Judeus Sefarditas - Informações e processos

1144145147149150160

Comentários

  • Que ótima notícia, @fcopetroniomedeiros!

    Finalmente a espera acabou. Que alívio, hein!? Sempre indico às pessoas que acompanhem os padrões e insistam quando o seu processo fugir muito desse padrão. O meu sempre seguiu todos os padrões de cada bolinha. Indico isso pq já vi vários casos em que as pessoas não fizeram nada e levaram meses para descobrir que tinha uma exigência no processo ou um erro sistêmico que tinha travado o processo.

    Hoje fui no consulado de SP fazer CC e passaporte. Ufa! Parecia que este dia não chegaria nunca. Mas chegou!

    Sucesso nas novas etapas.

    Eu agora irei acompanhar de minha mãe, irmãos e sobrinhos. Ainda terei muitas bolinhas para acompanhar... rsrs


  • @fcopetroniomedeiros, foi aprovado no início de dezembro e foi transferido da ACP para Cacém em agosto, se o seu foi transferido em junho e aprovado agora, tenho teoricamente mais 2 meses, mas como não é uma ciência exata, pode ser que já esteja perto de ser emitido, a sua aprovação me trouxe bastante esperança.

  • Amigos, boa noite.


    Sou descendente de judeu sefardita e alguns familiares já conseguiram a cidadania portuguesa. Vou conseguir aproveitar um processo de outra familiar na CIL o que, espero, consiga agilizar um pouco as coisas.


    No entanto, o que tem me causado certa inquietude são as exigências de vínculo com Portugal. O Artigo 24.º-A, 3, "d" exige a "comprovação de deslocações regulares ao longo da vida do requerente a Portugal quando tais factos demonstrem uma ligação efetiva e duradoura a Portugal".


    Bem. Eu não tenho comprovação de deslocações regulares, mas morei em Portugal entre os anos de 2015 e 2016, para cursar Mestrado em Direito na Universidade de Coimbra. Tenho certidão de matrícula, contratos de aluguel, recibos, NIF, passaporte com carimbo de entrada em Lisboa, visto emitido pelo Consulado Português na Bahia, comprovante de estada em Hostel em Coimbra. Enfim, uma farta documentação.


    Minha pergunta é: conhecem algum caso parecido? Sabem se isto contará para efeito de deferimento da cidadania por descendência de judeus sefardita?


    E, por fim: iniciando o processo agora, quanto tempo em média demora até que esteja com o Passaporte Português em mãos?


    Desde já agradeço a atenção.

  • @brennolima


    Sinto te desanimar, mas dificilmente apenas ter estudado por um ano em Portugal servirá para mostrar um vínculo com a cultura e sociedade portuguesas. O critério é mais rigoroso que isso. É proibido tentar? Não.

    Mas precisa mais, precisa mostrar, com evidências, que você participa de algum modo do que é "ser Português". E no caso dos sefarditas, tem sido especialmente criteriosos, por exemplo, demonstrar que você tem laços, por exemplo, tem uma herança recebida ou a receber por lá, ou participar de alguma atividade econômica, ou estar constantemente em Portugual, etc.

    O programa português não é um programa para "dar passaportes" - embora seja isso que a maioria das pessoas querem e não tem nada de errado com isso.

    "Iniciando o programa agora", pode contar que até ter o passaporte em mãos, vão aí no mínimo 3 anos.

  • Olá, @eduardo_augusto! Obrigado pela resposta!

    De fato, não penso que seja um programa para dar passaportes. Durante o ano que lá residi, realmente me integrei à comunidade e criei laços com Portugal.


    De toda sorte, você - ou algum outro colega do Fórum - saberia me informar qual a periodicidade que é considerada para efeito da tal comprovação de deslocações regulares? A cada 6 meses? Anualmente? A cada 5 anos?


    Desde já agradeço a atenção dispensada.

  • Olá, @brennolima!

    Infelizmente, neste momento, ninguém tem as respostas que vc está procurando. O que se tem é o que está na legislação.

    Os processos que entraram após a mudança na lei não estão nem próximo de serem analisados. Por enquanto é tudo no campo das suposições.

    No seu lugar, se eu já tivesse o certificado da CIL e esse tempo de moradia em Portugal, aplicaria sem pensar duas vezes. Principalmente se a grana não for lhe fazer falta. Mas esta é só a minha opinião e seria sem qualquer expectativa - até pelo fato de que levará anos para seu processo ser analisado. No mínimo 3!

    Ainda, se dinheiro não fosse um problema, eu me certificaria de contratar um bom advogado para auxiliar com essa questão dos vínculos.

  • Olá, @fnando! Obrigado por responder.


    Eu vou fazer a aplicação, sim. Eu ainda não tenho o certificado da CIL. Uma prima minha que já o tem. Em breve irei solicitar utilizando-me do processo dela.


    Mais uma vez, obrigado!

  • @brennolima


    De toda sorte, você - ou algum outro colega do Fórum - saberia me informar qual a periodicidade que é considerada para efeito da tal comprovação de deslocações regulares? A cada 6 meses? Anualmente? A cada 5 anos?


    Não me recordo de ter visto qualquer definição formal dessa periodicidade. Se a lei dissesse algo como "passar pelo menos 180 dias em Portugal nos ultimos 5 anos", seria bem mais claro e fácil. Infelizmente, até onde sei, isso não existe.

    Então é um esforço de convencimento. No seu caso, certamente mandar uma cópia do diploma obtido em portugal, se hj publica em algum periódico academico portugues, ou participa de eventos academicos, pode mandar, se vc antes ou depois do curso já foi a portugal, ou se vc faz parte de um grupo de pesquisa, ou se vc tem uma namorada portuguesa... enfim... é montar um dossiê consistente e um pouco torcer pra passar.

    Lembrando que o processo dura pelo menos dois anos, nesse tempo voce pode ativamente trabalhar para fortalecer esses vínculos. Se cair em exigência, voce manda as novas informacoes e ainda diz, "eu nao estabeleci os vinculos só pra dar entrada no processo, até hoje continuo em contato com a cultura e sociedade portuguesas."

    Mas no fim das contas, depende do conservador.

  • @brennolima Então já entra com o processo na conservatória para que as coisas corram paralelamente. Depois você anexa o certificado ao processo. Entra pela conservatória do Porto - que, apesar de não ser rápida como era até 2022, pelo menos está andando.

  • Bom dia pessoal, tudo bem?


    fcopetroniomedeiros vou seguir a sua dica e enviar o e-mail para estas contas. Estou a 5 meses esperando ser emitido o assento, preciso muito deste documento para me mudar. Vamos ver se agiliza mandando esse e-mail.

    Mas uma dúvida, vi vocês conversando sobre o processor está em Santiago. Vocês tem essa informação de onde está o processo, ali onde eu circulei em vermelho? No caso o de vocês está escrito Santiago do Cacém?



    Desde já muito obrigado pelo apoio.

  • @jserralheiro

    Exato. Ali constaria a conservatória para onde foi transferido.

    Se o seu continua na ACP, ele está "atrás na fila" em relação aos que já foram transferidos para outros locais. Eles tem ido para várias conservatória menores para a criação do assento.

    Os prazos de emissão de assentos de processos aprovados pela ACP aumentaram muito esse ano para todas as modalidades (sefarditas, filhos etc). Só quando são finalmente transferidos para outra conservatória emitir o assento é que se vê a luz no fim do túnel.

    Aparentemente, no início de cada mês é feita essa transferência em lotes. Se não foi num lote, pelo jeito, só no do mês seguinte.

    Por exemplo, os processos de filhos maior (1C) que foram transferidos nesse início de novembro para outras conservatórias são os aprovados lá por datas por volta de 20/05/2023. Não sei a data correspondente para a transferência de sefarditas.

  • CarlosASP


    Muito obrigado pela explicação, o meu processo é por filho. Ficou no "Terminado" 19/06/23 deve está bem próximo então.


    Após mandarem para outra conservatória, teria algum prazo médio para emitirem o assento?


    Outra dúvida, eu coloquei o meu processo na planilha, ajuda de alguma forma o processo correr mais rápido ou é apenas para o acompanhamento de todos?

  • editado November 2023

    @jserralheiro


    Muito obrigado pela explicação, o meu processo é por filho. Ficou no "Terminado" 19/06/23 deve está bem próximo então.

    Se o seu processo está na "bolinha 7 marrom" no site do governo portugues, quando você registrar na planilha, por favor indique que está na etapa 6 - despacho, pois essa foi a última etapa realmente concluída do seu processo.


    Após mandarem para outra conservatória, teria algum prazo médio para emitirem o assento?

    Não. Tem que aguardar, com paciência, uma hora eles emitem o assento. Há pessoas esperando desde abril, maio... então tem levado alguns meses.


    Outra dúvida, eu coloquei o meu processo na planilha, ajuda de alguma forma o processo correr mais rápido ou é apenas para o acompanhamento de todos?

    A planilha não tem qualquer ligação com órgãos do governo português, é só uma maneira de ajudar as pessoas a controlar a ansiedade e fazer um mínimo de planejamento. Não fará com que seu processo ande mais rápido, mas vai ajudar as pessoas que, como você, querem ter uma ideia do tempo médio para conclusão do processo.

  • CarlosASP


    Muito obrigado pela explicação, o meu processo é por filho. Ficou no "Terminado" 19/06/23 deve está bem próximo então.


    Após mandarem para outra conservatória, teria algum prazo médio para emitirem o assento?


    Outra dúvida, eu coloquei o meu processo na planilha, ajuda de alguma forma o processo correr mais rápido ou é apenas para o acompanhamento de todos?

  • Quero deixar meu relato aqui sobre minha saga, já que comentaram sobre asperger.

    Há anos eu estudo genealogia, mais de dez anos para ser preciso, foi pelas histórias da família de imigrantes, descobri que era tecnicamente elegível as nacionalidade romena e portuguesa por linhas diferentes e fui atrás de documentos por anos ao ponto de obsessão. Infelizmente no meio do caminho me deparei que a portuguesa seria inviável pois um cartório havia pegado fogo e pelo português ter-se naturalizado brasileiro, fiquei muito chateado, como se tivesse levado um paulada, mas segui em frente na genealogia e reuni todos os documentos para a outra nacionalidade, a romena. Acontece que está última seria carissimo, e eu necessitaria que meu pai fizesse primeiro, o que ele negou com todas as forças.

    Ainda assim, não desisti da genealogia, descobri anos depois da lei dos sefarditas e resolvi empenhar-me durante a pandemia em casa na época do confinamento, minha obsessão me fez ter tudo o que precisava (desde 2017) para poder instruir o pedido de certificação que é a primeira etapa, preprossessual, e assim o fiz, o fiz a exaustão parei até no hospital com crise monstra de ansiedade, foi literalmente uma monografia com mais de 60 páginas feita em dias.

    Mais tarde com o certificado pedi a nacionalidade e hoje sou português graças ao meu asperger e loucura de genealogia e o mais importante por não desistir.


    O que eu quero deixar aqui é que nem tudo que é ruim na nossa vida, seja esse problema ou seja ter paciência (não tenho) é de fato ruim, temos que usar nossas "armas" ao nosso favor. Esperar é horrível, meu processo de nacionalidade todo levou quase 3 anos a completar fora os sonhos e pesquisas anteriores de quase 7 anos.


    As coisas boas demoram e não são fáceis. Portugal pode demorar, mas é um dos processos mais simples para se obter nacionalidade como descendente.

    Ademais, ajudei uma tia e estou acompanhando o processo dela, pois a linha dela sim deu para pedir pelo 1D.

    Comparto da dor da espera e do sofrimento da angústia, mas sigamos firmes no que buscamos, não se deem ao luxo de desistir. Abraços de Lisboa.

  • Olá,

    Finalmente o meu processo foi finalizado e foi criado assento de nascimento!

    Abaixo o histórico:

    out/2021: entrada na ACP

    dez/2022: aprovação, entrada na bolinha 7 aguardando a emissão do assento na ACP

    ago/2023: transferência para Santiago do Cacém.

    nov/2023: criação do Assento em Santiago do Cacém.

    Fica meu agradecimento aos participantes deste forum que foi muito útil nesta jornada, e desejo paz serenidade para todos.

    Abs.

  • @becat parabéns e sucesso

  • Las personas que esperan en el arquivo central de porto por la nacionalidad que no tengais esperanza antes de cumplir 3 anos y medio no vais a obtener vuestro documentos.Tomar me como ejemplo a pesar de estar aprobado desde hace 1 ano sige estando en la bola 7 en color rojo y mandas un mensaje al porto y te contesta una maquina y siempre con la misma firma una tal CARLA RIBEIRO. no es una persona si no que te contesta un robot.No entiende y no tiene sentido esperar si processo salio favorable y nada mas que hacer ni hace falata mas papeles que entregar entonces me pregunto QUE CARAJO ESTOY ESPERANDO.....

  • @IIIdianaIII puse una queja y me han dicho que no era su competancia

  • editado November 2023

    Parabéns becat! Sucesso nessa nova jornada!

  • alguém foi pessoalmente perguntar sobre o status da inscrição? estou inscrito desde abril de 2021 e ainda estou no Baile 1. Acontece que estarei viajando para Lisboa em breve. Obrigado.

  • @abl602 bem que você poderia ir pessoalmente lá perguntar sobre os processos. O meu também é de 2021, maio,e ainda está na bolinha 01.

  • @Luciodmelo sim, pretendo ir ao escritório e perguntar a eles. alguém mais fez isso?

  • @abl602 @Luciodmelo meu processo é de maio 2021 e ainda est{a na bolinha 01 tembém. Escreve para eles no janeiro e eles disseram que estavam preparando os processos de fevereiro de 2021, mas já estamos em novembro e não vejo avanços. Tenho ligado para a linha direta, mas não foi possível atender.

  • Que relato inspirador @Blackfyre ! Infelizmente eu desisti de procurar os dados de meus ancestrais. O meu bisavô por parte materna é português mas não consigo encontrar de forma alguma nenhum relato sobre ele. Código family search dele: GZPJ-913. E para piorar, só encontrei a certidão de nascimento do filho do português e não foi o português que declarou o filho, link com foto do documento: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/167815718


    Realmente não sei mais o que fazer nesse ramo. O que já gastei de pesquisas em cartórios não está escrito :(.

    Você teria alguma sugestão / ideia?

    Abraços

  • E a impressão que dá é que há mais de um ano a CRC de Lisboa simplesmente parou de analisar tudo, pois desde então está parada nos processos iniciados em janeiro ou fevereiro de 2021!!!

    Bem que podiam redistribuir para o Porto, que está muito mais célere.

  • @Celia9368 O meu processo de nacionalidade como o seu ficou parado na primeira fase e não avançava, por isso decidi ir pessoalmente ao Porto e apresentei alguns documentos que faltavam, três semanas depois o pedido foi aprovado e de repente das 1 às 7 e desde então então já se passaram 11 meses e ainda estão esperando para criar um cadastro de cidadãos portugueses. Está na bola 7 em vermelho. Recomendo que você vá mostrar seu rosto lá pessoalmente, caso contrário o processo não avançará por muito tempo quando eu te digo, pode demorar muito, uns 3 ou 4 anos.😏

  • @Yossi quando você foi pessoalmente, trouxe todo o seu arquivo com você? Ou como você sabia o que levar? Acho que vou passar por Lisboa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.