Judeus Sefarditas - Informações e processos

1143144146148149157

Comentários

  • Alguém tem notícia de alguma movimentação de processo na conservatoria de lisboa??

  • @fnando bom dia. Você enviou um e-mail para a conservatória para agilizar a emissão do assento? O meu foi aprovado desde dezembro de 2022, distribuído para Cacém em julho de 2023, mas o assento não é emitido. Estou e contato com o escritório que me assessora em Lisboa, que enviou e-mail, também enviei um e-mail por conta própria para a Conservatória. Até agora nada.

  • Acabou de sair galera, português eu sou. Acabei de receber email com o PDF


    Agora tomar porre de vinho do porto.


    Sff

  • editado November 2023

    Pedi hoje mesmo, amanhã levanto ele. Paguei 53 euros com extrema urgência.

    @eduardo_augusto obrigado :) tô feliz pra caralho

  • @fcopetroniomedeiros Sim... eu mandei direto no e-mail da conservatória de Santa Maria da Feira. Quando agendei no consulado em SP para fazer CC e passaporte, recebi no e-mail um pdf com a confirmação do agendamento. Anexei isso e expliquei que precisava do assento antes daquela data. Mas não tenho 100% de certeza de que isso funcionou pois não responderam meu e-mail. De qualquer forma, tentar não custa nada. Boa sorte!

  • @Blackfyre Parabéns!! Que felicidade, hein! Um dia não tem doc algum, no seguinte está com todos na mão. Sucesso nesta nova fase - agora como cidadão português!

  • @Blackfyre

    Parabéns pela conquista.

    Pode colocar um relato sobre onde, como, prazos etc, para solicitar o CC e PEP?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/tirar-documentos-portugueses

    Ajuda bastante o fórum ter informações da experiência de quem fez isso recentemente em PT, para quem tem essa alternativa. Pois, em vários consulados PT no BR, é uma saga conseguir agendar isso.

  • @fnando obrigado pela responta. Você ia tirar o CC e o passaporte mesmo sem ter recebido o assento de nascimento ou foi uma estratégia para acelerar? Ontem enviei um e-mail para o Registro Central e imadiatamente eles encaminharam para Cacém solicitando providências. Vou esperar.

  • editado November 2023

    @CarlosASP obrigado 😃

    Posso sim! Criar um tópico novo ne? Ou ja ha um aberto a respeito? Assim que fazer o levantamento mais tarde quero postar sobre.

    Então sobre agendamentos no consulado, realmente são difíceis, fiz um para Abril 🤡 achando que já teria saído. Há um macete que talvez não saibam, vou deixar aqui. As vagas abrem na primeira seman de cada mes, entre bem cedo no site, tipo 7 da manhã da primeira semana de cada mes. Sem ser 1 semana, vagas quase não abrem.


    Sobre meu PEP, ainda não irei fazer, por enquanto vou ficar com CC e Pass brasileiro.

    Mas o CC fiz assim: eu já tinha agendamento na loja do cidadão para fazer cartão de auto-carro, comboio etc, da carris. Lá na loja tinha o IRN, fui pedir informação e fui orientado orientado poderia pedir no mesmo dia com extrema urgência. Aproveitei e fiz os dois, cartão da carris e pedi o CC pra levantar hoje no Palácio de justiça. Sem marcação no IRN, peguei senha ali mesmo!

  • @fcopetroniomedeiros Na verdade não foi uma estratégia para agilizar o registro, mas acabou sendo útil para isso. Eu venho agendando no consulado de SP desde que meu processo foi aprovado, em dez/22. Fiz isso pq é muito difícil conseguir vaga e aparece sempre meses a frente. Então, minha estratégia foi estar sempre com uma data agendada. Desta forma, quando meu registro saísse eu não precisaria esperar mais alguns meses para fazer os docs. Deu certo. Eu tinha agenda para dia 13/11 e meu registro saiu dia 30/10. Antes disso eu agendei umas 4 vezes e precisei cancelar pq meu registro nunca era transferido. Quem me deu essa dica de mandar e-mail utilizando como justificativa o agendamento no consulado foi o @gmaferreira. Mas foi somente depois que meu processo foi transferido para Sta Maria da Feira.

  • @fcopetroniomedeiros O seu processo iniciou no ACP ou CRC? Realmente é muito tempo desde julho para criar um assento.

  • @fnando começou no Porto e foi aprovado lá em dezembro de 2022. Em junho desse ano foi transferido para Cacém para emitir o registro de nascimento. Sobre o agendamento no consulado, quando fui fazer hoje e não tinha o CC, pediu que fizesse um cadastro. Nesse caso qual documento coloca, se ainda nao tenho o número do assento (uma das opções dada lá). Tem uma opção Outro, mas não saberia que número colocar. Qual documento você colocou no agendamento no consulado?

  • A pedido do Carlos, postei minha Saga do CC em Portugal, e também para não desvirtuar o propósito deste tópico, podem me perguntar por lá caso queiram saber algo. Desejo a todos uma excelente noite.


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22260/pedido-de-cartao-cidadao-cc-direto-em-portugal#latest

  • editado November 2023

    Parte de discussão (no grupo do face: People of Sephardic Ancestry Pursuing Portuguese Citizenship) sobre a notícia: a demissão do primeiro-ministro português.

    Então talvez haja demoras...

  • Olá, @fcopetroniomedeiros

    Quando vc ainda não tem os docs portugueses, pode utilizar um documento brasileiro para fazer o cadastro no portal.

    Pode ser RG ou passaporte. Eu utilizei o passaporte. Fiz meu agendamento no consulado de SP pq moro aqui, mas pode fazer mais de um cadastro para diferentes consulados. Fiz também para o de Santos - que seria o mais próximo - e também para outros. Mas sempre consegui data para SP tentando agendar logo cedo, das 07:00 às 08:30 tem que ficar tentando até aparecer a agenda.

  • @fnando muitíssimo obrigado

  • editado November 2023

    @Màrius aqui estão a falar em eleições antecipadas, mas ainda não está decidido o PS pode escolher o substituto do PM e se o presidente aceitar, não haverão eleições, se não aceitar ele dissolve o parlamento, mas que também não está definido, o "quando".

  • Enquanto vejo muitos esperandosair o assento de nascimento, eu continuo na esperança do meu processo sair da bolinha 1. Já são 32 meses na CRC LISBOA e nada acontece, nas planilhas de acompanhamento nada muda, só tem movimentação de casos da ACP PORTO.

    Segundo relatos a CRC está durante td o ano ds 2023 somente analisando os casos ds janeiro e fevereiro de 2021.

    Já estou perdendo as esperanças que algo mude ainda esse ano. Meus advogados dizem que não há nada a fazer... Mais alguém está na mesma situação?

    É extremamente injusto essa diferença de tempo entre as conservatórias.

  • @lhjunq , estou em situação semelhante à sua. Aguardo na CRC Lisboa desde ago/21, há 27 meses. Arrependo-me demais de ter mandado o processo pra lá e não para a ACP Porto. Mas à época os prazos de tramitação eram muito semelhantes e eu tinha um documento em inglês.

    Agora, infelizmente, só nos resta esperar. Nesse meio tempo o meu filho mais velho já completou 13 anos e o cerco vai se apertando também para os menores de idade.

  • @Blackfyre Sim, é (era) verdade... As eleições serão em 10 de março. Restam quatro meses de calmaria; e logo mais (depois deste prazo) já veremos.

  • @lhjunq @IMM eu estou na mesma situação de vocês, meu processo é de abril de 2021 e ainda na bolinha 1 na CRC de Lisboa

    Qualquer novidade avisarei a todos mas vamos acreditar que em breve teremos o nosso sucesso

  • @Celia9368

    É impressionante pq acompanho em diversos lugares, em grupos de pessoas do mundo td, e só os processos do Porto evoluem. Esse ano Lisboa totalmente parado. Os processos pararam de ser avaliados, nas tabelas quem entrou a partir de 2021 os processos estão tds na bolinha 1. Como pode isso, o governo não tem um prazo para cumprir? A gente tem que esperar até quando? O meu tem 32 meses e nada, provavelmente meu processo deve estar dentro de uma caixa entulhado lá em Lisboa enquanto outros já estão até com passaporte com 24 meses. Não é justo.

  • Repete-se o filme do final de 2021: a Assembleia da República vai entrar novamente em contra-relógio para tentar fechar alguns dossiers legislativos que tem pendentes antes da sua dissolução, que o Presidente da República decretará entre 10 e 15 de Janeiro. Mas há outra dificuldade neste calendário, para além do facto de o período natalício roubar mais de uma semana a um prazo já curto: será preciso despachar com mais urgência as propostas de lei do Governo porque estas caducam quando o decreto da sua demissão for publicado, em meados de Dezembro, ao passo que os projectos de lei dos partidos terão mais algumas semanas para serem trabalhados.

    https://www.publico.pt/2023/11/12/politica/noticia/dissolucao-mata-revisao-constitucional-lei-tabaco-deixa-metadados-risco-2069858

  • @lhjunq

    Mês passado, dia 27/10, após 20 meses, saltei da bolinha 1 para 2 no ACP. Apesar disso, os prazos estão aumentando para todos. Tenho a expectativa que meu processo seja analisado em breve, entretanto já tem processos com 11 meses de espera para a emissão do assento de nascimento. Desta forma, ainda que nós tenhamos uma análise mais rápido no Porto, esperaremos amargamente no final. Não há para onde correr, está demorando para todo mundo.

  • @Talk2lurch

    Bom dia, vc atualizou a planilha de acompanhamento? Tenho achado a planilha muito parada.

  • Boa tarde, meu assento de nascimento finalmente foi emitido após cinco meses da transferência do Porto para Cacém. Lembro ainda que minha cidadania tinha sido aprovada em dezembro de 2022. Gostaria de registrar que embora tenha um escritório que me assessora em Portugal, tenho quase certeza que meu assento só foi emitido após vários e-mails que enviei tanto para a Conservatória em Cacém quanto para outras centrais de registros que vi no grupo. Afirmo isso porque recebi um e-mail com a notícia que o assento de nascimento tinha sido emitido em resposta a um dos e-mais que tinha enviado antes. O escritório em Portugal que me assessora sequer tomou conhecimento ainda, mesmo já tendo avisado a eles por e-mail, visto que só faltava esse documento para dar entrada na do meu filho de 13 anos. Gostaria de agradecer a @fnando que tirou várias dúvidas minhas na semana passada. Atualizarei a planilha amanhã.

  • Olá,

    @fcopetroniomedeiros

    Que ótima notícia, parabéns,conforme mencionei no outro post o meu também está em Santiago do Cacém já faz 3 meses, apesar de enviar email, não houve retorno, agradeço o relato continuarei tentando o contato com eles. Mas o importante que está andando.

  • @becat não sei extamanente o que houve, de repente estava na hora de sair mesmo, afinal em dezembro faria 12 meses desde a aprovação. Cheguei a enviar alguns e-mails para Cacém e nunca obtinha respostas, minha assessoria também dizia o mesmo. Na semana passada enviei para esses e-mails:

    rcentrais.entradas@irn.mj.pt,

    registos.centrais@irn.mj.pt,

    rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt,

    rcentrais.classificacao@irn.mj.pt

    O primeiro (rcentrais.entradas@irn.mj.pt), no mesmo dia, encaminhou minha solicitação para Cacém pedindo para eles analisarem. Não sei se teve alguma coisa a ver. Mas eles responderam um e-mail que ei tinha enviado antes.

    Quando seu processo foi aprovado? Muito provavelmente deve estar bem perto de sair o registro de nascimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.