Primeiramente gostaria de parabenizar todos que contribuiram com suas experiências aqui. Há muito tempo quero entrar com o processo por naturalização, pois meu avô português e meu pai brasileiro (sem cidadania) já faleceram e meu receio era quanto ao vínculo com Portugal. Graças as explicações de vocês vou dar andamento. Só gostaria de uma informação, por favor... O vale postal, no valor de 250 euros, coloco em nome da Conservatória que irei encaminhar os documentos? Um ótimo 2017 a todos!!! Obrigado
Coloque em nome da conservatória que você for enviar o processo. Anexe um xerox do comprovante junto aos documentos e o original guarde com você para acompanhamento. Boa Sorte!!!
@Fabio Floriano quando você pediu a certidão autenticada do seu avô no arquivo distrital, você fez a solicitação pelo site ou pelo telefone? Pois tentei fazer pelo site do arquivo distrital de Viseu, mas ainda não tive retorno...
Olá, me desculpem se a pergunta parecer estupida, mas estou iniciando meu processo hoje por Tondela e não entendi a parte da conservatória se comunicar por e-mail quanto ao acompanhamento do processo, sobre "ser avisado" por eles sobre os passos, pois até onde eu sei, não me solicitaram um e-mail em passo algum do processo,
No nosso caso de naturalização a conservatória não entra em contato. Você deve enviar a documentação e após 20 dias mais ou menos fazer o acompanhamento através da Linha de Registros.
Olá pessoal. Hoje, 10/01/17 enviamos a documentação para a conservatória com o requerimento da cidadania portuguesa. enviamos por sedex, mas a moça do correio nos informou que Portugal tem devolvido correspondências do Brasil, em tono de 50 % das correspondências enviadas tem sido devolvidas sem explicação. Alguém tem alguma informação a respeito desse assunto?
Boa noite, gostaria de parabenizar a todos que contribuem nesse fórum e em especial a @Mariza Guerra que me ajudou a localizar concelho e freguesia dos meus avós. Estou reunindo toda a documentação solicitada, no meu caso (sou neto), será por aquisição. Farei por Tondela mesmo, nesse caso as certidões não precisam ser reprográficas pelo que entendi, certo? Lendo aqui o fórum, essa conservatória está solicitando a certidão do português (no caso do meu avô), não pode ser apenas o número, concelho e freguesia?
Boa tarde, tenho duas dúvidas aqui.. no Site do consulado de Portugal na relação de documentos solicitados consta esses dois itens : (1)Certidão de nascimento do requerente, em Inteiro Teor e emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do requerente; (2)Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente, emitida a menos de um ano e devidamente apostilhada; quais as diferenças entre essas duas certidões ?São necessárias as duas?
OUTRA DÚVIDA: minha irmã vai para Portugal agora em Fevereiro e pretendo que ela entregue os documentos pessoalmente. O valor a ser pago à Conservatória pode ser pago em dinheiro vivo no ato da entrega dos documentos?
Eu enviei as certidões originais dos cartórios de registros, tanto a minha, como do meu pai e casamento do meu avô português, quanto a certidão de nascimento dele, solicitei ao Arquivo Distrital do Porto a original, demorou um pouco para chegar, mas minha cidadania saiu em 40 dias após a chegada da documentação. Boa Sorte!!!
@Vlad Consulado pede até a sua alma se você deixar... Quando mandamos direto às conservatórias, mandamos certidões de inteiro teor por cópia reprográfica. Somente nos casos em que esta (por ser fotocópia do livro original e antigamente escrita à mão) está ilegível ou é de difícil compreensão, aí pedimos a de inteiro teor digitada, para facilitar a leitura. Nesse caso, há que se mandar as duas.
Toda certidão reprográfica é de inteiro teor, pois mostra tudo o que consta no livro, já que é uma xerox do livro no papel do cartório. A de inteiro teor sem ser reprográfica, o escrevente pega o livro e digita dodas as informações do livro no papel do cartório. Se não pedir a certidão de inteiro teor especificamente, os cartórios lhe dão a simplificada, aquela que só aparece o nome dos pais, data de nascimento e o nome do registrando.
Mandei todas certidões originais de inteiro teor, inclusive solicitei a certidão de baptismo do meu avô português no Arquivo Distrital do Porto, para evitar problemas e deu certo!!! meu assento saiu em 40 dias após a chegada da documentação em Tondela. Boa Sorte!!!
Olá pessoal, alguem pode me ajudar com uma dúvida/ Estarei enviando minha documentação em breve sou filha de português, preciso legalizar e apostilhar meus documentos?
Certidão de Inteiro teor por cópia reprografica e apostilhada Copia autenticada do RG legalizada Formulario modelo 1C reconhecido em cartorio Vale Postal no valor de 175 Euros
São apenas esses itens ? Confere? Encontrei isso no site e agora me faz ficar na duvida se devo mandar o RG para legalizar no consulado:
Estão dispensados de legalização os documentos estrangeiros, que obedeçam às formalidades previstas na Convenção de Haia, relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia em 5 de Outubro de 1961, nomeadamente contenham a apostilha nela prevista, aposta pela autoridade competente, e se trate de Estado que tenha ratificado a referida Convenção.
Para mais informações pode consultar o seguinte endereço: Procuradoria-Geral da República
2 - Estão dispensados de legalização os documentos estrangeiros, que obedeçam às formalidades previstas na Convenção n.º 17 da CIEC (Convenção Relativa à Dispensa de Legalização Para Certas Certidões do Registo Civil e Documentos), assinada em Atenas em 15 de Setembro de 1977, e se trate de Estado que tenha ratificado a referida Convenção. Agora to perdida não sei se preciso legalizar ou basta só apostilhar a Certidão de Inteiro teor e o RG Alguém tem essa informação? Agradeço desde ja!
@Cynthia Muito obrigada, acabei de voltar do cartório vou retirar amanhã paguei R$104 reais em SP no 26 Cartorio no centro cada apostilhamento!!! Essa semana envio para Tondela tudo !!! Ufa ta chegando ao fim em breve serei portuguesa!!!! Sorte para todos nós!!!
Alguém sabe me dizer se passaram.a exigir reprograficas para processos de aquisição ? Li em algum lugar que agora exigem mas não achei o local... E @Claudia, a tua foi apenas Inteiro teor. Obrigada !
oi @Katia sim, mas com aquele papel verde claro com gota dágua e carimbos no próprio papel e números na lateral. não sei que tipo é essa certidão, mas se pedir no cartório inteiro teor, vão mandar essa. Depois apostilei, claro, todas elas.
Comentários
Há muito tempo quero entrar com o processo por naturalização, pois meu avô português e meu pai brasileiro (sem cidadania) já faleceram e meu receio era quanto ao vínculo com Portugal.
Graças as explicações de vocês vou dar andamento. Só gostaria de uma informação, por favor...
O vale postal, no valor de 250 euros, coloco em nome da Conservatória que irei encaminhar os documentos?
Um ótimo 2017 a todos!!!
Obrigado
Coloque em nome da conservatória que você for enviar o processo.
Anexe um xerox do comprovante junto aos documentos e o original guarde com você para acompanhamento.
Boa Sorte!!!
O vale postal deve ser em nome do IRN, IP
no endereço da Conservatória. O sedex em nome e endereço da Conservatória.
Desde já agradeço muito a explicação
No nosso caso de naturalização a conservatória não entra em contato. Você deve enviar a documentação e após 20 dias mais ou menos fazer o acompanhamento através da Linha de Registros.
Boa Sorte!!!
(2)Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente, emitida a menos de um ano e devidamente apostilhada; quais as diferenças entre essas duas certidões ?São necessárias as duas?
OUTRA DÚVIDA: minha irmã vai para Portugal agora em Fevereiro e pretendo que ela entregue os documentos pessoalmente. O valor a ser pago à Conservatória pode ser pago em dinheiro vivo no ato da entrega dos documentos?
Eu enviei as certidões originais dos cartórios de registros, tanto a minha, como do meu pai e casamento do meu avô português, quanto a certidão de nascimento dele, solicitei ao Arquivo Distrital do Porto a original, demorou um pouco para chegar, mas minha cidadania saiu em 40 dias após a chegada da documentação.
Boa Sorte!!!
Consulado pede até a sua alma se você deixar...
Quando mandamos direto às conservatórias, mandamos certidões de inteiro teor por cópia reprográfica. Somente nos casos em que esta (por ser fotocópia do livro original e antigamente escrita à mão) está ilegível ou é de difícil compreensão, aí pedimos a de inteiro teor digitada, para facilitar a leitura. Nesse caso, há que se mandar as duas.
Toda certidão reprográfica é de inteiro teor, pois mostra tudo o que consta no livro, já que é uma xerox do livro no papel do cartório. A de inteiro teor sem ser reprográfica, o escrevente pega o livro e digita dodas as informações do livro no papel do cartório. Se não pedir a certidão de inteiro teor especificamente, os cartórios lhe dão a simplificada, aquela que só aparece o nome dos pais, data de nascimento e o nome do registrando.
Sim, pagamento em dinheiro vivo, ali na hora.
Sei que Tondela exige cópia reprografica para atribuição mas e para processos de aquisição? Tbm se faz necessária ?
Grata.
Mandei todas certidões originais de inteiro teor, inclusive solicitei a certidão de baptismo do meu avô português no Arquivo Distrital do Porto, para evitar problemas e deu certo!!! meu assento saiu em 40 dias após a chegada da documentação em Tondela.
Boa Sorte!!!
aquisição!!!
Bjos.
é o documento original de inteiro teor do cartório de registros. mandei exatamente o que eles me enviaram.
acho que é cópia reprográfica, pois é um papel com inscrições tipo marca dágua...
Estarei enviando minha documentação em breve sou filha de português, preciso legalizar e apostilhar meus documentos?
Certidão de Inteiro teor por cópia reprografica e apostilhada
Copia autenticada do RG legalizada
Formulario modelo 1C reconhecido em cartorio
Vale Postal no valor de 175 Euros
São apenas esses itens ? Confere?
Encontrei isso no site e agora me faz ficar na duvida se devo mandar o RG para legalizar no consulado:
Estão dispensados de legalização os documentos estrangeiros, que obedeçam às formalidades previstas na Convenção de Haia, relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia em 5 de Outubro de 1961, nomeadamente contenham a apostilha nela prevista, aposta pela autoridade competente, e se trate de Estado que tenha ratificado a referida Convenção.
Para mais informações pode consultar o seguinte endereço: Procuradoria-Geral da República
2 - Estão dispensados de legalização os documentos estrangeiros, que obedeçam às formalidades previstas na Convenção n.º 17 da CIEC (Convenção Relativa à Dispensa de Legalização Para Certas Certidões do Registo Civil e Documentos), assinada em Atenas em 15 de Setembro de 1977, e se trate de Estado que tenha ratificado a referida Convenção.
Agora to perdida não sei se preciso legalizar ou basta só apostilhar a Certidão de Inteiro teor e o RG
Alguém tem essa informação?
Agradeço desde ja!
Não se legaliza mais nada no consulado. Faça a apostila de Haia na certidão de nascimento e no RG.
Esse espaço é para aquisição/naturalização.
Boa sorte!!!
Li em algum lugar que agora exigem mas não achei o local...
E @Claudia, a tua foi apenas Inteiro teor.
Obrigada !
não sei que tipo é essa certidão, mas se pedir no cartório inteiro teor, vão mandar essa.
Depois apostilei, claro, todas elas.
Beijos e boa sorte!!!