Bom dia, pessoal! Me perdoem por reacender algo que provavelmente é discutido, menos ou mais explicitamente, com certa frequência, mas qual vocês pensam que tem sido (e vai ser) o prazo para os processos de Lisboa saírem? Eu vi gente falando que no Porto tem sido algo perto dos 29 meses—algo que já deve ter aumentado, imagino—, mas existe uma estimativa para Lisboa? Pelo que ando vendo comentarem tanto aqui quanto em outros cantos, me parece que vai ser uma eternidade para quem entrou naquela leva de 2022—ao menos que as mudanças no IRN, como a digitalização ("desmaterialização") e a contratação, deem frutos...
@daniellobop, o meu foi pelo ACP Porto, enviado e recebido em Abril de 2022, ainda se encontra na bolinha 1.
Mandei mensagem para lá em outubro e me confirmaram que estavam registrando os entrados em dezembro de 2021 e alguns de janeiro de 2022.
Me falou, a pessoa, que os processos aumentaram muito, então que eu esperasse algo em torno de 24 meses para o registro. Se isso realmente ocorrer, caso não caia em nenhuma exigência e siga o rito padrão que tem sido comentado aqui, não deve demorar 29 meses, e sim algo em torno de 36 meses, pelo menos.
Oi colega @daniellobop , o que você pergunta é algo bem complexo e depende de vários fatores. Já te adianto que não há estimativa precisa de nenhuma fonte confiável. Caso queira saber mais, explico por que abaixo o por que.
Para ter uma estimativa precisa, idealmente seria uma análise matemática e dependeria mais ou menos dos seguintes fatores:
1) Número de funcionários da CRC, quantos irão aposentar nos próximos anos e recontratações.
2) Tempo de processo médio de que cada funcionário leva para analisar um processo.
3) Distribuição estatística do tempo que cada funcionário gasta analisando os processos de judeus sefarditas e outras atividades.
4) Número novos processos enviados a CRC.
5) Como é a redistribuição de processos da CRC, qual será o impacto dessa digitalização que estão aplicando em Portugal.
O que menciono acima seria uma cenário ideal que não temos dados. Quanto aos 29 meses de Porto, são 29 meses para quem deu início em Dezembro de 2021. Quem entra agora em 2023 é outro tempo e não temos estimativas fidedignas. Ou seja, a expectativa de tempo de conclusão do processo depende da data de entrada.
Enfim, tudo acima seria especulação. Em se tratando de fatos, o que é fato e é sabido é que os processos aumentam de forma exponencial, veja o grafico abaixo retirado de fontes oficiais do governo.
O gráfico abaixo assume uma mesma taxa de conclusão de processos (curva laranja) e não faz distinção entre ACP/ CRC. Também assume que os processos (azul) pararam de entrar após o decreto de Setembro de 2022. Assumindo tudo constante, a curva azul e a curva laranja voltam a se encontrar em meados de 2031. Ou seja, sim pode ser que demore MUITOS anos. (fonte do gráfico grupo do facebook People of Sephardic Ancestry Pursuing Portuguese Citizenship).
Em comparação com o processo de retirar a cidadania Italiana, por exemplo, estão analisando agora em 2023 os processos de 2015.
Enfim, espero ter te dado uma luz sobre as expectativas. Em resumo, eu diria, não dependa exclusivamente deste processo para tocar seus projetos de vida. Se seu projeto de vida é mudar para Portugal e/ou Europa, procure outras maneiras de se estabelecer legalmente nos países que você sonha em morar (caso haja a intenção). Eu por exemplo estou fazendo mestrado, o passaporte irá me ajudar. porém não dependo dele neste momento.
Um abraço e boas festas!
Edit: só para você ter uma ideia da complexidade do tema, com uma abordagem matemática simples. Peguei abaixo 3 processos que nossos colegas nos enviaram neste forum e outros meios. Caso você queira saber a fonte de quem são as pessoas abaixo, posso te responder no direct.
1a complexidade: o terceiro processo entrou em exigência, logo a data de entrada não é significante para nossa análise. Após chegar na última etapa (bolinha 7 marrom), os processos do Porto são transferidos. Quando comparamos o processo 2 com o processo 3, notamos que:
(i) O processo número 2 levou 158 dias a mais para ser transferido (coluna amarela delta dias), apesar de ter somente 77 dias de diferença na bolinha 7 marrom.
(ii) Já comparando o processo 2 com o processo 3, foi necessário 63 dias a mais para ser transferido, apesar de só ter uma delta de 18 dias na bolinha 7 marrom.
Ou seja, se olharmos a ultima coluna "Taxa", dividindo as colunas "Delta Dias", levou 3.5x do processo 2 pro 3 vs 2.1x do processo 1 pro 2.
Fica o questionamento para os profissionais da área se esse aumento deve se perpetuar. E se adicionarmos os efeitos "randomicos" do processo, ficaria ainda mais dificil a análise considerando que não temos dados suficientes.
Se tivessemos todas as datas de todos os processos daria pra fazer uma analise estatistica bacana.
Um abraço! (acho que me empolguei na resposta haha)
Edit 2: Mais uma boa notícia, o prazo que comentei acima deve se tornar mais rápido com esse novo sistema.
Caro @lucaslna, muito obrigado pela resposta! É, acho que se no Porto, que sempre foi mais célere, está assim, as chances são que em Lisboa demore quase 3 anos para o registro, a não ser que de fato haja mudanças no IRN, como esperamos.
Caro @gmaferreira, muito obrigado pela resposta bem informada assim como pela empolgação—que não incomoda coisa alguma, muito pelo contrário, aliás. Admito que foi mais ou menos o que pensei, mas ainda tinha esperanças de alguma dessas estimativas e desses números ilusórios, que às vezes eles mesmos fornecem. Eu enviei meu processo bem no fechar das luzes, em Agosto do ano passado, e quando enviei já imaginava que demorasse, mas ainda tenho alguma vaga esperança de, ao menos, as coisas andarem perto da minha graduação lá por 2025—em parte por causa dessas novas contratações, "desmaterializações", e promessas do IRN, como neste print—, justamente para ver se aproveito as anuidades e benefícios para cidadãos comunitários. Mas é, no fim nos resta esperarmos e torcermos!
Eu escrevi em junho 2023 e a resposta (CRC Lisboa) foi:
Informo ainda que foram distribuídos para analise os processos com data de entrada na PRIMERIZA QUINZENA do mês de fevereiro de 2021.
Escrevi neste mes (dezembro 2023) e a resposta é:
Informo ainda que foram distribuídos para analise os processos com data de entrada na SEGUNDA QUINZENA do mês de fevereiro de 2021
Parece que em sete meses avançaram apenas 15 dias kkkkk então sejamos pacientes! Acho que é uma resposta aleatória (copiar e colar), espero que tudo melhore
@daniellobop realmente esse novo sistema será um game-changer na analise dos processos. Esses caras que passam essas as estimativas, na verdade são de processos que estão sendo concluidos agora.... Ou seja, é a realidade de quem entrou com o processo ha mais de 2 anos atrás. A expectativa futura vai depender muito de diversos fatores.
O que eu recomendaria p/ você é, procure vagas em Portugal e comece a se aplicar via LinkedIn, dado que você terá uma formação. As vagas que me apliquei, quando estava no Brasil, me chamaram para entrevista. Não sei qual seu domínio, o meu é em finanças então aparece vagas c/ meu perfil abaixo. Bastaria clicar no "1" em "vagas" e depois digitar "Portugal" no "2" abaixo.
Observe que o LinkedIn até sugere que meu perfil é adequado p/ vagas - "your profile matches this job".
Caso consiga uma oferta de emprego em Portugal, você conseguiria pedir urgencia no processo quando estiver formando.
Leve em conta que aqui na Europa o sistema educacional é diferente do Brasil também.... Por ex, sou Eng Civil de formação no Brasil então não conseguiria ser Engenheiro aqui dado que as normas são diferentes, teria que validar meu diploma aqui (Suiça, especificamente), que demora mais de 2 anos e gastaria uma grana. E também só reconhecem faculdade de ponta (tipo USP, UNICAMP etc). Nesse sentido, o mestrado (em finanças que gosto mais por ter melhores salarios e condicoes de trabalho) vai durar 1 ano e meio, custa 750 francos / semestre, ou seja custo total de R$12,825 (considerando 3 semestres e o cambio de 5.7 cotação do Wise) por 1 ano e meio (3 semestres). Resumindo, alternativa mais barata, valida tudo, consigo me manter com um trabalho 50% e sairei com um título a mais (de mestre) do que só o bacharel (faculdade normal).
Para quem entrou antes de 01 de setembro de 2022 nada muda. Para quem entrou a partir de 01/09/22 ou entrar até 01 de fevereiro de 2023, que é a data que a nova lei entra em vigor, se promulgada, vale o que está no link que o @OttoCP postou acima. E para os que entrarem a partir da entrada em vigor da nova lei, estes requerimentos de vínculos não valerão mais, a única opção de vínculos será 3 anos de residência em Portugal para ter direito a nacionalidade via sefardita.
Graças a Deus se fez justiça aos que estão com processos parados e atrasados na conservatória de Lisboa. Seria uma insanidade essa lei retroagir para antes de setembro de 2022. Entrei em março de 2021, muito antes que muitos aqui que já até o passaporte já tiraram, uma injustiça ao meu ver. Entretanto agora está tudo resolvido 100%, sem especulações para quem entrou antes de setembro de 2022.
Agora vamos ver como td irá evoluir quando a conservatória chegar aos processos a partir de 01 de setembro 2022, muito provavelmente gerará questões judiciais, já que ouvi advogados dizerem que exigir esses requisitos a partir de um decreto lei é inconstitucional, assim como uma nova lei retroagir para um período "transitório". Vamos ter muitas judicializações de processos de 01/09/22 até 01/02/24.
Mas aí teremos que aguardar, e pelo ritmo que andam as análises, até chegarem a setembro de 2022 acredito que ainda demore td o ano de 2024.
Bom dia a todos! Compartilhar com vocês este momento de felicidade e recompensa. Muitos de nós investimos tempo, dinheiro, esperanças neste processo! Cedo ou tarde, a recompensa da semeadura chega. Abaixo as datas dos processos da CIL e do ACP.
Simm! Mas se esses 23 mil ficarem todos prontos esse mês, abre espaço para os outros ficarem prontos nos próximos meses, ainda bem! Muito obrigada pela informação
@eduardo_augusto sobre seu comentário "em nenhum momento foi dito que 23 mil processos equivalem a todos os processos aguardando o assento de registro.
De fato, não disse "todos" mas vamos refletir sobre:
1) Dá para deduziar algumas coisas, a "fase de registro" de fato é a 7 marrom - se consultarmos qualquer processo na bolinha 7 marrom veremos abaixo "aguarda a criaçao do registro".
2) Fazendo uma conta de padeiro os processos estão na 7 marrom = processo de 2021 + processos de 2022
Processos de 2021: último que ficou 7 verde ( @fnando & @Blackfyre) numero 113.XXX menos total de processos do ano (estimo 143 mil processos ao todo em 2021, assumindo 500 processos / dia, q é a media o meu e o dos colegas). Isso da 30 mil.
Processos de 2022: último foi reportado @bunker94 , 17 mil processos de 2022.
Mas também sabemos que muitos desses processos são de filhos, residencias que são mais rapidos.... Ou seja, talvez de fato não sejam todos os processos que estão na 7 marrom.
"Que nesta data, estão em tratamento de digitalização e incorporação todos os processos referentes ao ano de 2022, e classificados até 07 de março de 2022, com consultas despoletadas, os processos estando a aguardar resposta de entidades externas ou cumprimento de diligências.
Decididos todos os processos até 05 de fevereiro de 2022; os processos aguardam respostas da AIMA e da UCFE
OBS. Não ficou terminado o mês de janeiro de 2022, continuam a aguardar a sua incorporação no SITPRO, alguns processos janeiro de 2023."
estas resposta não condiz com vários processos que deram entrada em 2022 e 2023 e já foram terminados, dados da nossa planilha. a menos que eles estejam se referindo somente a processos pela via sefardita e os fa planilha não sejam. Como sempre estas respostas não são muito esclarecedoras, mas é o que temos.
Comentários
https://expresso.pt/sociedade/2023-12-22-Sefarditas-tribunal-ve-inconstitucionalidades-na-lei-e-da-nacionalidade-portuguesa-a-refem-do-Hamas-ebc6df08
Bom dia, pessoal! Me perdoem por reacender algo que provavelmente é discutido, menos ou mais explicitamente, com certa frequência, mas qual vocês pensam que tem sido (e vai ser) o prazo para os processos de Lisboa saírem? Eu vi gente falando que no Porto tem sido algo perto dos 29 meses—algo que já deve ter aumentado, imagino—, mas existe uma estimativa para Lisboa? Pelo que ando vendo comentarem tanto aqui quanto em outros cantos, me parece que vai ser uma eternidade para quem entrou naquela leva de 2022—ao menos que as mudanças no IRN, como a digitalização ("desmaterialização") e a contratação, deem frutos...
@daniellobop, o meu foi pelo ACP Porto, enviado e recebido em Abril de 2022, ainda se encontra na bolinha 1.
Mandei mensagem para lá em outubro e me confirmaram que estavam registrando os entrados em dezembro de 2021 e alguns de janeiro de 2022.
Me falou, a pessoa, que os processos aumentaram muito, então que eu esperasse algo em torno de 24 meses para o registro. Se isso realmente ocorrer, caso não caia em nenhuma exigência e siga o rito padrão que tem sido comentado aqui, não deve demorar 29 meses, e sim algo em torno de 36 meses, pelo menos.
Oi colega @daniellobop , o que você pergunta é algo bem complexo e depende de vários fatores. Já te adianto que não há estimativa precisa de nenhuma fonte confiável. Caso queira saber mais, explico por que abaixo o por que.
Para ter uma estimativa precisa, idealmente seria uma análise matemática e dependeria mais ou menos dos seguintes fatores:
1) Número de funcionários da CRC, quantos irão aposentar nos próximos anos e recontratações.
2) Tempo de processo médio de que cada funcionário leva para analisar um processo.
3) Distribuição estatística do tempo que cada funcionário gasta analisando os processos de judeus sefarditas e outras atividades.
4) Número novos processos enviados a CRC.
5) Como é a redistribuição de processos da CRC, qual será o impacto dessa digitalização que estão aplicando em Portugal.
O que menciono acima seria uma cenário ideal que não temos dados. Quanto aos 29 meses de Porto, são 29 meses para quem deu início em Dezembro de 2021. Quem entra agora em 2023 é outro tempo e não temos estimativas fidedignas. Ou seja, a expectativa de tempo de conclusão do processo depende da data de entrada.
Enfim, tudo acima seria especulação. Em se tratando de fatos, o que é fato e é sabido é que os processos aumentam de forma exponencial, veja o grafico abaixo retirado de fontes oficiais do governo.
O gráfico abaixo assume uma mesma taxa de conclusão de processos (curva laranja) e não faz distinção entre ACP/ CRC. Também assume que os processos (azul) pararam de entrar após o decreto de Setembro de 2022. Assumindo tudo constante, a curva azul e a curva laranja voltam a se encontrar em meados de 2031. Ou seja, sim pode ser que demore MUITOS anos. (fonte do gráfico grupo do facebook People of Sephardic Ancestry Pursuing Portuguese Citizenship).
Em comparação com o processo de retirar a cidadania Italiana, por exemplo, estão analisando agora em 2023 os processos de 2015.
Mas, sem razões para pânico. Caso você tenha alguma proposta de emprego em Portugal, pode pedir urgência. Também estão contratando mais de 300 profissionais (https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=servicos-do-registo-vao-ser-reforcados-com-mais-de-300-funcionarios-em-2023-). Na CRC, há também casos de processos que estavam na bolinha 1 e em poucos meses foram para a bolinha 7 verde após serem enviados para conservatórias menores.
Enfim, espero ter te dado uma luz sobre as expectativas. Em resumo, eu diria, não dependa exclusivamente deste processo para tocar seus projetos de vida. Se seu projeto de vida é mudar para Portugal e/ou Europa, procure outras maneiras de se estabelecer legalmente nos países que você sonha em morar (caso haja a intenção). Eu por exemplo estou fazendo mestrado, o passaporte irá me ajudar. porém não dependo dele neste momento.
Um abraço e boas festas!
Edit: só para você ter uma ideia da complexidade do tema, com uma abordagem matemática simples. Peguei abaixo 3 processos que nossos colegas nos enviaram neste forum e outros meios. Caso você queira saber a fonte de quem são as pessoas abaixo, posso te responder no direct.
1a complexidade: o terceiro processo entrou em exigência, logo a data de entrada não é significante para nossa análise. Após chegar na última etapa (bolinha 7 marrom), os processos do Porto são transferidos. Quando comparamos o processo 2 com o processo 3, notamos que:
(i) O processo número 2 levou 158 dias a mais para ser transferido (coluna amarela delta dias), apesar de ter somente 77 dias de diferença na bolinha 7 marrom.
(ii) Já comparando o processo 2 com o processo 3, foi necessário 63 dias a mais para ser transferido, apesar de só ter uma delta de 18 dias na bolinha 7 marrom.
Ou seja, se olharmos a ultima coluna "Taxa", dividindo as colunas "Delta Dias", levou 3.5x do processo 2 pro 3 vs 2.1x do processo 1 pro 2.
Fica o questionamento para os profissionais da área se esse aumento deve se perpetuar. E se adicionarmos os efeitos "randomicos" do processo, ficaria ainda mais dificil a análise considerando que não temos dados suficientes.
Se tivessemos todas as datas de todos os processos daria pra fazer uma analise estatistica bacana.
Um abraço! (acho que me empolguei na resposta haha)
Edit 2: Mais uma boa notícia, o prazo que comentei acima deve se tornar mais rápido com esse novo sistema.
Caro @lucaslna, muito obrigado pela resposta! É, acho que se no Porto, que sempre foi mais célere, está assim, as chances são que em Lisboa demore quase 3 anos para o registro, a não ser que de fato haja mudanças no IRN, como esperamos.
Caro @gmaferreira, muito obrigado pela resposta bem informada assim como pela empolgação—que não incomoda coisa alguma, muito pelo contrário, aliás. Admito que foi mais ou menos o que pensei, mas ainda tinha esperanças de alguma dessas estimativas e desses números ilusórios, que às vezes eles mesmos fornecem. Eu enviei meu processo bem no fechar das luzes, em Agosto do ano passado, e quando enviei já imaginava que demorasse, mas ainda tenho alguma vaga esperança de, ao menos, as coisas andarem perto da minha graduação lá por 2025—em parte por causa dessas novas contratações, "desmaterializações", e promessas do IRN, como neste print—, justamente para ver se aproveito as anuidades e benefícios para cidadãos comunitários. Mas é, no fim nos resta esperarmos e torcermos!
Um abraço e um feliz Ano Novo para ambos colegas!
Boa tarde todos,
Eu escrevi em junho 2023 e a resposta (CRC Lisboa) foi:
Informo ainda que foram distribuídos para analise os processos com data de entrada na PRIMERIZA QUINZENA do mês de fevereiro de 2021.
Escrevi neste mes (dezembro 2023) e a resposta é:
Informo ainda que foram distribuídos para analise os processos com data de entrada na SEGUNDA QUINZENA do mês de fevereiro de 2021
Parece que em sete meses avançaram apenas 15 dias kkkkk então sejamos pacientes! Acho que é uma resposta aleatória (copiar e colar), espero que tudo melhore
Feliz 2024 a todos! Bom feriado
@daniellobop realmente esse novo sistema será um game-changer na analise dos processos. Esses caras que passam essas as estimativas, na verdade são de processos que estão sendo concluidos agora.... Ou seja, é a realidade de quem entrou com o processo ha mais de 2 anos atrás. A expectativa futura vai depender muito de diversos fatores.
O que eu recomendaria p/ você é, procure vagas em Portugal e comece a se aplicar via LinkedIn, dado que você terá uma formação. As vagas que me apliquei, quando estava no Brasil, me chamaram para entrevista. Não sei qual seu domínio, o meu é em finanças então aparece vagas c/ meu perfil abaixo. Bastaria clicar no "1" em "vagas" e depois digitar "Portugal" no "2" abaixo.
Observe que o LinkedIn até sugere que meu perfil é adequado p/ vagas - "your profile matches this job".
Caso consiga uma oferta de emprego em Portugal, você conseguiria pedir urgencia no processo quando estiver formando.
Leve em conta que aqui na Europa o sistema educacional é diferente do Brasil também.... Por ex, sou Eng Civil de formação no Brasil então não conseguiria ser Engenheiro aqui dado que as normas são diferentes, teria que validar meu diploma aqui (Suiça, especificamente), que demora mais de 2 anos e gastaria uma grana. E também só reconhecem faculdade de ponta (tipo USP, UNICAMP etc). Nesse sentido, o mestrado (em finanças que gosto mais por ter melhores salarios e condicoes de trabalho) vai durar 1 ano e meio, custa 750 francos / semestre, ou seja custo total de R$12,825 (considerando 3 semestres e o cambio de 5.7 cotação do Wise) por 1 ano e meio (3 semestres). Resumindo, alternativa mais barata, valida tudo, consigo me manter com um trabalho 50% e sairei com um título a mais (de mestre) do que só o bacharel (faculdade normal).
Se seu domínio for medicina, você poderia cursar medicina de graça na Italia (https://www.eurodicas.com.br/estudar-de-graca-na-italia/).
Abraços e boa sorte em seus projetos!
Mudanças na lei
@Blackfyre
essa mudança afeta os pedidos feitos antes da lei? Ou vai ser para os novos processos?
@lucaslna tu quer dizer quem entrou antes de set/22? No meu entendimento não, porém não sou nenhum expert no assunto.
@lucaslna parece que as alterações se aplicarão para todos os processos que entraram a partir de 1 de setembro de 2022.
https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063484d364c793968636d356c6443397a6158526c63793959566b786c5a79394562324e31625756756447397a5357357059326c6864476c32595338784e6a6778596a63795a6930344f5463774c54526a4d3249744f445a694d79303059546b7859544a6a596d526d5a4745756347526d&fich=1681b72f-8970-4c3b-86b3-4a91a2cbdfda.pdf&Inline=true
@lucaslna ,
Para quem entrou antes de 01 de setembro de 2022 nada muda. Para quem entrou a partir de 01/09/22 ou entrar até 01 de fevereiro de 2023, que é a data que a nova lei entra em vigor, se promulgada, vale o que está no link que o @OttoCP postou acima. E para os que entrarem a partir da entrada em vigor da nova lei, estes requerimentos de vínculos não valerão mais, a única opção de vínculos será 3 anos de residência em Portugal para ter direito a nacionalidade via sefardita.
Graças a Deus se fez justiça aos que estão com processos parados e atrasados na conservatória de Lisboa. Seria uma insanidade essa lei retroagir para antes de setembro de 2022. Entrei em março de 2021, muito antes que muitos aqui que já até o passaporte já tiraram, uma injustiça ao meu ver. Entretanto agora está tudo resolvido 100%, sem especulações para quem entrou antes de setembro de 2022.
Agora vamos ver como td irá evoluir quando a conservatória chegar aos processos a partir de 01 de setembro 2022, muito provavelmente gerará questões judiciais, já que ouvi advogados dizerem que exigir esses requisitos a partir de um decreto lei é inconstitucional, assim como uma nova lei retroagir para um período "transitório". Vamos ter muitas judicializações de processos de 01/09/22 até 01/02/24.
Mas aí teremos que aguardar, e pelo ritmo que andam as análises, até chegarem a setembro de 2022 acredito que ainda demore td o ano de 2024.
E segue o jogo...
MSG de outro grupo
Bom dia a todos! Compartilhar com vocês este momento de felicidade e recompensa. Muitos de nós investimos tempo, dinheiro, esperanças neste processo! Cedo ou tarde, a recompensa da semeadura chega. Abaixo as datas dos processos da CIL e do ACP.
Submissão do relatório: 19/04/2021
Emissão do certificado: 15/10/2021
XN: Antônio Bicudo Carneiro
Não houve exigência
Recepção documentos ACP: 31/01/2022
Chave de acesso/Bolinha 1
: 04/02/2022
Bolinha 2
: 03/10/2023
Bolinha 3
: 13/10/2023
Bolinha 4
: 23/10/2023
Bolinha 7
: 29/12/2023
Sem pedido de urgência.
@bunker94 no hagas muchos iliciones llevo en la bola 7 en rojo exactamente 1 ano entero.Ya con esto te lo digo todo
@Yossi
Há esperanças, estão desenvolvendo um sistema de inteligencia que irá automatizar e liberar +de 20 mil registros que estão na bolinha 7 marrom.
Veja o post do secretário da justiça respondendo no X sobre os registros:
Espero ter trazido boas noticias.
Abs.
@gmaferreira
Excelente notícia, obrigado por compartilhar.
Finalmente veio agora um prazo definido. Antes era "imediatamente" ou "nas próximas semanas".
Agora é "até o fim de janeiro". Ótimo. Isso vai mesmo desafogar o IRN. Acredito que veremos todos os outros processos andando mais rápido também.
Vamos ver como isso vai se refletir na nossa planilha, ao longo do mês. Mas sem dúvida é positivo.
Obrigado @texaslady, @Blackfyre e @OttoCP .
O meu é de abril de 2022. ACP, ainda na bolinha 1.
Tou vendo gente que entrou em janeiro de 22 e virou bolinha 2 em outubro de 23, minha esperança é virar bolinha 2 até março de 2024, mas...
@gmaferreira perdao a pergunta, mas só pra confirmar, Pedro Tavares é o secretário da justiça? Então essa afirmação dele é confiável certo?
O meu processo está na bolinha 7 marrom
@Larissajade
Sim. É confiável.
Importante que em nenhum momento foi dito que 23.000 processos equivalem a todos os processos que estão aguardando o assento de registro.
Ou seja, pode ser que o seu esteja nesse pacote, mas pode ser que não.
A notícia é positiva, mas mantenha as expectativas sob controle 😉
Simm! Mas se esses 23 mil ficarem todos prontos esse mês, abre espaço para os outros ficarem prontos nos próximos meses, ainda bem! Muito obrigada pela informação
o meu ficando pronto até maio desse ano já estarei mais que satisfeita hahahaha
@Larissajade @eduardo_augusto
Perfil do ministro da Justica:
“Ao longo das próximas semanas, vamos conseguir tramitar mais de 23 mil processos em fase de registo”
@eduardo_augusto sobre seu comentário "em nenhum momento foi dito que 23 mil processos equivalem a todos os processos aguardando o assento de registro.
De fato, não disse "todos" mas vamos refletir sobre:
1) Dá para deduziar algumas coisas, a "fase de registro" de fato é a 7 marrom - se consultarmos qualquer processo na bolinha 7 marrom veremos abaixo "aguarda a criaçao do registro".
2) Fazendo uma conta de padeiro os processos estão na 7 marrom = processo de 2021 + processos de 2022
Processos de 2021: último que ficou 7 verde ( @fnando & @Blackfyre) numero 113.XXX menos total de processos do ano (estimo 143 mil processos ao todo em 2021, assumindo 500 processos / dia, q é a media o meu e o dos colegas). Isso da 30 mil.
Processos de 2022: último foi reportado @bunker94 , 17 mil processos de 2022.
Mas também sabemos que muitos desses processos são de filhos, residencias que são mais rapidos.... Ou seja, talvez de fato não sejam todos os processos que estão na 7 marrom.
@Marceugenio veja a reflexão que fiz acima sobre as palavras do Secretário. Abs.
Bom dia,
acabei de receber essa mensagem do ACP:
"Que nesta data, estão em tratamento de digitalização e incorporação todos os processos referentes ao ano de 2022, e classificados até 07 de março de 2022, com consultas despoletadas, os processos estando a aguardar resposta de entidades externas ou cumprimento de diligências.
Decididos todos os processos até 05 de fevereiro de 2022; os processos aguardam respostas da AIMA e da UCFE
OBS. Não ficou terminado o mês de janeiro de 2022, continuam a aguardar a sua incorporação no SITPRO, alguns processos janeiro de 2023."
@lucaslna ,
estas resposta não condiz com vários processos que deram entrada em 2022 e 2023 e já foram terminados, dados da nossa planilha. a menos que eles estejam se referindo somente a processos pela via sefardita e os fa planilha não sejam. Como sempre estas respostas não são muito esclarecedoras, mas é o que temos.
Essa resposta é para o caso Sefardita @texaslady .