aquisição em Tondela. RG acabou de completar 10 anos. Experiência com envio de CNH?

Boa tarde

Farei a aquisição de cidadania do meu pai por Tondela.

O a data de emissão do RG dele completou 10 anos em Julho/2020.

Meu pai não está muito disposto a tirar um novo RG. Alguém com experiência de enviar CNH para Tondela. Pois nos documentos pedidos consta "Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, apostilada;" e na CNH conta a filiação. Tampouco na exigência menciona que o documento precisa ter menos de 10 anos, mas parece ser um consenso.


Gostaria de experiência de quem já acompanhou casos assim.


Obrigada. Esse grupo é mais do especial. Meu marido está tirando a cidadania italiana e não encontrou nada parecido com a ajuda e simpatia daqui

Comentários

  • @leticiagaspar , a cada fraude que os portugueses descobrem, nos processos de cidadania ( são inúmeras!!), eles aumentam as exigências.

    O da minha sobrinha caiu em exigência porque o "aleatório do selo da certidão de nascimento não combinava"!!! Não fazia a menor ideia do que seria, mas, certamente, foi erro do cartório, eis que emitiram outra, apostilada, sem cobrar!!

    A questão do documento que tenha mais de 10 anos é porque, sendo antigo, é mais fácil de fraudar!

    Não creio que tenha problemas enviando cópia autenticada e apostilada da CNH. Também é um documento de identificação válido.

  • @leticiagaspar

    Sim, pode enviar CNH ou passaporte, válidos, menos de 10 anos, com filiação.

    Contudo, RG só faz em solo brasileiro. Vale por 5 anos que pode ser extendido por mais 5. No entanto, você está tão zelosa por buscar documentação em PT e não faz o para-casa no paīs em que nasceu?

    Pode ser que em breve, você se muda para PT, e lá não terá mais como fazer o RG, a menos que volte ao BR. CNH funciona como documento de identificação "valido em todo o território nacional". O RG é um documento de identidade que você consegue entrar no aeroporto somente com ele, sem passaporte, a CNH não. RG vale como documento em todo o mercosul, CNH não. Se você estiver morando no exterior, seu passaporte vence, e você não tem um RG válido, você não tem como fazer outro passaporte. Vão te dar apenas uma autorização de viagem pra você retornar ao Brasil sem documentos. É importante manter o RG atualizado a cada 5 anos.

    Pode mandar a CNH porque vão aceitar para o seu processo em PT, fazendo essa concessão, mas faça também a renovação do seu RG.

Esta discussão está fechada.