Nacionalidade para Netos pela nova lei - como fica para quem já foi naturalizado

1333436383957

Comentários

  • @Rafael Cunha, a mesma postagem me chamou a atenção. Porém, tenho minhas desconfianças sobre a conclusão do mesmo. Pelo prazo acho possível no máximo a numeração do processo.
  • não vi esta postagem. procurei e não achei. se alguém puder me mandar por me ssagem privada agradeço.
  • @ALL

    Alarme falso... A pessoa fumou uma marijuana estragada e confundiu o processo antigo com a convolação...

    Tanto que a CRCentrais mandou um email sobre a conclusão pelo artigo 6.4 e o kra doidão achou que era a convolação...

    Vida que segue...
  • @Renise FM,

    gostaria que não triplicasse sua dúvida.
    Já foi respondida em:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/108696/#Comment_108696
  • @RafaelCunha, asferjuniior.
    Ontem vi a publicação de uma suposta conversão terminada. Não acreditei, mas hj só pra sacramentar liguei pra LR e fui informada, novamente, que os processos que estão sendo numerados ainda são os que deram entrada em maio.
  • Fernanda99Fernanda99 Member
    editado September 2017
    Pra mim tb disseram maio,mas antes de outubro (talvez fim de outubro) nao parece que saberemos novidades disso.É contar que os conservadores que voltaram das férias diminuam esse atraso e que possamos saber dos nossos processos o qto antes.Ainda mais sendo "processos" muito mais simples que outros. Agora setembro mal comecou.Se eles chegarem em junho ainda no fim de setembro,lá pra fim de outubro poderemos ter novidades (especulacao minha)
  • Pessoal, boa tarde.. Eu procurei no fórum, e apesar de achar muita informacao, não achei a relação de documentos e também o caminho do processo de convolação. Estou ajudando a minha irmã, que quer fazer a convolacao da nacionalidade de aquisição para atribuição.

    Muito obrigado a todos.
  • editado September 2017
    @flavioswerts..para te auxiliar (texto copiado desse tópico)

    1) Preencher o formulário 1D obtido aqui: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para6500/downloadFile/attachedFile_1_f0/Modelo_1D_cheque.pdf . Caso opte pelo pagamento no cartão de crédito (veja passo 6), o formulário 1D a ser preenchido será gerado junto com o comprovante do pagamento.

    Sobre o preenchimento do formulário 1D:
    Quadro 1
    - Campo 4: Numero Cartão de Cidadão
    - Campo 5: copie do Cartão de Cidadão
    - Campo 6: copie do Cartão de Cidadão
    - Cod. Postal: coloque o dígito primeiro digito do CEP à esquerda do primeiro espaço
    - Campo 7 (nacionalidade): Portuguesa

    Quadro 2: Deixar em branco (Netos já naturalizados não precisam preencher)

    Quadro 3: Deixar em branco (Netos já naturalizados não precisam preencher)

    Quadro 4:
    - Assinalar os campos dos documentos 1, 4 e 5, sendo que no 5 (outros documentos), incluir: "Cartão de Cidadão"

    2) Cópia do assento de nascimento português

    3) Cópia do Cartão de Cidadão

    4) Certidão de bons antecedentes brasileira http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais - Clicar em "Emissão" e depois de conseguir a certidão, clicar em "Validação")

    5) Levar o formulário 1D ao consulado e solicitar o reconhecimento presencial da assinatura (ainda dúvidas como fazer)

    6) Pagar os 175 euros via vale postal ou por Cartão de Credito aqui https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D (Caso opte pelo pagamento no cartão, o formulário 1D a ser preenchido no passo 1 será gerado junto com o comprovante do pagamento, que também deve ser impresso e enviado).

    7) Enviar tudo para:
    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, nº 202
    1099-033 Lisboa
    Portugal
  • Parabéns Andrea, mas o processo do seu pai é Atribuição ou Convolação ? e qual conservatória deu entrada?
    Abraço!!!
  • @Andrea GA,
    Seu processo de convolação já foi numerado? Foi muito rápido!
    O meu mandei em julho e até agora não saiu numeração.
  • @Andrea GA, todas estao sendo feitas pela CRC Lisboa, mas de todas nenhuma foi convolada ate agora de maneira misteriosa ... e como sempre nada de definitivo, numeracao que nao existe, convolacao que nao tem nenhuma feita, data indeterminada para aparecer alguma coisa tambem... ta bonito poderia dizer.... ta bonito nao ta lindo....
  • A demanda da quantidade pedidos de cidadania, de quaisquer natureza, reflete neste forum. Por aqui notamos a quantidade de pessoas interessadas realmente em requerer a cidadania.
    Mas com relação a conversão ou convolação da naturalização em atribuição tenho notado que não há a quantidade de procura como esperado. É impressão minha ou é isso mesmo. Pq se for sorte nossa.
  • @Andrea GA, como soube o nr do protocolo? Presencialmente ou e-mail? E meus parabéns!!!
  • Pedro PiresPedro Pires Member
    editado September 2017
    Bom dia pessoal,

    Já que só nos resta esperar por boas notícias, encontrei uma reportagem muito legal do canal History Channel falando um pouco sobre a historia e curiosidades a cerca de Portugal.
    Este é o link do You Tube:

    Bom final de semana e grande abraço!
  • editado September 2017
    @Pedro mto interessante esse video..eu queria só saber de onde é a origem de tanto político e empresário ladrão no Brasil.Com certeza não é de Portugal.Seria uma classe de mutantes q sofreram uma mutação genética devido a junção de várias raças?Ha de se verificar isso..
  • @Pedro Pires, gostei muito desse documentário.
  • Valeu @Vlad... Thanks
  • Mestres eu tenho uma "dívida": Um brasileiro a quem tenha sido atribuída a nacionalidade portuguesa por convolação de neto (e portanto já tem o assento de nascimento da aquisição mas não recebeu o mesmo com a averbação da atribuição), e seja casado há 20 anos com uma brasileira (com a transcrição do casamento feita), e com filhos maiores desse casamento, pode mandar simultaneamente as atribuições dos filhos e a aquisição da esposa? Ou é melhor por garantia esperar a atribuição dos filhos para depois tratar da aquisição da esposa?
  • @CEGV, uma das previsões de aquisição da nacionalidade pelo cônjuge é estar casado há mais de 5 anos com português originário (caso do convolado que tem 20 anos de casado, pois o direito retroage ao nascimento) - e com a presunção dos laços efectivos do cônjuge. Então para que esperar que saia a atribuição de filho (outro caso de aquisição de cônjuge, com presunção) se o direito já advém do casamento? Só se for para cercar a milhar, entende?
  • Fernanda99Fernanda99 Member
    editado September 2017
    @MAUROMB enquanto a pessoa nao for "convolada",vale os princípios de transmissao do artigo 6.4.Quando sair a convolacao, diria nao ver problema do esposo pedir a nacionalidade pelo casamento na mesma época dos filhos
  • @Fernanda99, exatamente!
  • Pessoal, estive no Consulado de Recife para agendar a emissão do Cartão de Cidadão, no entanto a máquina que faz o referido Cartão está quebrada. Fui informado que posso dar entrada na convolação preenchendo o Quadro 1 do Formulário com meus documentos brasileiros, nacionalidade brasileira e na hora de enviar para Portugal eu deveria mandar a Cópia da Certidão de Nascimento do Brasil em Inteiro Teor, Cópia do RG (brasileiro), Cópia da Certidão de Nascimento Portuguesa.
    Alguém aqui já fez dessa forma? Ou tem alguma informação que confirme isso?
    Fico com medo de pagar a taxa e ser indeferido, por fazer diferente da maioria.
  • Boa tarde @leonardocmoreira,
    Também sou de Recife, meu pai é Português por aquisição e agora demos entrada na convolação dele.
    Veja só, ao longo do processo para conseguirmos toda a documentação para a convolação, meu pai foi algumas vezes no consulado, para tirar o Cartão de Cidadão Português, para reconhecer a assinatura no formulário 1-D e outras coisas...
    O que posso te dizer é que não confie plenamente nas orientações que receber por lá, pois pelo que pudemos ver, eles ainda não estão muito familiarizados com a nova Lei, muito menos com esse processo de Convolação.
    Você tem que pensar que a justificativa no seu pedido de Convolação será que você por ser português, já tem vinculo suficiente com o pais e não precisa provar mais nada. Então como você irá enviar documentos brasileiros para fundamentar este processo? Acredito que o documento básico para a Convolação é o Cartão de Cidadão, ao meu ver não deverias proceder com o processo sem o tê-lo em mãos.
    Se você quiser, podemos conversar um pouco melhor por mensagem privada e te exemplifico algumas informações que nos foi dada no consulado, mas que não procede.
    Ou seja, para mim, a melhor maneira é seguir a risca as orientações que todos aqui do fórum estão seguindo, pois já pesquisamos e discutimos bastante.

    Sucesso a todos!
  • @leonardocmoreira e @pedropires estou na msm situação. Sou da Cidade do Recife e o consulado com o máquina do Cartão Cidadão quebrada, um absurdo. Entretanto, melhor prestar atenção nas informações do consulado e até se possível dar entrada por ele.
    Na cidade do Recife o que eu te aconselharia pra comprovar laços seria: cadastro do cidadão no consulado, visita a Biblioteca Portuguesa no Centro da Cidade (linda e bem antiga, só existem 3 no Brasil), visita a clubes como o clube português e tem uma comunidade de portugueses em Recife com encontros e tal. Passa um ano fazendo essas coisas, visitas e participando so para garantir que será deferido.
    Qualquer informação do Cartão cidadao informem aqui pf.
    Atenciosamente,
  • Eu não sou de Recife, mas de João Pessoa. Aqui não tem muitos espaços da comunidade portuguesa, por isso fica difícil estar frequentando tais espaços. Tenho um filho nascido após a minha naturalização portuguesa, creio que isso é um vínculo forte. Afinal o mesmo será português nato.
    Tentei registrar o meu filho no consulado, mas fui informado que primeiro precisaria averbar meu casamento, assim o fiz. Já dei entrada na averbação, assim que sair tal documento registro o meu filho. Creio que seja o tempo de consertar a máquina que emite o Cartão de Cidadão.
  • Netos naturalizados nao precisam provar vínculo. O vínculo já é a nacionalidade adquirida
  • @CEGV é sério isso????

    Quer dizer que vão fazer um processo dentro do outro processo e considerar a fila igual para os ESTRANGEIROS e os PORTUGUESES?

    É, depois dizem que não tem português de "segunda linha"...
  • CEGV onde você tirou esse informação que se o convolante falecer antes do final do processo o mesmo é extinto?
  • A verdade é que Portugal atribui filhos de portugueses pq é obrigatório e não tem como eles negarem ou colocarem obstáculos (Se pudessem eles fariam),mas com relação aos netos naturalizados ou não naturalizados ..acho que eles tão pouco se importando.
  • Aos amigos que enviaram o processo no mês de Julho de 2017,
    Por favor, vocês poderiam compartilhar se já houve algum progresso nos seus respectivos processos?
    Abraços a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.