Aquisição/Naturalização -Tondela - passo a passo - dúvidas e informações

17810121319

Comentários

• @Pedro Campos,

não pode enviar mais de um processo no mesmo envelope, Tondela não aceita e chega a devolver o segundo processo.

Valores:
    Transcrição de casamento = 120 euros
    Atribuição = 175 euros
  • ola a todos!

Estou com meu processo para solicitar minha naturalização, e aparentemente todos meus documentos estão ok! Consegui regularizar os documentos do meu Avô português pelo consulado, e me entregaram um documento com as informações do assento de batismo, a inclusão do casamento e do óbito. Por ele ter nascido em 1909, este documento já é valido para envio para Tondela?
    Minha outra dúvida é a seguinte, não há informações da necessidade de apostilhamento dos antecedentes criminais, alguém enviou o processo sem o apostilhamento deste documento e teve problemas??
    Outra coisa, minhas certidões estão com autenticação do consulado, esta data passaria a ser a data para validade das certidões?

Obrigada pela ajuda!!
  • @Tom Morais
    Eu fiz normalmente e não deu problema nenhum.
    Depois aconselho ver se sacaram o vale postal.
    Quando perguntei para o CTT e me falaram que ainda não tinham sacado ( e estava demorando). Daí me deram outro número do vale para enviar para a conservatória, falando que o número mudou quando chegou em Portugal.
    Quando mandei o número novo eles sacaram o vale. Não sei se isto aconteceu com mais alguém, ou só comigo.
    Mas fique tranquilo que dará tudo certo.
    Boa Sorte.
  • Como consultar se o vale foi o nao sacado?
  • Caros, sou neta de português e mãe falecida. Meus avós viviam maritalmente, não há casamento em cartório. Foi meu avô quem registrou minha mãe. O fato de não haver casamento dos avós para transcrever é algum impeditivo para o processo?
  • @nataliar não terá problemas, seu avô sendo que registrou sua mãe
  • Pessoal, estou solicitando as certidões no BR. Peço de inteiro teor e apostilada. Precisa ter firma reconhecida do notório? Vou enviar para Tondella. Agradeço quem puder me ajudar.
  • Caros amigos,

Estamos aqui "meio apreensivos" devido ao tempo que está levando o processo da minha esposa. Enviamos a documentação em 01/12, a mesma foi recebida em 09/12 e o processo foi numerado em 28/12. Já entramos em contato duas vezes com a Linha Registros, ao final de Janeiro/17 e ou final de Fevereiro/17 e o status é sempre o mesmo: "está na mão do conservador". Vejo aqui no grupo processo que vão desde dois meses a mais de 6 meses. Os prazos estão assim mesmo? Meio aleatórios? Ou é mesmo ansiedade nossa?

Abraços a todos,
    Marcelo & Gláucia
  • editado March 2017
    @Marcelo, dois meses é um tempo curto, acredito q vai demorar de 3 a 6 meses.Lisboa demora de 8 meses a 1ano.
  • Ola, podem me dizer qual documentação sera necessaria para tirar minha nacionalidade por Aquisição, ja meu avo falecido, casado com portuguesa, ja falecida, meu pai vivo brasileiro, vive com a minha mae porem nao e casada em cartorio com ele, o que preciso? ja estou a procura da certidao de obito do meu avo.
  • @Anderson, primeiro de tudo se seu avô era brasileiro, vc precisa transcrever o casamento dele com sua Avó portuguesa.Esse é um processo. Depois de feita a Transcrição do casamento, dai vc entra com o processo de atribuição do seu pai e depois sua atribuição.Se seu pai não quiser, dai vc entra com o processo de AQUISIÇÃO

DOCUMENTOS PARA TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO
    :
    Assento de nascimento de sua avó portuguesa

Certidão de nascimento de seu avô brasileiro

Certidão de casamento de seus avós

Requerimento 1C preenchido assinado por vc e reconhecido por autenticidade em cartório

Cópia do RG autenticado

Vale Postal de 120 euros

DOCUMENTO PRA AQUISIÇÃO DE NACIONALIDADE

- Certidão de nascimento do português

- Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente ,de inteiro teor , com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.

- Certidão de casamento do pai ou mãe do requerente ,de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.

- Certidão de nascimento do requerente,de inteiro teor,com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.

- Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa autenticada em cartório

- Certidão de antecedentes criminais da policia federal e apostilada em cartório.

- Cópia do RG do requerente autenticada em cartório

- Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório

- Vale postal no valor de €250
  • editado March 2017
    Perdao, meu avo e vó são portugueses, vieram para o brasil e meu pai nasceu aqui. entao nao precisa transcrever o casamento correto? so fazer os passos abaixo?
  • editado March 2017
    outra pergunta, meus pais nao sao casados em papel, como faz? meus pais tem 27 anos juntos mas nao sao casados... derrepente e melhor reformular e completar a pergunta.

Meu avô e avó são falecidos, ambos portugueses, imigraram para o Brasil, onde tiveram meu pai, meu pai conheceu minha mae, meus pais ambos brasileiros, porem nao sao casados no papel, mas estao juntos a 27 anos, meu pai nao quer tirar a cidadania, somente eu, como devo proceder, tem algo que posso fazer em relação a esse documento dos meus pais, nao sei se adianta, mas quem me registro foi meu pai, cujo os pais dele sao portugueses.
  • @Anderson já respondido
  • Estou com o processo da minha avó em Tondela, prestes a ser finalizado. Terei então que fazer a transcrição do seu casamento.
    Minha dúvida é a seguinte, o que é mais viável, para que eu possa dar entrada na minha cidadania?
    - Com o número de registro dela, faço o processo de Atribuição, da minha mãe, e depois o meu.
    ou
    - Peço diretamente o processo de aquisição, pulando uma geração?

Quais prós e contras?
    São tantas informações que gera uma certa dúvida.
  • Galera minha pergunta e simples, pesquisando descobri que em sp o valor da apostila é 104 reais e em MG é 30 e pouco, sera que tem probelma apostilar em outro estado?
  • @Julio,vi gente aqui no forum q apostilou em Brasilia e deu tudo certo
  • Bom dia
    Tenho acompanhado e seguido as dicas deste fórum.
    Consegui enviar o processo de atribuição de minha mãe para Tondela, no entanto por ela ser curatelada exigiram que a curatela fosse revalidado em Portugal . O que me honeraria demais.
    Perguntei se poderia dar entrada como neta, mas vi em alguns locais que o descendente direto do português deveria estar falecido, isso é verdade?
    Pediram ainda a transcrição do casamento de minha avó portuguesa.
    Vi nas discussões que Ponta Delgada é bem rápida.
    Seria melhor encaminhar a transcrição para lá?
    E a aquisição por ser neta, alguma sugestão para onde mandar?
    Desde já agradeço Claudia
  • @rodrigo TSilva como vc fez esse pedido? Por email? Direto pelo correio? Colocou um requerimento padrão? Fez por vc mesmo?Enviou vale postal? Valor acrescido dos custos de retorno? Envelope dentro para retorno? Alguém pode me dar uma luz? Já sei onde o registro está.. Só preciso que me mandem para dar inicio ao meu processo. Por favor alguém me ilumina.. rsrsrsrs Bjs Denise
  • @Claudia.
    Pode fazer aquisicao direto com o ascendente vivo sim.
    Isso, mande a transcricao do casamento dos seus avos para Ponta Delgada. Ficara pronto em umas 2 semanas.
  • Bom dia.

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre os documentos a serem enviados para Naturalização.

Meu avó era Português e faleceu anos atrás, meu Pai tem alguns problemas de saúde que impossibilitam que ele realiza o processo por atribuição, então pretendo tirar pelo meu Avó.

Procurando aqui no fórum, consegui os seguintes documento:

1 - Assento de nascimento com casamento averbado do meu Avó (emitida pela Conservatória do Registro Civil Espinho)
    2 - Minha certidão de nascimento de inteiro teor (não reprográfica) com assinatura do tabelião reconhecida em cartório e apostilada
    3 - Certidão de Nascimento do meu Pai (filho do português) de inteiro teor (não reprográfica) com assinatura do tabelião reconhecida em cartório e apostilada
    4 - Antecedentes Criminais validado no site da PF e apostilada
    5 - Histórico 2o grau autenticado e apostilado
    6 - Carteira de identidade autenticado e apostilado
    7 - Requerimento dirigido ao Ministro da Justiça de Portugal
    8 - Certidão de Casamento dos meus pais de inteiro teor (não reprográfica) com assinatura do tabelião reconhecida em cartório e apostilada

​Vi que devo mandar o vale postal para o seguinte endereço:

Finalidade: Manutenção de Residente
    IRN, IP
    Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 TONDELA

E enviar os documentos para:

Conservatória do Registo Civil de Tondela
    Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 TONDELA

​Poderiam verificar se há algum documento faltando ou erro no processo descrito acima?

Agradeço muito a ajuda!
  • @ Cyntia obrigada.
    No processo de naturalização para neto.
    A minha mãe que é neta da portuguesa casou-se e mudou de nome. Tenho que apresentar a certidão de nascimento dela em cópia reprográfica ou só a minha (neto).
    Também sou casada . É melhor averbar o casamento na certidão de nascimento ou já envio além das certidões de nascimento, as de casamento?
    Agradeço a ajuda
    Claudia
  • Desculpe minha mãe é filha e eu neta da portuguesa.
  • @Claudia
    Não entendo muito de processo de naturalização.
    Você tem que mandar a certidão de casamento e a de nascimento da sua mãe de inteiro teor apostilada.
    A sua certidão de nascimento de inteiro teor apostilada. Se tiver o casamento já transcrito, melhor. Se não, eu mandaria a de casamento também.
    Há certas diferenças entre conservatórias, algumas exigem certidões reprográficas, outras aceitam as certidões com selo digital.
    Porém, todas aceitam as reprográficas.
    Eu faria tudo reprográfico e apostilado. Assim atende a qualquer conservatória. Acho que li por aí que para processo de aquisição as certidões sendo de inteiro teor não precisam ser reprográficas. Mas o detalhe é, se for reprográfica, todos aceitam.
  • Eu sempre mando tudo o que é documento possível para esclarecer bem o processo e não cair em exigência. Apostilo tudo, faço tudo reprográfico. Gasta-se um pouco a mais, porém nunca cai em exigência.
  • Boa tarde,

Gostaria de tirar uma duvida, meus avós ambos portugueses, falecidos, encontrei o assentamento do minha avó, nascida em Serreleis, na certidão de nascimento do meu pai que nasceu no Brasil apos a imigração deles, quem registrou o nascimento do meu pai, foi o meu avô portugues cujo o assentamento nao encontrei ainda, e possivel tirar pela minha avó, lembrando que quem registrou meu pai foi o meu avô e quem me registrou foi o meu pai.

Preciso envolver minha mae na historia? ja que ela nao e casada no papel com meu pai, pois quem me registrou foi meu pai o proprio filho dos portugueses.

Gostaria de saber a documentação necessaria para a naturalização do meu pai e depois a minha.
    E tambem o de atribuição de minha avó para mim.

Att.
  • Pessoal, alguém sabe me dizer se preciso fazer a atribuição da cidadania por naturalização do meu pai, antes de fazer a minha?
    Meu avô é português e minha avó, brasileira. O nome do meu avô consta na certidão de nascimento do meu pai, mas não foi ele o declarante. Então precisarei fazer a transcrição do casamento dos meus avós. Meu pai já é falecido. Preciso fazer a naturalização dele também ou faço direto a minha?
  • @Adriana

A própria pessoa precisa manifestar desejo de
    adquirir a nacionalidade portuguesa. Ou assinando o requerimento ou uma procuração específica. Você só obterá a nacionalidade através do avó.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.