Olá, boa tarde a todos. Primeiramente, gostaria de agradecer o magnífico serviço de informação que esse fórum tem nos prestado. Embora eu já esteja a par de toda a documentação necessária para um processo de aquisição, ainda me restou uma dúvida: sou divorciada mas optei por manter o meu nome de casada. Nesse caso, creio ser necessário incluir no processo, além da minha certidão de nascimento, a minha certidão de casamento averbada com o divórcio, onde consta que optei por manter o meu nome de casada. O que vocês acham? Grata pela atenção.
Gostaria, por gentileza, que pudessem me ajudar em confirmar se a Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, deverá ser tanto do ensino fundamental quanto do Ensino médio, pelo que observei a maioria das conservatórias, se não todas, faz exigência dessa documentação. As conservatórias aceitam se for apenas de um dos ensinos, pois parece que minha sogra, a neta do português, somente concluiu o 1º grau do ensino fundamental. Agradeço pela atenção.
Obrigada pelo retorno, a luta vai ser grande pois parece que a escola não existe mais. Estarei entrando em contato com a Secretaria de Educação para tentar algum histórico. Você quando enviou foi somente de um dos ensinos? Estou com receio de cair em exigência e realmente não teria como resolver. Todas as conservatórias exigem a apresentação do histórico escolar?
@Tatiram ainda nao enviei..estou em fase de retificaçao de certidões, um caso bem mais complicado q o seu.É do regulamento enviar o historico escolar.Sem ele, o processo vai ser recusado.
@DeniseRolo no caso, o Arquivo Nacional do RJ detém as certidões de nascimento de nascidos no município do Rio De Janeiro de 1929 a 1961. Se encaixa nessa situação?
Pessoal, boa tarde! Recebi o email de Tondela, após envio da documentação inicialmente solicitada e eles me pediram o seguinte:
Ex.º Senhor: Relativamente ao processo mencionado em epígrafe, deverá ser promovida a transcrição de casamento dos avós do requerente. Deverá ser enviada também certidão de baptismo do avô português e certidão de casamento dos pais brasileiros. O processo de transcrição de casamento deverá ser instruído com certidão de casamento, legalizada ou apostilhada e certidão de nascimento do noivo estrangeiro, legalizada ou apostilhada. O requerimento para a transcrição de casamento deverá identificar os noivos e indicar a forma, local e data da celebração do casamento. Também deverá indicar a nacionalidade dos noivos, o primeiro domicílio conjugal e se foi ou não organizado processo de casamento em consulado português. A assinatura do requerente deverá ser reconhecida presencialmente. O emolumento é de €120. O vale postal deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:
Conservatória do Registo Civil de Tondela Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57 3460-584 Tondela
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Eu tenho algumas dúvidas e agradeço se alguém conseguir me ajudar (estou tirando para o meu pai, que seu avô é português):
Precisarei tirar a certidão de inteiro teor apostilada do casamento dos meus bisavós e dos meus avós, certo? Terei que pagar pelo processo de transcrição do casamento dos meus bisavós (120 euros)?
Além disso, preciso enviar a certidão de baptismo do avô português que seria a certidão de nascimento? Na verdade, no processo enviei a certidão de nascimento dele, que meu irmão tirou em 2007 na Conservatória do Registro Civil/Predial/Comercial de Póvoa de Lanhoso. Ele não lembra como tirou na época. Já tentei contato com eles por email e telefone e não tive sucesso. Alguém teria algum contato de lá ou me ajudaria informando como tirar a certidão atualizada dele (eu tenho tudo dele: cópia da certidão de nascimento emitida em 2007, casamento, óbito, passaporte...). Agradeço muito qualquer ajuda.
Pessoal, outra dúvida: consegui todos os documentos, inclusive a certidão de nascimento do meu avô (Português). No entanto, existem algumas pequenas divergências em nomes. Por exemplo, na certidão de nascimento do meu avô ele é Manoel Antônio Rodrigues da Silva e o nome dos pais Antônio Rodrigues da Silva e a mãe Emilia Rosa Teixeira. No passaporte com o qual ele veio para o Brasil ainda criança, o nome dele está Manoel Rodrigues da Silva e os ais Antônio Rodrigues da Silva e Emilia Rodrigues Teixeira. Acredito que tenham omitido o Antônio do nome dele e no da mãe dele o sobrenome Rosa foi trocado por Rodrigues, que era o sobrenome do marido. A partir de então, todos os documentos dele aqui no Brasil persistiram com essas alterações, inclusive na certidão de nascimento do meu pai. Será que Ponta Delgada vai aceitar dessa forma, para que eu faça a minha naturalização ou preciso realizar algum procedimento para corrigir as certidões?
Pessoal, tenho algumas duvidas sobre o processos de avô para netos, preciso dos documentos: - Certidão de nascimento do meu avô português (precisa de casamento e óbito?) - Certidão do nascimento inteiro teor meu pai apostilhada (tem alguma validade?) - Minha certidão de nascimento inteiro teor apostilhada - Diploma do ensino médio apostilhada (tem que pedir uma via recente?) - Cópia do RG (maximo quantos anos?) ou passaporte - a carta ao ministro assinada e apostilhada - vale postal de 250 euros.
eu e meus dois irmãos queremos tirar, devemos mandar tudo junto ou cada um de uma vez?
Bom dia . Estou pedindo todas a certidões para naturalização em Tondela.da minha mãe ,a neta do Português.Decidi não esperar mais devido a idade dela ,72 Será preciso mandar a certidão de casamento dela também? O nome dela mudou quando casou . Já li aqui sobre mas não consigo localizar . Obrigada
@Athila, Se seu pai é o filho do Portugues e ele que declarou seu nascimento na minoridade,nao precisa transcrever o casamento do seus avós e nem a certidao de obito do seu avô, só o assento de nascimento dele.Certidao de nascimento do seu pai e sua devem ter no maximo 6 meses e apostiladas.RG.validade de 10 anos,Requerimento autenticado em cartorio sua assinatura ,nao precisa apostilar.Eles pedem o historico escolar, nao sei se só o diploma serve.Certificado de Antecedentes da Policia Federal apostilada e o vale postal de 250 euros.No caso de enviar 2 processos, tem q ser uma certidao para cada um e um vale postal tb separado para cada um.Mesma postagem, mas documentos separados.
@julivelloso Póvoa de Lanhoso pertence ao Distrito de Braga http://www.adb.uminho.pt/ Tente nesse endereço e ja q tem o assento antigo ,fica mais fácil.
@Maritza Se vc estiver requerendo a cidadania da sua mae que é neta de Portugues e os pais dela ja tiverem falecido, ela só poderá requerer pelo processo de Aquisiçao de Nacionalidade por ser neta, mas vc não terá direito sendo bisneta.
@ Vlad Pe Eu sei disso .Eu prefiro fazer a naturalização dela logo devido a idade .E depois quando a lei for regulamentada eu acredito sinceramente que terei o direito de pedir a nacionalidade.Acredito que haverá um processo para conversão dos netos naturalizados em netos natos .Como poderão tratar netos de diferentes formas .O máximo que acontecerá será relativo a questão financeira.E quer prova maior de ligação efetiva do que ser neto naturalizado . É o que eu conclui e penso .Li muito a respeito..A questão dos netos idosos é delicada demais .Agora estão a pedir prova de vida .Quanto mais o tempo passar pior . É o que penso. Eu resolvi mandar a certidão de casamento dela sim .Antes pecar por excesso.Boa sorte para todo nós.Esse fórum é maravilhoso!!!!!
@vlad obrigado =D, fui la no consulado retirar a certidão do meu avô e notei que ele ta somente como Belmiro (sem sobrenome) e do meu bisavô o sobrenome está como Matias (sem H) e o meu e de meu pai é Mathias, a mulher do consulado disse que a falta e/ou acréscimo do "H" não é um problema pq não muda a sonoridade, sabe se por Tondela eles implicam com isso?
Oi @Vlad Pe . Estou aqui lendo e relendo e tentando interpretar. pelo que vc falou em cima para o @athila: "...Se seu pai é o filho do Portugues e ele que declarou seu nascimento na minoridade,nao precisa transcrever o casamento do seus avós e nem a certidao de obito do seu avô, só o assento de nascimento dele.." e pelo que vi nesse post da @M Adelaide Velloso (olhe a última linha) Segue lista de documentos: Nós recomendamos que se envie documentos para uma conservatória que possua balcão de nacionalidade (como Tondela ou Ovar). Documentos necessários: - Certidão de nascimento do português - Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada - Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada - Cópia do RG ou passaporte do requerente, autenticada em cartório - Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues, ou por autenticidade em cartório - Vale postal no valor de €250 e - "certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português."
Não importa se não foi o avô português que declarou o nascimento do pai do requerente. No caso que vcs citaram o pai do requerente é que deve ter sido declarado pelo descendente português. O que ocorreu. Note: Se na certidão de nascimento do pai do requerente estiver escrito que o português reconheceu a paternidade e deu a ele o sobrenome, mesmo que seja um tempo depois, creio que não preciso de transcrever o casamento e etc.. Se tiver estou frita pois não tenho a certidão de nascimento da esposa brasileira. Ninguém responde meu post.. Bjs Denise
Nova portuga do momento \o/ Processo enviado dia 23/11, numero 48xxx/2016 Finalizado 10/04/2017 Agora é correr atras dos documentos portugueses. Alguem do RJ, tem alguma dica sobre o agendamento ao consulado?
É com muita alegria que venho comunicar que desde o dia 11/04 minha esposa é cidadã portuguesa!!! Ligamos hoje para a conservatória e nos deram a informação. Em alguns dias iremos receber pelos correios a documentação dela informando acento, data e local de registro. Ufa!!!
Uma etapa vendica agora faltam 3:
1) tirar a documentação dela (cartão cidadã e passaporte).... alguém tem alguma dica??? 2) fazer a solicitação da minha cidadania (por casamento com cidadão português)... alguém tem alguma dica??? 3) tirar a minha documentação (cartão cidadã e passaporte)... alguém tem alguma dica???
@Marcelo Parabéns para a sua esposa. Para tirar a documentação, se moram no Brasil e não farão uma viagem a Portugal, faça pelo consulado mesmo. Quanto a sua nacionalidade por casamento, depende de quanto tempo estão casados (tem que ser mais de três anos) e do seu grau de envolvimento com a comunidade portuguesa. É bastante difícil provar ligação efetiva com a comunidade portuguesa morando no Brasil (é possível, já vi relatos de pessoas que conseguiram. Notadamente, pessoas que frequentam clubes e associações portuguesas, trabalham voluntariamente para divulgar a cultura portuguesa, etc...). A dica para seus documentos portugueses é a mesma da esposa, depois que você conseguir a cidadania, o que é muito mais simples morando em Portugal há uns 2 anos.
olá, mandei meus documentos e o vale postal tudo certinho para Tondela, mandei um email para o ctt perguntando se já haviam sacado e obtive a seguinte resposta: obs: não sabia que tinha validade, agora me preocupo se não sacarem até segunda
Boa tarde, Agradecemos o seu contacto o qual mereceu a nossa melhor atenção.
O vale remessa 010039xxxxx que em Portugal tomou o número 564xxxx de 24.03.2017 não foi ainda apresentado a pagamento.
Comentários
Primeiramente, gostaria de agradecer o magnífico serviço de informação que esse fórum tem nos prestado. Embora eu já esteja a par de toda a documentação necessária para um processo de aquisição, ainda me restou uma dúvida: sou divorciada mas optei por manter o meu nome de casada. Nesse caso, creio ser necessário incluir no processo, além da minha certidão de nascimento, a minha certidão de casamento averbada com o divórcio, onde consta que optei por manter o meu nome de casada. O que vocês acham? Grata pela atenção.
Gostaria, por gentileza, que pudessem me ajudar em confirmar se a Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, deverá ser tanto do ensino fundamental quanto do Ensino médio, pelo que observei a maioria das conservatórias, se não todas, faz exigência dessa documentação. As conservatórias aceitam se for apenas de um dos ensinos, pois parece que minha sogra, a neta do português, somente concluiu o 1º grau do ensino fundamental. Agradeço pela atenção.
Obrigada pelo retorno, a luta vai ser grande pois parece que a escola não existe mais. Estarei entrando em contato com a Secretaria de Educação para tentar algum histórico. Você quando enviou foi somente de um dos ensinos? Estou com receio de cair em exigência e realmente não teria como resolver. Todas as conservatórias exigem a apresentação do histórico escolar?
Ex.º Senhor:
Relativamente ao processo mencionado em epígrafe, deverá ser promovida a transcrição de casamento dos avós do requerente. Deverá ser enviada também certidão de baptismo do avô português e certidão de casamento dos pais brasileiros.
O processo de transcrição de casamento deverá ser instruído com certidão de casamento, legalizada ou apostilhada e certidão de nascimento do noivo estrangeiro, legalizada ou apostilhada.
O requerimento para a transcrição de casamento deverá identificar os noivos e indicar a forma, local e data da celebração do casamento. Também deverá indicar a nacionalidade dos noivos, o primeiro domicílio conjugal e se foi ou não organizado processo de casamento em consulado português. A assinatura do requerente deverá ser reconhecida presencialmente.
O emolumento é de €120.
O vale postal deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Eu tenho algumas dúvidas e agradeço se alguém conseguir me ajudar (estou tirando para o meu pai, que seu avô é português):
Precisarei tirar a certidão de inteiro teor apostilada do casamento dos meus bisavós e dos meus avós, certo? Terei que pagar pelo processo de transcrição do casamento dos meus bisavós (120 euros)?
Além disso, preciso enviar a certidão de baptismo do avô português que seria a certidão de nascimento? Na verdade, no processo enviei a certidão de nascimento dele, que meu irmão tirou em 2007 na Conservatória do Registro Civil/Predial/Comercial de Póvoa de Lanhoso. Ele não lembra como tirou na época. Já tentei contato com eles por email e telefone e não tive sucesso. Alguém teria algum contato de lá ou me ajudaria informando como tirar a certidão atualizada dele (eu tenho tudo dele: cópia da certidão de nascimento emitida em 2007, casamento, óbito, passaporte...). Agradeço muito qualquer ajuda.
Muito obrigada
- Certidão de nascimento do meu avô português (precisa de casamento e óbito?)
- Certidão do nascimento inteiro teor meu pai apostilhada (tem alguma validade?)
- Minha certidão de nascimento inteiro teor apostilhada
- Diploma do ensino médio apostilhada (tem que pedir uma via recente?)
- Cópia do RG (maximo quantos anos?) ou passaporte
- a carta ao ministro assinada e apostilhada
- vale postal de 250 euros.
eu e meus dois irmãos queremos tirar, devemos mandar tudo junto ou cada um de uma vez?
Será preciso mandar a certidão de casamento dela também?
O nome dela mudou quando casou . Já li aqui sobre mas não consigo localizar .
Obrigada
Eu resolvi mandar a certidão de casamento dela sim .Antes pecar por excesso.Boa sorte para todo nós.Esse fórum é maravilhoso!!!!!
pelo que vc falou em cima para o @athila: "...Se seu pai é o filho do Portugues e ele que declarou seu nascimento na minoridade,nao precisa transcrever o casamento do seus avós e nem a certidao de obito do seu avô, só o assento de nascimento dele.." e pelo que vi nesse post da @M Adelaide Velloso (olhe a última linha)
Segue lista de documentos:
Nós recomendamos que se envie documentos para uma conservatória que possua balcão de nacionalidade (como Tondela ou Ovar).
Documentos necessários:
- Certidão de nascimento do português
- Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
- Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
- Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório
- Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada
- Cópia do RG ou passaporte do requerente, autenticada em cartório
- Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues, ou por autenticidade em cartório
- Vale postal no valor de €250
e
- "certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português."
Não importa se não foi o avô português que declarou o nascimento do pai do requerente. No caso que vcs citaram o pai do requerente é que deve ter sido declarado pelo descendente português. O que ocorreu.
Note: Se na certidão de nascimento do pai do requerente estiver escrito que o português reconheceu a paternidade e deu a ele o sobrenome, mesmo que seja um tempo depois, creio que não preciso de transcrever o casamento e etc.. Se tiver estou frita pois não tenho a certidão de nascimento da esposa brasileira.
Ninguém responde meu post..
Bjs Denise
Processo enviado dia 23/11, numero 48xxx/2016
Finalizado 10/04/2017
Agora é correr atras dos documentos portugueses. Alguem do RJ, tem alguma dica sobre o agendamento ao consulado?
Queria agradece à todos pela ajuda.
É com muita alegria que venho comunicar que desde o dia 11/04 minha esposa é cidadã portuguesa!!! Ligamos hoje para a conservatória e nos deram a informação. Em alguns dias iremos receber pelos correios a documentação dela informando acento, data e local de registro. Ufa!!!
Uma etapa vendica agora faltam 3:
1) tirar a documentação dela (cartão cidadã e passaporte).... alguém tem alguma dica???
2) fazer a solicitação da minha cidadania (por casamento com cidadão português)... alguém tem alguma dica???
3) tirar a minha documentação (cartão cidadã e passaporte)... alguém tem alguma dica???
Abraços a todos,
Vida longa e próspera
MUITO OBRIGADO PELA AJUDA DE TODOS AQUI!!!!!!
Parabéns para a sua esposa.
Para tirar a documentação, se moram no Brasil e não farão uma viagem a Portugal, faça pelo consulado mesmo.
Quanto a sua nacionalidade por casamento, depende de quanto tempo estão casados (tem que ser mais de três anos) e do seu grau de envolvimento com a comunidade portuguesa. É bastante difícil provar ligação efetiva com a comunidade portuguesa morando no Brasil (é possível, já vi relatos de pessoas que conseguiram. Notadamente, pessoas que frequentam clubes e associações portuguesas, trabalham voluntariamente para divulgar a cultura portuguesa, etc...). A dica para seus documentos portugueses é a mesma da esposa, depois que você conseguir a cidadania, o que é muito mais simples morando em Portugal há uns 2 anos.
obs: não sabia que tinha validade, agora me preocupo se não sacarem até segunda
Boa tarde,
Agradecemos o seu contacto o qual mereceu a nossa melhor atenção.
O vale remessa 010039xxxxx que em Portugal tomou o número 564xxxx de 24.03.2017 não foi ainda apresentado a pagamento.
Encontra-se válido até 24.04.2017.
Assim que for pago informaremos.
Com os melhores cumprimentos