Judeus Sefarditas - Informações e processos

1142143145147148157

Comentários

• Bom dia

@becat

O de minha filha deu entrada também em Santiago do Cacém e também em agosto, para ser mais preciso dia 6/8 e até agora não foi emitido o assento.

O meu foi aprovado no início de dez/2022 como o dela, mas não foi transferido ainda.

Já meus outros 2 filho, foram aprovados em nov/22, e já estiveram o assento emitido.

• Olá,

@fnando ,

Pois é, vou tentar entrar em contato com eles por email, quando obtiver resposta retorno.

@JoseMaia

Não sei precisar a data de agosto mais foi próximo a da sua filha com certeza, antes do dia 09/08, provavelmente saíram juntos da ACP, bom saber que tem alguém no mesmo barco que eu, espero que em breve já consigamos,

Agradeço a vocês pelas respostas,

• Hola Muy buenas! mi processo de la nacionalidad fue aprobado y esta a la espera de creer un registro civil.Asi esta parada en la fase de el numero 7 desde enero de este ano.Si el caso ya no necesita mas tramites del papeleo porque no termina de completar y asi obtener los documentos necesarios para poder vivir dignamente en portugal.Quisiera saber una cosa el hecho de que processo estuvo decision favorable,hay alguna manera de se puede obtener un certificado en donde consta que soy portugues ? hay algun organo del gobierno de portugal se emite un tal certificado? gracias por su coloboracion

• @Yossi

O documento que prova que é cidadão PT é o exatamente o registro civil (assento de nascimento).

Aonde o seu processo foi aprovado, em Lisboa ou na ACP?

Se foi na ACP, os assentos de nascimento tem sido criados APÓS o processo ser transferido para outra conservatória menor. Parece que, dependendo do tipo de processo (se é de filho, ou sefardita por exemplo), são transferidos para conservatórias diferentes. Isso tem levado vários meses para todo mundo.

Olhe no site de acompanhamento de seu processo - na parte embaixo do nome do processo. Lá diz em que conservatória está seu processo. Se saiu da ACP e foi para outra, é um bom sinal - pois está andando

Se seu processo é da ACP, dê uma olhada no comentário abaixo. É sobre processos de filhos, mas dá uma ideia de como funciona a transferência de processos aprovados na ACP para a criação do assento de nascimento em outras conservatórias:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/331447#Comment_331447

• @fnando @Blackfyre vocês fizeram algum contato com o ACP para transferência? O da minha mãe que chegou na bolinha 7 em Novembro ainda não foi transferido. 😞

• editado October 2023

@llldianalll olá, a ACP transfere sozinha, infelizmente todos os e-mails que mandei em 2023 foram ignorados, não estão a responder mais. Só resta esperar.

Eu joguei uma mão de poker e perdi. Já estou em Portugal, comprei passagem no início do ano achando que já teria o assento. Pelo menos tenho família aqui pra me apoiar e já tenho alguns documentos que consegui pedir.

Boa sorte pra nós.

• editado October 2023

@llldianalll

@fnando @Blackfyre vocês fizeram algum contato com o ACP para transferência? O da minha mãe que chegou na bolinha 7 em Novembro ainda não foi transferido. 😞

Seu processo está na bolinha 7 desde o ano passado? Isso é muito estranho! Não deveria levar quase um ano para a emissão do registro.

Valeria uma reclamação à Inspetoria Geral Formulário de queixa, reclamação ou denúncia | IGSJ.Justica.gov.pt

A reclamação deve deixar bem claro que o IRN está atrasando a emissão desses registros, uma vez que processos de nacionalidade por outros artigos da lei, com despacho favorável realizado em 2023, já tiveram os respectivos registros emitidos. Desse modo está óbvio que a explicação habitual de sobrecarga dos serviços não se aplica no caso em tela, mas sim que os processos de judeus sefarditas, embora contem com despacho favorável, estão sendo tratados de maneira diversa e prejudicial aos interessados. Você deve deixar bem claro que não aceita uma explicação genérica, mas que espera uma explicação relacionada diretamente ao seu caso concreto. Reforce bem que você tem conhecimento de outros casos em que o assento já foi emitido (nacionalidade de filhos, de netos, de casamento, de residência, que tiveram despacho favorável em 2023 e já tiveram o assento emitido).

Importante: lembre-se de escrever com educação e respeito. Apesar da sua insatisfação, ainda assim há de ter em conta que estará tratando com profissionais - profissionais que tem o seu processo em mãos.

Boa sorte!

• Olá, @llldianalll

Nunca enviei e-mail pois via outras pessoas fazendo isso e sempre recebendo uma resposta padrão.

Inclusive em um grupo que acompanho tem uma pessoa aguardando registro desde novembro de 2022 também. Ele já mandou diversos e-mails e nada até agora. Este mês de outubro era meu limite para que eu fosse atrás de ver o que estava acontecendo, pois a média para transferência está em 10 meses. Então o meu seguiu o padrão.

Acho uma boa ideia a sugestão do colega acima para abrir uma reclamação.

• @fnando também já o fiz, não mudou absolutamente nada, teu processo tem as mesmas datas que o meu e tu disse que não mandou nada, foram transferidos juntos também. É frustrante, mas pelo menos o nosso andou, já está na conservatoria do regiato civil, agora é esperar, mais cha de cadeira.

• @Blackfyre sim... foram 10 longos meses de espera até ser transferido. No início a expectativa era de 3 meses. Confesso que essa demora me frustrou bastante. Deixei alguns planos de lado. Agora estou tendo que encontrar motivação para retomar os planos e focar na mudança de país. Ainda tem essa última fase para ultrapassar. Se ficar dentro da média, deve ser concluído no início de novembro. Tenho agenda para os docs no consulado de SP para dia 13/11. Muito ansioso!! Boa sorte para nós!

• @fnando parece que se você tem agenda com o consulado de SP você poderia pedir para eles agilizarem a emissão do documento. Não me recordo a onde que vi, mas li um relato assim: a pessoa estava aguardando a emissão do assento e argumentou que tinha um agendamento no consulado e pediu para agilizarem. Pedido foi aceito!

Se fizer isso, depois nos conte como foi.

Já vem direto pra Suiça e pula Portugal! rsrs

• @gmaferreira Acabei de seguir sua sugestão. Anexei o comprovante e contei minha saga para conseguir o agendamento. Agora é torcer para dar certo. Grato pela orientação. Se funcionar, volto aqui para contar.

E sim, Suiça está no meu radar. Você recomenda então?

• @eduardo_augusto @fnando Farei isto, pois o processo dela vai fazer aniversário de 1 ano em Novembro. Não foi nem transferido, bem estranho. O meu processo mesmo (e de duas outras primas) teve problemas quando estava na etapa 4 e só moveu após (mais de um) contato. Fui uma das primeiras da família a entrar com o pedido e meu processo só chegou na bolinha 7 recentemente. 😞

• @Blackfyre Parabéns pela mudança. O seu processo já transferiu, logo você terá o assento e poderá se tornar oficialmente cidadão português.

Sua jogada de poker deve ajudar inclusive para tirar o passaporte e o cartão de cidadão, pois em Portugal está bem mais fácil.

Minhas tias que já tem assento e moram em Porto Alegre não conseguem agendamento no consulado de jeito nenhum. Este processo está sendo uma verdadeira saga em todos os sentidos!

• @fnando boa sorte, espero que dê certo e consiga ir nesta data fazer teus documentos, que como falou tenhamos nossos assentos a começos de novembro.

Eu aqui já consegui NIF e pedi meu NISS, mas ainda não estou a trabalhar, já que na teoria não posso.

@llldianalll obrigado! Gostei daqui, fui bem recebido por todos que conheci, portugueses e brasileiros. Quando sair meu assento no outro dia estarei na fila do campus de justiça pra tirar meu cartão de cidadão com urgência. 🙏

Desejo boa sorte nos processos que acompanha e espero que saiam logo.

• Acompanho outros fóruns de filhos e netos na ACP e voltaram a emitir assentos, também estava parada, mas voltou a andar… já os dos judeus sefarditas está bem complicado, 5 meses esperando o assento e ainda não foi transferido

• @llldianalll - veja o relato da imagem é um processo similar ao seu. Uma pessoa comprovou à ACP que estavam seguindo uma ordem não linear dos processos e eles responderam transferindo o processo da pessoa.

@fnando - ficamos no aguardo! Se não responderem envie mais e-mails rsrs. Sim, recomendo a Suiça! Maiores salários porém tem que aprender uma nova língua :(.

• @gmaferreira @Blackfyre @llldianalll Saiu hoje meu registro!! Não sei se foi por causa do e-mail que mandei - e não responderam -, mas saiu hoje, 30/10/23. Foram 21 dias após a transferência para Santa Maria da Feira, em 09/10/23. Estou muito feliz!! Obrigado por todas as orientações.

• Parabéns @fnando ! Agora é celebrar!

@gmaferreira obrigada pela dica, farei isto esta semana. Espero que ajude! 🙏

• @llldianalll se tiver interesse, fale com as pessoas que estão no grupo e te ajudam. Você vai precisar comparar os números dos processos quando for enviar para a ACP. Como foi feito recentemente, sugiro perguntar para nossos colegas no grupo. Eu e o @fnando estamos lá. https://chat.whatsapp.com/IG6NLBiW7od72dhHpaKaDG

@fnando parabéns!!! Vamos esperar quando o @Blackfyre se pronunciar. Se o dele for emitido após o seu, pode ser que o e-mail tenha surtido efeito. :) Abraços e aproveite!!

• Olá tudo bem? O meu foi aprovado dia 5 de junho, ainda na acp, alguém sabe mais ou menos os processos de qual mês que está sendo transferido para outras conservatórias?

• olá, pessoal! sou novato nisso tudo e tenho uma dúvida: se a pessoa está com um processo em andamento no CIL, é possível dar entrada na conservatória com o número do processo do CIL (ou seja, ainda sem a declaração)?

• Olá, @Larissajade!

Os últimos que tivemos notícias foram aprovados em 15/12/22.

• Bom dia, o meu processo foi aprovado em dezembro de 2022 e distribuído para gerar o assento na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Santiago do Cacém em junho de 2023, até agora ainda não saiu. Mês que vem completa 1 ano de espera.

• Olá, @Thiago_Alencar!

Não necessariamente vc precisa do número do processo na CIL para entrar com processo na Conservatória, mas é importante que já tenha dado entrada no processo na CIL sim.

Ano passado diversas pessoas entraram na Conservatória sem o certificado da CIL, mas você vai precisar anexar ao processo lá na frente.

• Olá,

@fcopetroniomedeiros

Também estou no mesmo status, em Santiago do Cacém, desde agosto, se chegar em dezembro e não emitrem, completará 1 ano. Parece que não tem muito o que fazer a não ser esperar.

• Parabéns @fnando, desfrute. Eu não tive a sua sorte, ainda a espera. Já tenho nif e niss e estou considerando pedir manifestação de interesse até essa "coisa" sair.

• @Blackfyre Então realmente o meu foi emitido por causa do e-mail que mandei por orientação do @gmaferreira. Tenta fazer o mesmo. Quando você agendar uma data no consulado, irá receber um comprovante com os dados do agendamento em pdf no seu e-mail. Anexa esse comprovante e explica que você precisa do registro antes daquela data. Claro, precisa ser super educado... rsrs.

• editado November 2023

@fnando obrigado pela dica. Porém já enviei informando que estou em Portugal e preciso do CC para finalizar um contrato de trabalho. Sem resposta. Vou tentar com agendamento do SIGA (plataforma de marcação daqui).

Portugal tá me ensinando lições de vida, sou um antes e serei um depois disso concluído..

Retorno quando meu assento sair. Fiquem bem e boa sorte a todos do fórum.

• Há um ano que espero pelo documento CIL. Meus filhos vão esperar tanto tempo depois de mim?

Quanto tempo esperar pelas crianças? Alguém tem informações? (crianças adultas)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.