Pedido de cartão-cidadão (CC) direto em Portugal

Oi, pessoal! Espero que estejam todos bem! Já tive meu pedido de cidadania aprovado e tenho algumas dúvidas. Se puderem me ajudar...

1) Posso tirar o meu cartão-cidadão diretamente em qualquer Conservatória de Portugal?

2) Além do meu assento de nascimento português, que outros documentos irei precisar pra tirar o CC em Portugal? Precisarei de comprovante de residência do Brasil?

3) O assento de nascimento português pode ser uma cópia simples, certo?

4) Caso eu queira viajar para Portugal agora, eu passo tranquilamente pela Imigração se mostrar o meu assento de nascimento português? Ou eles exigem o mesmo que exigem para qualquer outro estrangeiro (comprovação de renda, carta-convite ou comprovante de hospedagem e bilhete aéreo de retorno ao Brasil)?

5) Tendo nacionalidade portuguesa e já tendo feito o CC, ainda assim eu precisaria de um representante fiscal em Portugal pra tirar o NIF?

É que estou pensando em viajar pra Portugal e aproveitar pra já tirar o CC lá! Dependendo de como as coisas andarem, tiraria a documentação lá e já ficaria um tempo no país.

Agradeço desde já! Abraços.

Karina

«1

Comentários

  • editado October 2022

    1) Pode, se não me engano pela conservatória o método mais urgente leva 3 dias. Se quiser que saia em um dia ou até no mesmo dia a depender do horário, faça na Loja Cidadão de Lisboa ou Porto. Vc pode agendar por aqui (vai enfrentar muito menos fila). Escolha a opção Registo -> Cidadão

    2) Passaporte brasileiro. Comprovante de residencia eu sei que não pedem quando é de Portugal, basta informar, mas na dúvida leva um do Brasil

    3) Isso, porque ele puxam o assento ali na hora para confirmar

    4) Você entra com passaporte + assento sem problemas, como Portuguesa

    5) Só precisa de representante fiscal quem não tem cidadania e quer ter NIF morando fora da UE, tendo cidadania não é problema

  • Muito obrigada, @Yuri_ !

    Abraço!!

  • gtsgts
    editado October 2022

    Recentemente retirei meu primeiro Cartão de Cidadão no consulado, porém veio somente com NIF e nao tem número de Utente (SNS) e nem número de segurança social (NISS). Esses espaços possuem somente um X. Questionei o Consulado sobre esses números e esse me disse que por ter declarado nao residir em Portugal eles nao pediram esses números por qualquer motivo que foge a minha compreensão. Perguntei e eles me informaram que agora já é tarde porque o cartão já foi emitido e que por nao viver em Portugal essas informações nao são relevantes e nao poderiam pedir.

    Como me encontro fora de Portugal seria possível aplicar ou pedir esses números online, haja visto que esses números deveriam ter sido incluídos em todo novo Cartao de Cidadao? E depois de ter-los em mãos poderia informá-los ao pedir outro Cartao de Cidadao? Para que nao corra o risco de que ao pedir um novo o mesmo nao ocorra?

    Li também em algum lugar que quando se pede o Cartão de Cidadão em Portugal essas informações já estariam presentes. Porém vi outra pessoa dizer que para tal precisaria comprovar residência em Portugal.

    Gostaria de evitar uma enorme burocracia para pedir esses números que deveria ser praxe ser incluído automaticamente. Alguém teria alguma informação de como proceder para conseguir esses números sem maiores transtornos preferencialmente fora de Portugal?

  • gtsgts
    editado October 2022

    @Yuri_ Voce saberia como proceder para obtencao dos numeros os quais me referi ? Obrigado pela informacao.

    O interessante e que ja encontrei varias pessoas que pediram o CC fora de Portugal via consulado e todos os numeros ja foram emitidos no CC com se espera, Parece que o que houve foi uma decisao pessoal do funcionario que nao quis pedir.

    Fiquei me perguntando se seria possivel simplesmente renovar o CC online e ao fazer-lo pedir que seja incluido esses numeros?

    Porem, Acredito que renovacao de CC online so e possivel para residentes em Portugal?

  • @gts não saberia te informar essa, mas acho que cabe você acionar a ouvidoria do consulado para uma explicação mais formal para solução do seu problema

  • @Yuri_ , poderia me esclarecer uma dúvida com relação ao seu comentário, por gentileza?

    4) Você entra com passaporte + assento sem problemas, como Portuguesa

    No caso apresentando passaporte brasileiro junto ao assento português, o passaporte brasileiro não é carimbado? Pergunto isso pois tenho conexão em Portugal e para meu segundo destino não seria aceito assento de nascimento como documento de identificação, dessa forma teria que apresentar o passaporte brasileiro e, não estando carimbado, teria problema.

    Agradeço desde já,

  • editado December 2022

    @Felippe olha eu não sei se isso é universal, mas já sei de duas pessoas que foram dessa forma em momentos diferentes e carimbaram o passaporte brasileiro sim.

  • @baiucha82 Oi Karina

    Vi esse seu post e gostaria de saber se deu certo vc fazer e retirar o CC diretamente em Lisboa.

    E em quanto tempo?

    Ainda não tenho nem o CC e nem o passaporte. Mas estou indo a Portugal no final de janeiro e ja quero providenciar tudo isso.

  • editado November 2023

    Vou aproveitar este tópico para postar minha experiência e minha saga, que talvez tenha sido um bocado incomum.

    Meu processo ficou com bolinha 7 marrom por quase 11 meses, pouco antes do 10° mês entrei em Portugal com passaporte brasileiro para visitar minha mãe (residente em Portugal). Meu processo estava a demorar, então fiz NIF e NISS, ainda como estrangeiro.

    Poucos dias antes de eu completar 1 mês de Portugal, a bolinha 7 ficou verde e meu assento saiu, imprimi e no mesmo dia fui a loja do cidadão em Lisboa e pedi meu CC com extrema urgência (sem marcação!), custou 53 euros, só pagável em dinheiro ou multibanco (apenas cartão português).

    Obs: eu já tinha NIF e NISS e na hora do atendimento a Sra prontamente me perguntou sobre os papéis dos mesmos, que foram anotados no protocolo. Pelo que entendo acaba a representação fiscal e eu tornei-me o responsável.

    No outro dia me dirigi ao campus de justiça (Bloco J) fila de levantamentos sem marcação, esperei um pouco, a folha do protocolo foi recolhida por um funcionário e entrei no local, esperei cerca de 30 minutos e recebi meu cartão cartão de cidadão e uma carta com chaves PIN. Já aproveitei e fiz o certificado digital ali mesmo (recomendo que façam).

    Obs: o cartão veio com utente, que eu não tinha e não poderia tirar como brasileiro sem residência na altura.

    Obs2: Poderia ter feito passaporte logo após, no mesmo lugar, não havia fila e ainda dava tempo (eram 18 e tal).

  • @Blackfyre

    Obrigado pelo relato!

    Qual loja do cidadão em Lisboa você usou? Agendou antes ou só apareceu lá e pegou a senha para o posto do IRN? Se foi o segundo caso, quanto tempo entre pegar a senha e ser atendido?

  • editado November 2023

    @CarlosASP olá, fui em Saldanha, Lisboa. Eu tinha marcação para o Carris e lá na Loja do Cidadão havia ponto do IRN, fui tirar dúvida e o funcionário me orientou a pegar senha pois já poderia fazer ali mesmo, sem marcação!

    Edit: documentos que levei: Passaporte brasileiro, comprovativos de inscrição do NIF e NISS. Morada, apenas informei.

    Assim foi, peguei senha mais ou menos 13:40 e fui atendido uma hora, uma hora e meia depois. No outro dia busquei no Palácio de Justiça (horário de levantamentos 17:30 as 19hrs).

  • editado November 2023

    Pontos de gostaria de deixar por informativo:


    Acessei o Portal das finanças e de facto não tenho mais representante.

    No portal da segurança social as informações foram atualizadas com as do cartão de cidadão.

    Usei n. de utente ao pedir troca da CNH por carta de condução (consulta médica), nem perguntaram meu nome, com o número já sabia minha vida 😳

    Com a renúncia do PM e falatorio de eleições, consultei e estou também recenseado junto a junta de freguesia da minha Morada, foi automático ao fazer o CC.

  • Olá, pessoal! Ainda não fui a Portugal, mas acho que em março/abril finalmente irei!

    Tenho em mente aqui as informações que vocês me passaram um tempo atrás. Mas ainda me sinto insegura de entrar no país.

    • Tendo apenas o passaporte brasileiro e o assento de nascimento português IMPRESSO (cópia simples do documento digital), tenho a garantia de entrar no país sem restrições? Nunca recebi o assento pelo correio, apenas via digital. Ele impresso é realmente válido?
    • Com esses dois documentos (passaporte brasileiro e assento), é garantido que eu passe pela Imigração sem me exigirem a passagem de volta?
    • Eu precisaria de seguro-viagem?

    Fico no aguardo! Grande abraço a todos.

  • @baiucha82

    Leve o documento original no celular também , e da tempo de pedir o documento com o carimbo e a marca d'água, é uns 50-100 reais.

    Garantido é só com cartão cidadão ou com passaporte, mas ninguém costuma ser barrado, pois eles podem confirmar a veracidade do documento e conferir com seu passaporte.

    Como cidadão não precisa, mas eu pegaria um PB4 só de garantia, vai que antes de pegar o cartão cidadão lá e o utente dá alguma coisa.

    https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certificado-de-direito-a-assistencia-medica

  • @baiucha82


    Muitas pessoas já fizeram essas perguntas aqui, antes de você. Minha opinião, baseada em relatos de vários outros que já foram para Portugal:


    • Sim, apenas com o passaporte brasileiro e o assento de nascimento Português, você consegue entrar em Portugal;
    • Quanto ao seguro-viagem, lembre-se que ele não cobre apenas despesas médicas, mas também extravio de bagagem, cobertura legal (em alguns casos), além de repatriação de corpo em caso de óbito; a gente espera que isso nunca aconteça, mas a verdade é que ninguém está livre de ser atropelado, ou algo do tipo;
    • Dito isso, não tenho experiência para informar se o seguro-viagem cobre despesa de uma pessoa que está viajando apenas com "passagem de ida" e entrando como cidadão do país que vai visitar - teria que verificar na apólice ou ligar para uma agência. Eu realmente não sei;
  • Obrigada, pessoal! O meu assento de nascimento que me enviaram em formato digital, e que me informaram já ser válido como cópia simples, tem todas as informações, mas não tem marca d´água nem carimbo. Isso que me deixa insegura!

  • editado February 3

    Pelo que entendo ja com assento é cidadão português e não pode ter sua entrada negada de forma alguma, eles podem sim te segurar e confirmar a veracidade do assento (improvavel), mas impedir entrada não. Já o caso que relatei era diferente, ainda não tinha assento e não tinha efetivamente a nacionalidade, eu fui com todo o repertório de documentos exigido para turistas.



    Ainda estou ca, estou trabalhando.


    Como follow up, minha carta de condução chegou com 1 mês cronometrado, foi bem rápido, fiz troca por Marvila. Tirei meu passaporte numa loja do cidadão foi bem tranquilo, o funcionário que me atendeu também era luso-brasileiro, disse que não preciso sair com passaporte BR mais, independente do carimbo de entrada nele.

  • Um relato para quem pretende passar por Portugal apenas para tirar CC e passaporte.

    Na teoria, pagando as taxas mais altas de urgência e dando entrada em cada um deles pela manhã (acho que antes das 11), se conseguiria fazer tudo em 2 dias úteis.

    Mas talvez seja bom dar margem para problemas inesperados, queda no sistema etc.

    No meu caso, aconteceu algo bizarro. Ao pedir o CC na Loja do Cidadão de Saldanha em Lisboa, notei que a funcionária estava levando um bom tempo digitando e buscando informações no sistema. No fim, ela me disse que meu sobrenome (apelido) estava parecendo duas vezes, tipo Carlos Tal Tal.

    O assento de nascimento estava correto, sem esse problema. Ou seja, parecem existir diferentes bases de dados que não se comunicam entre si. Eu imaginava que o sistema do CC puxasse os dados diretamente do assento de nascimento.

    Obviamente meu pedido inicial de nacionalidade (1C maior) também não tinha esse erro. Fui eu mesmo que preenchi e tinha uma foto guardada disso.

    A funcionária foi muito prestativa e brigou com o sistema e conseguiu corrigir o erro. Vi que ela entrou os dados do meu passaporte BR, talvez para justificar que meu nome era realmente apenas Carlos Tal e não Carlos Tal Tal.

    Porém, ao chegar no Campus da Justiça no final da tarde para levantar o CC, a funcionária de lá disse que não havia ficado pronto, pela divergência do nome, que ela tinha visto que a correção havia sido feita, mas que o sistema ainda não havia processado. Pegou meu e-mail para avisar quando ficaria pronto. No dia seguinte recebi um e-mail e consegui levantar o CC no final do dia. Veio com o nome correto.

    No mesmo lugar (Campus da Justiça) consegui pedir a Chave Móvel Digital, mas já não dava mais tempo de pedir o passaporte, tendo esse pedido que ficar para outro dia.

    Os funcionários tanto da Loja do Cidadão em Saldanha e no Campus da Justiça foram todos muito prestativos e tentaram arranjar soluções para erros que não foram cometidos por eles.

  • Pessoal, para pedir o CC e Passaporte com extrema urgência tem que ser no Campus da Justiça em Lisboa ou em qualquer Loja Cidadão? E além disso, precisa agendar horário?

  • @gaabirodriguez


    É possível no Campus da Justiça sem agendamento.


    OBS: Lá é por ordem de chegada e abre as 08h30, chegue cedo.


    Para as demais Loja Cidadão é via agendamento.


    Eu passei por isso o que eu fiz, quando fui a Portugal eu agendei o cartão cidadão em uma Loja Cidadão dia e hora marcada.


    Solicitei com extrema urgência, e no outro dia fui lá buscar no Campus da Justiça.

    OBS: Lá também é por ordem de chegada abre as 17h30. Chegue Cedo.

  • Vou tirar meu cartão cidadão em Lisboa. Ao fazer agendamento pela internet, vi que há duas opções: Pedido/Renovação de cartão e Levantamento de cartão. Imagino que Levantamento seja retirada. É necessário agendar para pedir e para retirar?

  • @gaabirodriguez

    pode pedir em qualquer loja. Eu pedi na de Saldanha em Lisboa, sem agendamento.. cheguei lá na abertura, peguei uma senha e em uma hora mais ou menos o pedido já tinha sido feito. Ou seja, antes do limite das 11 horas para poder levantar o CC no mesmo dia

    ao chegar em Saldanha pouco antes da loja abrir você verá uma fila bem longa, mas ela anda muito rápido depois que a porta abre. Tem muita gente na fila para outras coisas, como assuntos tributários, carta de motorista etc e cada um pega uma senha para coisa diferente. A retirada com extrema urgência sim vai ser agendada para o final do dia no campus da justiça, que fica perto da estação Oriente, na mesma linha vermelha do metrô que passa por Saldanha e também vai para o aeroporto.

    Se der muita sorte, depende do dia, você pode pedir para dar entrada na mesma hora no pedido do passaporte no campus da justiça . Vai depender do movimento do dia. Mas também já peça na hora para fazerem a Chave Móvel Digital, que é grátis. O passaporte não consegui pedir no mesmo dia, mas a CMD sim.

    saldanha fica perto de uma estação de metrô, ou a Saldanha na linha vermelha ou a Picoas na amarela, e vários hotéis de diferentes preços bem perto, além de ser uma boa área de Lisboa, fora da muvuca turística.. a loja fica em cima de um daqueles mercados municipais com peixes, frutas etc.

    Acredito que o mesmo esquema ocorra na loja de Laranjeiras, também perto de um metrô e que fica dentro de um centro comercial antigo. Mas eu achei a área perto de Saldanha mais “simpática “.

    nao esqueça que o pagamento só em dinheiro, pois cartão só aceitam os emitidos em Portugal. 53 euros para o CC e 100 para passaporte, se for tudo no mais urgente.

  • editado March 12

    Vou adicionar em minha saga:

    Fiz meu passaporte em Dezembro pois precisei dele, fui a uma Loja do Cidadão do meu conselho de residência sem marcação e pedi, poderia na altura receber pelo correio ou ir buscar em poucos dias, mas optei pela extrema urgência, que custou 100 euros 😰, peguei no outro dia no aeroporto.

    Sobre a Carta de Condução, que comentei anteriormente, fiz em Marvila, fiquei perdido para entrar lá, dica é pelo Pingo Doce 😂. A carta saiu em 1 mes, ja andei muito com ela :) Aproveitei pois minha carta brasileira estava quase vencida. 30 euros exame medico, 30 euros a troca no IMT.

    Consegui também o documento do exercito, A Cedula Militar, dando-me a isenção de prestar o dia da Defesa Nacional, que é uma das obrigaçoes dos portugueses maiores de 18. Mas foi bem simples.

    Anteontem, votei nas eleições, exerci minha cidadania e estou feliz de participar :), apesar de não gostar muito dos resultados hahahaha. Votei na mesma escola que fiz equivalência do secundario aqui.

    Acho que com isso fechei um ciclo, a unica coisa que me falta é mesmo o diploma de ensino superior que não fiz equivalência ainda.

    @sapf1951 Se preferir agendar e não tiver pressa é garantia, porem ja fui em 3 Lojas para atendimentos distintos e o IRN estava a atender sem marcações normalmente.

    @CarlosASP olá, que bom que deu certo, realmente Saldanha é bem tranquilo para fazer documentação, ha varios atendimentos, mas para IRN não precisou de marcação. A CMD (chave movel digital) é importantíssima, ainda bem que fizeste, usas ela pra diversas coisas, é quase como o gov.br, faz ate assinatura electrónica de documentos.

  • Oi, pessoal. Tudo bem?

    Minha filha está indo para Portugal e vai tirar o cartão cidadão. Ela ficará em Setúbal e quero saber se lá em Setúbal tem alguma loja do cidadão que seja sem marcação. Vocês saberiam me informar?

  • welberwelber Member

    @gaabirodriguez será que só com meu assento eu consigo tirar o cartão cidadão e passaporte no campos da Justiça em saldanha?

  • @welber, até onde sei, apenas de posse do assento só conseguirá solicitar o CC. O próprio CC é pré-requisito para a solicitação do PEP. Isso posto, precisará de um intervalo entre as duas solicitações.

  • @gaabirodriguez ,

    leia o 5º post acima do @CarlosASP . Ele responde a sua pergunta.

  • Pessoal, cheguei ontem em Porto (Portugal) e já fui ao IRN pra tirar meu CC. Porém eu não tinha conhecimento que aqui também seria necessário esse "cartão PIN". Pediram que eu desse um endereço de Portugal, mas eu não moro aqui (fico só até o fim de maio). Se eu desse o endereço da minha amiga que está me hospedando aqui em Portugal, a funcionária disse que esse endereço entraria automaticamente no meu CC como minha "morada fiscal". E pelo que entendi nem poderia fazer isso, pois não moro aqui, e minha amiga é brasileira com autorização de residência em Portugal. Então vou ter que dar um endereço de um familiar no Brasil, que vai receber esta carta PIN e me enviar UMA FOTO do cartão. A atendente disse que uma foto serviria. É que vou ficar em Portugal até o fim de maio e espero que até lá o cartão chegue na casa da minha irmã e eu consiga mostrar a foto pra eles e já sair de Portugal com meu CC. Acham possível? Sei que tem o "método emergencial" que não exige isso, mas ele custa mais caro (53 euros) e eu teria que ainda passar em uma Loja do Cidadão apenas a partir da semana que vem (justificativa de feriado, um funcionário que não estará presente nesta semana na Loja, etc.), justamente quando passarei umas duas semanas fora de Portugal. Pra dificultar um pouco, os portugueses falam muito rápido, às vezes é difícil acompanhar o que dizem, e olha que convivi com meus avós falando com sotaque desde cedo, rsrsrsrs.

    É assim mesmo? Alguém teve uma experiência similar?

  • editado March 26

    @baiucha82

    Acho que vc está complicando e se assustando sem necessidade. Até é tempo de sobra para o CC e a carta PIN chegarem. Eu teria passado o endereço da amiga (ou do hotel onde está hospedada).

    Depois de recebida a carta PIN (que é apenas a carta com a senha para uso do CC, igualzinho às cartas de senha que recebemos de cartões de banco no Brasil) vc pode ativar o cartão cidadão e atualizar a morada.

  • @baiucha82 vc vai em Lisboa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.