Judeus Sefarditas - Informações e processos

1138139141143144158

Comentários

  • @NobruDias

    Olá, processo enviado out/21, aprovado (7 marrom) em dezembro de 22.


    @JoseMaia

    Obrigado pelas respostas, espero que seja transferido mês que vem e pronto saia meu assento. Tenho viagem marcada para outubro e gostaria de entrar como português, espero que dê certo.

  • Obrigado @eduardo_augusto! Isso bola 7 verde. Vou aguardar esses 30 dias para ver se chega o registro.

  • Boa noite pessoal!

    Dúvidas sobre o meu processo e queria ver se alguém conseguiria me auxiliar!

    O processo fiz junto com a minha família sem auxílio jurídico com entrada do processo via CRC Lisboa em 10/08/2020 com a chave em 18/08/2020. Foi transferido para CRC do Fundão em 01/09/21; Bolinha 2 (verde) no dia 08/11/22; Bolinha 4 (marrom) em 01/12/22. Até essa data sem alteração. Ligamos para Fundão em setembro/22 e nos avisaram que passaram 1 ano sem ter uma pessoa especializada para atender os casos na cidade que é muito pequena.

    Dúvida 1: o processo irá completar 3 anos em agosto. É normal esse longo tempo? Alguém conhece Fundão ou o processo esta por lá? Devo entrar com auxílio jurídico? Devo ligar para lá? O que me aconselham?

    Dúvida 2: Acabei de me casar em abri/23, dei entrada no processo como solteira em agosto/20. Tem algum problema referente isso? E também, me mudei do endereço residencial que cadastrei no processo. Devo fazer alguma alteração?

    @diegoabq teve alguma novidade no teu processo?


    Obrigada!

  • Uma vez eu li que a ACP transfere processos para outras conservatórias na primeira semana de cada mês (deu a entender que só fazem isso 1x por mês).


    Isso é verdade?

    Obrigado a todos e ótimo dia.

  • Olá. @Raquel_ , estamos no mesmo barco. Nossos processos tem as mesmas datas e caminho iguais. Minha chave também data de em 18/08/2020 via CRC Lisboa. Fot transferido para CRC Fundão em 01/09/21; Bolinha 2 em 08/11/22. Bola 4 marrom em 30/11/22. Até agora estamos sem previsão de nada. Já liguei umas vezes ano passado e sempre pediam para aguardar e relatavam falta de pessoal. Os processos de Agosto/2020 que foram para Lisboa, quase todos já finalizaram. Exceto o nosso que foi para o Fundão. Também me mudei. Mas creio que todo o contato é feito via e-mail.

    Boa sorte a todos

  • @Blackfyre @diegoabq


    Já tentaram escrever (eu faria por carta registrada) para o IRN, relatando a situação e pedindo providências? Eu não acredito que ninguém em Lisboa esteja pensando "puxa, há alguns anos mandamos processos para o Fundão, será que já finalizaram?", enquanto isso o pessoal do Fundão pensa, "bem, temos uns processos aqui, mas ninguém para cuidar... que esperem!"


    Alternativamente, podem apresentar uma reclamação ao Ministério da Justiça:

    Formulário de queixa, reclamação ou denúncia | IGSJ.Justica.gov.pt


    Três anos de espera, se já apresentaram todos os documentos, me parece muito! Especialmente se vocês tem conhecimento de outros processos da mesma época que já finalizaram.

  • Salve!

    Por favor... Meu processo, na ACP Porto de #136K, chave recebida em 17-DEZ-2021 já está na bolinha 4M há 7 meses e 21 dias (até hoje).

    Vi nos grupos de FB que várias pessoas com processos também de dezembro de 2021 já tiveram seus processos aprovados (dentro dos costumeiros 6 meses de bolinha 4M) e já passaram pra bolinha 7M.

    Alguém em situação parecida à minha? Alguém saberia dizer algum pq? Ando meio ansioso e até preocupado. 😐️

    Grato.

    Edward

  • Olá! Meu filho entrou com o processo em Marco/2021 e aí da continua na bolinha 1. Crc Lisboa.

  • fnandofnando Member

    @Blackfyre é verdade que a ACP transferia todo início de mês os processos na bolinha 7 marrom para outras conservatórias criarem o assento.

    Mas em junho não seguiram o padrão e agora em julho acho que não transferiram ainda.

    O meu processo está na 7 marrom desde dezembro. Mais de 7 meses e nada de assento até agora.

  • @fnando nossa, não fazia ideia. Esse mês não houveram transferências ainda? Hm.

    Estamos na mesma, meu está aprovado desde Dezembro, no aguardo, olho todos os dias o site

  • fnandofnando Member

    @Blackfyre Pelo que acompanho nos grupos, este mês não teve transferência do ACP para as conservatórias do interior.

    Justo na nossa vez o negócio resolveu empacar... rsrs. Eu até consegui agenda no consulado de SP para fazer BI e passaporte para agosto, mas pelo jeito não vai dar. Já vi que só terei esses docs no final do ano. Ou seja, um ano inteiro após aprovação do pedido.

  • @fnando que tistreza :(

    Será que foi encaminhado mas não atualizaram a plataforma? Eu queria kkkkk e que saísse logo. Vou pra Portugal em outubro, ir com assento em mãos seria um sonho.

  • Entrada na conservatória em 22-01-2021 (CRC Lisboa); chave em 29-01-2021 (transferido a Ponte de Lima em 03-02-2023); foi para a bolinha 2 em 29-03-2023; foi para a bolinha 4 em 04-05-2023; no dia 21-06-2023 foi para a bolinha 6; no dia 30/06/2023 foi para a bolinha 7; E no dia 28-07-2023 o assento foi criado (finalizando o processo).

  • fnandofnando Member

    @Blackfyre Acho pouco provável que tenham transferido sem atualizar o site.

    Mas se vc está na bolinha 7 marrom desde dezembro, deve receber o registro até outubro sim.

    Eu vou em dezembro mas já quero chegar com BI e passaporte. Na torcida aqui.

  • Gente, não sei se podem me ajudar: o meu processo tá na 1ª bolinha ainda, nunca andou, e entreguei a documentação em julho do ano passado (enviei pelos CTT para a Conservatória, resido em Portugal mesmo). Já liguei e falaram que não tem o que fazer quanto ao prazo. Meio desesperador, né? Dá para fazer mais alguma coisa? O de alguém já demorou tanto tempo assim pra começar a andar? Obrigada a quem puder ajudar!

  • Prezados membros do fórum,


    Gostaria de compartilhar minha experiência com o processo de candidatura de descendentes de judeus sefarditas de origem portuguesa para a obtenção da nacionalidade portuguesa, por via da naturalização.


    Devido à demora da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) em emitir o meu Certificado Sefardita, decidi enviar minha candidatura para a Conservatória do Porto sem o referido certificado, visando garantir que meu processo chegasse antes do prazo limite, que era 01/09/2022, para se adequar às regras anteriores.


    Enviei todos os documentos relativos à minha árvore genealógica e os registros impressos que já havia enviado anteriormente à CIL, comprovando minha descendência sefardita até meu antepassado judeu, e incluí o número do processo da CIL.


    Postei todos os documentos pelos correios no dia 18/08/2022 e recebi a confirmação de recebimento por parte da Conservatória do Porto em 24/08/2022 em forma de carimbo na requisição do correio porque pela opção de confirmação de recebimento.


    Entretanto, somente em 10/10/2022 recebi a chave de acesso do meu processo, o que ocorreu após o prazo limite para se enquadrar na legislação anterior, que era em 01/09/2022.


    Minha dúvida é se meu processo será classificado pela lei antiga, considerando que chegou em 24/08/2022 com a confirmação e o carimbo dos correios, ou somente em 10/10/2022, quando me enviaram a chave de acesso.


    Além disso, gostaria de saber se ainda tenho chance de anexar posteriormente o meu certificado da CIL ao meu processo quando este estiver disponível.


    Agradeço a todos que puderem compartilhar suas opiniões e experiências sobre o assunto.


    Atenciosamente,

    Luiz Alexandre de Moura.

  • estou com mesma duvida de @alexandre_moura . Enviei os documentos em fev 2022, porém a chave só foi recebida em mar 2023. Alguém sabe meu processo será classificado pela lei antiga?

  • @daviddab16 lei antiga. Foi na CRC Lisboa?

  • Prezado @MalloneBarros , muito obrigado pela sua resposta, você sabe como está funcionando a anexação do certificado da CIL posterior ao envio do processo para a conservatória?


    Sobre a sua resposta a minha questão, espero que esse seja o entendimento do funcionário que abrir o meu caso, já que não seria justo culpar os aplicante pelo sistema lento do processo.

  • @AmandaVital Está levando em torno de 2 anos para o processo começar a andar. Ou seja, sair da bolinha 1. Isso pode mudar um pouco se vc mandou para Porto ou Lisboa. Mas em ambas é em torno disso. Você pode se informar melhor sobre a média de prazos nos grupos do Facebook.

    O processo todo tem previsão de levar 3 anos.

  • Salve!

    Grato @eduardo_augusto ! Li as informações. Vou esperar mais um pouco - 21 meses de processo até aqui, antes de contactar a 'Linha Registros'.

    abc.

    Edward

  • @alexandre_moura ,

    se você já recebeu a senha de acesso, você já tem o número do processo, ou seja o processo já está disponivel. Desta forma pode enviar o certificado da CIL para ser anexado ao processo.

  • Oi pessoal boa noite

    Meu processo (entrada em Fev/21 em Lisboa), finalmente saiu da estaca zero... foi para o a CRG de Monção. Alguem tem alguma informação sobre processo nessa cidadela fronteira com a Espanha?

    abs

  • 7 meses esperando o assento no registro público (bolinha 7 marrom). Segundo a advogada, processos estão no CRC. Alguém mais esperando tanto tempo? É normal?

  • Olá a todos! Alguém tem ideia de como estão os processos do primeiro trimestre de 2021?

    O do meu irmão foi enviado dia 17fev de 2021 via dhs pra Lisboa, até hoje tá na bolinha 1 na central de Lisboa. O meu foi enviado um ano depois e continua na bolinha 1 também.

  • @llldianalll o meu faz 8 meses no próximo dia 15.

    Tenho esperança de ser transferido no início de setembro. Ou seja, vai dar 9 meses da aprovação até ser transferido para criação do assento.

  • @fnando o da minha prima finalizou hoje, +- 8 meses depois. Agora estamos aguardando o resto da família. Sempre tem que ser transferido para fazer o assento? Todos ainda estão no Porto, exceto 2 que foram transferidos para outra cidade.

  • @fnando, muito obrigada. Então deve começar a andar no ano que vem. Vou continuar aguardando.

    Mandei pro CRC Lisboa.

    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.