Aquisição/Naturalização -Tondela - passo a passo - dúvidas e informações

1679111219

Comentários

• @Katia

acho que não, vou fazer dos meus irmãos igual ao meu processo!!!
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado January 2017
    @Vlad...agradeço mas no Consulado eu já sabia...quero saber sobre Tondela !
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @Vlad

A lista de documentos do Consulado é para ser seguida por aqueles que irão dar entrada do processo no Consulado.

Os Consulados possuem exigências diferentes das Conservatórias e essas por sua vez têm particularidades para a aceitação dos processos. Não podemos indicar a lista de documentos do Consulado para quem deseja dar entrada do processo diretamente em um Conservatória.

O processo só cai em exigência se o envio foi feito sem a leitura dos tópicos correspondentes, pois as instruções são repetidas incansavelmete.

E diferente do que você afirmou noutro tópico o número de processos paralisados por exigência é mínimo.
  • @Katia

Pelo que li a reprográfica é a de inteiro teor, então manda bala......
  • editado January 2017
    @Mariza Guerra.. agora fiquei na dúvida..pq até então achei que a lista de documentos era única para todos ,não importando por que meio vc solicite a nacionalidade ,ou pelo consulado ou pelas Conservatórias.Pensei em fazer por CRC Pombal ou 4ª CRC Porto.Pombal não responde a e-mails.Vc tem alguma sugestão?.Não tenho tanta pressa..mas tb não quero pedir para Conservatórias entupidas de processos.
  • Mi PassosMi Passos Member
    editado February 2017
    Pessoal, escrevi p Todela e eles me responderam eu preciso desses documentos:

O emolumento é de €250 e os documentos necessários são os seguintes:
    Requerimento modelo 6.4.
    Certidão de nascimento do requerente (de inteiro teor e apostilhada);
    Certidão de nascimento do avô ou avó portuguesa;
    Certidão de nascimento do progenitor descendente desse avô ou avó (de inteiro teor e legalizada);
    Documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa (no caso do Brasil, conclusão de duas séries);
    Certificado de registo criminal do país da nacionalidade e de outros países onde tenha tido residência.
    Não podemos adiantar prazos

Dúvidas:
    O requerimento é esse: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_6_f0/Artigo_6-4_cheque.pdf?nocache=1328889042.91 ?

O requerimento é com assinatura com firma reconhecida? Precisa apostilar?
    Certidão e nascimento do progenitor descendente desse avô ou avó (de inteiro teor e legalizada). Legalizada é a mesma coisa que autenticada?

Pode ser só o diploma universitário?

O certificado de registro criminal tem que ser autenticado e apostilado?

Vcs sabem se tem mais algum documento ou exigência?

Muito obrigada

Mirna

• @Mi Passos

Te respondi no tópico que você abriu.
  • Boa tarde pessoal!
    Eu solicitei para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro a certidão de nascimento da minha mãe e chegou por correia uma cópia reprografica autenticada, com os carimbos do Arquivo Nacional. Será que esse documento pode substituir a cópia reprografica do cartório?
    Obrigado!
  • Bom dia pessoal, outra pergunta.
    A conservatória de Porto Moniz me mandou por e-mail a certidão de nascimento do meu avô que encontra-se digitalizada. Se eu imprimir e enviar já serve ou somente as que são solicitadas no Portal do Cidadão?
    Novamente obrigado.
  • Diego BarbosaDiego Barbosa Member
    editado February 2017
    Bom dia !!

Eu estava lendo todas as mensagens aqui e me surgiram dúvidas e receios .. kkkk

Minha esposa mandou a documentação para Tondela e foi recebida lá dia 11/11/16 ...
    Depois disso já conseguimos o número do processo e só, eles não dão nenhuma informação ...

Porém ela enviou um processo de Atribuição e um de Aquisição no mesmo envelope e ví por aqui que eles só estão aceitando 1 processo por vez ... e agora ?

No caso é atribuição para a avó dela que é filha de Portugueses e o de aquisição dela que depende do processo da avó, sendo o pai dela já falecido.

Ela recebeu um e-mail dizendo apenas para aguardar.
    Não ligamos ainda nessa Central de Registros .... mas ela ligou no Consulado que fica em Santos e no sistema geral deles ainda não consta nada ....

Sei que já perguntei isso e que não é bom enviar e-mail lá para não atrapalhar mas existe alguma outra forma de obter informações sobre o andamento do processo ??? O prazo médio de 90 dias acaba amanhã 09/02 ...

O fato de ter enviado dois processos pode prejudicar ??

Ansiedade ta matando .. kkkkk
    Obrigado
  • Olá, pessoal! Para conhecimento, acabo de receber o seguinte email:

Bom dia!!!

Informo que o processo de Carolina Truzzi da Silva, foi concluído com sucesso. O Assento de nascimento tem o número 5***/2017 da Conservatória dos Registos Centrais.

Seque por correio normal para a morada indicada no requerimento uma certidão de nascimento.

Com os melhores cumprimentos

Clara Nogueira, CRC de Tondela

Meu processo havia sido numerado em 11/11/16 com o n° 440***/16.
    Muito obrigada a todos do fórum por toda a ajuda e boa sorte aos que ainda estão na espera!!!
  • @Diego Barbosa fique tranquilo e comece a contar o prazo do dia que ele foi numerado e não do dia que receberam. Como pode ver no meu comentário acima, meu processo foi numerado no dia que o seu chegou lá, ou seja, pelo menos a diferença de dias que esperou entre a chegada e a numeração vai demorar. Sobre os dois processos juntos, não há problema nenhum já que foram enviados ano passado antes de mudarem a regra.
  • Diego BarbosaDiego Barbosa Member
    editado February 2017
    Muito Obrigado Carolina !
    Mas infelizmente não faço ideia de qdo foi numerado .. kkkk
  • Boa noite a todos

Enviei os documentos mencionados para a CRC de Tondela há alguns dias, preenchi o requerimento e envie junto uma cópia da Certidão de Nascimento de meu avô português.
    Hoje recebi um e-mail informando o número do meu Processo nº 66XX/17,
    contudo o escriturário da CRC de Tondela solicitou que eu envie a Certidão de Nascimento original de meu avô.

O Regulamento da Nacionalidade prevê no Artigo 37, nº 4 que:
    "4 - Os interessados estão dispensados de apresentar as certidões de registos que devam instruir as declarações para fins de atribuição, aquisição ou perda da nacionalidade, bem como as certidões de registos referidas no n.º 3 do artigo 4.º, no n.º 1 do artigo 5.º e no n.º 2 do artigo 70.º, desde que indiquem elementos que permitam identificar os assentos, designadamente o local de nascimento ou de casamento, a respectiva data e, se for do seu conhecimento, a conservatória do registo civil português onde se encontram arquivados e o respectivo número e ano, caso em que essas certidões são oficiosamente obtidas. "

Essa previsão também está no Requerimento, onde está escrito que:
    "# certidão do registo de nascimento do ascendente do segundo grau da linha reta de nacionalidade portuguesa** ; ou
    Nome completo do mesmo (avô/avó) ________________________________________________________________________
    Local do nascimento: freguesia de ________________________________, concelho de _______________________________
    Data do nascimento ____/____/______. Assento de nascimento nº ______ do ano de ______ da __ Conservatória do Registo
    Civil de ______________________________**"

"** O interessado está dispensado de apresentar esta certidão, nos termos do nº 4 do artº 37º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, desde que indique os elementos
    que permitam identificar o assento, designadamente o nome completo do ascendente do 2º grau da linha reta de nacionalidade portuguesa, o local de nascimento do mesmo e
    a respetiva data de nascimento e, se for do seu conhecimento, a conservatória do registo civil português onde se encontra arquivado o assento de nascimento, bem como o
    respetivo número e ano."

Alguém já recebeu uma resposta como a minha e teve que enviar a Certidão de Nascimento Original do avô/avó portugues(a)
  • Pessoal,

por gentileza, não dupliquem as dúvidas em várias discussões.
    Isso dificulta quem quer ajudar, e polui o nosso fórum!
  • Por gentileza, alguém sabe me esclarecer, qual o caminho para eu acompanhar o andamento do precessão de pedido cidadania em Tondela? Grata
  • Outra dúvida, me desculpem se já tem no fórum, mas não consigo localizar, assim, a CRC de Tondela me mando um e-mail pedindo um documento pendente, enviamos o tal documento, depois a Sra Clara enviou outro e-mail dizendo que agora temos que aguardar, a dúvida que me veio foi, será que não há mais pendências?
    Grata
  • @Magueta Manoel,

se houvesse alguma pendência, a sra Clara teria falado.
    Para acompanhamento do processo, só ligando para a Linha Registos:
    00 xx (351) 211 95 05 00 opção 1 e depois 1 de novo,
    onde xx é o código de sua prestadora de telefonia.
  • Muito obrigada Marcia. Agora é só esperar e não deixar ansiedade dominar. rs
  • Bom dia Pessoal..

Gostaria de saber qual a data de validade das Certidões de nascimento para enviar para Portugal..?

Por exemplo, estou prestes a enviar uma pedido de atribuição e a Certidão de Nascimento em Copia reprográfica foi gerada em Julho de 2016... Gostaria de saber se esta ainda vale para enviar, ou se tenho que solicitar outra no Cartório ???

Desde ja agradeço....
  • Bom dia, @Pedro Campos,

algumas conservatórias têm aceitado certidões que passem um pouquinho dos 6 meses, antes exigido como validade.

Mas, acho que não vale a pena arriscar, porque se cair em exigência, o custo será maior.
  • @Marcia
    Mesmo se a certidão já estiver apostilada? A atendente da CRCivil de Lisboa me disse que depois de apostilada, a certidão valeria. Se ele apostilou a certidão que ele já tem, acredito que não teria problema enviar, especialmente por ter menos de 1 ano. Mas entendo seu conselho: sempre é bom evitar exigência...
  • Por gentileza,

Sou neta de avó portuguesa falecida, mãe brasileira falecida.
    Minha avó possui o registro de nascimento em Tondela com número e ano, já localizados por familiares interessados.
    Tenho interesse em requerer minha naturalização e vou a Portugal de férias em Abril próximo.

Posso entregar pessoalmente minha documentação, aproveitando essa viagem ?

O valor a ser pago, 250 Euros, é esse mesmo nesse caso ?

O fato de entregar pessoalmente, se for permitido, agilizaria o processo ?

Grata,
    Walkiria
  • @Walkiria
    Pode entregar pessoalmente, sim. Em Ovar, por exemplo, agilizaria. Mas você não vai conseguir agendamento para abril. Em Tondela, não agiliza.
  • Boa Tarde

Estou fazendo a naturalização do meu irmão, ele é casado, preciso de algum documento da esposa dele ou do casamento deles? outra dúvida, o histórico escolar é somente autenticado, não é? não há necessidade de apostilar.

Obrigada
  • Obrigado @Marcia..

Sabe me informar se posso enviar uma transcrição de casamento e a atribuição no mesmo envelope ?

Qual o valor para cada um desses processos ?

Desde ja agradecido..
  • Bom dia
    Vim aqui postar que consegui minha nacionalidade portuguesa. O meu caso era naturalização/aquisição, sou neta de português com pai falecido.
    Mandei a documentação para Tondela, os documentos chegaram lá dia 23/11/16, sacaram o vale postal e numeraram o processo dia 07/12/16.
    E finalmente me mandaram um e-mail falando que o processo foi concluído com sucesso dia 10/02/17 (desculpe, não tive tempo de compartilhar antes).
    Sou muito grata por este fórum, pois sem a ajuda de vocês não teria conseguido.
    Deixo minha contribuição para quem está dando entrada, para terem uma base do tempo que levou.
    Muito obrigado.
  • Ully boa tarde. Estou fazendo o meu processo exatamente como o seu, naturalização/aquisição, sou neto de português com pai falecido. Também mandei pra Tondela, chegou lá hoje. Espero dar a mesma sorte que voce. Uma duvida, você mandou vale postal certo? Estou com receio de que quando forem sacar o vale não de os 250 euros já que depende da cotação do dia....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.