Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1407408410412413454

Comentários

  • Bom dia! Estou com a documentação pronta para fazer minha cidadania,  fui casada e me divorciei  voltando a ter o nome de solteira, tenho uma filha de um relacionamento  ela tem 17 anos . A minha preocupação e como faço para tirar a dela. Sem ter que transcrever o divorcio. Por favor alguém pode me orientar. Obrigada!

  • editado October 2020

    @cristinasoares27_ ...

    Primeiramente...Recomendo que você por hora mantenha o foco no seu processo de Atribuição...Até porque você nao poderá passar a Nacionalidade Portuguesa para sua filha antes de seu processo ser concluído...

    Isto posto...Se sua filha é fruto de um relacionamento não oficialmente registrado e você consta como Mãe no registro de nascimento dela não terá que mexer com transcrição de casamento ou homologação de divórcio para fazer o processo dela...

    Caso será diferente se você tiver filhos de um segundo casamento oficial aos quais queira atribuir a Nacionalidade Portuguesa...

    Se você der mais detalhes da constituição familiar poderá obter uma orientação mais precisa para seu caso em particular...

  • Muito Obrigada, mais uma duvida, quer dizer que posso tirar a minha e depois a dela . E quais os documentos para tirar a dela , quando a minha sair ela faz 18 anos em maio. quais os documentos para fazer a dela?

  • @cristinasoares27_ , os documentos para sua filha serão iguais aos que você mandou no seu processo, só que em nome dela. Não muda nada.

  • Muito Obrigada! !

  • editado October 2020

    @cristinasoares27_

    Quem foi declarante na certidão de nascimento de sua filha?

    Sim, pode tirar a sua normalmente, e em seguida, ao se tornar portuguesa, voce passa o direito a ela. No entanto, acho difícil ela conseguir fazer ainda na menoridade. Não tem problema ela ser filha de outro relacionamento, em que você não era casada. Terá apenas que mandar uma carta dizendo que não era casada com o pai. E não faz muita diferença ser maior ou menor de 18.

    Como menor seria grátis, mas ambos os pais têm que assinar o requerimento, e mandar o RG dos três (pq ela já tem mais de 14).

    Como maior somente a filha assina, mas tem que pagar a taxa de $175 euros, e fica mais demorado o processo.

    Se não era casada com o pai, não há casamento a transcrever. No entanto, quando for transcrever, terá que fazer na ordem dos fatos. A lei exige isso. A lei diz que você é obrigada a transcrever, mas não diz quando. Mas cuidado: se o ex também for português, ou se casar com uma portuguesa sem transcrever esse casamento anterior, pode lhe causar problema.

  • Tenho uma dúvida com relação a atribuição de menores. Vou auxiliar na atribuição de dois. Um nascido em 2014 e outro em 2015. No caso a mãe é a portuguesa, porém não é casada oficialmente com o pai brasileiro das crianças e provavelmente ele seja o declarante do nascimento de ambos menores (na certidão de nascimento simples não aparece essa informação).

    Vi que orientam que seja enviada uma carta assinada dizendo que os pais nunca foram casados, mas eu não vejo sentido já que o estado civil da mãe está como solteira em Portugal, sem falar que ela vai assinar o formulário 1C na condição de mãe da criança. Não enviar essa carta pode fazer o processo dos menores cair em exigência?

  • @charlespessoaaa , orientamos o envio da carta apenas para não deixar dúvida de que não houve casamento, minimizando a chance de cair em exigência. Mas não é obrigatório, manda quem quiser.

  • @Leticialele obrigado.

    Queria saber se alguém aqui enviou processo de menor sem essa carta e deu tudo certo.

  • @charlespessoaaa , provavelmente, sim! Mas ainda não vi relatos.

  • Sim foi o pai o declarante, mais não tenho mais contato com ele . Quando ela for tirar a dela farei a carta como vc me orientou. Agradeço o carinho de todos. Obrigada!

  • editado October 2020

    @Leticialele...

    Pelo que pude entender...:

    "...Bom dia! Estou com a documentação pronta para fazer minha cidadania..."

    A @cristinasoares27_ ainda não despachou os documentos para a Atribuição dela...

    Cristina...Pode acreditar...Com base nas informações que você passou...Não vale a pena se preocupar hoje com o processo de sua filha...Seu processo...(Se for Atribuição de seu Pai/Mãe Português (Portuguesa) para você...Deve lavar um certo tempo...E ninguém aqui pode jurar que as regras permanecerão inalteradas até a conclusão do seu processo...

    Sendo assim...Para evitar que você misture as coisas...E cometa algum erro...Procure manter o foco no seu processo...

    São basicamente 3 documentos para Atribuição...

    RESUMIDO...!!!!!!!!!!!!

    Certidão de Nascimento do Português em Questão...Seu Pai ou sua Mãe...

    Sua Certidão de Nascimento Reprográfica...

    Cópia do seu documento de identificação com foto e filiação válido...

    Lendo algumas páginas das discussões sobre Atribuição você encontra a lista completa dos documentos necessários publicada DEZENAS DE VEZES...

    EDITADO...

    Desconsidere a parte final da postagem...Pois você escreveu que seus documentos já estão prontos para o envio...

    Vou manter as informações assim mesmo...

    Boa Sorte com seu processo...!!!

  • Boa tarde a todos,

    Meu envelope foi recebido hj em tondela para cumprimento da exigência que foi me solicitada conforme já detalhei aqui.

    Envio entregue - Recebido por : CLARA NOGUEIRA - 20. Outubro 2020 14:47 Horário local | TONDELA


    Pergunta: Quanto tempo devo ter a resposta que foi cumprido ou se ainda tem algo a ser feito?

    Eu enviei com a informação no envelope (Proc. xxxx - Cumprimento de exigência) conforme foi me solicitado no e-mail e coloquei o nome do oficial de registo (está assim escrito).

    abs

  • Oi pessoal, boa tarde!

    O processo da minha filha mais velha está no ACP. Gostaria de poder colocar na planilha de vcs. Foi recebido no Porto em 30/07 e ainda está na fase1- foi recebido.

    Estou juntando a documentação para enviar do meu filho menor. Meu marido já tem a cidadania e vou tirar a dos meus filhos por ele. Só que quem registrou o nascimento do meu menor fui eu. Já tenho a transcrição do nosso casamento. Tem algum problema?

  • @patriciagonzalez , Nenhum problema. Mande os processos dos menores para Tondela, que dá prioridade para processos de menores!

  • @Leticialele No formulário de atribuição é melhor colocar o pai como declarante, já que ele é o português, ou não faz diferença?

  • Boa Tarde! Alguém sabe me dizer se Tondela fornece informações sobre processo de aquisição por telefone?

  • @sandra Tondela não dá informaçoes por telefone.

  • Boa tarde!

    Acompanho o Fórum desde Novembro/2016!

    Quero agradecer ao @Guilherme Moreira quem me ajudou lááááááá atrás a achar a certidão do meu avô Português.

    Hoje fui ao Consulado de Belo Horizonte, acompanhando minha mãe, para transcrever o casamento dos meus avós, pois não foi o Português (meu avô) quem registrou minha mãe. Então tivemos antes que providenciar a certidão de nascimento de minha avó em Alagoas (demorou 3 anos, inclusive tive que denunciar na Corregedoria e na Ouvidoria a demora na expedição do documento).

    Segundo o funcionário do consulado a transcrição do casamento FOI FEITA NA HORA!!!! (Sucesso...saí incrédula -mas feliz - de lá)

    O próximo passo, será dar entrada no processo de atribuição da nacionalidade para minha mãe. Já estou com os seguintes documentos (que o Consulado em BH exige):

    1. Declaração de nascimento devidamente preenchida, sem rasuras ou emendas.

    2. Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia.

    3. Deverá apresentar também uma certidão de nascimento de inteiro teor digitada,  por cópia reprográfica do livro (fotocópia), emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia.

    4. Cópia simples do CPF da minha mãe.

    5. Foto 3×4, atual e a cores, de minha mãe (para inscrição consular);

    6. Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do meu avô (português).

    7. Cópia autenticada e com a Apostila de Haia da carteira de identidade de minha mãe.

    8. Cópia simples da certidão de nascimento da minha avó (brasileira).

    9. Cópia do comprovante de residência.


    Estou aguardando contato do Consulado (para reagendar, pois foi suspenso em março devido á Pandemia).

    Pois bem, minha dúvida é a seguinte: tanto faz dar entrada pelo Consulado ou enviar pelo Correio para Portugal (ACP/CRC)?

    Desde já, obrigada.

    Lili

  • editado October 2020

    @Lili Cotta , mande o processo para Tondela!

    1. Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com assinatura reconhecida por autenticidade;

    2. Certidão de nascimento  por cópia reprográfica do livro (fotocópia), emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia.

    3 Cópia autenticada e apostilada do RG (com menos de 10 anos de emissão);

    4. Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do seu avô (português).

    5 - Pagamento de taxa de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito. Neste caso, vai receber. até 24h úteis após a confirmação do pagamento, o Formulário 1C com o recibo impresso no cabeçalho.

    6 - Se sua mãe tem mais de 70 anos, prova de vida feita no Consulado (não precisa de agendamento)

    Mande, preferencialmente por DHL, para:

     CRC de Tondela

    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57

    3460-584 – Tondela

  • Obrigada @Leticialele !

    

  • Boa noite,


    Alguém sabe dizer se após chegar à bolinha 6 vermelha costuma demorar?


    Foi direto da 1 verde para a 6 vermelha.

  • @Fabio , o processo, até ser finalizado, leva uns 8 meses.

  • Obrigado Letícia,


    Cheguei a ficar animado pois vi na planilha alguns processos que tramitaram bem rápido recentemente.

  • Como coloco o processo da minha filha na planilha? Está no ACP

  • @Patgouvinhas , a planilha do ACP está aqui:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908"

    Pode colocar na última linha, depois vai para o lugar certo

  • Feito! Obrigada @Leticialele

    Mais uma dúvida: quanto tempo pode ter a emissão da certidão de nascimento? A do meu filho foi emitida em Março/2020, ainda tá valendo?

  • @Patgouvinhas , as certidões brasileiras valem por 1 ano entre a emissão e a numeração do processo! Ainda vale!!

  • @Fabio coloque seus dados aqui na planilha, para ajudar nas projeções e acompanhamentos!

  • PESSOAL AVISO.Tondela começou a ficar saturada.Estão levando mais de 2 meses apenas para numerar os processos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.