Boas indagações, @dsgalhardo e @Wesley Alves. Assim como @dsgalhardo, também já trabalhei no balcão da burocracia, dos lados de dentro e de fora. E uma conclusão a que cheguei, desse tempo, é que a procedimentos não consolidados será mais sensata a segurança do excesso do que a excentricidade do atalho. Eu mesma peguei um atalho. Louvei-me nos primeiros atendimentos presenciais na CRC e remeti uma cópia simples do CC. Ocorre que na CRC a verificação do documento é feita no local, pelo próprio funcionário. Se eu tivesse as informações hoje disponíveis a residentes no estrangeiro, confirmadas por @Wesley Alves, remeteria a cópia certificada, carimbada, selada e beijada. Pretendo suprir a exigência, caso seja ela mantida, atravessando uma petição nos autos do procedimento tão logo ele esteja autuado. Nós, os pioneiros, estamos em pleno voo. Saímos com coragem e alguma orientação mas, no curso dessa viagem, poderão surgir novos comandos, vindos da tripulação. Resta-nos cumpri-los, mesmo na dúvida sobre a conveniência, para a nossa própria segurança e para que a esperança do bom destino se transforme em breve realidade.
@Larissa, pode dizer em qual unidade de correio você conseguiu enviar como documentos prioritários? Por acaso você fez o vale postal nesta mesma unidade?
Se já for um item sacramentado aqui no fórum, me desculpem, pois não vi. O que significa uma cópia "certificada" de documento? Aquela comum aqui no Brasil, com o selo de autenticação assinado pelo escrevente num cartório de notas? Ou tem que ter também o tal "sinal público" de outro escrevente? Acho que não é o caso de apostilamento, pois entendo que Apostila da Haia se aplica a originais de documentos.
@paulo quando tiramos o do meu pai (naturalização), a única coisa que foi apostilada foi o assento de nascimento, isso tem um ano aproximadamente. Não apostilamos AC, mandamos o da internet mesmo (com a verificação no site da PF), nem apostilamos RG. Acredito que é mera liberalidade do conservador que pegar o processo de aceitar ou não. Acredito que cabe a cada um decidir se vai apostilar ou não, cada um sabe onde está pisando e que pode ou não cair em exigência.
Boa Noite Pessoal, tudo Blz? Estou aprontando a documentação do meu Pai para Convolação da nacionalidade, já estou com o formulario 1-D preenchido e reconhecido a assinatura por autenticidade no Cartório, estou aguardando a carta para retirada do CC dele, que por sinal está demorando por muito, o registo criminal vou retirar próximo ao envio da documentação. Abraço a Todos!
@Tuliocn essa modalidade é bastante vantajosa mesmo. Poucos dias a mais para a entrega e uma diferença absurda de preço. Pude acompanhar o passo-a-passo do envio pois o código de rastreamento foi atualizado em cada etapa (como Sedex). Atente ao detalhe que o prazo oficial de entrega nessa modalidade é de 12 à 15 dias, mas eles falaram que geralmente chega antes desse tempo - e foi mesmo o caso.
@Sonali Severo o processo foi enviado de Niterói (unidade da Gavião Peixoto) mas acredito que varias unidades, senão todas, o façam. Ligue primeiro antes de ir para confirmar - ou pedir indicação de qual faça perto de voce. E não utilizei vale postal não, fizemos o pagamento por cartão através do site.
@cidabribeiro isso tá esquisito. A 1a ida ao Consulado - justamente pra você solicitar a emissão do CC, levando o comprovante original do pagamento da taxa e o RG original (naturalizado tem que levar também o Assento de nascimento com a averbação da nacionalidade) - é quando eles recolhem os dados biométricos. Depois Portugal manda a carta PIN pra você, e você agenda a 2a ida ao Consulado, levando o original da carta PIN, pra pegar o CC (e solicitar a emissão do Passaporte, se assim você optou no 2o agendamento).
Os dados biométricos são fotografia, altura, impressões digitais e assinatura. Como fazer um CC sem eles?!? E passaporte não é documento obrigatório, CC sim.
Gente eles não coletaram a biometria acho que porque meu filho é de menor ainda é portador de necessidade especial, ele não assina. Mas a biometria teria condições de realização. Ainda me informaram não ser necessário levar ele para retirar o cartão. Também foi no Consulado do Rio. Acho melhor levar, pois acho que não vão emitir o cartão sem as impressões digitais, o resto foto, altura...ele colocou.
Pessoal, tenho uma dúvida. Enviei a convolação do meu pai para Lisboa, mas hoje saiu a atribuição do meu avô (pai dele). Deveria ter esperado para fazer a convolação como filho... será que posso mudar? (Obs.: Na época meu pai fez naturalização porque o meu avô não queria assinar nada, pessoa idosa, complicado).
Pessoal, tenho uma dúvida, como a certidão de antecedentes criminais só vale durante 90 dias e eles estão dizendo que o processo pode demorar até 1 ano para ser deferido será que teremos de atualizar esta certidão depois?
@marcelo2017, no item 3, foi o que pensei, em enviar a atribuição do meu avô para corroborar, e pelo que entendi a única que faz convolação, seja no caso de netos ou filhos, é só a CRC, ou seja, o tempo seria aproximadamente o mesmo de conclusão.
Pessoal, eu sei que a pergunta nao e relative ao assunto do forum mas se alguem puder ajudar eu agradeco; Como e a imigracao em Portugal (Lisboa) para Brasileiros? Tem realmente necessidade do seguro saude? Eles pedem para ver dinheiro ou apenas cartao de credito basta? Agradeco desde ja a contribuicao.
Os seguro saúde é obrigatório. Faça através de uma corretora e torça para não precisar usar. Mesmo que a imigração não peça tudo que é exigido cumpra a lei pois uma deportação não deve ser agradável. Leve comprovante de hospedagem e extratos bancários como prova de que tem como se manter. Se não me engano são 70 euros por dia. Pesquise no site.
Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida. Dia 26, meu pai recebeu o CC dele, pelo consulado de Recife e começamos a separar a documentação para dar entrada na convolação dele via Lisboa. Estou por dentro de boa parte do processo, pois enquanto esperávamos, acompanhei o fórum e fiz varias anotações. Mas ainda me resta um dúvida, ao que nos foi informado via e-mail da CRC Lisboa, agora eles solicitam "cópia certificada do CC". Mas como meu pai deve proceder para conseguir essa tal cópia certificada. Na página 53 deste tópico @MAUROMB fez esta pergunta e logo a baixo dele @Guilherme Moreira citou um link que diz “cópia certificada (Portugal) = cópia autenticada em cartório (Brasil).“, realmente é só ir a qualquer cartório no Brasil e tirar uma cópia autenticada do CC?
Me desculpem se estou sendo repetitivo, mas mesmo após acompanhar os tópicos anteriores que tratavam a respeito das alterações da lei e agora este, ainda continuo um pouco inseguro e com esta dúvida.
Comentários
Eu fui na CRC da R. Rodrigo da Fonseca 198, 1099-003 Lisboa
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/28224/#Comment_28224
pag. 45 deste mesmo tópico.
Estou aprontando a documentação do meu Pai para Convolação da nacionalidade, já estou com o formulario 1-D preenchido e reconhecido a assinatura por autenticidade no Cartório, estou aguardando a carta para retirada do CC dele, que por sinal está demorando por muito, o registo criminal vou retirar próximo ao envio da documentação.
Abraço a Todos!
@Sonali Severo o processo foi enviado de Niterói (unidade da Gavião Peixoto) mas acredito que varias unidades, senão todas, o façam. Ligue primeiro antes de ir para confirmar - ou pedir indicação de qual faça perto de voce.
E não utilizei vale postal não, fizemos o pagamento por cartão através do site.
Questionamos isso, e esta foi a informação.
Alguém já tem ideia do prazo que vem levando a convolaçao?
Obrigada
Cadastrei na planilha.
Como e a imigracao em Portugal (Lisboa) para Brasileiros? Tem realmente necessidade do seguro saude? Eles pedem para ver dinheiro ou apenas cartao de credito basta? Agradeco desde ja a contribuicao.
Os seguro saúde é obrigatório. Faça através de uma corretora e torça para não precisar usar. Mesmo que a imigração não peça tudo que é exigido cumpra a lei pois uma deportação não deve ser agradável. Leve comprovante de hospedagem e extratos bancários como prova de que tem como se manter. Se não me engano são 70 euros por dia. Pesquise no site.
http://www.embaixadadeportugal.org.br/assuconsul/faq-visto.php
Dia 26, meu pai recebeu o CC dele, pelo consulado de Recife e começamos a separar a documentação para dar entrada na convolação dele via Lisboa.
Estou por dentro de boa parte do processo, pois enquanto esperávamos, acompanhei o fórum e fiz varias anotações.
Mas ainda me resta um dúvida, ao que nos foi informado via e-mail da CRC Lisboa, agora eles solicitam "cópia certificada do CC". Mas como meu pai deve proceder para conseguir essa tal cópia certificada.
Na página 53 deste tópico @MAUROMB fez esta pergunta e logo a baixo dele @Guilherme Moreira citou um link que diz “cópia certificada (Portugal) = cópia autenticada em cartório (Brasil).“, realmente é só ir a qualquer cartório no Brasil e tirar uma cópia autenticada do CC?
Me desculpem se estou sendo repetitivo, mas mesmo após acompanhar os tópicos anteriores que tratavam a respeito das alterações da lei e agora este, ainda continuo um pouco inseguro e com esta dúvida.
Desde já, muito obrigado e sucesso a todos!
Somente uma cópia autenticada do CC