@Marcelo Como sua esposa já conseguiu a nacionalidade, vocês podem ir morar em Portugal. Ela vai como portuguesa e você entra primeiramente como turista. Depois de três meses (tempo que expira sua permanência como turista, sua esposa tem que dar entrada no pedido de reunião familiar junto ao SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Não conheeço bem esse processo, mas você pode se informar junto ao SEF.
Num outro tópico (para quem quer morar em Portugal), achei isso: "O pedido deve ser apresentado junto ao SEF mais próximo de sua residência 30 dias após passados os 3 meses da entrada em Portugal, mediante agendamento prévio. As marcações podem ser feitas, todos os dias úteis, das 09:00 às 17:30 horas, através dos telefones 808 202 653 (fixo) ou 808 962 690 (celular) e será informado o local, dia/hora da sua marcação."
@MarceloMagalhães vc ñ teve de fazer a transcrição de casamento no processo de sua esposa? pelo que percebi no início dos posts do Fórum as Conservatórias não pediam, e agora pedem.
Fizemos sim a transcrição do casamento dos avós dela (o avô português com a avó brasileira). Depois disso feito é que demos entrada no processo de aquisição dela.
@augusto1370 boa pergunta! a conservatória de Tondela, pelo que tenho lido, me parece boa opção. Queria saber se há alguma conservatória que não exija transcrições de casamentos, sera que há? Pois terei q fazer o processo da minha avó, da minha mãe e meu, então só em Emolumentos da transcrição de casamento gastaremos uma nota a mais. obrigada pela ajuda de todos!
Pessoal, estou começando o processo para aquisição da nacionalidade para mim e meu irmão e estou com algumas dúvidas.
Meu pai é brasileiro, mas já adquiriu a nacionalidade portuguesa pelos menos avós, ambos portugueses. Esta é a lista de documentos que localizei aqui no fórum, então estou com algumas duvidas, podem me ajudar, por favor?
- Certidão de nascimento do português - Meu pai é nascido no brasil, preciso mesmo assim da certidão de nascimento dele? Precisa ser apostilada também? Acham necessário eu enviar uma copiar mesmo que apostilada do Bilhete de Identificação Português dele?
- Certidão de nascimento do pai ou mãe brasileiro do requerente ,de inteiro teor , com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.
- Certidão de nascimento do requerente,de inteiro teor,com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.
- Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa autenticada em cartório - esta copia precisa ser apostilada?
- Certidão de antecedentes criminais da policia federal, legalizada no Itamaraty e apostilada em cartório. - Vi no fórum que os documentos que serão apostilados não precisam ser enviados para o Itamaraty, é correta esta informação?
- Cópia do RG do requerente autenticada em cartório: precisa ser o RG ou pode ser o passaporte? (já tenho copia autenticada do passaporte apostilado)
- Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida por autenticidade no consulado português ou em cartório: Os links do requerimento não estão funcionando, alguém tem este arquivo que pode me enviar, por favor?
- Vale postal no valor de €250 - desculpe a ignorância, mas não sei como funcionam este vale. Onde faço o pagamento deste vale postal?
Estava com os documentos prontos para dar entrada no Consulado, mas resolvi enviar direto para Portugal devido ao custo e ao tempo de processo. Então já estou com a minha certidão, da minha mãe (brasileira) e certidão de casamento de meus pais, todos emitidos a menos de um ano e já apostiladas.
Cópia do Diploma não precisa ser apostilada Antecedentes da Policia Federal apostilada, não precisa passar pelo Itamaraty R.G.. Só a Conservatória de Ovar não exige que seja apostilado Requerimento 1C reconhecido por autenticidade em Cartório, não precisa Apostilar Vale postal, vc faz nas Agencias do Correio, enderaçado à Conservatoria que for enviar os documentos
Muito obrigada pessoal! So mais uma duvida, juro que a ultima!
Meu pai é português, mas nascido no Brasil, fez a Aquisição pelos meus avos, ambos portugueses. Pode parecer uma pergunta besta, mas certidão de nascimento dele que preciso enviar é a do cartório do brasil mesmo né? Ou preciso registra-la em Portugal antes de tudo? Quando ele finalizou o processo pelo consulado, recebeu somente o Bilhete de Identidade e o Passaporte, mais nada.
@Flavia Não. A "certidão" que precisa é o assento de nascimento que foi feito em Portugal para seu pai. Ou pelo menos precisa saber o número do assento. Pergunte para o consulado ou para a Conservatória dos Registos Centrais. Eles saberão informar o número. O consulado deveria ter dado uma cópia do assnto de nascimento português do seu pai. Você pode pedir uma cópia ao consulado.
@afonsec Caro @afonsec, desculpe so vi sua consulta agora. SEMPRE PELO SITE!! Há que se cadastrar no arquivo distrital que se pretende obter algum documento, no meu caso foi o do Porto, uma vez cadastrado podes solicitar serviços em linha e cadastrar, haverá a solicitação de pagamentos que se faz com cartão de crédito internacional. e se acompanha tanto por e-mail que vão informando a cada interação, quanto diretamente no site acompanhando o # do pedido feito. Acompanhei várias interações ao longo de 24-48 horas em 72 horas estava o documento entregue na Conservatória. abraço e boa sorte
@FlaviaTroeira se seu pai conseguiu a nacionalidade pelos seus avós (pais dele), você irá abrir o processo de atribuição, e não de aquisição, veja se você está fazendo o correto pra não gastar mais dinheiro com o processo errado.
Boa noite a todos Alguém tem conhecimento de algum Processo de Aquisição (Naturalização) de Netos que tenham sido concluído nos últimos 30 dias na CRC de Tondela?
Bom dia a todos! Sou novo aqui, desculpem pela pergunta que acredito que alguém já tenha a feito, mas não vi a resposta! Sou neto de Português ( Avó materna ), minha mãe era brasileira e não fez a cidadania, eu vou fazer a minha por aquisição, pois minha mãe já faleceu! Estou indo para Lisboa e Porto no final do mês e já possuo todas as documentações. Alguém sabe se é mais rápido dar entrada em algum lugar de Portugal? Quanto tempo deve demorar ? Ouvi falar sobre Tondela.
@Felipe, os processos feitos presencialmente demoram o mesmo tempo dos processos enviados pelos Correios...ou seja..entram numa fila.O tempo varia de 4 a 6 meses (menos Lisboa q demora mais de 1ano)Vc pode tentar a 4 Crc do Porto ou Vila Nova de Gaia.
Bom dia, estou com processo de naturalização em Tondela e hoje recebi e-mail informando o número do processo, além da exigência de transcrição de casamento. O e-mail ficou confuso porque primeiro o servidor João solicita transcrição de meus pais que são brasileiros (até então não sabia que seria transcrever casamento de brasileiros), depois de meus avós. Acontece que já transcrevi o casamento de meus avós por Ponta Delgada e já havia informado Tondela deste procedimento. Posto abaixo e e-mail recebido para saber se alguém pode interpretar melhor, ou dar uma dica do quê fazer. Obrigado.
Deu entrada a 15.05.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. –21XXX/17-SITPRO – RENATO CARLOS MACHADO PEDIDO DE DOCUMENTOS EM FALTA: · Transcrição de Casamento dos Pais Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada. No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido. Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.
Atentamente,
João Barros - Escriturário CRC de Tondela
www.irn.mj.pt Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57 3460-584 Tondela VOIP: 724141/43/44 | Telefone:232819310 | Fax: 232819319 E-mail: joao.a.jesus@irn.mj.pt Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer!
Joao Agostinho Barros de Jesus 09:13 (Há 2 horas)
para mim Deu entrada a 15.05.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. –21XXX/17-SITPRO – RENATO CARLOS MACHADO PEDIDO DE DOCUMENTOS EM FALTA: · Transcrição de Casamento do Avô Assim, tem de ser efectuada antes da Atribuição de Nacionalidade, a enviar: Requerimento. Certidão de Casamento devidamente legalizada Certidão de Nascimento do Cônjuge Estrangeiro. Vale Postal no Valor de € 120,00. Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada. No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
@rcmachado2006 informe ao Serventuário João Barros que você já realizou a transcrição do Casamento de seu avô na CRC de Ponta Delgada, se você já tiver recebido algum documento de lá (Ponta delgada) escanei e envie para ele. Quanto aos casamentos de brasileiros: normalmente no Brasil os casamentos são averbados nas Certidões de Nascimentos das pessoas, o descendente de português (pai ou mãe) do qual você enviou a Certidão de Nascimento apostilada não teve averbado o casamento?
@Everton Fernandes , fiquei com uma duvida. Estou com os documentos para pedido de Aquisição , tenho a certidão de minha mãe (Inteiro teor e cópia reprográfica) e certidão de casamento com averbação do divorcio ( Inteiro teor) tudo apostilado. Porem na certidão de nascimento de minha mãe não consta nada sobre ela ser casada com meu pai. Está errado?
Obrigado Everton, acontece que junto com os documentos necessários para a naturalização também havia enviado a certidão de casamento de meus pais, pois fui registrado pelo meu pai que era genro do português, por isso achei estranho essa solicitação.
@LeandroPenna. Se você irá dar entrada em Processo de Naturalização de Netos (Aquisição) não há necessidade de enviar a Certidão de Casamento de sua mãe. Só a Certidão de Nascimento dela, mas caso você queira ser mais cuidadoso com essa questão vc poderia ir ao Cartório Brasileiro onde ela foi registrada e lá averbar o casamento e consequente divórcio dela. As vezes enviar Certidões que não estão na lista pode causar alguma confusão.
@rcmachado2006 . Acredito que não havia a necessidade de envio da Certidão de Casamento de sua mãe e isso pode ter acarretado a solicitação da CRC de Tondela, mas casamento de brasileiros devem ser averbados nas Certidões de Nascimento dos brasileiros, isto está previsto na Lei de Registros Públicos brasileira.
Boa tarde, esotu vendo os documentos para atribuição de nacionalidade do meu tio. Agendei no consulado aqui do Rio, mas só tem data para 16/10/2017!! Então estou pensando em enviar por correio para Tondela. recebi um email de lá dizendo que precisam do formulario IC com reconhecimento presencial de assinatura. alguem sabe o que querem dizer: meu tio tem que ir pessoalmente no cartório no qual tem firma aqui no Rio e assinar na presença do funcionario de lá? Depois temos que apostilar o sinal publico do funcionario do cartório reconheceu por autenticidade a assinatura? Ou temos que marcar um horario no Consulado para que seja assinado presencialmente no consulado e reconhecido por lá. eu mandei um email mas eles não responderam sobre isso, mandam uma resposta padrão. Outra coisa, o documento de identidade, pode ser a carteira de motorista do Detran (aqui no consulado aceitam), porque a carteira de identidade dela é meio antiga. Obrigada
@Tereza,vc não precisa ir ao consulado.Seu tio vai ao cartorio e assina presencialmente e assinatura reconhecedida por autenticidade.Não precisa apostilar esse formulário pq é um documento portugues.Algumas Conservatorias aceitam CNH apostiladas.
Meu avô é português, é melhor primeiro minha mãe atribuir a nacionalidade pra ela e depois eu adquirir através dela OU adquirir diretamente a nacionalidade pelo meu avô?
@Vinicius o correto seria sua mãe como filha de Portugues ,pedir a nacionalidade e posteriormente vc pedir a sua como filho de portuguesa.Esse processo é o de Atribuiçao e não pode ser negado ao contrário do processo de Aquisiçao( Avô para neto) onde com a nova lei prestes a ser promulgada,tudo pode ficar mais dificil.
Comentários
Obrigado pelas dicas. Se não conseguir a minha nacionalidade como faremos para ir morar em Portugal (legalmente!) e eu podendo trabalhar normalmente?
Com relação a tirar a documentação dela aqui no Brasil existe algum tópico no forum que eu possa me guiar e tirar dúvidas?
Abraços a todos,
Vida longa e próspera
Como sua esposa já conseguiu a nacionalidade, vocês podem ir morar em Portugal. Ela vai como portuguesa e você entra primeiramente como turista. Depois de três meses (tempo que expira sua permanência como turista, sua esposa tem que dar entrada no pedido de reunião familiar junto ao SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Não conheeço bem esse processo, mas você pode se informar junto ao SEF.
Num outro tópico (para quem quer morar em Portugal), achei isso:
"O pedido deve ser apresentado junto ao SEF mais próximo de sua residência 30 dias após passados os 3 meses da entrada em Portugal, mediante agendamento prévio. As marcações podem ser feitas, todos os dias úteis, das 09:00 às 17:30 horas, através dos telefones 808 202 653 (fixo) ou 808 962 690 (celular) e será informado o local, dia/hora da sua marcação."
Fizemos sim a transcrição do casamento dos avós dela (o avô português com a avó brasileira). Depois disso feito é que demos entrada no processo de aquisição dela.
Abraços a todos.
Vida longa e próspera,
Gláucia & Marcelo
No seu caso, avó, mãe... Toda nacionalidade do lado feminino necessita da transcrição dos casamentos. Não tem jeito. Prepare o bolso.
Meu pai é brasileiro, mas já adquiriu a nacionalidade portuguesa pelos menos avós, ambos portugueses.
Esta é a lista de documentos que localizei aqui no fórum, então estou com algumas duvidas, podem me ajudar, por favor?
- Certidão de nascimento do português - Meu pai é nascido no brasil, preciso mesmo assim da certidão de nascimento dele? Precisa ser apostilada também? Acham necessário eu enviar uma copiar mesmo que apostilada do Bilhete de Identificação Português dele?
- Certidão de nascimento do pai ou mãe brasileiro do requerente ,de inteiro teor , com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.
- Certidão de nascimento do requerente,de inteiro teor,com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.
- Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa autenticada em cartório - esta copia precisa ser apostilada?
- Certidão de antecedentes criminais da policia federal, legalizada no Itamaraty e apostilada em cartório. - Vi no fórum que os documentos que serão apostilados não precisam ser enviados para o Itamaraty, é correta esta informação?
- Cópia do RG do requerente autenticada em cartório: precisa ser o RG ou pode ser o passaporte? (já tenho copia autenticada do passaporte apostilado)
- Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida por autenticidade no consulado português ou em cartório: Os links do requerimento não estão funcionando, alguém tem este arquivo que pode me enviar, por favor?
- Vale postal no valor de €250 - desculpe a ignorância, mas não sei como funcionam este vale. Onde faço o pagamento deste vale postal?
Estava com os documentos prontos para dar entrada no Consulado, mas resolvi enviar direto para Portugal devido ao custo e ao tempo de processo. Então já estou com a minha certidão, da minha mãe (brasileira) e certidão de casamento de meus pais, todos emitidos a menos de um ano e já apostiladas.
Muito obrigada pela ajuda!
Obrigada!
Cópia do Diploma não precisa ser apostilada
Antecedentes da Policia Federal apostilada, não precisa passar pelo Itamaraty
R.G.. Só a Conservatória de Ovar não exige que seja apostilado
Requerimento 1C reconhecido por autenticidade em Cartório, não precisa Apostilar
Vale postal, vc faz nas Agencias do Correio, enderaçado à Conservatoria que for enviar os documentos
MAIS EXPLICAÇÕES :http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4142/atribuicao-crc-de-ovar-informacoes-e-processos#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4967/atribuicao-crc-de-vila-nova-de-gaia-informacoes-e-processos#latest
So mais uma duvida, juro que a ultima!
Meu pai é português, mas nascido no Brasil, fez a Aquisição pelos meus avos, ambos portugueses.
Pode parecer uma pergunta besta, mas certidão de nascimento dele que preciso enviar é a do cartório do brasil mesmo né? Ou preciso registra-la em Portugal antes de tudo? Quando ele finalizou o processo pelo consulado, recebeu somente o Bilhete de Identidade e o Passaporte, mais nada.
Não. A "certidão" que precisa é o assento de nascimento que foi feito em Portugal para seu pai. Ou pelo menos precisa saber o número do assento. Pergunte para o consulado ou para a Conservatória dos Registos Centrais. Eles saberão informar o número. O consulado deveria ter dado uma cópia do assnto de nascimento português do seu pai. Você pode pedir uma cópia ao consulado.
Caro @afonsec, desculpe so vi sua consulta agora. SEMPRE PELO SITE!! Há que se cadastrar no arquivo distrital que se pretende obter algum documento, no meu caso foi o do Porto, uma vez cadastrado podes solicitar serviços em linha e cadastrar, haverá a solicitação de pagamentos que se faz com cartão de crédito internacional. e se acompanha tanto por e-mail que vão informando a cada interação, quanto diretamente no site acompanhando o # do pedido feito. Acompanhei várias interações ao longo de 24-48 horas em 72 horas estava o documento entregue na Conservatória. abraço e boa sorte
Alguém tem conhecimento de algum Processo de Aquisição (Naturalização) de Netos que tenham sido concluído nos últimos 30 dias na CRC de Tondela?
Sou neto de Português ( Avó materna ), minha mãe era brasileira e não fez a cidadania, eu vou fazer a minha por aquisição, pois minha mãe já faleceu!
Estou indo para Lisboa e Porto no final do mês e já possuo todas as documentações. Alguém sabe se é mais rápido dar entrada em algum lugar de Portugal? Quanto tempo deve demorar ? Ouvi falar sobre Tondela.
Deu entrada a 15.05.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. –21XXX/17-SITPRO – RENATO CARLOS MACHADO
PEDIDO DE DOCUMENTOS EM FALTA:
· Transcrição de Casamento dos Pais
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.
Atentamente,
João Barros - Escriturário
CRC de Tondela
www.irn.mj.pt
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
VOIP: 724141/43/44 | Telefone:232819310 | Fax: 232819319
E-mail: joao.a.jesus@irn.mj.pt
Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer!
Joao Agostinho Barros de Jesus
09:13 (Há 2 horas)
para mim
Deu entrada a 15.05.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. –21XXX/17-SITPRO – RENATO CARLOS MACHADO
PEDIDO DE DOCUMENTOS EM FALTA:
· Transcrição de Casamento do Avô
Assim, tem de ser efectuada antes da Atribuição de Nacionalidade, a enviar:
Requerimento.
Certidão de Casamento devidamente legalizada
Certidão de Nascimento do Cônjuge Estrangeiro.
Vale Postal no Valor de € 120,00.
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Quanto aos casamentos de brasileiros: normalmente no Brasil os casamentos são averbados nas Certidões de Nascimentos das pessoas, o descendente de português (pai ou mãe) do qual você enviou a Certidão de Nascimento apostilada não teve averbado o casamento?
As vezes enviar Certidões que não estão na lista pode causar alguma confusão.
Meu avô é português, é melhor primeiro minha mãe atribuir a nacionalidade pra ela e depois eu adquirir através dela OU adquirir diretamente a nacionalidade pelo meu avô?