Eu não costumo escrever nesse forum, mas estou com um processo de nacionalização pela via serfardita na Conservatória dos Registros Centrais.
Tenho uma advogada que deu entrada para mim nesse processo e deixo tudo a cargo dela. Segundo informações do seu escritório, a Conservatória de Lisboa está analisando, agora, os processos que deram entrada por volta de março de 2021. Isso significa que os processos em Lisboa estão ficando na bolinha 1 por mais de 2 anos e meio.
Vejo agora, por informações do @gmaferreira , que no Porto os processos estão indo para a bolinha 7 em menos de 1 ano?!
É isso mesmo?!
Mesmo com todo os problemas de corrupção que foram detectados na Conservatória do Porto, os processos no Porto estão bem mais adiantados que em Lisboa?!
Alguém sabe o motivo para um disparate tão grande?!
@ThiagoHorta olá, creio que houve uma confusão quanto a Conservatoria (ACP) e a Comunidade Israelita do Porto, a primeira atende processos de nacionalidade e afins e a segunda certificava a origem judaica de uma pessoa na fase pré-processual (antes do pedido de nacionalidade).
Sobre as conservatorias, a CRC, Lisboa, atende todos os processos de todos os artigos de nacionalidade (casamento, residência, filhos, netos, sefarditas, ex-colônias, etc) ainda outras demandas, é a mais sobrecarregada de todas, infelizmente os processos que estão lá estão a demorar bastante.
A ACP é uma central também, mas do Porto, atende demandas menores e menos artigos de nacionalidade, então acaba sendo mais "rápida" por possuir menos volume.
O tempo na planilha acima é só para sair da bolinha 7 marrom da ACP para ser transferido para uma conservatória menor. O tempo total demora por volta de 2 anos para quem deu entrada na ACP em setembro / outubro de 2021. Adicionei a ultima coluna a direita na tabela abaixo:
O disparate é que a ACP recebia menos processos do que a CRC historicamente. Mas essa diferença tende a diminuir com o tempo.
Exemplo, meu processo x do meu primo. Ele deu entrada bem antes do que eu, ele via CRC eu via ACP.
Eu cheguei mais rápido até a bolinha 7 marrom, mas quando o processo dele atingiu a bolinha 6 na CRC, avançou bem mais rápido do que o meu.
Acontece que essa informação, de que a ACP é mais rápida do que a CRC, se difundiu bastante e hoje algumas pessoas acreditam que entrar via ACP pior do que a CRC. Mas só saberemos a resposta quando os processos forem finalizados daqui alguns anos.
@gmaferreira tens razão isso mesmo, e a partir do momento que essa informação de que era mais rápida foi difundida, muitos enviaram para lá e começou a demorar. Soube também que a ACP está a receber processos de Netos transferidos de Lisboa, o que aumentou a demanda deles.
Sobre as transferência para criação do assento, já me foi dito pela própria ACP que o trabalho deles termina no despacho, que a distribuição volta a ser competência da Central de Lisboa (tanto que o assento sai como CRC - Lisboa), que por isso tende a demorar. Mas já ouvi que não também, sinceramente já não sei de nada ao certo, apenas que para todos esta demorando bastante.
Meu processo levou 25 meses e alguns dias. Contando com a Certificação, coloco tudo em 2 anos e 7 meses.
@ThiagoHorta é bem isso mesmo. Enquanto nós que entramos na CRC Lisboa em 2021 estamos esperando e nada acontece, quem entrou na ACP Porto está com td resolvido em menos de 29 meses. Esse ano os processos da CRC não andaram, ficaram o ano td dizendo que estavam analisando janeiro e fevereiro de 2021. Porém, segundo tds as planilhas que acompanho quem entrou em 2021 continua na bolinha 1.
Eu já estou muito cansado, já são quase 4 anos nesse processo e nada... Comecei td em janeiro de 2020, estudo genealógico e análise da CIL, que demorou 1 ano para sair. Depois dei entrada em td em março de 2021 na CRC. Só agora já são 33 meses e sempre nessa desgraça de bolinha 1 verde que não muda. Já vi inúmeras pessoas que entraram bem depois que eu e já estão até com o passaporte, e o meu processo nada. É uma sensação de injustiça misturado com a impotência de nada poder fazer a não ser esperar e esperar, e o que é pior, sem qualquer previsão ou estimativa.
Hj vejo que foi um erro dos meus advogados, pois poderiam ter entrado na conservatória sem o atestado da CIL, e anexado posteriormente. Poderia ter me economizado 1 ano e meio de espera. Poderiam ter entrado na ACP, já que mexem com isso diariamente e sabe como td funciona... Mas agora já era, só resta ficar esperando e engolindo a indignação "a seco". Quando meu processo vai sair da bolinha 1, já com 33 meses de espera e nada, acho que só Deus sabe.
Há poucos dias o colega @ALMIR CARDOSO compartilhou uma história envolvendo advogado e as sobrinhas dele.
Claro, há profissionais bons, há profissionais pilantras... outros apenas preguiçosos. Há motivos para se usar um advogado? Sim. Há casos complicados, há casos em que só a via judicial é possível, há casos também que a pessoa paga para ter uma (suposta) tranquilidade. Pagar... e deixar o advogado cuidar de tudo.
Na maioria dos casos dá tudo certo. Esses a gente não fica cabendo. Praticamente ninguém vem aqui no fórum dizer, "olha pessoal, fiz meu processo com um advogado, correu tudo bem, o advogado buscou as certidões, providenciou as retificações, deu entrada no processo, acompanhou, respondeu as exigências... eu nem fiquei sabendo de nada, só no fim do processo é que ele me mandou um relatório de como tinha sido".
Esses casos, positivos e que certamente existem por aí, a gente nem fica sabendo.
Muitas vezes paga-se o honorário do advogado, apenas para que um estagiário leve ao IRN/Conservatória os documentos que o próprio interessado teve que pesquisar, encomendar...
E aí temos o seu caso, @lhjunq ... 33 meses de processo... supondo que você contratou um advogado com experiência em processos de nacionalidade, com certeza ele tem conhecimento de outros processos que começaram em data próxima do seu e que já terminaram. ora, isso até você mesmo consegue ver consultando nossa planilha. o advogado responde "é assim mesmo, só resta esperar..." Então pra que advogado? A verdade é: a legislação indica prazos para que o processo de nacionalidade seja avaliado. Um advogado bom, mas bom mesmo, já teria levado o assunto às cortes, já teria ido bater na porta do ministro da justiça... mesmo que não fosse dar em muita coisa... é mostrar serviço, é botar pressão... sem isso, é muito cômodo. obviamente os advogados se protegem com um contrato que não inclui nenhum serviço desse tipo. despachantes de luxo, em muitos casos.
devia eu ter estudado direito simplesmente para pegar um envelope com documentos aqui, botar outro selo em cima e mandar para um departamento do governo ali...
eu já tive que contratar serviços de advogados 4 vezes, destas 3 com ótimos resultados e uma péssimo resultado. Mas é assim em qualquer profissão, sempre vão ter os malandros, aproveitadores etc. Então o jeito é se informar e aprender, tomar os devidos cuidados a questionar e exigir o serviço bem feito.
Quanto a nacionalidade realmente não é necessário o advogado. Até entendo a contratação de um despachante para providenciar a documentação. Mas vai de cada um e do bolso também.
Eu só precisei de advogado uma vez na vida e felizmente foi uma pessoa da família, excelente profissional. Como você disse, há os bons e há os péssimos - incluindo aí os que são apenas "ruins de serviço" e os que são mal-intencionados.
Quando eu comecei a ver esse assunto de nacionalidade portuguesa, cheguei a contar com alguns escritórios que se apresentam como especializados em cidadania, mas também com uns advogados "avulsos", recomendados por outras pessoas. Mas dei sorte em encontrar esse fórum, que foi super útil para tirar muitas dúvidas, ajudar a encontrar documentos, etc. Uma história comum como a de muitos outros usuários aqui.
Apesar de a orientação no fórum ser "faça você mesmo" e de não podermos nem recomendar profissionais, talvez houvesse espaço para um post no nosso "Guia" com algumas recomendações genéricas. Algo do tipo "No fórum estamos dispostos a ajudar, voluntariamente, para que você consiga fazer seu pedido por conta própria. No entanto, se você optar por utilizar os serviços de um advogado, aqui estão algumas dicas, coletadas a partir da experiência dos participantes do fórum:
Assim, eu ajudo a todo mundo que precisa, mas também não vou ficar criando roteiros para as pessoas se informarem. O próprio fórum tem propaganda. Eu nunca questionei isso, mas estamos sendo explorados por isso? Dando informações onde alguém está ganhando dinheiro com aquilo que escrevemos? Sem generalizar. Apenas reflexão. @texaslady@eduardo_augusto
é verdade, isso acontece, entendo seu raciocínio. Mas o fórum funciona meio como um trabalho voluntário. Por isso não me encomoda. Mas o que realmente recompensa é quando podemos ajudar aquela pessoa que realmente não conseguiria fazer ou pesquisar sozinha. Acho maravilhosa a ajuda que vários foristas aqui dão na busca de certidões, já que sem elas não dá nem pra começar um processo. E tantos outros que ajudam de outra formas.
No meio de tudo vamos ajudar quem talvez não precisasse de ajuda. Aliás pode ser impressão minha mas as vezes vejo algumas questões aqui colocadas que mais me parecem alguém que está prestando serviços para requerentes de nacionalidade e que na verdade vem aqui esclarecer coisas que não sabem. Mas tudo bem, fazer o bem sem olhar a quem.
@Destefano o site tem anúncios justamente porque o objetivo com ele não é financeiro. Se fosse, o lucrativo seria uma parceria com qualquer escritório de assessoria para que fosse promovido em forma de "ajuda". Anúncios seriam removidos pois só serviriam para incomodar e afastar clientes em potencial.
Manter este site no ar com banners do Google não chega perto de se justificar economicamente. Mas viabiliza o objetivo de disponibilizar um espaço independente, imparcial, onde pessoas possam discutir livremente em que situações um advogado é completamente desnecessário. Porque quando foi minha vez de precisar de algo assim, existia.
@Admin Mas eu não falei que a administração quem ganha com isso. Eu digo que há um ganho de alguém, e geralmente são grandes empresas como o Google, Meta etc. E a qualquer pessoa pode vir aqui e obter informações, inclusive aqueles que ganham dinheiro com isso. Uma pessoa vir e perguntar, eu sempre tentarei ajudar com aquilo que eu entendo. Aquilo que eu sei. No entanto, fazer roteiros completais para ajudar outras pessoas (física ou jurídica)a explorar isso economicamente me incomoda. Foi nesse sentido que eu estou dizendo, até porque se eu pensar que o dono do fórum ganha dinheiro com aquilo que eu escrevo, eu nem estaria mais aqui como contribuinte, ficaria apenas como “ouvinte”.
@Destefano só você pode julgar a melhor forma de tentar garantir que seu próprio tempo e esforço estão sendo bem aplicados. Mas lhe convido a considerar que a consolidação da informação em guias esclarecedores e públicos, acessíveis a todos, é menos interessante para quem está tentando vender consultoria e intermediação, do que para quem está tentando fazer seu processo sozinho, ou para quem está tentando dar as dicas de como fazê-lo.
@Admin ai vc tem um ponto bom. E não tenho problema em passar o conhecimento, como já fiz diversas vezes no fórum e continuarei fazendo sempre que for possível e permitido. Só que com as ressalvas que já fiz. E ok pensarmos de alguma forma diferente, pois isso enriquece este debate e os demais, como os mais específicos que envolvem o objetivo do fórum.
Olá pessoal, estou com uma dúvida, minha documentação foi recebida via correios antes da alteração da lei de 2022 que exigiria comprovar vínculo com Portugal, todavia a chave de acesso só chegou a minha pessoa após a alteração, nesse caso o que vale é a data da recepção da documentação ou da chave? Lembrando que na época foi dito que processos anteriores a vigência da nova alteração da lei não iriam entrar para as novas exigências.
Falei com meu historiador geneologista e ele disse que eu poderia ficar tranquilo quanto a isso, que ainda me encaixaria na antiga lei e não precisava comprovar vínculo, todavia já recebi uma informação diferente aqui no fórum.
Alguém poderia me ajudar? Estou em sérias dúvidas sobre isso e sem saber em quem confiar kkkkk.
@WendellFMedeiros é a data do protocolo na conservatória que conta para fins de verificação de qual lei se aplicará, não a data do recebimento da senha. Seu caso é será processado pela lei antiga.
Meu processo parece que sumiu da planilha de controle dos processos sefaradis, o senhor pode me ajudar? Foi recebido na ACP porto via DHL em 28/04/2022 e a senha entregue 09/05/2022. Cordialmente, obrigado.
Hola a Todos a Todas!!! en que organo es competente para poder poner una queja contra administracion del Arquivo Central do Porto!!! Mi processo esta parada en la bola 7 en rojo desde hace exactamente un ano.Estoy buscando una manera de avanzar.Hasta cuando puede durar el tramite de crear un registro d ciudadanos portugueses.......no entiendo a que se debe esta demora.
Boa noite @MalloneBarros verifiquei aqui no fórum que referente ao certificado de antecedentes criminais era bom mandar uma autenticação no verso (pelo menos foi isso que entendi), todavia não fui orientado a fazer isso, seria o caso de precisar realizar alguma correção ou não devo me preocupar?
@WendellFMedeiros então, no meu eu mandei conforme impresso pelo próprio site da PF com aquele código de autenticação online que sai no certificado mesmo sabe? Mas eu vi uns comentários nesse sentido, só que é tranquilo de resolver se for o caso mesmo de ter exigência. O @eduardo_augusto está certo, porque pode dar tudo certo e nem precisamos se preocupar.
Comentários
Prezados e Prezadas,
Eu não costumo escrever nesse forum, mas estou com um processo de nacionalização pela via serfardita na Conservatória dos Registros Centrais.
Tenho uma advogada que deu entrada para mim nesse processo e deixo tudo a cargo dela. Segundo informações do seu escritório, a Conservatória de Lisboa está analisando, agora, os processos que deram entrada por volta de março de 2021. Isso significa que os processos em Lisboa estão ficando na bolinha 1 por mais de 2 anos e meio.
Vejo agora, por informações do @gmaferreira , que no Porto os processos estão indo para a bolinha 7 em menos de 1 ano?!
É isso mesmo?!
Mesmo com todo os problemas de corrupção que foram detectados na Conservatória do Porto, os processos no Porto estão bem mais adiantados que em Lisboa?!
Alguém sabe o motivo para um disparate tão grande?!
@ThiagoHorta olá, creio que houve uma confusão quanto a Conservatoria (ACP) e a Comunidade Israelita do Porto, a primeira atende processos de nacionalidade e afins e a segunda certificava a origem judaica de uma pessoa na fase pré-processual (antes do pedido de nacionalidade).
Sobre as conservatorias, a CRC, Lisboa, atende todos os processos de todos os artigos de nacionalidade (casamento, residência, filhos, netos, sefarditas, ex-colônias, etc) ainda outras demandas, é a mais sobrecarregada de todas, infelizmente os processos que estão lá estão a demorar bastante.
A ACP é uma central também, mas do Porto, atende demandas menores e menos artigos de nacionalidade, então acaba sendo mais "rápida" por possuir menos volume.
@ThiagoHorta
O tempo na planilha acima é só para sair da bolinha 7 marrom da ACP para ser transferido para uma conservatória menor. O tempo total demora por volta de 2 anos para quem deu entrada na ACP em setembro / outubro de 2021. Adicionei a ultima coluna a direita na tabela abaixo:
O disparate é que a ACP recebia menos processos do que a CRC historicamente. Mas essa diferença tende a diminuir com o tempo.
Exemplo, meu processo x do meu primo. Ele deu entrada bem antes do que eu, ele via CRC eu via ACP.
Eu cheguei mais rápido até a bolinha 7 marrom, mas quando o processo dele atingiu a bolinha 6 na CRC, avançou bem mais rápido do que o meu.
Acontece que essa informação, de que a ACP é mais rápida do que a CRC, se difundiu bastante e hoje algumas pessoas acreditam que entrar via ACP pior do que a CRC. Mas só saberemos a resposta quando os processos forem finalizados daqui alguns anos.
Abraços
@gmaferreira tens razão isso mesmo, e a partir do momento que essa informação de que era mais rápida foi difundida, muitos enviaram para lá e começou a demorar. Soube também que a ACP está a receber processos de Netos transferidos de Lisboa, o que aumentou a demanda deles.
Sobre as transferência para criação do assento, já me foi dito pela própria ACP que o trabalho deles termina no despacho, que a distribuição volta a ser competência da Central de Lisboa (tanto que o assento sai como CRC - Lisboa), que por isso tende a demorar. Mas já ouvi que não também, sinceramente já não sei de nada ao certo, apenas que para todos esta demorando bastante.
Meu processo levou 25 meses e alguns dias. Contando com a Certificação, coloco tudo em 2 anos e 7 meses.
@ThiagoHorta é bem isso mesmo. Enquanto nós que entramos na CRC Lisboa em 2021 estamos esperando e nada acontece, quem entrou na ACP Porto está com td resolvido em menos de 29 meses. Esse ano os processos da CRC não andaram, ficaram o ano td dizendo que estavam analisando janeiro e fevereiro de 2021. Porém, segundo tds as planilhas que acompanho quem entrou em 2021 continua na bolinha 1.
Eu já estou muito cansado, já são quase 4 anos nesse processo e nada... Comecei td em janeiro de 2020, estudo genealógico e análise da CIL, que demorou 1 ano para sair. Depois dei entrada em td em março de 2021 na CRC. Só agora já são 33 meses e sempre nessa desgraça de bolinha 1 verde que não muda. Já vi inúmeras pessoas que entraram bem depois que eu e já estão até com o passaporte, e o meu processo nada. É uma sensação de injustiça misturado com a impotência de nada poder fazer a não ser esperar e esperar, e o que é pior, sem qualquer previsão ou estimativa.
Hj vejo que foi um erro dos meus advogados, pois poderiam ter entrado na conservatória sem o atestado da CIL, e anexado posteriormente. Poderia ter me economizado 1 ano e meio de espera. Poderiam ter entrado na ACP, já que mexem com isso diariamente e sabe como td funciona... Mas agora já era, só resta ficar esperando e engolindo a indignação "a seco". Quando meu processo vai sair da bolinha 1, já com 33 meses de espera e nada, acho que só Deus sabe.
@CarlosASP @texaslady @Destefano
@lhjunq
Há poucos dias o colega @ALMIR CARDOSO compartilhou uma história envolvendo advogado e as sobrinhas dele.
Claro, há profissionais bons, há profissionais pilantras... outros apenas preguiçosos. Há motivos para se usar um advogado? Sim. Há casos complicados, há casos em que só a via judicial é possível, há casos também que a pessoa paga para ter uma (suposta) tranquilidade. Pagar... e deixar o advogado cuidar de tudo.
Na maioria dos casos dá tudo certo. Esses a gente não fica cabendo. Praticamente ninguém vem aqui no fórum dizer, "olha pessoal, fiz meu processo com um advogado, correu tudo bem, o advogado buscou as certidões, providenciou as retificações, deu entrada no processo, acompanhou, respondeu as exigências... eu nem fiquei sabendo de nada, só no fim do processo é que ele me mandou um relatório de como tinha sido".
Esses casos, positivos e que certamente existem por aí, a gente nem fica sabendo.
Muitas vezes paga-se o honorário do advogado, apenas para que um estagiário leve ao IRN/Conservatória os documentos que o próprio interessado teve que pesquisar, encomendar...
E aí temos o seu caso, @lhjunq ... 33 meses de processo... supondo que você contratou um advogado com experiência em processos de nacionalidade, com certeza ele tem conhecimento de outros processos que começaram em data próxima do seu e que já terminaram. ora, isso até você mesmo consegue ver consultando nossa planilha. o advogado responde "é assim mesmo, só resta esperar..." Então pra que advogado? A verdade é: a legislação indica prazos para que o processo de nacionalidade seja avaliado. Um advogado bom, mas bom mesmo, já teria levado o assunto às cortes, já teria ido bater na porta do ministro da justiça... mesmo que não fosse dar em muita coisa... é mostrar serviço, é botar pressão... sem isso, é muito cômodo. obviamente os advogados se protegem com um contrato que não inclui nenhum serviço desse tipo. despachantes de luxo, em muitos casos.
devia eu ter estudado direito simplesmente para pegar um envelope com documentos aqui, botar outro selo em cima e mandar para um departamento do governo ali...
@eduardo_augusto ,
eu já tive que contratar serviços de advogados 4 vezes, destas 3 com ótimos resultados e uma péssimo resultado. Mas é assim em qualquer profissão, sempre vão ter os malandros, aproveitadores etc. Então o jeito é se informar e aprender, tomar os devidos cuidados a questionar e exigir o serviço bem feito.
Quanto a nacionalidade realmente não é necessário o advogado. Até entendo a contratação de um despachante para providenciar a documentação. Mas vai de cada um e do bolso também.
@texaslady
Eu só precisei de advogado uma vez na vida e felizmente foi uma pessoa da família, excelente profissional. Como você disse, há os bons e há os péssimos - incluindo aí os que são apenas "ruins de serviço" e os que são mal-intencionados.
Quando eu comecei a ver esse assunto de nacionalidade portuguesa, cheguei a contar com alguns escritórios que se apresentam como especializados em cidadania, mas também com uns advogados "avulsos", recomendados por outras pessoas. Mas dei sorte em encontrar esse fórum, que foi super útil para tirar muitas dúvidas, ajudar a encontrar documentos, etc. Uma história comum como a de muitos outros usuários aqui.
Apesar de a orientação no fórum ser "faça você mesmo" e de não podermos nem recomendar profissionais, talvez houvesse espaço para um post no nosso "Guia" com algumas recomendações genéricas. Algo do tipo "No fórum estamos dispostos a ajudar, voluntariamente, para que você consiga fazer seu pedido por conta própria. No entanto, se você optar por utilizar os serviços de um advogado, aqui estão algumas dicas, coletadas a partir da experiência dos participantes do fórum:
1 ....
2 ...."
Faria sentido isso? Não sei.
@eduardo_augusto ,
é uma boa idéia para o guia. Tem muita gente sendo explorada por falta de conhecimento e também por informações manipulativas.
Assim, eu ajudo a todo mundo que precisa, mas também não vou ficar criando roteiros para as pessoas se informarem. O próprio fórum tem propaganda. Eu nunca questionei isso, mas estamos sendo explorados por isso? Dando informações onde alguém está ganhando dinheiro com aquilo que escrevemos? Sem generalizar. Apenas reflexão. @texaslady @eduardo_augusto
@Destefano , @eduardo_augusto ,
é verdade, isso acontece, entendo seu raciocínio. Mas o fórum funciona meio como um trabalho voluntário. Por isso não me encomoda. Mas o que realmente recompensa é quando podemos ajudar aquela pessoa que realmente não conseguiria fazer ou pesquisar sozinha. Acho maravilhosa a ajuda que vários foristas aqui dão na busca de certidões, já que sem elas não dá nem pra começar um processo. E tantos outros que ajudam de outra formas.
No meio de tudo vamos ajudar quem talvez não precisasse de ajuda. Aliás pode ser impressão minha mas as vezes vejo algumas questões aqui colocadas que mais me parecem alguém que está prestando serviços para requerentes de nacionalidade e que na verdade vem aqui esclarecer coisas que não sabem. Mas tudo bem, fazer o bem sem olhar a quem.
@Destefano o site tem anúncios justamente porque o objetivo com ele não é financeiro. Se fosse, o lucrativo seria uma parceria com qualquer escritório de assessoria para que fosse promovido em forma de "ajuda". Anúncios seriam removidos pois só serviriam para incomodar e afastar clientes em potencial.
Manter este site no ar com banners do Google não chega perto de se justificar economicamente. Mas viabiliza o objetivo de disponibilizar um espaço independente, imparcial, onde pessoas possam discutir livremente em que situações um advogado é completamente desnecessário. Porque quando foi minha vez de precisar de algo assim, existia.
@Admin Mas eu não falei que a administração quem ganha com isso. Eu digo que há um ganho de alguém, e geralmente são grandes empresas como o Google, Meta etc. E a qualquer pessoa pode vir aqui e obter informações, inclusive aqueles que ganham dinheiro com isso. Uma pessoa vir e perguntar, eu sempre tentarei ajudar com aquilo que eu entendo. Aquilo que eu sei. No entanto, fazer roteiros completais para ajudar outras pessoas (física ou jurídica)a explorar isso economicamente me incomoda. Foi nesse sentido que eu estou dizendo, até porque se eu pensar que o dono do fórum ganha dinheiro com aquilo que eu escrevo, eu nem estaria mais aqui como contribuinte, ficaria apenas como “ouvinte”.
@Destefano só você pode julgar a melhor forma de tentar garantir que seu próprio tempo e esforço estão sendo bem aplicados. Mas lhe convido a considerar que a consolidação da informação em guias esclarecedores e públicos, acessíveis a todos, é menos interessante para quem está tentando vender consultoria e intermediação, do que para quem está tentando fazer seu processo sozinho, ou para quem está tentando dar as dicas de como fazê-lo.
@Admin ai vc tem um ponto bom. E não tenho problema em passar o conhecimento, como já fiz diversas vezes no fórum e continuarei fazendo sempre que for possível e permitido. Só que com as ressalvas que já fiz. E ok pensarmos de alguma forma diferente, pois isso enriquece este debate e os demais, como os mais específicos que envolvem o objetivo do fórum.
Muito obrigado @Blackfyre , @gmaferreira, @lhjunq pelos esclarecimentos.
Olá pessoal, estou com uma dúvida, minha documentação foi recebida via correios antes da alteração da lei de 2022 que exigiria comprovar vínculo com Portugal, todavia a chave de acesso só chegou a minha pessoa após a alteração, nesse caso o que vale é a data da recepção da documentação ou da chave? Lembrando que na época foi dito que processos anteriores a vigência da nova alteração da lei não iriam entrar para as novas exigências.
Falei com meu historiador geneologista e ele disse que eu poderia ficar tranquilo quanto a isso, que ainda me encaixaria na antiga lei e não precisava comprovar vínculo, todavia já recebi uma informação diferente aqui no fórum.
Alguém poderia me ajudar? Estou em sérias dúvidas sobre isso e sem saber em quem confiar kkkkk.
Desde já muito obrigado pessoal.
@WendellFMedeiros é a data do protocolo na conservatória que conta para fins de verificação de qual lei se aplicará, não a data do recebimento da senha. Seu caso é será processado pela lei antiga.
@Admin Olá, espero que esteja bem.
Meu processo parece que sumiu da planilha de controle dos processos sefaradis, o senhor pode me ajudar? Foi recebido na ACP porto via DHL em 28/04/2022 e a senha entregue 09/05/2022. Cordialmente, obrigado.
@Admin
Vejo que você está recebendo vários questionamentos como o do @MalloneBarros .
Talvez fosse melhor que o filtro de "Último acesso" tomasse a opção "Todos" por default.
@eduardo_augusto se não for ruim para vocês que consultam a planilha com mais frequência, podemos fazer assim sem problemas.
@MalloneBarros olá, é apenas um filtro, veja aqui para mais informações.
Vou seguir a recomendação do @eduardo_augusto e modificar o filtro padrão para "Todos".
Obrigado @Admin 🙌🏻
Hola a Todos a Todas!!! en que organo es competente para poder poner una queja contra administracion del Arquivo Central do Porto!!! Mi processo esta parada en la bola 7 en rojo desde hace exactamente un ano.Estoy buscando una manera de avanzar.Hasta cuando puede durar el tramite de crear un registro d ciudadanos portugueses.......no entiendo a que se debe esta demora.
😕
@abl602
Muitíssimo obrigado @MalloneBarros você trouxe um grande alívio a minha pessoa.
Sugiro que todos deste grupo acompanhem as recentes discussões que estão em:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23627/acompanhamento-de-propostas-e-projetos-da-lei-da-nacionalidade#latest
Boa noite @MalloneBarros verifiquei aqui no fórum que referente ao certificado de antecedentes criminais era bom mandar uma autenticação no verso (pelo menos foi isso que entendi), todavia não fui orientado a fazer isso, seria o caso de precisar realizar alguma correção ou não devo me preocupar?
@WendellFMedeiros
Minha sugestão: aguarde para ver se cairá em exigencia por conta disso.
@WendellFMedeiros então, no meu eu mandei conforme impresso pelo próprio site da PF com aquele código de autenticação online que sai no certificado mesmo sabe? Mas eu vi uns comentários nesse sentido, só que é tranquilo de resolver se for o caso mesmo de ter exigência. O @eduardo_augusto está certo, porque pode dar tudo certo e nem precisamos se preocupar.
@MalloneBarros muito obrigado mais uma vez, também tenho agradecimentos a @eduardo_augusto.