiver visao diferente, (pq sempre tem um para contrariar) eu ligo denovo, mas até intao é isto. Abrass
@simoni vamos torcer para que não leve esse tempo todo. Lembro que antes de ser regulamentada a lei nas audições da ministra a mesma disse que os processos não teriam tanta demora mais.
Onde estão os políticos que estavam pressionando a ministra para regulamentação da lei. Para pressionar a demora nas análises dos processos. Que em uma das audições que eu assisti a mesma disse que aumentaria um conservador para agilizar as análises.
@Flávio Morgado, eu sinceramente acredito que possa com o tempo nao ser tao demorado, sim, até porque estando toda documentacao redondinha nao tem porque, a nacionalidade por naturalizacao de minha mae, esta sim saiu em 6 meses, até ai entendo porque tem que publicar aqui, procurar ali, verificar a veracidade de documentos, mass acho eu, que no caso de quem ja tem a nacionalidade por naturalizacao talvez, seja somente fazer uma averbacao, tipo algo menos burocratico, mas tudo isto que estou dizendo é um achismo meu, ate porque eu desconheco como é o trabalho là dentro. Bem de qq forma agora para mim é esperar pra ver, pois acabo de enviar os documentos para atribuicao de minha mae... Boa sorte a nos.. Abrass
O neto naturalizado leva uma vantagem de não precisar de um novo assento.Apenas se fará uma averbação para constar a nacionalidade originária. Isso demora menos que quando a pessoa ainda não é portuguesa
@Paulo Moreira2 , ainda não houve tempo para notícias de convolação, até pq os documentos enviados sequer foram numerados. Previsão de numeração de 3/4 meses.
@Leci Iró e @Paulo Moreira2, se os VP valem até o último dia útil do mês seguinte, quem mandou em julho já teve seus VP sacados até 31/08, embora ainda faltem meses para a numeração dos processos?
Em certos emails dela não constava essa menção à identidade. Quem quiser envia com essa certificação consular. Agora em setembro quem sabe temos novidades dos primeiros processos. Acho que a maioria está mandando certificada por cartório brasileiro mesmo, tem gente que nem mandou CC
Pessoal, bom dia! Em Julho, tb fui um dos primeiros a encaminhar o processo de convolação p Lisboa...no entanto, à época, não havia solicitação de CC, apostilhamento....etc. Enfim, com isso, apesar de já ter enviado a documentação, vou esperar numerar o processo e por conseguinte, enviar o CC q meu pai já conseguiu tirar no Consulado do RJ. Está marcado para retirá-lo no dia 25/09. Até q foi rápido. Paralelamente a isso, como estou ávido pela minha cidadania, pois tenho interesse em morar fora no próximo ano, estou com vontade de fazer a transcrição de casamento dos meus pais, pq no CC dele (requerimento impresso), aparece como SOLTEIRO. Vi que por Ponta Delgada, está sendo uma boa opção. Me encaminharam de lá um formulário para preencher, no entanto, estou cheio de dúvidas...será que alguém aqui do grupo poderia me ajudar! Mto obrigado. Abc.
Requerimento para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O 1º Nubente: Nome: ……………………………………………………………………………………….………………. Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..…………… Naturalidade: ………………………………………………….......................……..…………………….. Filiação: ……………………………………………………………………………………………………. ……………………………………………………………………………………..………………….…… Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….…… ……………………………………………………….……………………………………………………..
O 2º Nubente: Nome: ………………………………………………………………………….……………………….…. Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..…………… Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….………….. Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..…. ……………………………………………………………………………………..….………………..…. Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…... ……………………………………………………….…………………………………………………….
Declarante(s): O 1º Nubente, ……………………………………………….………………..……………. O 2 º Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do 1º nubente: …………………………………… Nacionalidade do 2º nubente: ……………………………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ……… Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..…………………………. Celebrante: ………………………………………………………………………………………..………. Casamento: ……………………………… Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração: O 1º nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….……… O 2º Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................….. Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
Fiz o cartão cidadão do meu filho em 25/07 como não chegou a carta PIN fomos hoje ao consulado solicitar uma segunda via e para nossa surpresa fomos informados que vários cartões ficaram presos na casa da moeda em Portugal. Vão ver se conseguem liberar mas corremos o risco de ter que fazer tudo de novo. Alguém sabe o que aconteceu lá?
Olá, gostaria de saber uma coisa, se os amigos pudessem me ajudar. Minha mãe deu entrada em Lisboa no processo dela, será q ela conseguiria dar prosseguimento aqui no Brasil qnd enviassem a numeração dela?
Certo. No caso ela deixou o endereço de uns amigos nossos de Portugal. Pensei que talvez fosse o caso de apenas pegar a numeração, que seria repassada por eles, e concluir em algum consulado pelo Brasil. Mas já mandei um email para o registro central de Lisboa perguntado sobre esse caso.
Tenho uma novidade a cerca da tal "cópia certificada" do Cartão de Cidadão português, hoje pela manha meu pai esteve no consulado de Recife para fazer o reconhecimento da assinatura no formulário 1-D e tentar fazer a "cópia certificada", já que muito disseram que os consulados não estavam fazendo. Pois bem, para minha surpresa, ele acabou de me ligar e disse que conseguiu fazer os dois documentos no consulado. Eles cobraram R$83,97 pelos carimbos e assinaturas, infelizmente ele não soube me dizer exatamente se eles cobraram pelos dois papeis ou se este pagamento foi só para a "cópia certificada". Pois bem, o importante é que eles estão fazendo o tal procedimento e melhor, em recife não precisa marcar hora, é só chegar cedo que consegue ser atendido.
Finalmente, após alguns contratempos, conseguimos finalizar todos os documentos para dar entrada na convolação da nacionalidade do meu pai e se Deus quiser, enviaremos amanhã logo cedo para Portugal.
Comentários
Desta forma estou tentando lhe ajudar como em muitos momentos fui aqui ajudada.
Eles fazem, porque eu fiz lá, simples assim. Agende pela internet pague a taxa que eles farão, aqui no forum tem já
depoimentos de pessoas que fizeram e saíram de la com o documento em mãos, as informações você encontra no site do Consulado do RJ.
http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/registro-civil/informacoes-gerais/
Olhe o depoimento do Joaquim em que a sogra dele conseguiu lá.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7327/crc-lisboa-processos-2016-2017#latest
E difícil conseguir agendar é, mas não é impossível, tenha persistência eu qdo preciso deixo o computador logado no site e insisto noite e dia. Entre feriados, sexta a noite e as vezes final de semana aparece desistência e abre agenda. Qdo consigo aviso que está aberta pois sei que muitos aqui estão precisando agendar, não custa nada.
Leio muito, marco os fóruns que tenham assuntos que me interessam como favoritos (16) e leio todo o conteúdo diariamente, procuro me informar e sempre ajudar, espero ter podido lhe contribuir com algo, boa sorte.
Acho que ainda tem boi na linha...
Se no consulado do Rio você paga a taxa de transcrição de casamento, agenda e sai de lá com o assento de casamento nas mãos (e o decorrente averbamento disso no assento de nascimento do português), o tópico "Transcrição de casamento por Ponta Delgada" fica meio sem sentido para quem tem acesso fácil a um consulado no Brasil.
Talvez seja como a Cida disse apenas no caso de renovação de CC e passaporte, sei lá! E um português naturalizado que ainda não tenha o CC (o meu caso), precise enviar os doc a uma Conservatória como PD pra obter a transcrição do casamento, visando solicitar o CC já com o estado civil atualizado, e depois, a convolação.
Isso foi o que tenho lido pelo Fórum, e consta no site do Consulado SP: http://www.consuladoportugalsp.org.br/servicos/actualizaestadocivil.htm
Abrass
http://observador.pt/especiais/credito-a-habitacao-saiba-onde-e-mais-facil-comprar-casa/
para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O 1º Nubente:
Nome: ……………………………………………………………………………………….……………….
Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..……………
Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..
Filiação: …………………………………………………………………………………………………….
……………………………………………………………………………………..………………….……
Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….……
……………………………………………………….……………………………………………………..
O 2º Nubente:
Nome: ………………………………………………………………………….……………………….….
Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………
Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….…………..
Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..….
……………………………………………………………………………………..….………………..….
Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…...
……………………………………………………….…………………………………………………….
Declarante(s): O 1º Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
O 2 º Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do 1º nubente: ……………………………………
Nacionalidade do 2º nubente: ……………………………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ………
Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..………………………….
Celebrante: ………………………………………………………………………………………..……….
Casamento: ………………………………
Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração:
O 1º nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….………
O 2º Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
…………………...., ……….. de ……………………….. de 20….
__________________________________________________
(assinaturas)
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Te enviei msg inbox
Tenho uma novidade a cerca da tal "cópia certificada" do Cartão de Cidadão português, hoje pela manha meu pai esteve no consulado de Recife para fazer o reconhecimento da assinatura no formulário 1-D e tentar fazer a "cópia certificada", já que muito disseram que os consulados não estavam fazendo.
Pois bem, para minha surpresa, ele acabou de me ligar e disse que conseguiu fazer os dois documentos no consulado. Eles cobraram R$83,97 pelos carimbos e assinaturas, infelizmente ele não soube me dizer exatamente se eles cobraram pelos dois papeis ou se este pagamento foi só para a "cópia certificada". Pois bem, o importante é que eles estão fazendo o tal procedimento e melhor, em recife não precisa marcar hora, é só chegar cedo que consegue ser atendido.
Finalmente, após alguns contratempos, conseguimos finalizar todos os documentos para dar entrada na convolação da nacionalidade do meu pai e se Deus quiser, enviaremos amanhã logo cedo para Portugal.
Sucesso para todos nós e um grande abraço!
http://www.advogadosfca.com/prazo-para-conjuge-de-cidadao-portugues-poder-adquirir-a-nacionalidade-portuguesa/
Oremos para ser verdade!