Judeus Sefarditas - Informações e processos

1138139141143144162

Comentários

  • Salve!

    Por favor... Meu processo, na ACP Porto de #136K, chave recebida em 17-DEZ-2021 já está na bolinha 4M há 7 meses e 21 dias (até hoje).

    Vi nos grupos de FB que várias pessoas com processos também de dezembro de 2021 já tiveram seus processos aprovados (dentro dos costumeiros 6 meses de bolinha 4M) e já passaram pra bolinha 7M.

    Alguém em situação parecida à minha? Alguém saberia dizer algum pq? Ando meio ansioso e até preocupado. 😐️

    Grato.

    Edward

  • Olá! Meu filho entrou com o processo em Marco/2021 e aí da continua na bolinha 1. Crc Lisboa.

  • fnandofnando Member

    @Blackfyre é verdade que a ACP transferia todo início de mês os processos na bolinha 7 marrom para outras conservatórias criarem o assento.

    Mas em junho não seguiram o padrão e agora em julho acho que não transferiram ainda.

    O meu processo está na 7 marrom desde dezembro. Mais de 7 meses e nada de assento até agora.

  • @fnando nossa, não fazia ideia. Esse mês não houveram transferências ainda? Hm.

    Estamos na mesma, meu está aprovado desde Dezembro, no aguardo, olho todos os dias o site

  • fnandofnando Member

    @Blackfyre Pelo que acompanho nos grupos, este mês não teve transferência do ACP para as conservatórias do interior.

    Justo na nossa vez o negócio resolveu empacar... rsrs. Eu até consegui agenda no consulado de SP para fazer BI e passaporte para agosto, mas pelo jeito não vai dar. Já vi que só terei esses docs no final do ano. Ou seja, um ano inteiro após aprovação do pedido.

  • @fnando que tistreza :(

    Será que foi encaminhado mas não atualizaram a plataforma? Eu queria kkkkk e que saísse logo. Vou pra Portugal em outubro, ir com assento em mãos seria um sonho.

  • Entrada na conservatória em 22-01-2021 (CRC Lisboa); chave em 29-01-2021 (transferido a Ponte de Lima em 03-02-2023); foi para a bolinha 2 em 29-03-2023; foi para a bolinha 4 em 04-05-2023; no dia 21-06-2023 foi para a bolinha 6; no dia 30/06/2023 foi para a bolinha 7; E no dia 28-07-2023 o assento foi criado (finalizando o processo).

  • fnandofnando Member

    @Blackfyre Acho pouco provável que tenham transferido sem atualizar o site.

    Mas se vc está na bolinha 7 marrom desde dezembro, deve receber o registro até outubro sim.

    Eu vou em dezembro mas já quero chegar com BI e passaporte. Na torcida aqui.

  • Gente, não sei se podem me ajudar: o meu processo tá na 1ª bolinha ainda, nunca andou, e entreguei a documentação em julho do ano passado (enviei pelos CTT para a Conservatória, resido em Portugal mesmo). Já liguei e falaram que não tem o que fazer quanto ao prazo. Meio desesperador, né? Dá para fazer mais alguma coisa? O de alguém já demorou tanto tempo assim pra começar a andar? Obrigada a quem puder ajudar!

  • Prezados membros do fórum,


    Gostaria de compartilhar minha experiência com o processo de candidatura de descendentes de judeus sefarditas de origem portuguesa para a obtenção da nacionalidade portuguesa, por via da naturalização.


    Devido à demora da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) em emitir o meu Certificado Sefardita, decidi enviar minha candidatura para a Conservatória do Porto sem o referido certificado, visando garantir que meu processo chegasse antes do prazo limite, que era 01/09/2022, para se adequar às regras anteriores.


    Enviei todos os documentos relativos à minha árvore genealógica e os registros impressos que já havia enviado anteriormente à CIL, comprovando minha descendência sefardita até meu antepassado judeu, e incluí o número do processo da CIL.


    Postei todos os documentos pelos correios no dia 18/08/2022 e recebi a confirmação de recebimento por parte da Conservatória do Porto em 24/08/2022 em forma de carimbo na requisição do correio porque pela opção de confirmação de recebimento.


    Entretanto, somente em 10/10/2022 recebi a chave de acesso do meu processo, o que ocorreu após o prazo limite para se enquadrar na legislação anterior, que era em 01/09/2022.


    Minha dúvida é se meu processo será classificado pela lei antiga, considerando que chegou em 24/08/2022 com a confirmação e o carimbo dos correios, ou somente em 10/10/2022, quando me enviaram a chave de acesso.


    Além disso, gostaria de saber se ainda tenho chance de anexar posteriormente o meu certificado da CIL ao meu processo quando este estiver disponível.


    Agradeço a todos que puderem compartilhar suas opiniões e experiências sobre o assunto.


    Atenciosamente,

    Luiz Alexandre de Moura.

  • estou com mesma duvida de @alexandre_moura . Enviei os documentos em fev 2022, porém a chave só foi recebida em mar 2023. Alguém sabe meu processo será classificado pela lei antiga?

  • @daviddab16 lei antiga. Foi na CRC Lisboa?

  • Prezado @MalloneBarros , muito obrigado pela sua resposta, você sabe como está funcionando a anexação do certificado da CIL posterior ao envio do processo para a conservatória?


    Sobre a sua resposta a minha questão, espero que esse seja o entendimento do funcionário que abrir o meu caso, já que não seria justo culpar os aplicante pelo sistema lento do processo.

  • @AmandaVital Está levando em torno de 2 anos para o processo começar a andar. Ou seja, sair da bolinha 1. Isso pode mudar um pouco se vc mandou para Porto ou Lisboa. Mas em ambas é em torno disso. Você pode se informar melhor sobre a média de prazos nos grupos do Facebook.

    O processo todo tem previsão de levar 3 anos.

  • Salve!

    Grato @eduardo_augusto ! Li as informações. Vou esperar mais um pouco - 21 meses de processo até aqui, antes de contactar a 'Linha Registros'.

    abc.

    Edward

  • @alexandre_moura ,

    se você já recebeu a senha de acesso, você já tem o número do processo, ou seja o processo já está disponivel. Desta forma pode enviar o certificado da CIL para ser anexado ao processo.

  • Oi pessoal boa noite

    Meu processo (entrada em Fev/21 em Lisboa), finalmente saiu da estaca zero... foi para o a CRG de Monção. Alguem tem alguma informação sobre processo nessa cidadela fronteira com a Espanha?

    abs

  • 7 meses esperando o assento no registro público (bolinha 7 marrom). Segundo a advogada, processos estão no CRC. Alguém mais esperando tanto tempo? É normal?

  • Olá a todos! Alguém tem ideia de como estão os processos do primeiro trimestre de 2021?

    O do meu irmão foi enviado dia 17fev de 2021 via dhs pra Lisboa, até hoje tá na bolinha 1 na central de Lisboa. O meu foi enviado um ano depois e continua na bolinha 1 também.

  • @llldianalll o meu faz 8 meses no próximo dia 15.

    Tenho esperança de ser transferido no início de setembro. Ou seja, vai dar 9 meses da aprovação até ser transferido para criação do assento.

  • @fnando o da minha prima finalizou hoje, +- 8 meses depois. Agora estamos aguardando o resto da família. Sempre tem que ser transferido para fazer o assento? Todos ainda estão no Porto, exceto 2 que foram transferidos para outra cidade.

  • @fnando, muito obrigada. Então deve começar a andar no ano que vem. Vou continuar aguardando.

    Mandei pro CRC Lisboa.

    Obrigada!

  • @llldianalll Sim, no Porto sempre é transferido para o assento ser criado. Atualmente está sendo transferido entre 8 e 9 meses após a aprovação, ou bolinha 7 marrom.

  • @fnando ola, vi num outro grupo uma pessoa com processo aprovado em Novembro sendo transferido ontem, espero que nos de dezembro sejamos os próximos em setembro.

  • Update on my case, if this info is of any use to someone:

    • Submitted genealogy to CIL on Feb 2022, received approved certificate Feb 2023
    • Submitted case to CRC Lisboa Jun 2022, still in ball 1
  • @Mariana Brandão

    I applied for CIL in March 2022. The document has not yet arrived. Could it be a problem? Have a nice day..

  • @fnando @Blackfyre Faz sentido, o da minha prima entrou na bolinha 7 marrom em 29 de novembro e foi finalizado (bolinha verde) no dia 07 de Agosto - 8 meses esperando o registro. Mas vejo que não existe muita ordem cronológica. O processo da minha mãe chegou na 7 marrom também em 29 de novembro e não foi transferido ainda. Já minhas tias que chegaram na 7 marrom no dia 21 de Dezembro, já foram transferidas para outra cidade. Creio que serão as próximas então. Eu fui a primeira a entrar com o processo na minha família e meu processo só chegou na 7 há um mês. Já vejo que só ano que vem para mim. Não tem lógica nenhuma.

  • @Blackfyre @llldianalll Sim... num grupo que acompanho tem uma pessoa que teve o processo aprovado no Porto dia 05/12 e foi transferido no início deste mês e o assento foi criado ontem. Na torcida para sermos transferidos em setembro. O meu foi aprovado dia 15/12. Mas tem um pessoal que foi aprovado em novembro e ainda não foi transferido.

    Realmente não segue uma ordem exata. Penso que depende do conservador responsável pelo processo. Também difere se for Lisboa ou Porto.

    Vai dar uns 9 meses para criação do registro. É o tempo de uma gestação... pelo menos, desta vez, nasceremos portugueses. rsrs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.