Judeus Sefarditas - Informações e processos

1139140142144145153

Comentários

  • @llldianalll Sim, no Porto sempre é transferido para o assento ser criado. Atualmente está sendo transferido entre 8 e 9 meses após a aprovação, ou bolinha 7 marrom.

  • @fnando ola, vi num outro grupo uma pessoa com processo aprovado em Novembro sendo transferido ontem, espero que nos de dezembro sejamos os próximos em setembro.

  • Update on my case, if this info is of any use to someone:

    • Submitted genealogy to CIL on Feb 2022, received approved certificate Feb 2023
    • Submitted case to CRC Lisboa Jun 2022, still in ball 1
  • @Mariana Brandão

    I applied for CIL in March 2022. The document has not yet arrived. Could it be a problem? Have a nice day..

  • @fnando @Blackfyre Faz sentido, o da minha prima entrou na bolinha 7 marrom em 29 de novembro e foi finalizado (bolinha verde) no dia 07 de Agosto - 8 meses esperando o registro. Mas vejo que não existe muita ordem cronológica. O processo da minha mãe chegou na 7 marrom também em 29 de novembro e não foi transferido ainda. Já minhas tias que chegaram na 7 marrom no dia 21 de Dezembro, já foram transferidas para outra cidade. Creio que serão as próximas então. Eu fui a primeira a entrar com o processo na minha família e meu processo só chegou na 7 há um mês. Já vejo que só ano que vem para mim. Não tem lógica nenhuma.

  • @Blackfyre @llldianalll Sim... num grupo que acompanho tem uma pessoa que teve o processo aprovado no Porto dia 05/12 e foi transferido no início deste mês e o assento foi criado ontem. Na torcida para sermos transferidos em setembro. O meu foi aprovado dia 15/12. Mas tem um pessoal que foi aprovado em novembro e ainda não foi transferido.

    Realmente não segue uma ordem exata. Penso que depende do conservador responsável pelo processo. Também difere se for Lisboa ou Porto.

    Vai dar uns 9 meses para criação do registro. É o tempo de uma gestação... pelo menos, desta vez, nasceremos portugueses. rsrs


  • Boa Tarde pessoal, comentei isso em outro topico que criei (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24164/sefarditas-erro-certificado-cil), mas aqui a visibilidade e maior caso alguem tenha uma duvida parecida

    No meu processo de nacionalidade por via sefardita, entrei em Junho de 2022 na Conservadoria com todos os documentos menos o certificado da CIL, que me foi entregue em Novembro de 2022. Em todos os meus documentos e no meu formulario, consta o nome do meu pai como "[Nome] de Oliveira", mas no certificado da CIL consta somente o nome do meu pai como "[Nome] Oliveira" ao inves de "[Nome] de Oliveira", faltando o "de". Meu nome, nome da minha avo paterna, etc. estao todos corretos e falam "de Oliveira", so o nome do meu pai tem esse erro. O formulario que eu preenchi e enviei a CIL tinha o nome do meu pai escrito corretamente.

    Na experiencia dos foristas, e provavel que isso de problema na conservadoria e se sim, a CIL tende a retificar esses erros em prazo util? Eu ja enviei o certificado da CIL para anexarem ao meu processo, por isso estou com medo de pedir um certificado corrigido a CIL, enviar de novo para anexarem ao processo e causar confusao/indeferimento.

    Muito obrigado a todos.

  • @oliveirap

    se vc ja mandou, otimo.

    agora peca para a CIL um certificado corrigido. Se chegar a tempo, mande para a conservatoria.

    se nao chegar a tempo, e o processo nao cair em exigencia por conta disso, otimo.

  • @oliveirap

    Eu concordo o @eduardo_augusto : solicitaria à CIL um certificado corrigido. Eles têm obrigação de fornecer o certificado com os dados corretos, a diferença é que eu só mandaria para a conservatória se viesse uma exigência.

  • editado August 2023

    Bom dia! É normal o processo de judeu sefardita ficar mais de 12 meses parado na bolinha marrom (Despacho) ? Processo Entrou na CRC Lisboa há 970 dias e continua lá.

    Obrigado!

  • @RodrigoM Liga na linha de registros

  • @MalloneBarros Obrigado pela dica! Passaram hoje 28/08/23 da bola 6 marrom para 6 verde / 7 marrom

  • Boa tarde!

    Alguém tem informação da conservatória de Monção? Meu processo é de fev/2021, foi feito na CRC Lisboa e transferido no início de agosto/23 para Monção. Por enquanto ainda está na bolinha 1.

  • O q sei da reparaçao historica com os Sefarditas é q, em geral, eles passaram pelo norte do Brasil (Manaus e Ilha de Marajó principalmente) e mts depois foram para Marrocos e retornaram ao Brasil em algum momento. Se algo assim existe na sua familia, vc tem chances. As pessoas q contrataram pesquisadores gostaram.

    O problema foi o escando do russo, antigo dono do time Chelsea de Londres. Assim q começou a guerra com Ucrania. Pesquisem q tem várias materias a respeito.

    Qd pensei em pedir como neta, na lei antiga, nunca me atentei ao fator herança!!! Teria sido possível sim.

    To sentada esperando agora. Dei entrada em 1923. Quem sabe para minha aposentadoria? Mas tentei fazer tudo bem correto, bem claro e com suporte.

  • Pessoal, alguém recebeu o pedido de donativo há pouco tempo? Quanto tempo após fazê-lo recebeu o certificado?

    Recebi meu numero de processo na CIL em 10/08/2022 e o pedido do donativo em 29/08/2023. Fiz o donativo no mesmo dia, estou esperando o certificado para enviá-lo pra CRC Lisboa para ser anexado no meu processo.

  • Boa tarde a tds.

    Acompanho o fórum há bastante tempo e também as planilhas de controle das fases dos processos.

    Dei entrada no meu processo como judeu sefardita em 30/03/21 na CRC Lisboa, recebi a chave em 28/04/21, com número 42xxx/2021.

    Pelo que vejo nas planilhas, os processos de entrada de 2021 no CRC de Lisboa parecem estar parados, ou as pessoas não atualizam, pq praticamente nenhum ainda saiu da bolinha 1.

    Meu processo está assim, totalmente parado e pra completar 30 meses já.

    Tem alguém no grupo que entrou em 2021 em Lisboa e o processo já movimentou?

    Obrigado pela atenção.

  • @susanaviana

    I made the donation on December 12. Still no document.


    Fiz a doação no dia 12 de dezembro. Ainda não há documento.

    Atenciosamente

  • Bom dia a todos!

    @lhjunq eu e meus familiares estamos na mesma situação. Demos entrada em abril de 2021 e continuamos na bolinha 1.

    Semana passada ligamos e a atendente afirmou que estaríamos na bolinha 2 mas devido ao elevado número de processos eles não fazem as atualizações no site...

    Vi também vários comentários que nesse período de verão por lá, eles praticamente ficam parados, assim estamos torcendo que setembro os nossos processos andem

    Qualquer novidade, vou informando a todos

    Abraço

  • @lhjunq, @Celia9368

    A minha situação é semelhante, mas ainda pior que a de vocês. O meu processo foi recebido na CRC Lisboa em ago/21 e ainda está na bolinha 1. 😔

    Pior que a demora só é saber que se tivéssemos optado pelo Porto possivelmente os nossos processos já estariam concluídos.

  • editado September 2023

    Em uma semana completo 9 meses de espera na bolinha 7 marrom. Estou um bocado impaciente.

  • @Blackfyre De que dia é sua bolinha 7 marrom?

    A minha é de 15/12/22 e nada ainda também. Esta semana vai completar 9 meses.

    A sua é Porto ou Lisboa?

  • Bom dia!

    O meu é do Porto e foi aprovado em 06/12/2022, e até hoje 11/09/2023, não foi transferido ainda para a emissão do assento. O de minha filha foi aprovado dia 02/12/2022 e foi transferido para Santiago do Cacém, mês passado, exatamente dia 06/08/2023.

    Alguém teve o processo transfirido no início desse mês de setembro/2023 para emissão do assento???

  • @JoseMaia Eu vi num grupo que acompanho um processo aprovado em 09/12/2022 que foi transferido dia 05/09/2023. Mas era originário da CRC. Não sei se tem diferença entre uma conservatória e outra ou se depois da 7 marrom todos entram na mesma fila.

    O meu é do ACP e está na 7 marrom desde 15/12/2022. Achei que seria transferido este mês mas até agora nada.

    Se o seu que é de 06/12/2022 e não foi transferido até agora, talvez o meu não seja transferido nem mesmo em outubro.

    Será que vai levar um ano inteiro para criação do registro?

  • editado September 2023

    @fnando olá, é da ACP, aprovado em 15/12/2022, porém quem transfere é a CRC, já não é competência da ACP mais.

  • @Blackfyre Somos do mesmo dia então, 15/12/22. Vamos torcer para sermos transferidos no próximo mês.

  • Câmara aprova PEC que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade

    A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/21, que acaba com a perda automática da nacionalidade brasileira de quem obtém outra nacionalidade. De autoria do Senado, a proposta foi aprovada em dois turnos de votação e irá à promulgação.

    De acordo com o texto, a perda de nacionalidade brasileira ficará restrita a duas possibilidades. A primeira, quando houver pedido expresso do cidadão, ressalvadas situações que acarretem apatridia, ou seja, quando a pessoa não tem sua nacionalidade reconhecida por nenhum outro país.

    A nacionalidade brasileira também será perdida se houver sentença judicial nesse sentido, em virtude de fraude relacionada ao processo de naturalização ou de atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

    Mesmo após a renúncia a pedido, o brasileiro poderá readquirir sua nacionalidade originária segundo procedimentos mais simplificados previstos na Lei 13.445/17. Nesse caso, a lei exige apenas requerimento formal do interessado na reaquisição da nacionalidade, sem um processo novo.

    A nacionalidade originária permite ao brasileiro nato direitos exclusivos, como concorrer a cargos públicos como presidente e vice-presidente da República, oficial das Forças Armadas ou servidor de carreira diplomática, entre outros.

    Para a relatora da PEC na comissão especial, deputada Bia Kicis (PL-DF), a proposta vai "corrigir uma situação de perda de nacionalidade com base no contexto de outra época". Ela afirmou que a medida beneficiará cerca de 4 milhões de pessoas.

    Como é hoje

    Atualmente, a Constituição prevê a perda da nacionalidade se o brasileiro tiver cancelada sua naturalização por sentença judicial em razão de atividade nociva ao interesse nacional ou se adquirir outra nacionalidade.

    No último caso, existem duas exceções nas quais a nacionalidade é mantida: quando a outra nacionalidade for originária e reconhecida pela lei estrangeira; ou quando imposta ao brasileiro residente em Estado estrangeiro como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.

    Reportagem – Eduardo Piovesan

    Edição – Pierre Triboli

    Fonte: Agência Câmara de Notícias

    https://www.camara.leg.br/noticias/996560-camara-aprova-pec-que-mantem-cidadania-brasileira-de-quem-obtem-outra-nacionalidade/#

  • @PH86 melhor notícia do ano. Agora falta só a conservatoria agilizar os processos.

  • @Luciodmelo aí sim, um sonho rsrs agilizar e ajudar todo mundo, pelo que leio aqui no fórum ta ruim pra todo mundo até pros artigos 1 ☹🥲

  • @JAAJ

    Meu processo teve entrada em data semelhante ao seu, foi para Monção tb. Agora está na 'bolinha 2'. Eu vi algumas referencias em paginas do facebook que era uma CRC relativamente rapida. Mas a info é antiga (2018), entao nao sei como está hoje

    Se alguem tiver mais info, tambem agradeceria se puder comentar sobre CRC Monção?

    abs

  • Boa noite, pessoal.

    Pelo que tenho acompanhado do andamento dos processos da CRC Lisboa nas listas, me parece que se mostra um prazo de 33-34 meses para o processo chegar na bolina 7. O mais interessante é que se pegarmos a lista aqui do fórum veremos processos de dezembro de 2020 na fase 7, e processos de janeiro de 2021 na fase 1. Então alguma coisa está esquisita, ou os participantes do fórum não atualizam as tabelas de acompanhamento ou a CRC Lisboa está com tanta correria que não atualiza o site das bolinhas.

    Não sei também qual o critério usado para realizar as transferências de processos. Tenho 2 primos que deram entrada 8 meses depois que eu na CRC Lisboa, e sabe-se lá pq foram transferidos para o Porto, e em menos de 24 meses já estão com o processo concluído. Se fosse para acelerar processos, que fossem os mais velhos, não os mais recentes. Questionei minha advogada que realizou meu caso e ela não tem explicação, disse que eles que determinam as transferências, não há nada que possa ser feito.

    Isso é realmente um sofrimento, em especial no meu caso, que já estou há quase 4 anos nessa luta ( aguardei quase 1 ano o certificado da CIL antes de dar entrada na conservatória), e ainda terei uma longa luta ainda para fazer o da minha esposa e dos meus 2 filhos menores. Está realmente complicado, acredito que vou passar quase 1 década para finalizar td.

    Alguém mais tem alguma informação do andamento dos processos de 2021 ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.