Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1406407409411412454

Comentários

  • @Nilton Hessel , boa informação!! Eu desconhecia que os Cartórios fizessem assim! Obrigada!

  • Obrigado a todos pelas explicações .


    RESPOSTA DA CONSERVATÓRIA: (mandei um e-mail pedindo mais esclarecimentos da exigência)

    É o formulário 1C, envia um para cada processo, e cada um com as assinaturas do Pai e Mãe e com o reconhecimento das assinaturas por autenticidade.

     Os que enviou, um filho tinha a assinatura do pai, o outro da mãe. Têm de ser assinados ambos os requerimentos pelo pai e pela mãe e deverão ser enviados pelo correio para o mesmo endereço da Conservatória e com referência dos n.ºs dos processos.

    Atentamente,

    A oficial de registos

    Fátima Pinheiro

     

    Estarei providenciando o envio do formulário 1C novamente. (vamos gastar alguns r$$$$$$$)


  • @SamuelViana Não esquecendo que quem é o português (pai ou mãe) tem que preencher os dados nas primeiras linhas e tem que assinar na primeria linha tb. Será que não foi isso o erro? De repente num dos formulários vc assinou primeiro e no outro a sua esposa assinou na primeira linha... sei lá. Só pensei nessa hipótese pq de repente na hr lá no cartório cada um pega uma folha pra ir assinando e sem querer inverteu a ordem.

    Não sei se esse seria um motivo para exigencia, mas foi nisso que pensei... pq acho difícil o cartório esquecer de autenticar uma das assinaturas nos 2 formulários.

  • @Nilton Hessel , boa informação!! Eu desconhecia que os Cartórios fizessem assim! Obrigada!

  • @Paulampp Sim, isso eu lembrei e preenchi conforme tem no manual. eu sou o pai português e foi na linha 1.

    Acredito que tenha realmente de deixar de assinar em um dos formulários. tendo em vista que no dia que fui no cartório fui autenticar vários documentos e acredito que tenha assinado um somente e minha esposa a outra e não percebemos assim. Enfim, menos mal que agora vou poder corrigir somente isso para concluir.


    Agora é aguardar uns 20 dias ai até enviar e chegar la e concluir.


    Obrigado a todos novamente pelas explicações.

  • @SamuelViana , mande pela DHL e chega em 4 dias. Vai pagar uns 60 reais a mais que pelos Correios.

  • Boa tarde! Minha documentação foi entregue em Tondela no dia 11/9/2020, até agora não recebi qualquer e-mail para acompanhamento. Ainda está no prazo ou devo entrar em contato com eles?

  • @leonardocmoreira , aguarde mais um pouco

  • @Leticialele Sim, vou enviar via DHL, mandei da outra vez pela DHL. (segunda-feira 19/10) vou enviar.


    @leonardocmoreira aguarde um pouco mais.


    acabei de verificar o meu e-mail:

    Processo recebido em Tondela: 16/07/2020

    Chave de acesso: 14/09/2020

    Prazo: 58 dias (bem razoável, tendo em vista que foi período de férias e também pela pandemia)


    abs

  • @leonardocmoreira @SamuelViana

    Acompanhem pela planilha, e vocês verão que processos de maiores em Tondela estão levando entre 60 e 73 dias. Os de Agosto estão sendo numerados. Processos de menores têm prioridade e seguem mais rápido, numerando em 20 dias. "https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=0"

  • @SamuelViana

    Não sei qual sua disponibilidade, mas se for possível, faça a certificação do form-1C no consulado português de sua área. Eles entendem o que precisa, evitam que você cometa erros, e evita exigências.

    Faça uma cópia de tudo o que está mandando e guarde com você. Faz parte do "protocolo". São pequenos detalhes que fazem diferença quando algo dá errado, ou você precisa recuperar datas e procedimentos que usou.

    Se o consulado for problemático, o cartório também funciona, mas tem que ter atenção redobrada, e garantir que não rasuram os campos em branco do formulário.

  • @gandalf

    Então, eu realmente vacilei e não tirei cópia de nenhum documento (certidões e demais) que enviei para os processo.

    O cartório que fiz a autenticação, foi tranquilo, somente eu que deixei passar as assinaturas completas em ambos os formulários, no dia que fui ao cartório autenticar, estava com vários documentos e acabei me confundindo. enfim... vida que segue, agora e encaminhar, falta pouco.

    Agora é deixar isso como um aprendizado e informação para os futuros processos.

    Mas como somente me foi solicitada o envio novamente do formulário 1C (assinando pelos pais e autenticado), fiquei mais tranquilo e já vou providenciar amanhã e enviar na segunda-feira via DHL para tondela.

    "RESPOSTA DA CONSERVATÓRIA: (mandei um e-mail pedindo mais esclarecimentos da exigência)

    É o formulário 1C, envia um para cada processo, e cada um com as assinaturas do Pai e Mãe e com o reconhecimento das assinaturas por autenticidade."

    De qualquer forma, muito obrigado pelas explicações.

    Abraços

  • Enviei documentação para Tondela referente a atribuição de minhas filhas (ambas menores de idade).

    Recebido em 01/09/20.


    Liguei na LR ontem Não consta processo ainda


    E normal ?

  • Meu processo foi recebido em 27/7, vi alguns poucos processos de agosto já sendo numerados..

    Acham que posso enviar um e-mail, perguntando da numeração ?!


    infelizmente fiz por advogado :/ e parece que as informações devem chegar pra eles primeiro...

  • @Renise FM

    O processo era de Almada, e foi incluído na planilha de Tondela por engano. Já corrigi.

    Está descrito na pag.11 de Almada, conforme consta em Observações. Eu havia pedido a ele para verificar (pag.12). "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/226792/#Comment_226792"

  • editado October 2020

    @HelenaGiese

    Quando o processo tem um procurador (seu advogado), toda a comunicação da conservatória vai pra ele.

    Você também tem direito a acessar os dados, ou através dele (perguntando), ou através da Linha de Registos por telefone, ou pela web.

    Para obter a senha de acesso na web, ligue na LR, forneça seus dados e eles lhe darão o código de acesso. Pode ser que lhe enviem por e-mail sob pedido, se o seu e-mail estiver no form-1C que assinou, mas normalmente o advogado espertamente põe ali o e-mail dele. ;-)

    • Pela Embratel: 0021-351-211-950-500, depois disque 1 e 1 (consulta, nacionalidade)
    • Por Skype (pre-pago): +351-211-950-500, depois disque 1 e 1

    segunda a sexta 9-5 horário de Lisboa. (De 5:00 as 11:00 no BR). Demora 1:30 em espera pra lhe atender. Às 5:00 lá, as ligações caem.

    Se quiser tentar por e-mail, vai aqui o link: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/217146/#Comment_217146

  • Boa tarde pessoal!

    Estou com todos os documentos para enviar para Tondela, para atribuição dos meus 3 filhos menores + transcrição do meu casamento e antes de lacrar os envelopes, fazendo um pente fino fiquei com as seguintes dúvidas:

    1. Para os 3 processos de atribuição, eu apostilei tanto a cópia autenticada da minha CNH, quanto a da minha esposa (foram 6 apostilamentos no total). Para a transcrição do casamento, a cópia autenticada da minha CNH (requerente), não precisa ser apostilada?
    2. Para a transcrição, a certidão de casamento de inteiro teor digitada e apostilada não está com firma reconhecida do notário que assina, porém é ele que assina a apostila de Haya. Ainda sim precisaria de reconhecer firma dele? Reparei que tanto na certidão de nascimento da minha esposa quanto nas certidões dos meus filhos além da apostila, há o reconhecimento da firma, porém outra pessoa assina a apostila.
  • @Eduardo Braga

    Me parece que está tudo certo, inclusive com algumas apostilas a mais, o que é bom.

    Não se preocupe. Dá essa insegurança mesmo, mas fique tranquilo. Sempre pode haver alguma exigência, por algum detalhe que não imaginou, mas não parece ser o caso. O importante é ter folga pra não vencer o VP da transcrição. Fez o Vale, manda no mesmo dia, ou no dia seguinte.

  • @gandalf Obrigada!! Eu enviei e já me responderam!!Não sei se o advogado colocou meu e-mail ou se pq meu e-mail é exatamente o meu nome, quase completo.

    Recebimento em Tondela - 27/07

    Numeração 65XXX/20 - verificada por e-mail hoje 16/10 -

    Pela ordem da planilha deve ter sido numerado por volta do dia 01 até 10 de outubro mais ou menos...

    A título apenas de informação.. uma vez falamos aqui, que quando numerados, não existia prioridade se eram menores ou maiores, mas vejo um relato na planilha de uma família com filha menor e maior (LAM), que foi entregue no mesmo dia e com quase um mês depois a diferença de numeração.

    Não deveríamos entender um padrão que os menores de idade também possui prioridade na numeração?

    Só a título de informação mesmo, pq não possuo nenhum caso de menor de idade.

    Agora conter a ansiedade para não entrar uma vez por dia, no acesso! hehe...

  • O processo da minha sobrinha já tem número,mas não recebeu email,tive que ligar 3ª feira(13/10/20),e perguntar.E ainda não tem senha.Qdo chegar a senha posto aqui.

    Processo n° 61xxx/20.

  • @HelenaGiese

    Sim, foi uma surpresa pra mim constatar que os menores são numerados muito mais rapidamente em Tondela.

    É uma pena que não podemos mais usar a data de numeração, que é quando o processo entra no sistema SITPRO, e começa a existir. Pra obter essa data somente ligando na LR. Agora como todo mundo recebe o acesso web, poucos ligam, e desses, ninguém pergunta.

    Preferi adotar a data de recepção, que pode ser verificada a qualquer tempo pelo AR ou "rastreio", e assumir que o tempo que levam para numeração é razoavelmente homogêneo.

    Há essa pequena distorção de 2-3 semanas em Tondela, mas com o tempo, aprenderemos a conviver com ela.

  • Oi @HelenaGiese @gandalf

    Sim. Aconteceu com meus filhos. Mandei todos os 3 processos juntos, no mesmo envelope e chegaram 12/6. O processo da menor é 43XXX/2020 foi numerado em 8/7 e finalizou em 21/7. Os dois processos dos maiores são 50XXX/2020. Foram numerados em 5/8. Certamente, ao chegar os processos dos menores são separados e seguem uma fila distinta e, arrisco dizer, com mais funcionários dedicados à isso.

  • Pessoal,

    Estou preparando a documentação da minha filha pra mandar pra Tondela e gostaria de confirmar com vcs se está tudo certo (é minha primeira atribuição de menor e a primeira para Tondela):

    - Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser reprográfica) apostilada do menor

    - Form 1C para menores assinado e reconhecido por autenticidade por ambos os pais

    - Cópias autenticadas dos RG dos pais (RG com menos de 10 anos) ou passaporte válido com filiação

    - Filhos maiores de 14 anos precisam também das cópias autenticadas dos RG deles => não vou mandar, minha filha tem 4 anos

    - Copia simples do assento de nascimento do português

    processo GRATUITO

    Envio

    CRC de Tondela

    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57

    3460-584 - Tondela


    Dúvida: vou mandar meu passaporte com filiação (meu RG é antigo) e o RG do pai, precisa apostilar???

  • @Eomine

    Não sei de onde tirou que a certidão do requerente não precisa ser reprográfica. Não é o que vejo. As certidões para nacionalidade são sempre reprográficas, e apostiladas.

    Para não mandar a transcrição de casamento (em Tondela é uma aposta razoável), a mãe é BR, o pai tem que ser o português, e tem que ser o declarante na certidão da filha.

    O documento que pretende enviar, é o que vai no form-1C, e SIM, tem que quer apostilado.

  • Obrigada @gandalf ! Eu também não sei de onde tirei essas informações, havia pesquisado e anotado antes da ACP dar aquela travada por causa da fraude, creio que copiei de algum lugar muito antigo rsrs.

    No nosso caso (que será sem transcrição), eu sou brasileira e meu marido o português declarante. Já conversei com ele sobre o risco de necessitar transcrever o casamento, mas pela vantagem do prazo de Tondela vamos arriscar.

    Obrigada mais uma vez pela ajuda!!! :)

  • Pessoal, meu processo chegou em tondela hoje. Alguém pode me auxiliar a incluir os dados na planilha?


    Processo 1 C (pai pra filho maior de idade)

    Enviado por DHL: 13/10/2020

    Recebido em Tondela: 19/10/2020 (assinado por Susana Pinto)

    Pagamento por cartão de crédito


    Att.

  • @amaft

    Por enquanto está lá fora de ordem. Quando receber o número do processo e entrar em análise ele sobe pro lugar.

  • Olá, estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar:

    O processo de nacionalidade de minha mãe foi concluído em junho deste ano. Fizemos por Lisboa e demorou 2 anos (Foi recebido lá no final de maio de 2018 e concluído no começo de junho de 2020). Estou juntando os documentos necessários para dar entrada no meu processo. Vou fazer por Tondela, pois pelo que li aqui no fórum os processos são concluídos bem mais rápido.

    Minha mãe nunca foi casada com meu pai (brasileiro), porém ele foi o declarante do meu nascimento, alguns dias depois do meu nascimento. Li em outro fórum que quando o registro é feito antes de 1 ano, já é automaticamente comprovada a filiação na menoridade. Alguém sabe me dizer se isso procede? Alguém aqui já teve problemas com a comprovação da filiação na menoridade?


    Desde já, obrigada!

  • @isapiresantos , em que ano você nasceu? Se foi após 1978, a maternidade está estabelecida, embora eu sempre aconselhe a mandar uma declaração, com assinatura da sua mãe reconhecida por autenticidade, de que nunca foi casada com seu pai, para não deixar dúvidas.

    Se nasceu antes de 1978, precisa juntar documentos que comprove a participação de sua mãe na sua menoridade - declaração da maternidade, matrícula escolar, caderneta de vacinação, ou qualquer outro documento com a assinatura dela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.