Aquisição/Naturalização -Tondela - passo a passo - dúvidas e informações
Marcelo Magalhães
Member
Caros amigos,
Não encontrei no forum um tópico especifico sobre aquisição/naturalização para a conservatório de Tondela. Encontrei para atribuição, mas nada "concentrado" para aquisição/naturalização. Sendo assim venho perguntar a vocês, alguém já fez um processo do início ao fim de obtenção de nacionalidade pela conservatória de Tondela? Quais as exigências que eles colocam? (li no fórum que esta conservatória é mais exigente que as demais, contudo bem mais rápida no processo). Qual a documentação para o pedido de nacionalidade portuguesa de uma brasileira neta de português?
Abraços a todos.
Não encontrei no forum um tópico especifico sobre aquisição/naturalização para a conservatório de Tondela. Encontrei para atribuição, mas nada "concentrado" para aquisição/naturalização. Sendo assim venho perguntar a vocês, alguém já fez um processo do início ao fim de obtenção de nacionalidade pela conservatória de Tondela? Quais as exigências que eles colocam? (li no fórum que esta conservatória é mais exigente que as demais, contudo bem mais rápida no processo). Qual a documentação para o pedido de nacionalidade portuguesa de uma brasileira neta de português?
Abraços a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O assento de nascimento de Dirce xxxxx xxxx foi feito no dia 26 de julho de 2016, sob o n.º xxx/2016 da Conservatória dos Registos Centrais, tendo a certidão sido enviada pelo correio.
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Isto significa que o processo de atribuição da sua mãe foi concluído , ela oficialmente é portuguesa , assim que você receber a certidão de nascimento dela pelos correios , você consegue pedir a sua atribuição , parabéns pela conquista !
No dia 15 de julho mandei os últimos documentos que faltavam para o CRC Tondela, da mesma forma que da primeira vez, pelo Sedex, o qual deveria demorar 5 dias úteis.
No entanto, desde o dia 19 de julho, meus documentos estão parados na Fiscalização Aduaneira.
Mandei alguns e-mails para o CTT solicitando o motivo dos documentos estarem barrados lá, e hoje me responderam o seguinte:
"Caro cliente, acusamos a receção da sua exposição relativa aos n. Xxxxx de seu objeto a qual foi atribuído o n. Xxxxx.
Estamos a efetuar todos os esforços para a sua resolução o mais breve possível."
Alguém sabe o que isso significa??
Alguém sabe o motivo para eles segurarem os documentos lá??
Outro dia uma moça me respondeu que o dela havia demorado 10 dias, no entanto, o meu já está à 15 dias parado, e eu não tenho nenhum novidade, e nem previsão de resolver.
Entrei em contato com a Ana Margarida alegou que não tem nada que ela possa fazer.
Obrigada!
Você enviou direto os documentos ou antes mandou por e-mail para eles validarem? Já tentei perguntar por e-mail se tudo está certo com a documentação da minha esposa, mas infelizmente eles não respondem.
Abraços,
Marcelo Magalhães
- Certidão de nascimento do português
- Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente ,de inteiro teor , com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.
- Certidão de casamento do pai ou mãe do requerente ,de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.
- Certidão de nascimento do requerente,de inteiro teor,com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.
- Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa autenticada em cartório
- Certidão de antecedentes criminais da policia federal, legalizada no Itamaraty e apostilada em cartório.
- Cópia do RG do requerente autenticada em cartório
- Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida por autenticidade no consulado português ou em cartório
- Vale postal no valor de €250
Modelo do formulário para pedido de aquisição
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_6_f0/Artigo_6-4_cheque.pdf?nocache=1328889042.91
As demais exigem as reprográficas
Veja aqui:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-e-acp#latest
1) Não tenho a certidão do português, apenas coloquei os dados da mesma, que se encontra digitalizada nos registros de Portugal, no formulário. É suficiente, correto?
2) Tondela não exige a transcrição do casamento desde que o pai seja o declarante do nascimento do filho, correto?
3) O histórico escolar não precisa ser legalizado em cartório?
4) Antecedentes criminais ainda precisa ser enviado ao Itamaraty? Achei que a Apostila de Haia fosse substituir.
Obrigada.
Eu fiquei meio insegura com Tondela depois que eu vi em outro tópico que inicialmente eles aceitavam nos processos de atribuição e depois aconteceu que quem enviou para lá os processos com certidões de inteiro teor acabaram caindo em exigencia... Fiquei preocupada de acontecer o mesmo para os processos de aquisição..
Alguem já iniciou aquisição por Tondela com as certidoes de inteiro teor e correu tudo bem??
Só gostaria tbm de falar que sei sobre a grande demanda e as ferias coletivas, logo não pretendo enviar processos nem tão cedo, o envio só irá acontecer depois do 15/09 conforme orientação dos moderadores, e tambem não irei enviar emails ou ligar para as conservatorias nesse momento tão tumultuado, só realmente gostaria de poder adiantar o maximo que conseguisse toda a parte de documentação para poder enviar mes que vem ou o proximo.
Agradeço muito toda ajuda que venho recebendo
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-e-acp#latest
Estou com algumas dúvidas depois de ler as últimas notícias do Forum.
Pretendo dar entrada por Tondela por naturalização.
1a. preciso solicitar a certidão de nascimento do meu avó português no Arquivo do Porto, ou só preencher o formulário com o assento e etc é necessário?
2a. é necessário certidão de casamento dos meus pais e dos meu avó portugues? ou somente do meu avó?
3a. essa certidão de casamento pode ser simples, sem ser de inteiro teor?
Obrigada
1 * Algumas CRC's pedem uma xerox do assento de nascimento do português , porém pelo o que eu saiba , é apenas informar a localidade com o numero do assento no requerimento 6-4 ( Alguns dos moderadores te dará mais informação sobre esta pergunta )
2 * Apenas a certidão de casamento do seus avós
3 * Caso não foi feita ainda a transcrição de casamento dos seus avós portugueses , tem que ser emitida a certidão de casamento em inteiro teor e apostilada em cartório , lembrando que para algumas CRC's , pede-se a certidão de casamento em inteiro teor + apostilada + copia reprográfica , segue o link abaixo com as novas regras "" http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-e-acp "" , agora , caso um exemplo , seu avô é portugues e sua avó brasileira , tem que enviar a certidão de nascimento também de inteiro teor + apostilada do cônjuge brasileira(o) .
Acontece que a certidão de casamento dos meus avos, ele portugues ela brasileira de inteiro teor está cheia de erros nas datas de nascimento e óbitos.
Não tenho como retificar.
O que deveria fazer para enviar somente a certidão de casamento deles simples?
Através da transcrição de casamento deles?
Com relação a certidão de nascimento da avo brasileira sem problemas, eu tenho.
Não preciso fazer a trasncrição do casamento deles, pois meu avo é portugues, que registrou meu pai e meu pai a mim.
O problema e mandar certidão de casamento dos avos sem ser de inteiro teor, mas vou tentar ....
Espero que dê certo.
Obrigada
Agradeço.
Me encontro no mesmo problema mas consegui emitir e mandar a copia da Certidão autenticada diretamente do Arquivo do Porto para CRC Tondela. Como foi resolvida a sua pendência? Pois todavia não me retornaram com nenhuma resposta tampouco. Nem acusando o recebimento do solicitado!