Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1420421423425426454

Comentários

  • @sandra . apenas um documento com foto. Lá, ela vai preencher um formulário. Depois que for atendida, vai pagar. Aceitam cartão de débito. Chegue meia hora antes. Se pretende tirar o passaporte, tem que avisar ao atendente e ele já vai marcar uma data para retorno. Depois, o passaporte chega em casa, por DHL.

  • Felicitações pela conclusão dos processos dos filhos @fzanardi...

    E obrigado por compartilhar as informações aqui...Inclusive a confirmação de que continuam aceitando as cópias dos RGs dos Pais sem Apostila...Pode parecer pouco...Mas para quem está em São Paulo...Esses Apostilamentos representam quase R$ 300,00 a mais...(para o processo de cada filho...)...

  • sandrasandra Member
    editado January 2021

    Leticialele , me informaram que como ela vai fazer na Alemanha , para ela pagar urgência , pois a diferença de valor é pouca e compensa para sair rápido. Você sabe se é isso mesmo? Ah , e obrigado pela sua ajuda.

  • @sandra , sim, é melhor pagar urgência. Fiz todos os aqui de casa pagando urgência. Em 30 dias, chegaram os CC e, depois, o passaporte

  • Muito obrigado pela ajuda pessoal!

  • @gandalf

    A resposta hoje, obtida através da conservatória de Tondela, foi a seguinte.

    Não sei se arrisco enviar sem a transcrição ou se transcrevo antes...

  • Boa tarde, só para informar que o processo do meu filho menor foi concluído hoje. O pedido foi recebido em Tondela dia 01/09. Como comparação, do meu filho menor, em 2017, levou 8 dias. Agora foram 142 dias. Obrigado a todos!

  • Para tirar o cartão cidadão preciso esperar chegar o assento de nascimento ? Ou só o número que perguntei na LR serve ?

  • @pln3to

    Essa é uma resposta padrão, porque têm que avaliar os detalhes no documento pra saber se precisa ou não.

    Não mande e-mail para a conservatória porque atrasa os trabalhos e prejudica a todos, inclusive a você mesmo.

    Pode acreditar na minha informação. A transcrição no caso de sua avó é obrigatória, porque a mulher tradicionalmente muda de nome no casamento. Mesmo nos casos em que não muda, vão querer se certificar pelo documento.

  • @luciane ferreira , não precisa, basta levar identidade com foto e o número da certidão

  • Pessoal, o processo mais longo da planilha demorou 180 dias...

    meu processo está com 179... até quantos dias a mais é indicado esperar para mandar um e-mail perguntando ?!

    como eu fiz com um escritório de advocacia pois não conhecia o fórum, temo ter alguma pendência de documentação.

    Enfim a ansiedade está grande e estou com toda a documentação para fazer a minha transcrição de casamento... preciso do passaporte para junho/julho mais ou menos...

  • @HelenaGiese , você tem a chave de acesso ao site de acompanhamento ?

  • @HelenaGiese...

    A informação da postagem do @gandalf...Logo acima é procedente...

    "...Não mande e-mail para a conservatória porque atrasa os trabalhos e prejudica a todos, inclusive a você mesmo..."

    Se sua resposta ao questionamento da @Leticialele for SIM...De uma lida nessa postagem...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/235939/#Comment_235939

    ***Infelizmente não é difícil ver processos de um mesmo tipo...Tramitando dentro de uma mesma Conservatória...E que deram entrada com pouco tempo de diferença um do outro terem datas de conclusão com diferença de cinco...Seis meses...

    Se entretanto...A resposta for NÃO...Pode tentar obter alguma informação sobre seu processo ligando na Linha Registos...(Apesar que...Por ter sido feito com advogados não posso jurar que a LR lhe fornecerá alguma informação)...

    Se não tiver chave numérica para acompanhamento e não conseguir informação na LR..."""Solte os cachorros""" pra cima desse advogado e exija a chave para acompanhamento...Afinal...O processo É SEU...!!!

  • @HelenaGiese

    Pela planilha a sua previsão estaria para até 07/02/21.

    Deve esperar com calma, porque tem encerrado bem próximo da previsão.

  • Pessoal, bom dia. Enviar pedido de atribuição de nacionalidade de pais para filhos em Tondela está valendo a pena?

  • Encontrei em umas mensagens de outro tópico a completa resposta do @gandalf

    Ser "uma boa opção" é uma questão subjetiva. Mais segura? Comportamento estável? Mais rápida no passado?

    Seu processo deve finalizar em uma semana. Não significa necessariamente que o próximo em Almada também será rápido, mas no momento nada indica que deve mudar.

    Almada ainda tem sido rápida, mas é uma conservatória pequena, com fortes sinais de congestionamento. Tem concluído em 90 dias. Mas só tem uma Conservadora. Se ela adoecer, ou algo acontecer, pode ter uma parada súbita, e em caso de congestionamento os processos podem ser transferidos para Lisboa, e demorar 2 anos (basta atravessar a ponte).

    Tondela também é pequena, mas tem uma boa tradição, e tempos bem razoáveis com 145 dias para maiores. Dá prioridade a menores. Tem dado sinais de congestionamento.

    ACP é referência, com 24 Conservadores. É a opção mais segura. Os tempos lá estão voltando ao normal pouco a pouco. Atualmente 200 dias e baixando rápido, enquanto os outros estão aumentando. Estão limpando o backlog, e daqui a 5 meses poderá estar em 120 dias. Se esta previsão estiver certa, daqui a 5 meses, os tempos serão iguais e a ACP passará a liderar. Seria melhor jogar já na opção segura, ou arriscar uma conservatória menor, e talvez ganhar uns 30 ou 50 dias? Previsão não é certeza. Pode ser mais. Cada um considere.

    VNG ainda não sabemos, mas ao que tudo indica, seguramente mais de 120 dias.

    Ovar tem levado 18-24 meses, mas tem características peculiares, sendo indicada em certos casos.

    Outras conservatórias não acompanhamos, porque não têm relatos suficientes, nem se recebem por DHL, e nem como se comportam.

  • ACP tem 12 conservadores. Quem tem 24 conservadores são as CRCentrais de Lisboa.

  • @Leticialele boa noite, processo da minha esposa foi finalizado, pra ela conseguir uma cópia do assento ela precisa do número correto? Esse número ela só consegue na lr?

  • Boa noite pessoal.. No dia 18/01 verifiquei o processo do meu filho e estava na bolinha 6, acabei de consultar e voltou para bolinha 4 (marrom). Isso é normal?

  • @Rosebenicá

    Provavelmente houve alguma exigência. Leia no texto abaixo das bolinhas. Bolinha 4 laranja é quando houve alguma exigência.

  • @Rosebenicá , não parece ter caído em exigência, ou estaria escrito "seu pedido não está completo, como foi informado..."

    Pode ser que o Conservador tenha devolvido pedindo mais alguma informação. Veja novamente em uns dias.

  • @Rosebenicá

    Nenhum dos dois snapshots está em exigência. Pode ter sido algum erro, ou antes, ou mais provavelmente agora. Aguarde uns 2 dias e se não retornar, ligue por telefone na Linha de Registos para saber o estado do processo. Até o ano passado era assim que ficava sabendo.

    quando tem exigência o texto fica assim: O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.

  • Recebi agora a chave de acesso para acompanhamento do processo de atribuição do meu filho menor recebido em 02/11/2020.

    FASE 1- FOI RECEBIDO

    Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.



    Abaixo a mensagem do site Justiça.gov.pt Sobre o processamento dos pedidos de nacionalidade:

    Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido. 

    Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar.

    Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses.

  • @Dalmeida

    Inclua seu filho na planilha se desejar. https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/

    Para menores os últimos processos de menores foram 140 dias para conclusão. A planilha lhe ajuda a ver o seu processo em relação a outros que estão concluindo. Com bastante congestionamento, esses tempos vêm aumentando.

    Se você acrescentar os dados ao final, eles serão movidos para a ordem certa depois.

  • RenatoAlmeidaRenatoAlmeida Member
    editado January 2021

    Pessoal do fórum, muito boa tarde!

    Venho aqui relatar que hoje finalizou a saga dos tuguinhas aqui de casa...kkkk

    Gostaria de agradecer demais ao pessoal, que desde o começo me ajudaram muito com todas as informações.

    Comecei em Junho/2019 com o levantamento do que era necessário para solicitar a atribuição da minha esposa filha de portugueses, e no começo de agosto/2019 o processo já estava lá no Porto. Exato um ano após, o processo dela terminou, e em setembro/2020 o processo para transcrição de casamento e atribuição dos meus dois filhos menores estava em Tondela.

    Hoje esse ciclo terminou, graças a ajuda de vocês, que dão timtim por timtim de todo o processo e documentação.

    Pessoal que ainda duvida, pode ter certeza que seguindo todas as recomendações desse fórum, o processo não falha.

    Muito obrigado!!!

    Grande abraço!!!

  • Boa tarde! Atualizei a planilha com os dados de processo de meus 4 menores, filhos e sobrinhos. Processo recebido em Tondela início de novembro/20 e numerados hoje 26/01. Como não sou boa em Excel, preenchi os dados e solicito a quem possa e saiba subir as informações para área de processos numerados. Muito obrigada!

  • RosebenicáRosebenicá Member
    editado January 2021

    Boa noite!

    obrigada @gandalf e @Leticialele pelas informações. Vou aguardar mais uns dias e depois conto aqui o que ocorreu.

  • Pessoal, de acordo com o texto estaria na fase 5, certo?!

    Mas ele sempre esteve na bolinha 1 verde e hoje passou para bolinha 2 verde?!

    fiquei na dúvida!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.