Tenho um processo de atribuição que está em Tondela, conforme o texto abaixo, o a atribuição está em análise, isso significa que está na etapa 5 e não 1?
@CINTIA SOUZA , significa que já foi analisado, não teve exigências e aguarda despacho da Conservadora. Depois de aprovado, tem que aguardar a criação do registo, que é a última etapa do processo
Significa que há um atraso na atualização das bolinhas. E também que as bolinhas não são muito confiáveis, e o texto é que manda.
Se você acessou o site, ele teria que estar com a bolinha 2 verde, porque "Foi Registado" e recebeu o numero de processo. Até lhe mandaram o código de acesso.
Significa que na conservatória estão atolados, e não têm gente pra atualizar as bolinhas no site.
Olhe o texto. Se no texto diz que foi aprovado, sim pode mudar para Despacho. Bolinha marrom significa que está em progresso, mas não estão atualizando nem as outras fases, então vai saber...
Peço que vocês verifiquem o estado do processo na planilha. Despacho é quando já recebeu aprovação, e somente aguarda o registo.
Despacho ou fase-6 "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português" (5 verde, 6 branca ou marrom, 7 branca ou marrom)
A consulta online ainda está amadurecendo, e o significado das bolinhas é nebuloso até pra quem trabalha nas conservatórias. Cada conservatória lida de uma maneira ligeiramente diferente.
A bolinha verde, é quando a fase já completou. É o passado.
A bolinha branca, está aguardando na fila pra ser atendido.
A bolinha marrom é quando o processo está sento ativamente trabalhado (marrom escuro)
A bolinha laranja quando aguarda em exigência (marrom claro, meio alaranjado).
O processo está na fase que corresponde à próxima bolinha branca, ou marrom.
Na planilha, o Despacho é um caso especial, e só está nele quem já foi aprovado. A Análise termina com o Despacho do conservador. O próximo já é Conclusão, quando tem o assento. O processo nem devia parar com a 6 marrom, porque o conservador faz a análise na fase-5, e termina a fase-6 com o Despacho onde em poucas linhas ele põe a conclusão da análise dele e dá a aprovação. É assim em todas as outras conservatórias. Passa da 5 verde para a 6 verde, diretamente.
Despacho assim que a bolinha ficar verde, mas isso em geral acontece em poucos dias. Pode ser que eu esteja enganado, e que essa conservatória funcione diferente das outras, mas de qualquer forma, enquanto não aparece "seu processo foi aprovado", ainda está em análise.
Você numerou os processos de 23/11 começando com 521xxx/20. Essa numeração de processo é sequencial, feita pelo sistema. Como pode ver pelas outras, os números deviam ser maior que 89xxx/20 para essa data. E o da menor, seria un numero menor, e certamente já estaria feita.
Alguma ideia sobre a causa dessa anomalia na numeração do processo?
@gandalf infelizmente o meu ainda está na bolinha 1, apesar do texto dizer que meus documentos estão sendo preparados...
vou aguardar... desde que coloquei a primeira vez na planilha o prazo era 11/12... não está muito atrasado, mas é que a ansiedade é grande... preciso do passaf’porte para outubro!
Pra te alegrar um pouco, eles estão devagar na atualização dos dados da consulta, e vários têm pulado direto pra Despacho. E a fase atual é a da bolinha branca. então estaria na fase-2. Ficando verde, já passou por ela.
Boa tarde, alguém sabe qual é a média de tempo pra emissão do assento? O processo da minha esposa está na fase 7 marrom, está escrito que já foi aprovado e que só aguarda a emissão do assento.
@edulasnou , ainda não tem 30 dias que saiu o despacho de aprovação. Não adianta reclamar, vão responder que há acúmulo de processos. Os registos têm levado de 30 a 40 dias para serem emitidos.
Comentários
@raphaelvalerio
Nada mudou. Pode enviar a CNH. Contudo leia esses links.
"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/229389/#Comment_229389"
"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/223831#Comment_223831"
@gandalf Obrigada!!!
Olá pessoal.
Tenho um processo de atribuição que está em Tondela, conforme o texto abaixo, o a atribuição está em análise, isso significa que está na etapa 5 e não 1?
@gabissmleal , significa que irão digitalizar seus documentos para que o Conservador analise.
Bom dia, pessoal.
Meu processo de 20/07 saiu hoje da fase 1 para a fase 6 (laranja).
Quais são os próximos passos?
@CINTIA SOUZA , significa que já foi analisado, não teve exigências e aguarda despacho da Conservadora. Depois de aprovado, tem que aguardar a criação do registo, que é a última etapa do processo
@Leticialele Então já posso colocar o meu processo na fase de despacho na nossa planilha de controle?
O processo da minha filha também pulou hoje da fase 1 para a fase 6 de despacho.
O processo do meu pai pulou hoje da fase 1 para a fase 6 de despacho.
chegou em Tondela dia 20/07/2021. ja atualizei na planilha
@CINTIA SOUZA , sim.
@sandra , @Willian Gomes , a fase 6 não costuma demorar. A Conservadora deve ter recebido esse lote de processos já analisados.
@gabissmleal
Significa que há um atraso na atualização das bolinhas. E também que as bolinhas não são muito confiáveis, e o texto é que manda.
Se você acessou o site, ele teria que estar com a bolinha 2 verde, porque "Foi Registado" e recebeu o numero de processo. Até lhe mandaram o código de acesso.
@CINTIA SOUZA
Significa que na conservatória estão atolados, e não têm gente pra atualizar as bolinhas no site.
Olhe o texto. Se no texto diz que foi aprovado, sim pode mudar para Despacho. Bolinha marrom significa que está em progresso, mas não estão atualizando nem as outras fases, então vai saber...
@gandalf . Esse é o texto:
@Willian Gomes O texto do seu pai é o mesmo que o meu?
@CINTIA SOUZA
Despacho tem somente quando no texto estiver assim:
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"
@gandalf Entendi... Então o meu processo ainda encontra-se em análise?
@CINTIA SOUZA
Na prática o que importa é a conclusão, quando a bolinha 7 ficar verde. Aí você tem o assento de registo.
Com bolinha 6 verde (aprovado), significa que não mais terá exigência, que deu tudo certo, mas você ainda continua aguardando o assento.
O Despacho é exatamente essa "decisão final do conservador" mencionada em seu texto. Até ter o Despacho, ele ainda está em Análise.
Gente eu leio todos os comentários de 4 posts que estou acompanhando... juro que procurei até a página 7, com diferentes temas...
Mas só agora me liguei no texto abaixo da bolinha hahaha...
o meu está assim:Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.
mas ainda na bolinha um verde... procurei por todos os prints e não tenho nenhum para saber como estava antes....
@sandra o seu pulou para despacho aprovado ou em análise como o da @CINTIA SOUZA ?!
@gandalf , obrigada.
@Leticialele , então ele realmente está na bolinha 5?
@gabissmleal , o verde significa que a fase foi concluída. O vermelho (ou marrom), que está em andamento naquela fase.
@HelenaGiese O da minha filha está igual da Cíntia Souza.
Bom dia pessoal, tudo bem?
Atualizando:
@sandra @Willian Gomes @HelenaGiese @pln3to
Peço que vocês verifiquem o estado do processo na planilha. Despacho é quando já recebeu aprovação, e somente aguarda o registo.
Despacho ou fase-6 "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português" (5 verde, 6 branca ou marrom, 7 branca ou marrom)
A consulta online ainda está amadurecendo, e o significado das bolinhas é nebuloso até pra quem trabalha nas conservatórias. Cada conservatória lida de uma maneira ligeiramente diferente.
O processo está na fase que corresponde à próxima bolinha branca, ou marrom.
Na planilha, o Despacho é um caso especial, e só está nele quem já foi aprovado. A Análise termina com o Despacho do conservador. O próximo já é Conclusão, quando tem o assento. O processo nem devia parar com a 6 marrom, porque o conservador faz a análise na fase-5, e termina a fase-6 com o Despacho onde em poucas linhas ele põe a conclusão da análise dele e dá a aprovação. É assim em todas as outras conservatórias. Passa da 5 verde para a 6 verde, diretamente.
@gandalf Então não devemos colocar despacho na planilha e sim análise?
@sandra
Sei que é triste, mas sim. Análise. :-)
Despacho assim que a bolinha ficar verde, mas isso em geral acontece em poucos dias. Pode ser que eu esteja enganado, e que essa conservatória funcione diferente das outras, mas de qualquer forma, enquanto não aparece "seu processo foi aprovado", ainda está em análise.
@Patgouvinhas
Você numerou os processos de 23/11 começando com 521xxx/20. Essa numeração de processo é sequencial, feita pelo sistema. Como pode ver pelas outras, os números deviam ser maior que 89xxx/20 para essa data. E o da menor, seria un numero menor, e certamente já estaria feita.
Alguma ideia sobre a causa dessa anomalia na numeração do processo?
Quando lhe mandaram as senhas de acesso?
@gandalf infelizmente o meu ainda está na bolinha 1, apesar do texto dizer que meus documentos estão sendo preparados...
vou aguardar... desde que coloquei a primeira vez na planilha o prazo era 11/12... não está muito atrasado, mas é que a ansiedade é grande... preciso do passaf’porte para outubro!
@HelenaGiese
Deve ficar pronto antes do final do mês.
Pra te alegrar um pouco, eles estão devagar na atualização dos dados da consulta, e vários têm pulado direto pra Despacho. E a fase atual é a da bolinha branca. então estaria na fase-2. Ficando verde, já passou por ela.
Boa tarde, alguém sabe qual é a média de tempo pra emissão do assento? O processo da minha esposa está na fase 7 marrom, está escrito que já foi aprovado e que só aguarda a emissão do assento.
@edulasnou
Faça uma reclamação em "https://igsj.justica.gov.pt"
@gandalf vc acha necessário entrar como uma reclamação? Processo da minha esposa está nessa fase desde 18 de dezembro
@edulasnou , ainda não tem 30 dias que saiu o despacho de aprovação. Não adianta reclamar, vão responder que há acúmulo de processos. Os registos têm levado de 30 a 40 dias para serem emitidos.