Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

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Comentários

  • @AlexandreDom

    Essa é a planilha compartilhada que os usuários utilizam para acompanhar os processos. Você pode preencher suas informações e ir atualizando conforme for andando seu processo.


    https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit?usp=sharing

  • @Sheila C Souza Mande por DHL. Não faz sentido introduzir um intermediário. No tempo que a pessoa receber a Conservatória receberia e começaria o processamento. A pessoa ainda terá que agendar, se deslocar, e se expor a pandemia que anda feia por lá.

    E mande rápido, Pra ontem, porque amanhã o céu pode estar fechado.

  • Boa tarde.

    Obrigada pela pronta resposta.

    Na realidade já deveria ter encaminhado.

    Tive problemas na emissão das etiquetas da DHL desde terça feira.

    @gandalf

  • Boa tarde a todos e todas.

    Alguém saberia dizer se preciso "desfazer" o casamento de meus pais em PT?

    Enviei a transcrição de casamento deles, mas ele não são mais casados.

    Queria se tem algum problema ou algo que devo fazer.

    Grato.

  • Bruno Marinho eles terao problemas somente se casarem novamente e os cônjuges quiserem a nacionalidade ou se tiverem filhos em novos relacionames e quiserem que os filhos sejam portugueses.

  • @gandalf ou demais colegas,

    Recebi as certidões brasileiras necessárias e agora vou realizar os últimos passos no cartório da minha cidade (reconhecimento de firma, cópia autenticada, apostilamento, etc).

    Já tenho meu assento português e vou solicitar a atribuição do meu filho, menor de idade.

    Andei vasculhando as últimas páginas deste tópico e gostaria de tirar essas últimas dúvidas:

    1. Ainda posso enviar um envelope com o processo de transcrição do casamento, juntamente com o envelope da atribuição do meu filho?
      1. Dentro da transcrição, a cópia do RG do requerente deve ser apostilada?
      2. O único meio de pagamento para a transcrição ainda é vale postal?
      3. Uma vez pago, o vale fica registrado com valor em Euro? Se estiver com o valor correto, a única preocupação que devo ter é com a validade? Qual é a validade do vale?
    2. No envelope da atribuição, as cópias dos RGs dos pais (requerentes) devem ser apostiladas?
  • @carlostabosa

    1- Sim, caso o filho for menor. Voce economiza na remessa, mas leva 8 meses pra sair a transcrição. Não acho que compensa. Se fizer por Ponta Delgada (enviando por DHL) leva 6 semanas. Se fizer pelo consulado no RJ ou SP tem levado 1 semana, e fica ligeiramente mais caro porque requer mais documentação.

    a) Para transcrição não precisa apostilar (embora muitos o façam por garantia).

    b) Sim. E tem que ser feito especificamente para o endereço da conservatória para onde vai mandar. A menos que você resida em PT, e nesse caso pode pagar em dinheiro ou cartão de débito diretamente no balcão. Ou fazer no consulado, paga em R$ por boleto bancário.

    c) Sim. Fica expresso em €120 Euros. A validade é 30 dias para sacarem lá. Estão levando mais de 2 semanas, portanto pague e mande no mesmo dia (ou no dia seguinte), por DHL (que chega em 5 dias).

    2- Para nacionalidade sim (embora isso não esteja explícito na lista, o risco de exigência é maior, e por isso deve fazê-lo)

    Quando for fazer o VP, leve uma cola do valor a pagar. Antes de ir a agencia faça uma cotação do euro do dia. “https://apps2.correios.com.br/efi/app/moeda/moeda.php” + 1,5% do valor da remessa + a tarifa fixa de R$35,00. Vai ser melhor para poder conferir o valor lançado pela atendente dos correios. A remessa do valor será em EURO VALE POSTAL INTERNACIONAL. Fique atento a erros de arredondamento, ou tabelas desatualizadas na loja. Confira na tela antes de imprimir, e no papel depois de impresso.

  • editado November 2020

    Boa noite!

    Informando que dei entrada no pedido de nacionalidade de meu avô por Tondela. O envio foi via DHL e ficou em R$ 218,00.

    Data de envio: 24/09

    Data de recebimento: 28/09

    Estou confiante que receberei a senha no final deste mês.

    Muito obrigado a todos pela ajuda até aqui, principalmente a @Leticialele e ao @gandalf.

  • Boa noite, em quanto tempo está saindo a Atribuição filho maior por Tondela ?

    sou grata,

  • @MarisValente

    Está um pouco incerto, porque a informação é divergente e pouca. Algo entre 4-8 meses.

  • @MarisValente 8 a 10 meses.2 meses é o prazo apenas para numerar.

  • Boa tarde, pessoal! Me surgiu uma duvida ao deixar o cartório hoje após reconhecer minha assinatura(eu a portuguesa) no formulário 1C, por autenticidade, para o processo de meus 2 filhos menores. O formulário foi assinado no dia 21/10/20 pelo pai das crianças e datado como a etiqueta do cartório do quando o pai dos meus filhos esteve lá, 21/10/20. Hoje 04/11/2020, estive no mesmo cartório para reconhecer minha assinatura por autenticidade. Dessa forma, o local Rio de Janeiro ok , mas a data do formulário ficou como 21/10/20 e a minha etiqueta de reconhecimento ficou com data de 04/11/20. Saberiam me informar se isso pode causar algum tipo de exigência? Desde já agradeço.

  • @amontenegro , não tem nenhum problema.

    O selo tem que refletir a verdade, vocês foram em datas diferentes e não é motivo para cair em exigência.

  • @Leticialele muito obrigada!!!

  • O processo de minha mãe chegou em Tondela dia 21/09. Até ontem nada de ter recebido email.

    Porém, enviei ontem um email para o endereço eletrônico da Central e recebi hoje a chave de acesso.

    Já tinha mandado esse mesmo email há 15 dias e a resposta foi negativa quanto a já estar numerado. Portanto levou aí entre 1 mês e 1 mês e 15 dias para ser numerado em Tondela.

  • O processo dos meus três filhos chegou no dia 11/09/2020 e até agora nada de senha. Eu mandei um email para civil.tondela@irn.mj.pt e me responderam que não foi numerado ainda.

    "Exmo. Senhor

     Os processos ainda não foram numerados.

    O número do processo bem como o código de consulta online do respetivo estado serão comunicados para o mail associado ao mesmo aquando da sua abertura.

    SE necessitarmos de algum esclarecimento ou documento adicional, comunicaremos.

    Quando o processo for terminado remeteremos via correio normal certidão do respetivo assento.

     Entretanto agradecemos colabore connosco aguardando o nosso contacto."

     

  • @leonunes qual e-mail vc usou para pedir a chave de acesso?

  • @leonardocmoreira

    Foi para este email:

    rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt

    Informei nome da requerente, data de nascimento e a data que houve recebimento em Tondela.

    Existe um email da própria conservatória, mas já li que o pessoal não recomenda tomar o tempo deles com essas questões.

    Mas nesse email supra indicado, responderam de um dia para o outro.

  • Pessoal olha a resposta que recebi da conservatória de Tondela com relação ao pedido de urgência do processo da minha filha:

    Lamentavelmente, esta conservatória não tem recursos que possibilitem o deferimento de pedidos de urgência de processos de nacionalidade.

    É verdade isso?

  • @leonunes Muito obrigado!

  • editado November 2020

    Pessoal ,Tondela está demorando 2 meses para numerar processos.Não adianta enviar e-mails antes desse prazo.Prazo de conclusão : 8 a 12 meses.

  • editado November 2020

    Boa tarde!

    Recebi hoje a numeração:

    Data de envio: 24/09 - Via DHL: R$ 218,00

    Data de recebimento: 28/09

    Data de numeração: 05/11

    Proc n°: 75xxxx/20

    Muito obrigado @Leticialele e @gandalf

    Vale ressaltar que não liguei, não enviei email, somente esperei. Acredito que aguardar é o melhor a se fazer, como o @Vlad Pen orientou acima e em diversos outros posts. Enviando e-mail e ligando só atrapalha o andamento.

  • @MrFreitas , parabéns e boa sorte!!

  • Chegar antes e ser numero depois é normal? Existe chance de terem perdido meus documentos?

  • @leonardocmoreira

    Como você enviou Sedex/DHL? Tem AR ou Rastreio? Foi entregue quando na conservatória?

    Tondela tem levado 60 dias (desde a data de recepção na conservatória) pra numerar e enviar a notificação no caso de maiores.

  • Pessoal, a planilha precisa ter dados corretos para ser efetiva.

    A numeração dos processos segue bem de perto (+-) a ordem de chegada para numeração.

    @sandra o seu processo não pode ser 84xxx/20 nessa data, nem se você tivesse entregado pessoalmente. Verifique e corrija.

    @Rosebenicá e @leonunes a sua numeração 61xxx/20 e 62xxx/20 também devem estar erradas, ou a data está errada.

    Um erro assim de 10.000, indica um erro de quase 30 dias. Em ingles se diz "garbage-in, garbage-out". Se a informação fornecida for ruim, o resultado também será. Não é minha função verificar os dados entrados. Isso é responsabilidade de quem os fornece.

    Eu assumi a função (voluntária) de zelar pelo bom andamento da planilha. Vamos lá, não é difícil. Vocês corrigem os valores, eu ordeno.

    • O rastreio do Sedex ou DHL tem a data exata de entrega.
    • A consulta tem o numero do processo.
    • O e-mail com a senha tem a data de envio, e corresponde mais ou menos à data de numeração.
    • A forma de PGTO o dono sabe bem como fez.

    Tondela dificulta bastante por ter prioridade para menores, tanto na conclusão, como na numeração (prazos diferentes para maiores e menores). Quando é processo de menores, o PGTO é "Grátis" e a célula fica azul no número de dias calculado, pra ajudar visualmente.

    O TAB de Filtro, permite selecionar um grupo ou outro, pelo conteúdo do campo de PGTO para facilitar a visualização. Basta clicar no funil da célula "I-1", selecionar, e clicar OK pra visualizar. É só selecionar PGTO+Grátis, ou selecionar "PGTO+VP+Cred+Deb", para ver um grupo ou outro.

  • @gandalf eu enviei por DHL, foi entregue em 11 de setembro e se trata do processo de 3 menores. Enviei 1 envelope grande, com outros 3 pequenos dentro. Os três com a documentação do processo de cada filho, todos menores.

  • @leonardocmoreira , Tondela leva de 4 a 6 semanas para enviar o número do processo e a chave para consultas, para o email cadastrado no Formulário.

    Se não recebeu, pode ter caído na caixa de spam ou alguma letra que não compreenderam e mandaram para o email errado.

    Mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, informando o nome de cada filho com a data de nascimento, dizendo que os processos foram recebidos em 11 de setembro em Tondela.

    Faça isso agora à noite e, amanhã, deve receber a resposta.

    Portugal está, no momento, 3h à nossa frente.

    Na próxima segunda-feira começa o teletrabalho obrigatório lá, por causa da pandemia.

  • @sandra Perfeito. Muito obrigado.

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