@TiagoWeyne, acho que esta obtendo informacoes erradas, a nacionalidade portuguesa sao feita por passos, entao se o interesse é seu ter, tera que seguir os passos seguintes: 1- seu pai torna-se portugues naturalizado (175 eruos) 2-seu pai faz a transcricao do casamento em portugal (175)euros 3- seu pai faz o pedido de naturalizacao para atribuicao (175 euros)
qualquer informacao fora disto esta equivocada, e sem ir no consulado pagar a taxa de transcricao do casamento para Portugal, nao tem como sair a averbacao de que ele foi casado com sua mae (disto tenho certeza) entao si realmente consta a averbacao do casamento do seu pai, isto significa que vc ja passou por duas etapas, pagou pela naturalizacao e pagou pela transcricao, dai sim esta correto vc pode pagar mais os ultimos 175 euros para pedir que seja atribuida a nacionalidade dele desde de a data do nascimento dele.
Agora oque nao tem como mesmo, é vc nao tem pago pelo oque vc chama ja "consta como casado", e ir direto para a atribuicao, que vc pode fazer sim uma antes da outra sem problemas oque nao pode é vc querer nacionalidade sem fazer a transcricao do casamento de seu pai, e acredite que isto nao é uma magia e nao consta nada si vc nao pagou por isto mesmo que ele tenha enviado o documento de casado si vc nao faz o pedido e nao paga, para Portugal, nao consta, talvez so vai constar na cabeca desta nobre atendente que o falou, mais isto nao vai ajudar no momento de vc querer nacionalidade por descendencia do seu pai e ele ainda constar solteiro. Boa Sorte
@simoni, o passo 2 pode ser deixado para depois da convolação. @TiagoWeyne, certamente a transcrição do casamento de seu pai será necessária para habilitá-lo ao processo de atribuição de nacionalidade portuguesa. Por exemplo, se no assento de nascimento (português) de seu pai constasse solteiro, no formulário 1D teria que estar solteiro, apesar de, no Brasil, o estado civil ser casado.
Amigos, enviei os documentos pra Crcentrais por Sedex Internacional, com rastreamento. Meu envelope já chegou em Portugal, mas está há quatro dias na Unidade Administrativa de Fiscalização Aduaneira, segundo o rastreamento dos Correios. Aconteceu isso com mais alguém? Se sim, demorou muito lá? Obrigado!
gente ok, de qualquer forma custa, nao vem milagrosamente escrito que o cara é casado... so errei o valor e dai, algum de vcx conseguiu este milagre sem pagar pela transcricao??? bom pra mim isto é novidade.....
Bom Dia... @rodrigocruz...A orientação passada pelo @Gabriel Sousa procede...Eu vinha rastreando o ¨Objeto¨ pelo site dos correios (BR)... E constava que estava em...¨Fiscalização Aduaneira¨ desde 08/08/17... Consultei agora mesmo pelo ctt.pt como o Gabriel disse e já consta como...ENTREGUE...Em...10/08/2017 9:24h...Recebido por ANA SANTOS...
Gabriel, Marcia e Nilton, muito obrigado pela atenção! Realmente pelo link enviado pelo Gabriel consta que foi entregue e recebido por Helder Barata. Muito obrigado mesmo pessoal!
Sou casada com nacional português há 16 anos e já tenho averbado esse casamento, no entanto quado de posse da minha nacionalidade (solicitada via avô), meu filho do primeiro casamento solicitará sua nacionalidade pelo 1D.
Na minha certidão de casamento utilizada para fazer a transcrição de casamento com meu segundo marido(português) constava que eu era divorciada.
Pergunta: Terei que realizar algum tipo de averbação/transcrição de casamento/divórcio do meu primeiro casamento para que meu filho possa fazer o registro dele, ou isso foi feito quando transcrevi meu segundo casamento, visto que a informação constava em minha certidão?
Boa noite grupo, pelo o meu atendimento no consulado fui informado que como consta que no assento do meu pai ele está casado, não precisaria fazer a transcrição do casamento dele para pedir a covolação, de qualquer forma eu vou fazer a transcrição do casamento antes para assim não correr qualquer risco, e outra, o próprio consulado falou que não está por totalmente por dentro das ultimas mudanças. Obrigado pelas dicas amigos!!!
Pessoal, boa noite. Meu pai acabou de receber a cidadania portuguesa por aquisição e gostaria de solicitar por atribuição. Pelo que estou vendo, somente na Conservatória de Lisboa esse processo poderá ser requerido. Diante disso, vocês acham que indo lá pessoalmente o processo poderia ser mais célere?
Foi atualizada a página do consulado de SP que trata da conversão da aquisição da nacionalidade em atribuição (:http://consuladoportugalsp.org.br/conversao-da-aquisicao-de-nacionalidade-em-atribuicao/ ) e nela passou a constar: "Ao receber o requerimento, irá notar que é mesmo requerimento atualmente usado para pedir a nacionalidade para netos pela primeira vez. Mas, se ler o requerimento até o final, irá notar que no final há campos que diferenciam sua situação.". Agradeço quem vier a emitir o formulário e puder esclarecer qual é, afinal, a tal diferença em relação ao 1D padrão..
AMNPN, embora o site do consulado diga mesmo isso, acho que o formulario 1-D é um só tanto para netos naturalizados quanto não naturalizados, cabendo ao naturalizado informar sua condição.
@AMNPN, não há “campos que diferenciam sua situação”, conforme informado na página do Consulado SP. Existe uma ligeira diferença de redação nas instruções para preenchimento do item 9 do quadro 1, o que é irrelevante. No mais, quando se usa o link para pagamento através de cartão, o formulário retornado através de e-mail vem identificado com número do pagamento, nome e e-mail do requerente.
A numeração tinha dito Lisboa que ia acontecer pela ordem de chegada dos processos e, uma vez que for pro governo, tb deve seguir a ordem de chegada. O governo provavelmente não se daria ao trabalho de ficar olhando se é um processo 1D ou um processo antigo de naturalização não julgado para estipular prioridades. Levamos,entretanto, alguma vantagem no final já que uma averbação é mais rápida que o processo de integração de quem não é português
@Pessoalll, aqueles outros endereços para enviar o processo de Conversão (convolaçao) e Atribuiçao de Netos que consta no requerimento 1D ,não estão mesmos recebendo os processos?
Espaço de Registos de Lisboa (Areeiro) Espaço de Registos de Lisboa (Benfica) Espaço de Registos de Lisboa (Expo) Loja do Cidadão de Odivelas
Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) Avenida de França, 316, Loja 57 - Edifício Capitólio 4050-Porto
Centro Nacional de Apoio à Integraçao de Migrantes (CNAIM) Rua Àlvaro Coutinho,14 1150-025 Lisboa.
Para quem estar a pedir Atribuição e Convolação então, a sugestão é pedir uma pipa de vinho português e esperar.. pq uma garrafa só não vai dar e parece q vai ser "bain" demorado.
Como já mencionado anteriormente os processos serão numerados de acordo com a ordem cronológica, independentemente do tipo de processo, uma vez que o formulário 1D é o mesmo, o que não significa que o encerramento será no mesmo prazo. Qualquer processo judicial e/ou administrativo é solucionado conforme sua complexidade, portanto por se tratar de uma simples averbação sem remessa para outras autoridades, acredito que será mais célere do que qualquer outro.
Prezados, Tenho algumas duvidas, seria grato se alguém pudesse me responder:
1- Para o processo de convolação, a todo momento se fala da não necessidade de preenchimento do quadro 2, muito embora nas instruções do formulário D1 ele diz ser passível de indeferimento caso sejam omitidas menções ou formalidades previstas no formulário. De onde está vindo está orientação? Está?
2- No quadro 4, item 1 (Registro de Nascimento do Interessado), neste caso estamos tratando da Certidão de Nascimento brasileira, ou do efetivo Registro de Assento de Nascimento Português dado aos naturalizados?
3- Não obstante ao item acima, o Quadro 4, item 3 exige a certidão de nascimento dos pais do português naturalizado (caso nascido no estrangeiro), acredito que este seja o caso de muitos aqui, porem não vi no fórum orientação para o envio destes. Há algum motivo para isto?
Bom dia, meu documentos chegaram em Portugal dia 03/08/2017 e foi entregue no CRC dia 07/08/2017, porém ainda não recebi nenhum e-mail deles avisando que receberam. Quem já recebeu esse e-mail quanto tempo levou para isso? Obrigado.
O processo de convolação do meu pai chegou a CRC Lisboa no dia 10/07/2017 e no dia 10/08 eu liguei na LR para ver se tinha alguma informação. Me orientaram a aguardar os 3 meses. Vou retornar a ligação no próximo dia 10/09 para ver se tem alguma novidade.
Obrigado Leci. É que lembro de um pessoal que disse aqui no fórum até o nome de quem recebeu os documentos lá. De repente o pessoal ligou mesmo, vou esperar mais alguns dias e tento também.
Comentários
1- seu pai torna-se portugues naturalizado (175 eruos)
2-seu pai faz a transcricao do casamento em portugal (175)euros
3- seu pai faz o pedido de naturalizacao para atribuicao (175 euros)
qualquer informacao fora disto esta equivocada, e sem ir no consulado pagar a taxa de transcricao do casamento para Portugal, nao tem como sair a averbacao de que ele foi casado com sua mae (disto tenho certeza) entao si realmente consta a averbacao do casamento do seu pai, isto significa que vc ja passou por duas etapas, pagou pela naturalizacao e pagou pela transcricao, dai sim esta correto vc pode pagar mais os ultimos 175 euros para pedir que seja atribuida a nacionalidade dele desde de a data do nascimento dele.
Agora oque nao tem como mesmo, é vc nao tem pago pelo oque vc chama ja "consta como casado", e ir direto para a atribuicao, que vc pode fazer sim uma antes da outra sem problemas oque nao pode é vc querer nacionalidade sem fazer
a transcricao do casamento de seu pai, e acredite que isto nao é uma magia e nao consta nada si vc nao pagou por isto mesmo que ele tenha enviado o documento de casado si vc nao faz o pedido e nao paga, para Portugal, nao consta, talvez so vai constar na cabeca desta nobre atendente que o falou, mais isto nao vai ajudar no momento de vc querer nacionalidade por descendencia do seu pai e ele ainda constar solteiro. Boa Sorte
O processo de transcrição de casamento em Portugal custa 120€. Os de Atribuição custam 175€.
Por exemplo, se no assento de nascimento (português) de seu pai constasse solteiro, no formulário 1D teria que estar solteiro, apesar de, no Brasil, o estado civil ser casado.
deve ser a lentidão da alfândega portuguesa (vi algumas reclamações).
@rodrigocruz...A orientação passada pelo @Gabriel Sousa procede...Eu vinha rastreando o ¨Objeto¨ pelo site dos correios (BR)... E constava que estava em...¨Fiscalização Aduaneira¨ desde 08/08/17...
Consultei agora mesmo pelo ctt.pt como o Gabriel disse e já consta como...ENTREGUE...Em...10/08/2017
9:24h...Recebido por ANA SANTOS...
Boa Sorte...
Sou casada com nacional português há 16 anos e já tenho averbado esse casamento, no entanto quado de posse da minha nacionalidade (solicitada via avô), meu filho do primeiro casamento solicitará sua nacionalidade pelo 1D.
Na minha certidão de casamento utilizada para fazer a transcrição de casamento com meu segundo marido(português) constava que eu era divorciada.
Pergunta:
Terei que realizar algum tipo de averbação/transcrição de casamento/divórcio do meu primeiro casamento para que meu filho possa fazer o registro dele, ou isso foi feito quando transcrevi meu segundo casamento, visto que a informação constava em minha certidão?
Muito obrigada desde já,
Juliana
"Ao receber o requerimento, irá notar que é mesmo requerimento atualmente usado para pedir a nacionalidade para netos pela primeira vez. Mas, se ler o requerimento até o final, irá notar que no final há campos que diferenciam sua situação.".
Agradeço quem vier a emitir o formulário e puder esclarecer qual é, afinal, a tal diferença em relação ao 1D padrão..
pelo que sei, não dão prioridade a processos pedidos pessoalmente nas CRCentrais Lisboa.
se o consulado afirma que no assento de seu pai já consta o casamento averbado, então não há mais o que transcrever (casamento já foi transcrito).
Existe uma ligeira diferença de redação nas instruções para preenchimento do item 9 do quadro 1, o que é irrelevante.
No mais, quando se usa o link para pagamento através de cartão, o formulário retornado através de e-mail vem identificado com número do pagamento, nome e e-mail do requerente.
Espaço de Registos de Lisboa (Areeiro)
Espaço de Registos de Lisboa (Benfica)
Espaço de Registos de Lisboa (Expo)
Loja do Cidadão de Odivelas
Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM)
Avenida de França, 316, Loja 57 - Edifício Capitólio 4050-Porto
Centro Nacional de Apoio à Integraçao de Migrantes (CNAIM)
Rua Àlvaro Coutinho,14 1150-025 Lisboa.
Tenho algumas duvidas, seria grato se alguém pudesse me responder:
1- Para o processo de convolação, a todo momento se fala da não necessidade de preenchimento do quadro 2, muito embora nas instruções do formulário D1 ele diz ser passível de indeferimento caso sejam omitidas menções ou formalidades previstas no formulário. De onde está vindo está orientação? Está?
2- No quadro 4, item 1 (Registro de Nascimento do Interessado), neste caso estamos tratando da Certidão de Nascimento brasileira, ou do efetivo Registro de Assento de Nascimento Português dado aos naturalizados?
3- Não obstante ao item acima, o Quadro 4, item 3 exige a certidão de nascimento dos pais do português naturalizado (caso nascido no estrangeiro), acredito que este seja o caso de muitos aqui, porem não vi no fórum orientação para o envio destes. Há algum motivo para isto?
Grato antecipadamente.
Agora é aguardar mais ou menos 3 meses e ligar para a Linha de Registos.
Vou retornar a ligação no próximo dia 10/09 para ver se tem alguma novidade.
É que lembro de um pessoal que disse aqui no fórum até o nome de quem recebeu os documentos lá.
De repente o pessoal ligou mesmo, vou esperar mais alguns dias e tento também.