Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1414415417419420454

Comentários

  • @mmandrade1967 , os processos de atribuição podem ser mandados para ACP, Tondela, etc.

    Dê preferência ao Arquivo Central do Porto - ACP. Tondela está atolada!!

  • O ACP tb está sobrecarregado. O processo da minha filha foi recebido no Porto dia 30/07 e até agora continua na fase1. O envio do número do processo e da chave de acesso foi relativamente rápido, em compensação o andamento está bem lento. Em 2019 fiz o processo do meu sogro e do meu marido pelo ACP e ambos ficaram prontos em 5 meses. Agora a situação é outra! Com certeza todo esse atraso está sendo gerado pela quarentena. Pelo que tenho observado aqui, ou temos paciência ao enviar para as Conservatórias mais conhecidas ou arriscamos outras Conservatórias. Quando estive na DHL para enviar os processos dos meus filhos e da minha prima, agora em novembro, a atendente falou que tem visto muitas pessoas enviando processos para Ovar. Fica a dica pra quem quiser arriscar!

  • editado December 2020

    @douglasb Excelentes informações sobre as datas de cada etapa. Pelo jeito a atualização da fase 06 (laranja) para a fase 06 (verde) tem demorado alguns dias né?

    O processo do meu tio está na fase 06 (laranja), porém não sei o dia exato que entrou nesta fase, pois quando entrei já estava, mas medindo pelo ultimo acesso antes de mudar de fase, já tem mais de 07 dias e ainda não atualizou para a fase 06 verde.

    Mas pelor relatos aqui, isto é comum, certo?

    Parabéns pela cidadania!

  • Bom dia pessoal,

    Tondela continua sendo a melhor opção para envio de processo de atribuição para menores?

    O endereço é esse mesmo?

    Conservatória do Registo Civil de Tondela

    Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57

    3460-584 TONDELA

    email: civil.tondela@irn.mj.pt

    Desde já muito obrigado novamente.

  • @MarceloCoelho31 , sim. Está tudo certo!

  • Obrigado @Leticialele

    Finalmente depois de 2 meses tentando pegar a assinatura da mãe to indo agora na DHL enviar os documentos em envelopes separados mas na mesma remessa. Tô na dúvida se em cada envelope preciso colocar os dados de remetente e destinatário... como podem ir para conservadores diferentes melhor pôr né?

    Mto Obrigado

  • No envelope de cada processo...:

    ---------PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO --------------

    ---------- --------- DE --------------

    CHIQUINHA GONZAGA


    Outro envelope...:

    ---------PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO---------

    ------------------ DE ---------------------

    JACÓ DO BANDOLIM

  • @Nilton Hessel , exato!

    @MarceloCoelho31 , faça como o Nilton sugeriu!!

  • O que seria de mim sem esse grupo!!

    Muito obrigado @Nilton Hessel e @Leticialele !

    Agradeço em nome de duas futuras Portuguesinhas hehe <3

  • editado December 2020

    @MarceloCoelho31 , parabéns às futuras portuguesinhas!! Receberão um legado, de valor inestimável, de seus antepassados! Que sejam sempre muito felizes!!

  • Bom dia,

    Em relação à tabela, e considerando a entrada de informações corretas, tem algum tutorial sobre o significado dos campos ( fases , datas estimadas e , e etc.) ?

  • @bene70 Boa noite amigo, sabe dizer quando foi enunerado o processo do seu tio?

  • @gandalf , você poderia tirar a dúvida do @Rafael Barbosa ?

  • editado December 2020

    @Rafael Barbosa

    Na planilha, só importam algumas fases específicas, e nem todas têm correspondência direta nas fases. Essa lógica é anterior a consulta online e as tais "fases", que aliás são mal entendidas pela maioria das pessoas. Em primeiro lugar, deixe explicar que a bolinha verde indica a fase que completou. Já foi. A fase atual é a próxima bolinha branca (aguardando na fila), ou marrom (em processamento).

    Numeração - fase-1 verde, fase-2 branca (ser recebido até ser numerado. Quando é numerado fase-3 verde, o processo começa a existir)

    Análise - fase-3, fase-4, fase-5 verde (desde que é numerado fase-2 verde, até completar a fase-5 verde, fase-6 marrom ou branca)

    Despacho - fase-6 verde (recebeu o Despacho de aprovação, fase-7 marrom ou branca: aprovado, aguarda o assento e conclusão. Foi mantida assim, pelo seu valor histórico. O processo não tem mais nenhuma pendência)

    Concluído - fase-7 verde, Finalizado)

    Exigência - não tem fase correspondente, em geral acontece entre as fases 2, 3, 4, 5. Somente sai da exigência quando é aprovado e muda para fase-6 verde. Por isso tende a ficar ali por algum tempo, apenas como indicativo da situação de espera.

    Tudo que ocorre entre a Numeração e o Despacho é processamento interno na Conservatória, e apenas informativo. No final da fase-5 é onde ocorre a decisão do Conservador, ele analisa o processo, e se estiver OK dá o Despacho de "aprovado", senão cai em Exigência. Se foi aprovado basta aguardar a Finalização com registo e o assento. Se exigência tem que providenciar o mais rápido possível porque ficará parado até que seja satisfeita.

    O que todo mundo quer acompanhar é o que ocorre entre ter chegado o processo na Conservatória, e ter o Despacho. Todas as fases no meio são processamento interno, e só há interesse informativo, de que o processo está andando.

  • @edulasnou meados de outubro... a problema é que já está há mais de duas semanas aguardando despacho

  • @Leticialele ola, tudo bem? Uma dúvida, é normal o processo permanecer um bom tempo na fase de despacho marrom? Entrei aqui no grupo quando já estava nessa fase, e pelas orientações de vcs e dados da planilha parecia não ser tão demorado entre a fase de despacho marrom, a aprovação e a criação do registro.

    Já esta há umas 2 semanas aguardando despacho (fase 06 marrom) , é normal?

  • @bene70 , sim, normal. Tondela está lotada de processos, e só tem uma Conservadora. Tem que ter calma! Relaxe!!

  • Tondela está entre a pior de todas. Minha advogada deveria ter mandado o processo para Almada.

  • editado December 2020

    @bene70

    Preste atenção no texto, e não nas bolinhas. O que está escrito no texto logo abaixo das bolinhas?

    • Normal: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa"
    • Exigência: "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. [...] Uma notificação enviada foi uma Notificação para completar processo em DD/MM/AAAA, para morada indicada no seu pedido de nacionalidade de seu processo" (houve exigência no seu processo que precisa ser sanada. Ligue na Linha de Registos para saber o motivo)
  • @gandalf Excelente dica! Estava preocupado com a cor da bolinha kkkk nem me atentei a frase...

    fui conferir agora o que estava escrito e está assim: O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho.

    Já está assim há 3 semanas.

  • @Leticialele Obrigadoo, leticia! Paciência né? kkkkk pelo andar da planilha que olhei esta fase estava demorando no maximo 10 dias. Demos "sorte", já esta assim ha 3 semanas kkkk

  • @bene70 ., a pandemia recrudesceu em Portugal. Eles estão cumprindo recolhimento domiciliar obrigatório em determinados horários e a maioria está em tele trabalho. Há, mesmo, que ter paciência. Estamos vivendo tempos complicados para todos! A solução é relaxar e aguardar!!

  • Hj o processo da minha esposa pulou da fase 1 para a fase dois, foi recebido dia 08/07/2020 enunerado dia 29/09/2020

  • @edulasnou

    A fase que está é a bolinha branca ou marrom. Ele estava na fase-2 quando você recebeu a senha por e-mail. Mesmo na fase-5 ele estaria atrasado segundo a previsão. Algo na sua informação está errado.

    Fique atento ao texto que aparece abaixo das bolinhas coloridas. Deve receber o Despacho de aprovação nos próximos dias.

    Qual o numero do processo? (no formato 654xx/20). Pagou com cartão? Corrija os dados na planilha e acompanhe por lá. Linha 24. "https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=0"

  • editado December 2020

    @Alexander

    Alguma atualização no processo de seus filhos? Quando foi recebido em Tondela?

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/215759/#Comment_215759"

  • Pessoal alguém poderia me dar a garantia se tondela esta aceitando CNH brasileira autenticada e apostilada como documento para atribuição, em? ou agora seria apenas identidade brasileira apostilada e autenticada. ?Pois do meu pai de julho terminado agora em dezembro aceitaram.

  • Enviei o processo para Tondela do meu filho menor recebido em 02/11/2020...Até agora nada de senha ...enviei e-mail para saber sobre o processo e senha....resposta bem curta e ríspida...

    Estas a demorar tanto assim atribuição de filho menor???

    Exmo. Senhor

     O número do processo bem como o código de consulta online do respetivo estado serão comunicados para o mail associado ao mesmo aquando da sua abertura.

    SE necessitarmos de algum esclarecimento ou documento adicional, comunicaremos.

    Quando o processo for terminado remeteremos via correio normal certidão do respetivo assento.

    Com os melhores cumprimentos,

    ....

     

    Entretanto contamos com a colaboração dos utentes no sentido de aguardar o nosso contacto.

  • @Dalmeida

    conforme relatos do post, está demorando de 30 a 60 dias o recebimento da chave de acesso - "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/231851/#Comment_231851"

    e, pelos dados da tabela ("https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=0"), os processos de menores estão sendo concluídos em, no mínimo, 100 dias (última conclusão que consta da tabela foi com 107 dias)

  • editado December 2020

    @Dalmeida

    NÃO ESCREVAM PARA AS CONSERVATÓRIAS.

    Espere prazos de conclusão da ordem de 180 dias ou mais, mesmo para menores. Talvez 90 dias pra obter a senha. Almada está muito congestionada (como era previsto). É uma conservatória pequena, com apenas uma Conservadora. Nesse momento deve estar de processos empilhados até o teto.

    Mandar e-mail somente atrasa ainda mais os serviços. Centenas ou milhares de e-mails por dia, vão ser respondidos com uma resposta padrão, bem ríspida pra desencorajar novos e-mails.

    Para saber sobre andamento de processos, e se já foi numerado, e obter a senha, é por telefone com a Linha de Registos. Demora 1:30, mas como é um serviço a parte que só faz isso, não impacta o funcionamento das conservatórias.

    Acompanhe pela planilha, e se o seu estiver muito atrasado em relação aos outros, então busque saber por que. Não seria seu caso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.