Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1415416418420421454

Comentários

  • Bom dia a todos!

    @gandalf e @Leticialele bom dia!!

    Estou com duas dúvidas quanto ao preenchimento de informações do formulário 1C do meu filho. Será que vocês poderiam me ajudar com estas breves dúvidas, por favor?

    Quadro 2: Declarações

    A minha certidão portuguesa, por ter a minha naturalidade como "Rio de Janeiro, Republica Federativa do Brasil", fiquei em dúvida nos seguintes campos:

    • Freguesia: Não sei o que colocar
    • Concelho: Não sei o que colocar
    • 2 células em branco ao lado esquerdo do campo "Conservatória do Registo Civil": Não me lembro o que tenho que colocar neste campo

    Estou enviando a minha certidão portuguesa de qualquer forma, mas gostaria de deixar esse quadro preenchido corretamente mesmo assim.

    Quadro 4: Relação de documentos juntos:

    • Devo assinalar o campo "outros documentos" para indicar que estou enviando a certidão de casamento, correto?

    Quadro 5: Assinaturas

    • Tem dois campos para assinaturas neste formulário para menores. É necessário que os dois pais assinem, neste caso?
    • Sendo assim, eles também vão requerer a identidade autenticada dos dois pais, ou serve só a de um dos declarantes?


    Desde já agradeço muito pela ajuda!


    =D

  • alioshaliosh Member
    editado December 2020

    Pessoal, quadro 5 já esclareci lendo outros posts:

    • Assinatura de ambos os pais e RG autenticado de ambos os pais
    • Certidão de nascimento: apenas a minha (português), á com a averbação de casamento.

    Ficou a dúvida apenas sobre o quadro 2:

  • CONCORDO PLENAMENTE...NÃO ESCREVAM PARA AS CONSERVATÓRIAS...!!!

    *****ÓBVIO QUE HÁ EXCESSÕES...!!!!!!!!!!

    ISSO JÁ VEM SENDO SOLICITADO AQUI NO FÓRUM HÁ MUITO TEMPO...!!!

    O trabalho de quem decide montar seu processo...(Ou de algum familiar)...Sem recorrer a intermediários tem duas fases distintas...:

    1 - Pesquisar muuuuuito para não cometer erros na montagem do processo...Tendo concluída a montagem do processo...Despachar os documentos para Portugal...Essa fase se encerra no momento em que se tem a confirmação de que o envelope com os documentos foi efetivamente recebido por um colaborador da Conservatória escolhida...

    2 - Acompanhar o status do processo pelo site do MJ Português...

    A referência de prazo para numeração/envio da Chave numérica varia muito...!!! PARA SABER ISSO BASTA LER OS TÓPICOS CORRESPONDENTES...!!!

    Para processos em Tondela a referência é TRÊS MESES...!!! Se em TRÊS MESES não enviarem para o email...SOLICITE por email ou Linha Registos...Quem solicita antes disso corre o risco de ser ignorado ou levar uma resposta bem curta e ríspida...Como essa que o @Dalmeida recebeu...

    Resumindo...Façam a lição de casa direitinho...(Montagem do processo)...Depois disso...DEIXEM O PESSOAL DAS CONSERVATÓRIAS TRABALHAREM EM PAZ...!!!

  • @aliosh :

    Quadro 2: Põe um x em "Pai português"

    SE QUISER, coloque a data do nascimento, o número do assento português e o ano de emissão;

    Marque Conservatória dos Registos Centrais

    Pretende manter a composição originária do seu nome? Marca Sim

    Quadro 4: Sim. Mas para que está enviando a certidão de casamento?

    Quadro 5: Se seu filho for menor, pai e mãe têm que assinar e reconhecer a firma por autenticidade; Neste caso, tem que mandar a cópia autenticada da identidade de ambos! Não tem problema se o pai for um dia ao Cartório e a mãe for no outro. O importante é reconhecer a firma por autenticidade.

    Boa sorte!!

  • alioshaliosh Member
    editado December 2020

    @Leticialele muito obrigado por me ajudar mais uma vez!


    Eu apenas estou em dúvida quanto aos campos de freguesia e concelho, já que fui atribuído e não nasci em Portugal.

    Ah, eu achava que tinha que enviar a certidão de casamento para ajudar, já que Tondela exige. Creio que, na verdade, devo apenas enviar a minha certidão de nascimento contendo a averbação do casamento, correto?

    Devo deixar em branco?

  • @aliosh , se o casamento foi transcrito, está averbado na certidão. Quando forem verificar a autenticidade da certidão, vão ver a averbação. Não precisa mandar cópia da certidão de casamento.

    Além disso, se foi você o declarante da certidão de seu filho, não precisaria ter feito a transcrição prévia do casamento.

    Deixa os campos Freguesia, Concelho e País em branco!

  • Boa tarde, alguém sabe se a fase 7 marrom demora muito pra ficar verde? 7 marrom está apenas aguardando emissão do assento.

  • @Leticialele ah sim, perfeito!

    Agora fiquei encucado, Tondela não exige a transcrição prévia do casamento dos pais para fazer atribuição de menor? Eu jurava que era necessário para esta conservatória. Eu sou sim o declarante e fiz o registro dele logo após o nascimento.

    Fiz a transcrição por Ponta Delgada já tem mais de um mês e vou ligar na LR para verificar se já foi concluído para eu pegar uma cópia no civilonline.

  • @edulasnou

    Não tem como saber ao certo, porque está sobrecarregada. No passado recente eram uns 15 a 30 dias. Dificilmente sairá esse ano, por causa dos feriados, mas até meados de janeiro, provavelmente.

  • @aliosh , quando o português (a) é declarante do nascimento do filho até que este complete 1 ano de idade, nem ACP nem Tondela exigem a prévia transcrição de casamento.

  • Pessoal, boa tarde. Vou pegar a minha certidão no cívil online para iniciar o processo de transcrição + atribuição do meu filho de 2 anos. Por onde está sendo melhor dar entrada? Ainda em Tondela? E quanto ao prazo, alguém sabe estimar? Grata!

  • @larissalima92 , atualmente, a melhor opção para transcrição de casamento são os Consulados, especialmente se você mora no RJ, ES ou SP, MS.

    Tondela ainda é a melhor opção para os processos de menores, mas está atolada!! A atribuição dos filhos pode sair e a transcrição demorar uns 8 meses!!

  • Pessoal...COMO DISSE O @gandalf e o @Nilton Hessel , NÃO ESCREVAM PARA A CONSERVATÓRIA PARA PEDIR NR DE PROCESSO E CHAVE DE ACESSO E NEM NR DE REGISTRO.ESPEREM A CONSERVATÓRIA SE COMUNICAR.

  • Pessoal, a bolinha 01 pula direto para a 6? O processo da minha filha não sai da bolinha 1. Socorro!!!

  • O processo da sua filha está igual ao dos meus filhos! Chegaram lá desde setembro e ainda está na bolinha 1. Passaram 59 dias para numerar e agora está parado na bolinha 1.

  • @sandra o meu também está na bolinha 1 verde, que está em seguida do seu... vamos torcer que pra janeiro deve finalizar pulando direto para o despacho!

  • @leonardocmoreira

    @sandra

    @HelenaGiese

    Os processos dos seus filhos são de menores?

    O processo do meu filho menor foi entregue em 02/11/202 e sem nenhuma posição de numeração ou senha para acompanhamento.

  • @Leticialele Obrigada.


    Tenho outra dúvida que quem souber pode responder, rs.


    Para que eu tire o cartão cidadão e em seguida o passaporte, é obrigatório que eu faça a transcrição do meu casamento?


    Obrigada!

  • @larissalima92

    Tecnicamente não, se você fizer em PT ou em algum consulado português no exterior.

    No entanto, o acordo BR-PT exige que o consulado informe todos os eventos na vida civil dos cidadãos portugueses. Como eles são obrigados por lei, em geral eles forçam bastante para que você faça a transcrição.

    Até mesmo fazem na hora pra pessoa. Por isso ja pedem na lista de documentos a certidão de casamento. Você entra no consulado solteira, e sai casada em PT, antes mesmo de dar entrada na sua biometria para o CC. Você não pode mentir e dizer que não é casada. Mas se você disser que não deseja fazer a transcrição de casamento nesse momento, pode ser que consiga. É quase certo que exigirão a transcrição.

    "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/identificacao-civil/cc/index/"

    Aqui menciona o tratado, que tem a lei que exige a notificação. Mas se clicar nas novas regras, esse requisito não aparece, porque somente diz respeito aos consulados portugueses no BR, e consulados brasileiros em PT.

  • Os meus três filhos são menores.

  • SamuelVianaSamuelViana Member
    editado December 2020

    Boa tarde a todos.

    Depois de muitos "post" lidos e solicitados, hoje concluiu o regristro de nascimento (assento português) dos meus 2 filhos.


    Processo enviado em JULHO/2020 - Exigência em Outubro/2020 e conclusão em DEZEMBRO/2020.

    Cinco meses para concluir via conservatória de TONDELA.

    obs.: Agora estou somente aguardando a transcrição de casamento que também foi enviada junto para a conservatória. Nessa caso fui informado que estão concluindo as transcrições de casamento das que chegaram lá em JANEIRO/2020. Então nessa caso, terei que aguardar um pouquinho +. Porém só vou para PT em JUNHO/2021 e vamos ver se até fica pronta, para eu e minha família poder entrar direto sem precisar ter problemas.

    Gostaria de agradecer a todos que direta e indiretamente me ajudaram com as dúvidas.


    Detalhe do estado do processo de nacionalidade

    1 Foi recebido

    2 Foi registado

    3 Aguarda consultas

    4 Verificação documentos

    5 Análise pedido

    6 Despacho

    7 Terminado

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 23/12/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.


    OBS: PLANILHA ATUALIZADA. Se possível alguém pode conferir se coloquei as informações corretas na planilha.


    Quanto tempo leva em média para chegar o registro aqui no Brasil? 30 dias +/- para chegar na residência?

  • @SamuelViana parabens!!!

    Quando aconteceu o despacho? Isso nos ajuda a prever os próximos processos...

    a finalização foi em 23/12, correto ?!

  • @HelenaGiese

    Eu não sei quando foi o despacho, só verifiquei no site a consulta do processo e vi que atualizou hoje para a fase 7 (bolinha verde).

    Segue o texto do site:

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 23/12/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.


    Como faço para saber quando foi o despacho? tenho que enviar e-mail?

  • @SamuelViana , obrigada, mas como você não sabe, deixamos sem essa informação!

    Acredito que solicitar essa data, irá gerar mais trabalho à conservatória, sem necessidade...

    parabens novamente!

  • @SamuelViana

    Parabéns. Tinha ficado em branco a data de conclusão, e por isso as células estavam avermelhadas. Já corrigi.

    A grande onda de Despachos foi 18/12, e o seu deve ter sido aprovado.

  • @SamuelViana será que vc poderia dizer o motivo da exigência?


  • HelenaGiese.. Vamos torcer mesmo para sair em Janeiro.Minha filha está precisando muito dessa cidadania europeia na Alemanha.

  • @leonardocmoreira

    Ele já disse: Exigência em 15/10/20: refazer autenticação form-1C

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/227861/#Comment_227861"

    Por que precisa saber, de novo?

  • Número do meu processo está dando inexistente... sempre consulto com o mesmo nome...

    mais alguém assim?

  • A senha 6206-XXXX-XXXX não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.

    Verifique que digitou a sua senha corretamente.

    Caso não encontre o seu processo dirija-se à conservatória onde entregou o seu pedido. Na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, sem marcação prévia é possível obter a sua senha de acesso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.